Benefícios Fiscais e IVA


pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado ago 18, 2007 12:47 am

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por pvtereceira »

concordo mas utilizando o que o [***************] disse e muito bem se a enregia eléctrica for produzida por um aerogerador por exemplo em sistema autonomo podemos dizer que estamos perante um sistema de aquecimento 100% renovavel.

não podemos cair na utopia de dizer que paineis solares sao 100% renováveis porque mesmo que tenhamos um campo enorme e uma acumulação imensa pode vir a altura em que necessitaremos de apoio.

cumprimentos.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por DJGH »

caro pvtereceira, não existe utopia nenhuma. nos colectores solares térmicos é o sol que aquece o fluído directamente, sem qualquer artefício ou ajudas externas, okay? portanto é um sistema de aproveitamento de uma energia renovável completamente autónomo. se o calor produzido não for suficiente para o consumo é que pode ser usado um sistema de apoio. normalmente os kits solares térmicos já trazem um sistema eléctrico de apoio, mas únicamente por comodidade.
obviamente que os sistemas custam dinheiro e tem determinadas condicionantes técnicas, pelo que são dimensionados de forma a que nos períodos de menor insolação normalmente não satisfazem as necessidades a 100%. isso não significa que deixaram de ser "100% renováveis" (expressão incorrecta).
quanto à insuficiencia da produção térmica solar nos meses de inverno, se o sistema for sobredimensionado, pode ter a certeza que não vai ser preciso apoio de outra fonte de energia, no entanto para além do aspecto económico, o sobredimensionamento poderá trazer outros problemas técnicos nos meses de maior insolação. mas atenção, estamos a falar de um consumo constante de água quente, ou seja, onde o solar térmico tem a sua aplicação de excelência, o aqs. para aquecimento ambiente, a energia solar térmica não tem, com as técnicas actuais, aplicação significativa. é aqui que as bc podem desempenhar um papel importante. de todas as formas de energia, a termodinâmica poderá ser a que tem melhor eficiência, menor custo de exploração, e a menor inimiga do ambiente, já que o solar térmico não consegue produzir energia térmica suficiente nesses períodos de menor insolação em que o aquecimento ambiente é mais necessário.
DJGH


pvtereceira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado ago 18, 2007 12:47 am

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por pvtereceira »

exmo djgh

sei bem o que sao paineis solares porque sou projectista e instalador, mas volto ao mesmo, por exemplo os paineis solares circulacao forçada podem assemelhar-se à bomba de calor, uma vez que o calor ou frio é extraido do ar, terra ou painel solar, apenas necessitamos de energia eléctrica para fazer funcionar o compressor, assim como nos paineis solares circulacao forçada necessitamos da bomba circuladora para transmitir o calor dos paineis ao acumulador.
não é tao linear mas também estamos a falar de equipamentos diferentes, temos nas bombas de calor eficiencia de +/-75% em energia renovável e em paineis solares +/- 89% dependendo da qualidade dos materiais. agora dizer que um equipamento que produz 4 vezes a energia que consome, através da permuta térmica com o meio ambiente, que não é uma energia renovável, desculpem mas não concordo. até porque humidade e ar existe sempre, terra existe sempre e com os paineis termodinamicos, instalados nos locais ideais, também existe sempre permuta.

outra fonte de energia renovável são os pellets ou será que por alguma carga de água também não são?

mais é a única fonte de calor denominada de carbon free, ou carbon 0. também não concordo inteiramente mas tem lógica o porque e aceito.

cumprimentos.


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por Oinq »

na minha opinião ou é renovável, ou não é renovável, mas na verdade há o semi renovável, que é o que necessita de uma ajuda, agora aqui a questão prende-se com que quantidade de ajuda se pode ou não considerar. uma bomba recirculadora consome o quê? 8, 10wh de energia electrica? e produz quanta energia termica? então e um painel termodinamico? produz quanta energia termica por dia? e consome quanta electrica por hora? um painel termico, termosifão é renovável 100%.
Cumprimentos
Nuno Leitão


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por visitante »

vivam ...
pvtereceira Escreveu:exmo djgh

sei bem o que sao paineis solares porque sou projectista e instalador, mas volto ao mesmo, por exemplo os paineis solares circulacao forçada podem assemelhar-se à bomba de calor, uma vez que o calor ou frio é extraido do ar, terra ou painel solar, apenas necessitamos de energia eléctrica para fazer funcionar o compressor, assim como nos paineis solares circulacao forçada necessitamos da bomba circuladora para transmitir o calor dos paineis ao acumulador.
não é tao linear mas também estamos a falar de equipamentos diferentes, temos nas bombas de calor eficiencia de +/-75% em energia renovável e em paineis solares +/- 89% dependendo da qualidade dos materiais. agora dizer que um equipamento que produz 4 vezes a energia que consome, através da permuta térmica com o meio ambiente, que não é uma energia renovável, desculpem mas não concordo. até porque humidade e ar existe sempre, terra existe sempre e com os paineis termodinamicos, instalados nos locais ideais, também existe sempre permuta.

outra fonte de energia renovável são os pellets ou será que por alguma carga de água também não são?

mais é a única fonte de calor denominada de carbon free, ou carbon 0. também não concordo inteiramente mas tem lógica o porque e aceito.

cumprimentos.
agora dizer que um equipamento que produz 4 vezes a energia que consome, através da permuta térmica com o meio ambiente, que não é uma energia renovável, desculpem mas não concordo

acho que o que está a acontecer..com o debate a circular em torno de considerações semanticas..se deva a alguma imprecisão nas denominações que se dão ás coisas..

pessoalmente não concordo com a aplicação da denominação de energia renovavel quando no processo transformador exista envolvimento..mesmo que minimo..de energia de fonte poluidora..

as coisas ou são..ou não são..os meios termos sempre foram e sempre serão imprecisos e por conseguinte fontes de polemica..

quando exista envolvimento de tecnologia..embora seja alimentada por fontes poluidoras..capaz de a optimizar da forma que o pvtereceira aponta como temos nas bombas de calor eficiencia de +/-75% em energia renovável e em paineis solares +/- 89% dependendo da qualidade dos materiais. quando muito creio que seria mais correcto que se denominassem "amigas do ambiente"..ou "menos inimigas do ambiente"..

talvez seja melhor assentarem na questão das denominações a atribuir..

abraços
[***************]


Queda_livre
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta set 18, 2008 11:49 am

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por Queda_livre »

as leis nem sempre são claras, é certo.
portugal sofre de um excesso de leis ( não contando que temos ainda a mania de criar leis para explicar outras leis )
acho, no entanto, que é demasiado "leviano" afirmar que, e passo a citar: "a interpretação da lei está naquilo que queremos ver..." isso não existe. ou, a existir, meus caros senhores, estaríamos num país de 3º mundo ( há quem diga que somos um deles ) e aí, podem crer que não estaríamos aqui, tão alegremente a debater este assunto.

peço muito desculpa por estar a referir-me apenas ao tema "leis", que não é de todo o propósito deste fórum. mas convém não lavrar em ideias irróneas. pode não se estar de acordo com a lei, podemos achar que é injusta ou inadequada mas não é, de todo, um self-service, à vontade de cada um.

e, enchi-me de paciência, li com algum empenho, na net, os artigos do código fiscal relativos às energias renováveis. não achei nada confuso. há um pormenor muito importante, que ouvi a alguém versado sobre o assunto. num código, nunca se lê apenas o artigo que se procura. convém ler pelo menos os 2 anteriores e os 2 posteriores... é que por vezes é lá que estão as excepções...

agora, façam o favor de me instruir nas artes das energias renováveis
queda_livre


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por visitante »

vivam ...
queda_livre Escreveu::rules: as leis nem sempre são claras, é certo.
portugal sofre de um excesso de leis ( não contando que temos ainda a mania de criar leis para explicar outras leis )
acho, no entanto, que é demasiado "leviano" afirmar que, e passo a citar: "a interpretação da lei está naquilo que queremos ver..." isso não existe. ou, a existir, meus caros senhores, estaríamos num país de 3º mundo ( há quem diga que somos um deles ) e aí, podem crer que não estaríamos aqui, tão alegremente a debater este assunto.

peço muito desculpa por estar a referir-me apenas ao tema "leis", que não é de todo o propósito deste fórum. mas convém não lavrar em ideias irróneas. pode não se estar de acordo com a lei, podemos achar que é injusta ou inadequada mas não é, de todo, um self-service, à vontade de cada um.

e, enchi-me de paciência, li com algum empenho, na net, os artigos do código fiscal relativos às energias renováveis. não achei nada confuso. há um pormenor muito importante, que ouvi a alguém versado sobre o assunto. num código, nunca se lê apenas o artigo que se procura. convém ler pelo menos os 2 anteriores e os 2 posteriores... é que por vezes é lá que estão as excepções...

agora, façam o favor de me instruir nas artes das energias renováveis
queda_livre
bem vindo sejas..e..pessoalmente..não encontro nada que tenha de te desculpar..o titulo do topico até é benificios fiscais e iva..

já quanto á tua instrução em energias renovaveis..vai aprendendo..que pelo que me apercebo aqui não há aulas particulares..

abraços
[***************]


Queda_livre
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta set 18, 2008 11:49 am

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por Queda_livre »


muito obrigado, caro [***************].
prestarei a melhor atenção para retirar o máximo possível das vossas intervenções.
queda_livre


FB.Rigsun
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda dez 08, 2008 12:30 am

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por FB.Rigsun »

subscrevo djgh...bem explicado, sucintamente deu para clarificar todos este tema.

cumps,
FBarbosa


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por manuelcar »

há aqui grande confusão semântica, como muito bem diz o [***************]. o termo energia renovável diz respeito à fonte de energia, à sua disponibilidade na natureza e opõe-se geralmente à queima de combustíveis fosseis como fonte energética. está bom de ver que as fontes energéticas renováveis dizem respeito sobretudo a gravidade ( marés) e calor (solar, eólica e geotérmica). ao que o termo se não refere é ás tecnologias disponíveis para o seu aproveitamento, pois aí acontece de tudo um pouco. por exemplo para o aproveitamento da energia solar temos as plantas (biocombustíveis) o fotovoltaico e o térmico. e estas tecnologias consomem recursos diversos e utilizam ou não fontes adicionais (eventualmente não renováveis) de energia. uma coisa bem diferente é a utilização de uma pequena quantidade de energia para transferir o calor de um lugar para outro. ou de um enorme compressor utilizado para transferir muito menos energia. seria um interessante exercício calcular a área de painéis fotovoltaicos necessária para alimentar uma bomba de um circuito solar e comparar com a área necessária para alimentar o compressor de uma bomba de calor. alguém se quer dar ao trabalho?
Porreiro, pá!


carrizog60
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta mar 08, 2007 10:49 pm

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por carrizog60 »

boas

para aquecimento de chao radiante comprei uma caldeira a pellets que aproveitei dado os incentivos fiscais.
entao agora dei o irs com uma caldeira a pellets na molhada e agora a contabilista diz que n vou receber nada pois aquilo só conta se tivesse que dar ao estado,a receber n conta...
normalmente sem nada disso costumava receber sempre,nao muito mas recebia.pensava que iria receber bem mais agora...

nao percebo,nao seria suposta haver um retorno de parte do diheiro,como incentivo?
tenho os paineis solares para meter para o ano e assim ja nem sei se vale a pena...


carrizog60
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta mar 08, 2007 10:49 pm

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por carrizog60 »

upa?


Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 202
Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por Nuno Veloso »

carrizog60 Escreveu:boas

para aquecimento de chao radiante comprei uma caldeira a pellets que aproveitei dado os incentivos fiscais.
entao agora dei o irs com uma caldeira a pellets na molhada e agora a contabilista diz que n vou receber nada pois aquilo só conta se tivesse que dar ao estado,a receber n conta...
normalmente sem nada disso costumava receber sempre,nao muito mas recebia.pensava que iria receber bem mais agora...

nao percebo,nao seria suposta haver um retorno de parte do diheiro,como incentivo?
tenho os paineis solares para meter para o ano e assim ja nem sei se vale a pena...
pois é amigo...só serve para abater na dívida e não para retorno...são incentivos "à portuguesa"...ou seja, os ricos que pagam, pagam menos, o pobre (não o estou a discriminar nem nada, atenção!) que quer ser ecológico e mais auto-suficiente não ganha nada com isso!

é assim... e com mais eleições da treta aí a caminho!


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por Oinq »

cuidado com a historia do rico e do pobre... se o jmap te ouve... já tive essa discussão com ele e não foi agradável...
Cumprimentos
Nuno Leitão


carrizog60
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta mar 08, 2007 10:49 pm

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por carrizog60 »

disseram-me que era por nao deduzir á colecta,o meu ordenado nao atingia esses descontos...

palhaçada entao,ganho pouco e mm assim nao dá para nada...


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por Oinq »

por isso é que eu defendo, querem dar beneficios fiscais a todos, massificar a coisa, baixem o iva por exemplo, assim ja dava pa todos...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

HighTech
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 144
Registado: domingo mai 24, 2009 8:32 am

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por HighTech »

energia solar = anos de luz vidas de luz

muintos dizem! hà fazer economias... leva muinto tempo!

entao comece a investir agora antes que seja tarde demais!
Os problemas não existem, são criados pelos humanos.

Futuristic 2010 >

Avatar do Utilizador

diogonunes
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta abr 28, 2010 6:25 pm

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por diogonunes »

boas a todos.

queria apenas dar uma achega que me parece interessante na sequência das questões de semântica acima desenvolvidas. de facto, há muitas coisas que me passam ao lado mas há tmabém outras que ficam para não mais esquecer. uma dessas foi uma pequena emenda que ouvi numa palestra de um professor da minha faculdade e que faz sentido. foi a sua frase de entrada sobre o tema das novas energias vs petróleo:

"meus amigos, não existem energias renováveis." "de facto, toda a energia, quando é usada, é consumida e pronto. o que existe sim, são fontes de energia renováveis, ou seja, são as fontes que se renovam e não a energia em si."
[o que está de acordo com o acima escrito pelo djgh - «fontes naturalmente disponíveis, através de processos permanentes e naturais, inesgotáveis à escala temporal humana (o tempo de formação é inferior ao tempo de gasto)»]

daí a minha interpretação ser intermédia relativamente às expressadas anteriormente:as bc poderão ser ou não consideradas equipamentos de "energia renovável" (embora este termo seja erróneo, pelas razões dadas) dependendo da origem da energia que consome. apesar de «existir sempre ar e humidade e terra», a electricidade de que necessita pode ou não ser proveniente de uma fonte renovável (painel fotovoltaico vs rede eléctrica p.e.), caso em que seria então considerado 100% renovável ou não (mais uma vez esta designação é errónea porque neste momento nenhum equipamento, por mais verde que seja, é 100% renovável dado que no seu ciclo de vida completo - fase de produção, distribuição, consumo e deposição -, tem contribuições não renováveis como o petróleo, mais certamente). o único facto é que é certamente um equipamento altamente eficiente, isso creio que ninguém pode discutir!


cumprimentos a todos,
diogo.

nota: a minha instrução nada tem a ver com estes equipamentos, a minha opinião baseia-se noutro tipo de conhecimentos mais gerais relacionados com a área ambiental.


3jdias
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta mai 18, 2007 8:13 pm
Localização: NORTE

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por 3jdias »

boa tarde a todo o forum,

aproveitendo este tópico (beneficios fiscais e iva) aproveito para perguntar a algém mais bem informado se as medidas de austeridade anunciadas vão excluir os beneficios fiscais (irs) a quem instale microproduções fotovoltaicas em regime bonificado.
antecipadamente grato a quem puder informar.

renovadas saudações
j. dias

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Benefícios Fiscais e IVA

Mensagem por rocker_pt »

creio que aquela parcela dos 803€ vai por água abaixo. este ano terminará. por isso quem quiser aproveitar o benefício deve comprar este ano. (equipamentos que usem energias renovaveis, motas electricas, etc.)
a promessa dos 5000€ para os carritos eléctricos, também vai por água abaixo antes de ser aplicada. em janeiro o novo orçamento é aplicado. em fevereiro o nissan leaft irá estar à venda algumas unidades, mas nesta altura já não existe o benefício dos 5000.

é o pais que temos.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Responder

Voltar para “Energia Solar”