Sacos plásticos são mais sustentáveis

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Sacos plásticos são mais sustentáveis

Mensagem por mauri »

sacos plásticos são mais sustentáveis, segundo estudo

os sacos plásticos distribuídos nos supermercados causam menos danos ambientais do que outros modelos, quando a comparação considera o uso do suporte uma única vez, defende um estudo da agência ambiental de inglaterra.
12 de abril de 2011

o estudo do órgão governamental inglês explica que embalagens de papel, plástico resistente (polipropileno) e algodão consomem mais matéria-prima e energia para o seu fabrico. por isso, teriam que ser reutilizados várias vezes para causar menos danos ambientais que um saco de plástico usado apenas uma vez.

o estudo divulgado no reino unido analisa, especificamente, o potencial de aquecimento global dos diferentes modelos de suportes. para isso, os investigadores chris edwards e jonna meyhoff fry acompanharam o ciclo de vida (extracção de matéria-prima, manufactura, distribuição, uso, reutilização e fim de vida) de cada modelo.

em cada uma das etapas do ciclo de vida, foi contabilizada a quantidade de gases com efeito de estufa emitidos pelo consumo de energia no fabrico e transporte das mercadorias, além dos desperdícios de materiais durante o processo.

a partir desse acompanhamento, os investigadores verificaram que, no seu ciclo de vida completo, um saco de plástico comum emite 1,5 kg de dióxido de carbono e outros gases que contribuem para o aquecimento global. o dado já considera que 40% dos sacos de plástico são reutilizados com frequência pelos ingleses para acondicionar o lixo em casa. já o ciclo de vida dos outros sacos tem um impacto maior: papel (5,53 kg), plástico resistente (21,5 kg) e algodão (271,5 kg). isso é o que explica a necessidade de tanta reutilização para neutralizar o fabrico desses modelos, de acordo com a pesquisa.


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... 006&page=1
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Sacos plásticos são mais sustentáveis

Mensagem por Tó Miguel »

pois temos de ter em conta sempre determinados factores
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Sacos plásticos são mais sustentáveis

Mensagem por mauri »

em quem temos de acreditar?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Sacos plásticos são mais sustentáveis

Mensagem por Ferra »

mauri Escreveu:em quem temos de acreditar?
os sacos plásticos distribuídos nos supermercados causam menos danos ambientais do que outros modelos, quando a comparação considera o uso do suporte uma única vez,

pois é, basta um pequeno promenor para os dados serem manipulados!

eu pessoalmente penso que quando os hiper ofereciam os sacos era muito melhor pois eu usava-os depois para meter o lixo. a questão é que agora tenho de os comprar propositadamente para os por no lixo! ao menos os outros ainda lhe dava duas utilizações! e continuo a meter sacos de plastico no lixo! a diferença é que os outros eram "oferecidos"...

neste fim de semana fui a um destes hipers que já não os oferecem e perguntaram-me se queria um saco. a resposta foi: eu pagar um saco para voces fazerem a publicidade? não muito obrigado!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sacos plásticos são mais sustentáveis

Mensagem por CrOhN »

li em tempos um artigo que falava sobre o uso dos sacos não descartáveis. na altura retive que estes quando usados repetidamente, deveriam ser lavados e desinfetados. e que bastava uma semana para se gerarem no seu interior, bactérias bem nocivas. claro que essa lavagem teria custos, tanto em dinheiro, como em energia, etc. resumindo, lá se ia a vantagem ecológica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Sacos plásticos são mais sustentáveis

Mensagem por mauri »

antes era assim:
desvantagens de sacolas plásticas

em 2002, um pacto nacional de sacos plásticos de embalagem de trabalho do conselho do grupo na austrália, identificaram quatro principais preocupações com os sacos plásticos:

saco de plástico lixo e eliminação de resíduos associados indiscriminada e comportamento do consumidor; problemas de consumo de recursos, incluindo redução, reutilização e reciclagem;
questões relacionadas com a utilização de degradabilidade lixo e dos recursos;

as questões sociais, a educação e a conscientização e percepção dos consumidores.

as seguintes desvantagens também têm sido identificados:
os sacos plásticos são feitos de produtos petroquímicos, que não são um recurso renovável.
os sacos de plástico são frágeis e muitas vezes não resistem bem como lenços de papel ou ainda.
quando cheio ou incorretamente descartados, eles são feias e pode ser um perigo para a vida selvagem.
a maioria dos sacos plásticos não se decompõem facilmente quando cheio , nem em um sanitário selado aterro .
os sacos plásticos podem causar crianças sozinhas sufocar.
http://translate.google.pt/translate?hl ... lastic_bag

em que ficamos afinal?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sacos plásticos são mais sustentáveis

Mensagem por Emanuel Couto »

Um tema muito sensível......
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Ambiente”