Página 1 de 2

REI SOL

Enviado: domingo jun 24, 2007 11:03 am
por jossef
com uma media superior a 2500horas de sol por ano, portugal é um dos paises da europa com maior potencial de aproveitamento de energia solar , podendo esta ser utilizada de forma passiva ou activa.
a primeira consiste no aproveitamentoda energia para aquecimento de edificios tecnicamente bem concebidos, que permitem significativas poupanças energeticas nomeadamente atraves de aproveitamento dos ganhos solares no inverno, minimizando as suas perdas para o exterior e restringindo os ganhos excessivos de calor no verao.
a forma activa apresenta dois modelos de conversao: termicas e electrica.
as instalaçoes solares termicas estao ligadas qause exclusivamente ao aquecimento de aguas.
os paineis solares instalados em portugal permitem poupar mais de 176 mil barris de petroleo.
contudo os poucos incentivos fiscais e a falta de legislaçao especifica tem impedido o desenvolvimento do sector tornando impossivel até 2010 ter um milhao de metros quadrados de paineis solares.
já foi estipulada a obrigatoriedade da instalaçao de paineis nos novos edificios desde q o telhado esteja orientado para sule n se encontre a sombra nas horas de maior insolaçao.
no caso da energia solar fotovoltaica a conversão da energia solar em electricidade ocorre em celulas fotovoltaicas.para a geraçao de electricidade este sistema necessita de luz não de sol embora a sua presença representa uma maior produçao de energia.
em portugal a electricidade produzida pode ser consumida na abitaçao ou vendida a rede publica de distribuiçao de energia.

Imagem

Enviado: domingo jun 24, 2007 12:34 pm
por serges
hum que venham os incentivos pois já era altura de começar a aproveitar esta forma de energia que todos os dias é desperdiçada!

Enviado: sexta jul 06, 2007 7:21 pm
por MacSousa
acho que com a obrigatoriedade de instalação de soluções energéticas renováveis em edifícios acima de uma determinada área (penso que 2000 m2) a situação vai melhorar.
está na hora de aproveitar a oportunidade para credenciação como técnico de certificação nergética de edifícios. há ainda poucos. esta profissão está reservada a engenheiros e arquitectos

já agora
jossef, boneco engraçado esse? tem algum significado?

Enviado: sexta jul 06, 2007 8:29 pm
por serges
ui não se nota logo pelo boné!

Enviado: domingo out 21, 2007 5:40 pm
por Bluesky
isto é tudo uma palhaçada. desde quando podemos aceder livremente à rede electrica publica com os excedentes electricos disponiveis? temos a retórica do policia mas a prática diz outra coisa sobre "interesses" que nao entendemos.

Enviado: domingo out 21, 2007 7:18 pm
por orbis
não percebi a ideia. podes ser mais claro?

Enviado: domingo out 28, 2007 9:11 am
por DPM
ja ha legislação para poder-mos vender energia produzida a rede electrica, e pelo que se consta, vende-mos mais cara que compra-mos

Enviado: domingo out 28, 2007 11:14 am
por orbis
bem verdade. a implementação burocrática é que talvez seja um problema. vamos ver se isso muda a partir do próximo ano.

Enviado: domingo nov 04, 2007 5:32 pm
por Carlos Oliveira
orbis"]bem verdade. a implementação burocrática é que talvez seja um problema. vamos ver se isso muda a partir do próximo ano.


a legislação já saiu meus amigos, no dia 02-11-2007 no diário da republica, mas só entra em vigor noventa dias depois da publicação

Enviado: domingo nov 04, 2007 8:16 pm
por d_A_n_G
se o governo nao ganhasse tanto com os produtos do petroleo... ja isso tava na frente ha mt tempo.. mas isso ja todos sabemos...

qd nao houver nada por onde pegar, talvez iremos para os biocombustiveis... digo eu

paineis solares rulam mt

Enviado: domingo nov 04, 2007 8:19 pm
por orbis
os biocombustíveis não tiram o lugar à energia solar.

Enviado: domingo jan 06, 2008 5:02 pm
por Bluesky
os biocombustíveis não tiram o lugar à energia solar
os bioscombustiveis sao energia solar ... indirecta e nao inócua.


o sol:
http://www.youtube.com/watch?v=_rz_rh87no4


.\ | /.
- -
./ | \.

Enviado: quinta jan 10, 2008 10:52 pm
por Bluesky
ja agora ...

exploring the sun
http://www.youtube.com/watch?v=x6rygq2jxcu

#

Re:

Enviado: sábado mar 08, 2008 1:00 am
por energia
muito boa noite todos.

se me permitem, gostaria de dizer uma verdade através de uma pergunta, uma vez que estamos numa sociedade livre e democrática.

alguém me sabe dizer, uma vez que somos europeus, porque é que a nossa legislação energética em portugal é diferente da de espanha?

e já agora: já alguém contou às pessoas a verdade sobre uma tal central fotovoltaica que existe no sul de portugal... que apresenta resultados muito abaixo da eficiência energética que deveria apresentar para os tempos actuais?

pois meus senhores: será que está na hora de fazer perguntas? ou vamo-nos calar aos aproveitadores de oportunidades?

estamos a falar de uma central fotovoltaica....mas... permitam-me que vos coloque outra questão: - fisica, cientifica e técnicamente, não será mais eficiente espalhar estas centrais pelo país, do que ter uma super, mundial, a maior??... a produzir que resultados???

muito obrigado pela atenção dispensada ao exposto. aceitem os meus humildes parabéns por este inteligente, magnifico e exemplar fórum de discussão sobre energias renováveis e alternativas

um abraço

Re: Re:

Enviado: sábado mar 08, 2008 1:41 pm
por FranzLiszt
energia Escreveu: alguém me sabe dizer, uma vez que somos europeus, porque é que a nossa legislação energética em portugal é diferente da de espanha?
pq acima de tudo, somos portugueses.

mais a mais, os regulamentos energéticos em todos os países da europa seguem as mesmas directrizes fundamentais, e são baseados na mesma norma

Re: REI SOL

Enviado: sábado mar 08, 2008 4:11 pm
por Uea
energia, podes nos mostrar números, para que toda a gente possa ler e interpretar a questão da mesma maneira?

tanto que me recordo a questão de ser uma grande central fotovoltaica é devido ao facto de ter uma área enorme, e quanto maior a área mais energia pode ser capturada e posteriormente usada... não querendo dizer com isto que maior é melhor lol, também sou a favor da geração descentralizada, mas é mais por me parecer mais seguro do que a produção centralizada

já me conhecem, se estiver enganado corrijam-me

fiquem bem e abraço

Re: REI SOL

Enviado: sábado mar 08, 2008 8:22 pm
por DJGH
pois é mais do que isso "uea". a microprodução só tem vantagens em relação á produção centralizada. são vantagens técnicas e económicas, enquanto a produção centralizada tem vantagens... para o bolso de muito poucos, e sempre os mesmos.
escrevi um desabafo um pouco longo sobre este assunto num tópico da energia fotovoltaica, "maior central solar do mundo em ambiente urbano no marl", porque nós somos os maiores, gostamos imenso de figurar no guiness book. como é bastantes longo não o repito aqui.

quanto a espanha, lá a microprodução é paga a 0,44 €/kwh... mas durante 25 anos!
(este país é uma desilusão)

Re: REI SOL

Enviado: sábado mar 08, 2008 11:15 pm
por Bluesky
1-2-3 diga lá outra vez
pq acima de tudo, somos portugueses.
1. o facto de sermos portugueses nao significa que sejamos parvos. se as leis sao parvas nao nos podem culpar, cada um deve assumir as suas responsabilidades. o problema é que neste pais nem se assume a responsabilidade nem se exige uma responsabilização, donde nesse capitulo até sinto vergonha e viver em portugal, verdade seja dita, e quem diz a verdade nao mereçe castigo #
a microprodução só tem vantagens em relação á produção centralizada.
2. certo. no entanto também há que analizar outros pontos, como por exemplo a baixa rentabilidade do fotovoltaico relatico a outras formas de captação solar, como os motores de stirling ou as torres solares etc.

3. um abraço que vos toste. usem bonzeador #

Re: REI SOL

Enviado: domingo mar 09, 2008 2:30 pm
por FranzLiszt
bluesky Escreveu:1-2-3 diga lá outra vez o facto de sermos portugueses nao significa que sejamos parvos. se as leis sao parvas nao nos podem culpar, cada um deve assumir as suas responsabilidades. o problema é que neste pais nem se assume a responsabilidade nem se exige uma responsabilização, donde nesse capitulo até sinto vergonha e viver em portugal, verdade seja dita, e quem diz a verdade nao mereçe castigo #

então a nossa legislação energética (sce, rsece e rccte) é parva? q eu saiba é totalmente baseada na directriz europeia 2002.91.ce com ligeiras adaptações à nossa realidade climática e contrutiva, daí eventualmente ser diferente da legislação energética espanhola, francesa, e afins...

Re: REI SOL

Enviado: domingo mar 09, 2008 11:53 pm
por Bluesky
então a nossa legislação energética (sce, rsece e rccte) é parva?
talvez o mercado livre não regulado fosse a melhor maneira para lidar com a situaçao. sou frontalmente contra uma tarifa por kwh subsidiada para energias renovaveis neste pais, pois tambem será o pretexto para impedir a livre iniciativa à exploração solar, eolica e outras. logo a legislação é convenientemente ilogica, não construtiva, limitativa e corrupta na sua essência. tenha ciente que nao basta ler a lei, convem interpreta-la tambem. e veja quem neste momento está a tirar dividendos na sua exploraçao e a receber alvarás para perceber onde quero chegar #