Energia solar para todos, ou nada mudará

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Energia solar para todos, ou nada mudará

Mensagem por ajosemor »

energia solar para todos, ou nada mudará. entrevista com barry commoner



“o solar! é preciso apostar na enorme quantidade de energia que o sol faz chover sobre nós gratuitamente. esta é a verdadeira virada: sem a revolução solar nenhuma conferência conseguirá alcançar o seu resultado”. barry commoner, o decano dos ecologistas americanos, junto ao telefone em sua casa de nova york, dá a sua opinião não entusiasta sobre os resultados da assembléia de bali, em entrevista publicada pelo jornal italiano la repubblica, 16-12-2007.

“no entanto, do ponto de vista político, o passo em frente é consistente. passou-se de um protocolo que empenhava somente os países industrializados, além do mais com a exceção dos estados unidos, a um percurso que no período de dois anos deveria envolver a todos”

“pequenos passos: ajudam, mas não são suficientes. estamos diante de uma situação tão grave que não basta qualquer satisfaçãozinha. para evitar conseqüências de uma gravidade que só conseguimos entrever, devemos agir aqui e agora. os protocolos funcionam, se puderem apoiar suas bases sobre um sistema tecnologicamente válido. este sistema existe e se chama energia solar”.

por que fala somente de solar e não de fontes renováveis?

é preciso reapropriar-se do sol em todas as suas formas, porque, quando falo de solar, não entendo somente os velhos painéis que permitem ter a água aquecida, e o fotovoltaico, embora sejam cunhas importantes do mecanismo virtuoso a ser ativado. o vento é movido pelo sol e as biomassas são outras formas de energia solar. voltando à fonte primária de energia, se repusermos em equilíbrio a balança ecológica, se restituirmos o carbono a um ciclo natural baseado no metabolismo das plantas e se deixarmos em paz, nas profundidades da terra, aquilo que foi capturado e transformado em combustíveis fósseis em eras longínquas, antes que a atmosfera se estabilizasse, encontrando um equilíbrio favorável à espécie humana, aquele equilíbrio que hoje estamos fazendo saltar, à força de usar petróleo e carvão.

em tempos de alarme climático fala-se muito de retorno do nuclear. é uma proposta aceitável?

faço realmente votos que não, seria de fato um contrasenso lógico. empreendemos um percurso muito complexo, como aquele da substituição dos combustíveis fósseis por novas fontes de energia, em nome da segurança, porque queremos deixar aos filhos e netos um planeta sem uma bomba climática a tempo. mas, o nuclear é por excelência a fonte energética coligada ao aumento do risco. quem se bate pela segurança não pode propor o nuclear. devemos passar de um ponto de vista destinado a abraçar somente o breve período a uma visão de longo termo, a um modelo de sociedade capaz de fazer crescer o bem-estar para muitas gerações.

os defensores do nuclear defendem que as novas centrais são seguras.

à parte os incidentes que continuam acontecendo, inseguro é todo o ciclo de produção. do transporte do combustível à gestão das escórias, que permanecem como um problema não resolvido. há alguns anos a suprema corte ordenou o fechamento de um depósito radiativo em nevada, porque a proteção declarada era a de 10 mil anos: não basta, porque a radiatividade hipoteca a segurança por mil gerações. também num país como os estados unidos, habituado a conviver com as centrais nucleares, a idéia de construir outras não agrada. tanto que, desde fins dos anos setenta, não foi autorizado nenhum novo reator”.

al gore veio a bali para dizer que, com o próximo presidente, os eua mudarão de direção, que entre dois anos não estarão mais em colisão com as políticas ambientais da onu. o senhor crê nisso?

faço votos que sim: necessitamos de um presidente que ponha fim ao isolamento americano, capaz de restituir ao meu país o papel de líder mundial. al gore, a quem entre outras coisas agradeço porque, no discurso pronunciado durante a cerimônia do nobel pela paz usou a expressão que dá o título ao meu último livro, fazer as pazes com o planeta, digo que seria necessário um presidente adequado. um como ele.

(http://www.ecodebate.com.br) entrevista publicada pelo ihu on-line, 21/12/2007 [ihu on-line é publicado pelo instituto humanitas unisinos - ihu, da universidade do vale do rio dos sinos – unisinos, em são leopoldo, rs.]

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas ajosamor:
bela reportagem que colheste. fico particularmente feliz por ser um documento oriundo da mesma faculdade que formei-me no passado. unisinos - universidade do vale do rio dos sinos, em são leopoldo -rs.

não consigo entender porque perder tanta energia que nosso ecossistema fornece, de forma gratuita, pois basta alguns inventos para transforma-los em energia na prática.

cito também a força das marés. esses dias apareceu aqui no forum, mais uma pesquisadora ( esta da ufrgs - univ. federal do rio grande do sul - brasil ), que mencionava na sua apresentação seus estudos na utilização das marés oceânicas como fonte de energia.

basta o instrumento próprio para recepcionar essa energia, mas a burrocracia oficial insiste em tornar as fontes de energia inacessíveis à população.

parece que a descoberta de complicadas fontes de energia se faz de forma a inviabilizar que as pessoas possam abastecer-se dessas fontes, pois desse modo, torna-nos sempre dependentes das tarifas impostas de cima para baixo.

se os estudos fossem direcionados para fontes alternativas, teríamos equipamentos baratos, acessíveis à todas as pessoas. entretanto, quando se pensa em energia solar, por exemplo, logo vem à cabeça imensos painéis solares, que vão gerar luz para algumas lampadas incandencentes, o que é inferior à necessidade de uma família.

aqui no brasil, alguns anos atrás, um inventor produziu um motor especial, com o uso de combustíveis alternativos e viajou 2.000 km até brasilia ( capital federal ), afim de chamar a atenção para o uso de fontes alternativas de biocombustíveis.

resultado: teve seu veículo apreendido por uso de combustível não permitido... esse é o país que vivemos.

continuemos avançando nesse assunto.

uma grande caminhada começa com um passo, e depois outro. e quando a gente tem companhia de mais pessoas, a caminhada torna-se mais prazeirosa e menos cansativa, pois já somos muitos a pensar da mesma maneira.

e eis que aqui está o forum novaenergia, para reunir pensamentos de várias partes do planeta, afim de continuar essa caminhada rumo à autonomia individual no uso de energia.


saudações

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

optimo trexo de entrevista .
afinal é o sol a principal fonte de energia .mais umas teorias e estudos da natureza e acabaremos por descubrir e compreender o foncionamento do sistema .ou que ele fosse criado (acredito) ou que sejam resultados de vagas coincidencias estamos a dois pacos de virar os acontecimentos para a isençao de fumarada e guardar os fosseis para fabricar bens ,tambem para as geraçoes foturas . que nao sao possiveis sem o precioso crude .queimar liquidos para movimentar objectos ja é tempo de fazer parte da historia .
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

basta o instrumento próprio para recepcionar essa energia, mas a burrocracia oficial insiste em tornar as fontes de energia inacessíveis à população.
muito bem. burrocracia, ou seja, tratamento para burros. nós! então vivemos numa democracia, demo-cracia, ou seja, governo do demo (diabo) sobre os burros. nós! se podessemos fazer uma ecografia ao sistema rapidamente verificariamos que o bem-estar dos seres vivos (nós e os bichos) exigiria uma ecocracia. eco-cracia: poder à natureza como agente regular da vida na terra, como sempre foi até chegar o homem "civilizado" com uma opiniao contraria. agora tomem atenção: os biocombustiveis não são um fonte energética sustentável. solar sim, concerteza! portanto o artigo está correcto. a interpretação não carece de tradução para oleo vegetal directo. pronto, agora já estou satisfeito. desculpem qualquer coisinha. e não, nunca leram nada parecido com isto porque é um original. x

Responder

Voltar para “Energia Solar”