Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16141
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por serges »

novo regime de incentivos ao abate de veículos entra hoje em vigor
os actuais incentivos fiscais ao abate de veículos em fim de vida aumentam 250 euros.


a partir de hoje, quem trocar o automóvel antigo por um novo vai receber mais incentivos fiscais, devido à entrada em vigor do novo regime de incentivos ao abate de veículos em fim de vida.

com a entrada em vigor do regime transitório de majoração dos incentivos fiscais ao abate dos veículos em fim de vida, os actuais incentivos aumentam em 250 euros.

assim, os incentivos de 1.000 euros passam a ser de 1.250 euros e os de 1.250 euros passam a ser de 1.500 euros, segundo dados divulgados pela associação automóvel de portugal (acap) na quinta-feira.

o novo regime, em vigor a partir de hoje, antecipa de 10 para oito anos a idade mínima para obter o incentivo de 1.250 euros e de 15 para 13 anos a idade mínima para a obtenção do incentivo de 1.500 euros.
in expresso
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:novo regime de incentivos ao abate de veículos entra hoje em vigor
os actuais incentivos fiscais ao abate de veículos em fim de vida aumentam 250 euros.


a partir de hoje, quem trocar o automóvel antigo por um novo vai receber mais incentivos fiscais, devido à entrada em vigor do novo regime de incentivos ao abate de veículos em fim de vida.

com a entrada em vigor do regime transitório de majoração dos incentivos fiscais ao abate dos veículos em fim de vida, os actuais incentivos aumentam em 250 euros.

assim, os incentivos de 1.000 euros passam a ser de 1.250 euros e os de 1.250 euros passam a ser de 1.500 euros, segundo dados divulgados pela associação automóvel de portugal (acap) na quinta-feira.

o novo regime, em vigor a partir de hoje, antecipa de 10 para oito anos a idade mínima para obter o incentivo de 1.250 euros e de 15 para 13 anos a idade mínima para a obtenção do incentivo de 1.500 euros.
in expresso

vá vamos lá meninos a trocar de carro, o estado ajuda mais uma vez os ricos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16141
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por serges »

quem tem um carro com mais de 15 anos não é rico, agora carro novo existe desde os 7000€ compensa claro!
menos poluição de 15 anos atrás até agora... acredito numa melhoria!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:quem tem um carro com mais de 15 anos não é rico, agora carro novo existe desde os 7000€ compensa claro!
menos poluição de 15 anos atrás até agora... acredito numa melhoria!
não é isso que quero dizer, está a ajudar os bancos e os concessionários, claro incentiva a renovação do parque automovel, mas a que custo, será que é para os 5000 primeiros. , e será que realmente vamos diminuir a poluição, mesmo que os carros tenham motores mais eficientes eles têm muito mais por onde gastar (ar-condicionado,direcções-assistidas,etc,etc) tudo isso é à conta do combustivel.

não seria mais correcto dar incentivos na compra de carros mais eficientes e economicos, sejam eles hibridos, não hibridos a gasolina ou gasóleo.

se a medida é ambiental deve ter em consideração esses aspectos, até os materiais que fazem parte da construção do carro.

portanto acho que isto é uma medida que não tem nada a ver com o ambiente, portanto serve para ajudar os ricos, bancos e concessionários.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16141
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por serges »

jmal Escreveu:
serges Escreveu:quem tem um carro com mais de 15 anos não é rico, agora carro novo existe desde os 7000€ compensa claro!
menos poluição de 15 anos atrás até agora... acredito numa melhoria!
não é isso que quero dizer, está a ajudar os bancos e os concessionários, claro incentiva a renovação do parque automovel, mas a que custo, será que é para os 5000 primeiros. , e será que realmente vamos diminuir a poluição, mesmo que os carros tenham motores mais eficientes eles têm muito mais por onde gastar (ar-condicionado,direcções-assistidas,etc,etc) tudo isso é à conta do combustivel.

não seria mais correcto dar incentivos na compra de carros mais eficientes e economicos, sejam eles hibridos, não hibridos a gasolina ou gasóleo.

se a medida é ambiental deve ter em consideração esses aspectos, até os materiais que fazem parte da construção do carro.

portanto acho que isto é uma medida que não tem nada a ver com o ambiente, portanto serve para ajudar os ricos, bancos e concessionários.
nesse ponto de vista concordo a 100% contigo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por jmal »

já agora deixo mais um comentário, não levem isto muito à letra, é mais um desabafo;

-portanto quem compra um pequeno ve (scooter) que tem pouco peso logo é eficiente e ainda para mais eléctrico leva os benefícios do ia e a possibilidade de deduzir até 800 euros no irs.

-quem tem um carro com mais de 8 anos e quer continuar levar a tonelada de ferro para todo o lado leva com um incentivo fixo para comprar um novo, coitado não deve ter dinheiro suficiente.


portanto assumo que as entidades consideram que os gajos que compram ve's são cheios da nota, e o pobrezinho que tem um carro velho precisa de uma ajuda.


ambiente..my ass.......
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 202
Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por Nuno Veloso »

tenho uma lataria (que alguns de vocês já viram e o podem confirmar) de 1992, ou seja, tem a bela idade de 17 anos!

se seria interessante troca-la por uma nova? sim.
se tenho dinheiro para o fazer? não.

à custa de muitas coisas, nomeadamente 15 meses a trabalhar sem férias, consegui juntar uma módica quantia que talvez me permita comprar um ve de duas rodas. se isso dá para um carro novo? não. nem queria um carro novo, queria sim que não querendo parecer subsidio-dependende (até porque acho que cada um tem de se amanhar com o que tem), quero ver se para o ano quiser um carro a electrões se também me dão 1500€ pelo meu...ou se como o jmal disse ambiente ...my ass!
se fosse para trocar por um eléctrico então deviam era dar-me 5000€

e que carros no mercado custam 7000€ ? talvez uns tipo matiz não é?

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por Volt »

e trocar por uma mota?! ninguem se lembra disso porque? nao eh mais ecologico e economico?! porque eh que nao ha incentivo ao abate do carro por troca de uma mota?

e se for uma electrica entao...

enfim...

vale alguns iluminados, de vez em quando, que chamam ah atençao destes pormenores (mas ainda sem visibilidade):
http://economico.sapo.pt/noticias/poupe ... 66948.html
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por easy »

colocar este noticia debaixo da categoria ambiente é no mínimo hilariante. um veículo tem impacto nas suas várias fases e não apenas na sua utilização. tem impactos no seu desenvolvimento, na produção, no processo de desmantelamento, etc. abater carros com 8 anos, na sua maioria ainda com muitos km para rodar sem problemas tem também um enorme impacto ambiental.
nuno veloso Escreveu:se isso dá para um carro novo? não. nem queria um carro novo, queria sim que não querendo parecer subsidio-dependende (até porque acho que cada um tem de se amanhar com o que tem), quero ver se para o ano quiser um carro a electrões se também me dão 1500€ pelo meu...ou se como o jmal disse ambiente ...my ass!
escusas de pedinchar mais é mesmo isso que pretendem fazer:
os primeiros cinco mil carros eléctricos a serem adquiridos por particulares entre 2010 e 2012 beneficiarão de um incentivo à aquisição de cinco mil euros cada. o prémio sobe para 6500 euros no caso de a aquisição ser feita com abate de veículo velho, segundo anunciou hoje o primeiro-ministro, josé sócrates.
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1392507

volt Escreveu:e trocar por uma mota?! ninguem se lembra disso porque? nao eh mais ecologico e economico?! porque eh que nao ha incentivo ao abate do carro por troca de uma mota?

e se for uma electrica entao...

enfim...

vale alguns iluminados, de vez em quando, que chamam ah atençao destes pormenores (mas ainda sem visibilidade):
http://economico.sapo.pt/noticias/poupe ... 66948.html
concordo contigo e até cheguei a informar-me sobre o porquê da situação. parece que até agora os incentivos ao abate apenas podem incidir sobre o isv. como os ve (penso que as motos também) não pagam este imposto estão excluídos do incentivo. mas como o primeiro ministro já veio dizer que se vai poder abater um veículo velho na troca por um ve, parece que vão ter de fazer umas alterações à actual lei. seria muito bom permitirem também o incentivo à troca de carros por motos. contudo não estou muito optimista, isto porque estão muitos interesses de grandes construtoras automóveis ao barulho.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por RJSC »

volt Escreveu:e trocar por uma mota?! ninguem se lembra disso porque? nao eh mais ecologico e economico?! porque eh que nao ha incentivo ao abate do carro por troca de uma mota?

e se for uma electrica entao...
uma mota é muito linda para quando não chove e está calor.
se as motas tivessem popularidade, mesmo antes de aparecerem as eléctricas, andava tudo de mota a combustão, pois gastam menos combustível que de carro.


carlosmaia
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça mar 24, 2009 1:27 am

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por carlosmaia »

concorde que as motos também deveriam ter incentivos ao bate e poder usufruir destes.
além disso o governo promete 5000€ para os veículos eléctricos mas só de 4 rodas.


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por easy »

rjsc Escreveu:uma mota é muito linda para quando não chove e está calor.
se as motas tivessem popularidade, mesmo antes de aparecerem as eléctricas, andava tudo de mota a combustão, pois gastam menos combustível que de carro.
mesmo usando esse critério, em portugal, terias mais de 300 dias por ano para andar de moto.
é óbvio que não estou de acordo. para andar de duas rodas não existe mau tempo, apenas mau equipamento.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por Volt »

easy Escreveu:
rjsc Escreveu:uma mota é muito linda para quando não chove e está calor.
se as motas tivessem popularidade, mesmo antes de aparecerem as eléctricas, andava tudo de mota a combustão, pois gastam menos combustível que de carro.
mesmo usando esse critério, em portugal, terias mais de 300 dias por ano para andar de moto.
é óbvio que não estou de acordo. para andar de duas rodas não existe mau tempo, apenas mau equipamento.
nem mais!
eu ando de mota quase 365 dias por ano. devo ser um et... ainda por cima ando (aqui no escritorio) de fato, gravata, camisa, calças e sapatinhos. acham que ando molhado durante o inverno?

em praticamente todos os invernos (jah lah vao 9 neste escritorio!) ha sempre um espantado que me diz "ah! hoje nao veio de mota, pois estah sequinho.", ao que eu respondo "claro que vim! ou acha que eu gosto de apanhar chuva desde o estacionamento ateh aqui ah porta?"...
easy Escreveu:para andar de duas rodas não existe mau tempo, apenas mau equipamento.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por jmal »

rjsc Escreveu:
volt Escreveu:e trocar por uma mota?! ninguem se lembra disso porque? nao eh mais ecologico e economico?! porque eh que nao ha incentivo ao abate do carro por troca de uma mota?

e se for uma electrica entao...
uma mota é muito linda para quando não chove e está calor.
se as motas tivessem popularidade, mesmo antes de aparecerem as eléctricas, andava tudo de mota a combustão, pois gastam menos combustível que de carro.

as motas têm popularidade em todo o mundo, menos em portugal porque é o pais da chuva, repara que chove em média 40 dias por ano, sobram cerca de 325 dias, quanto ao calor, tudo bem que queiram andar dentro de frigoríficos a conservar a carne, mas na verdade vai acontecer o contrário, ou seja degradação dos tecidos por exposição prolongada a ambientes adversos.
eu falo por mim, quando comprar um carro com a/c mando tirar aquilo, andei cerca de 2 anos doente por causa disso, felizmente descobri que era dos a/c's.

já agora somo o pais da europa com clima mais ameno, porque não o aproveitar, será que temos de andar sempre com 1 tonelada de ferro e chapa atrás de nós, deixem-se de comodismos que é disso que a crise é feita.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por O_volt »

e que tal fazermos um abaixo assinado a fim de conseguir também apoios directos para as nossas ve?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por orbis »

só chove 40 dias por ano....no algarve e nem sempre. e no norte carago???? e nos açores catano??? atinem. há uma tremenda variação espacial no clima português.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por Volt »

orbis Escreveu:só chove 40 dias por ano....no algarve e nem sempre. e no norte carago???? e nos açores catano??? atinem. há uma tremenda variação espacial no clima português.
sim, mas, continuo a nao perceber o trauma da chuva... posso tirar fotos da minha chegada ao emprego no proximo inverno e postar aqui. mas tudo o que provarei eh que, continuo seco e feio.
ou entao, quem se sente mesmo incomodado por isso, ha umas japonas para as motas que nada tiram ao ideal de mobilidade sustentavel. a vectrix ateh vende isso como acessorio.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por orbis »

por mim não há trauma nenhum. outra coisa, este reforço do incentivo ao abate não tem nada a ver com ambiente. deve-se exclusivamente ao facto de as vendas de popós novos terem baixado devido à crise. pensavam o quê?

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Novo regime de incentivos ao abate de veículos

Mensagem por Bluesky »

exactamente, mais o seguinte: os carros antigos, tirando o raio do motor poluente, podem ter um chassis e chapa para varias geraçoes, que eles querem substituir por algo que se destrua de facto, de preferençia com muito plastico. alem disso os carros "antigos" sao ideais para conversoes electricas devido à simplicidade da sua mecânica. depois criam apegos sentimentais quando eles querem consumo sem sentido. nada convenientes, portanto, logo alvo de incentivos para o abate. sao perigosos.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Responder

Voltar para “Ambiente”