Agricultura biológica/Hidroponia/acuaponia

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: quarta mai 23, 2012 12:12 am

Agricultura biológica/Hidroponia/acuaponia

Mensagem por joaorui5 »

Olá a todos

Tenho montado em casa um pequeno sistema áquapónico em que aproveito a água de dois lagos que tenho com peixes para fornecer nutrientes a um sistema hidropónico com uma pequena horta (acuaponia), se alguns de vocês tiverem interesse posso começar um post sobre o assunto para irmos partilhando experiencias, e minha horta é totalmente biológica e costuma ter optimos resultados, já tenho montado este sistema nos ultimos três anos. Deixo aqui algumas fotos para ver se vocês se interessam..
Digam qualquer coisa.
Cumprimentos

João Rui

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Agricultura biológica/Hidroponia/acuaponia

Mensagem por Jorge Rocha »

Muitos parabéns pelo topico que é o que estava a faltar por aqui!

Uma fonte de aproveitamento da energia solar que nos alimenta, furifica as aguas e o ar, nos dá oxigeneo, e muito prazer de garfo! :mrgreen:
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Agricultura biológica/Hidroponia/acuaponia

Mensagem por pafi »

Logo vi que os olhos do Jorge iam deitar faísca quando visse isto :)
Está espetacular! Já sei qual vai ser a próxima alteração no meu pátio ;)
Então, se percebi bem aqueles termos, dentro daquele tubo só há água, é isso?
Por mim, o tópico ficava.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Agricultura biológica/Hidroponia/acuaponia

Mensagem por visitante1 »

Fantastica iniciativa, muitos parabéns.
Ideias destas serão sempre bem acolhidas.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
joaorui5
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: quarta mai 23, 2012 12:12 am

Re: Agricultura biológica/Hidroponia/acuaponia

Mensagem por joaorui5 »

Passo a explicar, tenho dois laguinhos de jardim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para quem gostar dos lagos pode ver a construção de um deles passo a passo aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index ... 61836&st=0" onclick="window.open(this.href);return false;

e depois aqui:

http://www.forumaquario.com.br/forum/vi ... ana#p11333" onclick="window.open(this.href);return false;

Mas, adiante..além dos lagos tenho uma mina que me fornece água para toda a casa, assim sendo e como sou apaixonado por lagos resolvi aproveitar a água dos lagos para criar um sistema hidróponico, como alguns de vocês devem saber a hidroponia consiste na produção de plantas em sistemas sem solo (com algum suporte para as raizes das plantas se agarrarem, argila expandida, fibra de côco, lã de rocha, etc), neste sistema os nutrientes que alimentam as plantas são fornecidos através da água e são controlados de modo a satisfazerem completamente as necessidades das plantas, além disso também é controlada a temperatura da água bem como o seu PH e uma série de outros paramêtros. Dentro da hidroponia existem muitas varações com diferentes denominações que têm a ver principalmente com a maneira como a água é fornecida ás plantas, Flood and Drain, NTF (Nutrient Film Tecnique) etc etc. apesar da hidróponia ser um sistema que permite produções de frutas ou legumes com imensa qualidade uma vêz que são produzidas nas condições muito proximas das condições ideais, não se pode considerar a hidróponia totalmente biologica uma vêz que os nutrientes que vão alimentar as plantas são fornecidos através de ingredientes quimicos que são misturados com a água.
Uma das variantes da Hidroponia é a Acuaponia, que mais não é do que um sistema hidroponico em que a água que alimenta as plantas é a mesma usada para criar peixes. Este é o sistema que actualmente tenho montado em minha casa e que mais adiante passarei a explicar, além deste sistema tenho um sistema mais pequeno e que é mais indicado para ter dentro de casa e que se chama Aeroponia, que depois também explicarei. a grande vantagem do sistema Acuaponico que tenho montado, é que me permite ter legumes e frutos de muito melhor qualidade e tamanho do que se os tivesse na terra, além de que neste caso são produzidos de maneira totalmente biológica (a unica coisa que faço é alimentar os peixes) e além disso o próprio sistema Acuaponico também ajuda a filtrar a água dos lagos.
Continua..............

Cumprimentos

João Rui

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Agricultura biológica/Hidroponia/acuaponia

Mensagem por Jorge Rocha »

Tudo isso é possível com a ajuda do sol!!!

Palavras não chegam para dizer quanta beleza está contida nesses lagos... Simplesmente FANTASTICOS!!!

O melhor filtro biológico é mesmo esse, criando condições para as bactérias depuradoras se alojarem, transformando a amónia (restos de comida, matéria orgânica em decomposição, fezes dos peixes) em nitritos. E também é onde outras bactérias se desembolvem transformando os nitritos em nitratos, um alimento ideal para as plantam, as que nós comemos (e que por suas vez também podem ser o alimento dos peixes)!

João Rui, desculpa se disse alguma coisa menos correta... e podes explicar melhor esses termos que descreveste, é sempre muito bom ler algo que nos torna mais ricos/cultos! :D
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Agricultura biológica/Hidroponia/acuaponia

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cada vez me sinto mais pequeno, com as boas surpresas que aqui encontro... e respectivos ensinamentos!
Parabéns!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Agricultura biológica/Hidroponia/acuaponia

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
joaorui5 Escreveu:Olá a todos

Tenho montado em casa um pequeno sistema áquapónico em que aproveito a água de dois lagos que tenho com peixes para fornecer nutrientes a um sistema hidropónico com uma pequena horta (acuaponia), se alguns de vocês tiverem interesse posso começar um post sobre o assunto para irmos partilhando experiencias, e minha horta é totalmente biológica e costuma ter optimos resultados, já tenho montado este sistema nos ultimos três anos. Deixo aqui algumas fotos para ver se vocês se interessam..
Digam qualquer coisa.
Cumprimentos

João Rui

Imagem


Imagem
Pode obter-se pormenores, (imagens), da forma como estão "ligados" os vasos à circulação de água?
Fiquei curioso quanto à parte técnica e quem sabe outros também?

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


pedromedeiros
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta jun 21, 2012 5:08 pm

Re: Agricultura biológica/Hidroponia/acuaponia

Mensagem por pedromedeiros »

Boas !!
Parabéns pela iniciativa.
Também já faço aquaponia. Depois de experimentar a hidroponia comecei com peixes gato e começa a resultar... Pode-se ver as fotos aqui ....
https://www.facebook.com/pages/Comunida ... 4303255097" onclick="window.open(this.href);return false; .
O que me falta é usar a luz do sol para alimentar a bomba de água. Por isso aderi a este forum para ver se arranjo aí uma maneira e o fazer.

Cmpts

Pedro Medeiros


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Agricultura biológica/Hidroponia/acuaponia

Mensagem por Ferra »

Foi um assunto que sempre me interessou mas nunca encontrei promenores técnicos das soluções de fertilizante. Preferia as que fossem possivel fazer em casa...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Ambiente”