Racing Extinction

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Racing Extinction

Mensagem por mafgod »

Viva,

Ontem, 2 de dezembro 2015, passou no Discovery Channel o documentário: "Racing Extintion".
Existem n documentários sobre o mesmo tema... e por mais chocante que sejam, é triste ver como nós, humanos, continuamos nesta rota em espiral para nos auto-extinguirmos...... e todas as espécies do planeta.
Certamente que estamos dependentes cada vez mais de energia, e a sua obtenção por via fóssil é a mais utilizadas por várias razões, quanto mais não seja económica.
Outro grande problema é o CO2 libertado e a destruição de florestas para a criação de gado.
As chuvas ácidas, resultantes da poluição gerada está infelizmente a destruir o eco-sistema dos mares e oceanos.
Destruindo o eco-sistema dos oceanos estaremos a dar a sentença final.

Como é referido no doc, basta um de nós mudarmos para que outros o façam também.
E todos juntos estaremos de algum modo, a contribuir para pelo menos, alertar consciências adormecidas pelo lucro fácil e desrespeito humanitário.
#STARTWITH1THING

Eu, já há anos que tento contribuir com pequenas acções:
- aproveitar água da chuva para banhos, máq. lavar roupa e rega - passei dos 14m^3 de água para 2m^3
- pequena horta com ervas aromáticas, alface, couves, tomates... - mais qualidade
- painel solar TS para aquecimento águas sanitárias - energia solar
- iluminação LED - menos consumo
- usar tudo elétrico em casa, nada de gás - mais fácil garantir fontes verdes/sustentáveis
- fornecedor energia elétrica que me garante a fonte 100% verde - sem recurso a combustíveis fósseis
- substituição de um CI a diesel com 16 anos por um elétrico - desloco-me ~25.000Km anuais sem recurso a combustíveis fósseis
- substituição de um CI a diesel com 13 anos por um CI diesel com 2 anos - mais económico e menos poluente

Mas ainda me falta muito mais...

E tu, já começaste com algo?
#STARTWITH1THING
https://twitter.com/hashtag/startwith1thing

https://twitter.com/RacingXtinction
http://racingextinction.com/startwith1thing/

http://racingextinction.com/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Racing Extinction

Mensagem por jmlflorencio »

Muito bem. Logo à noite no PC já dou uma olhadela nos links ;-)

PS: tanta diferença no consumo de água, só com o aproveitamento da chuva? Muito bom...


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Racing Extinction

Mensagem por mafgod »

Realmente até eu fiquei agradavelmente surpreendido.

A água da companhia é agora apenas e só para consumo, preparação de refeições e máquina lavar loiça.
Passei de um consumo diário na ordem dos 450L para 60L (4 pessoas).

Enquanto grande parte da população mundial não tem água potável para sobreviver, nós desperdiçamos +85% de água potável directamente para o esgoto!
É algo que me faz muita confusão....


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Racing Extinction

Mensagem por jmlflorencio »

É verdade... Já me tinha ocorrido o mesmo, a cada vez que lavamos os dentes com a torneira aberta, ou esperamos que a água no duche aqueça...

São heranças de uma 'cultura' do tempo em que não se pensava nestas coisas, de tanta abundância e excesso na altura...
Última edição por jmlflorencio em sexta dez 04, 2015 11:44 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Racing Extinction

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito bem mafgod!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Racing Extinction

Mensagem por CrOhN »

Boa iniciativa mafgod!

No entanto existem 2 pontos que me fazem confusão:

1 - Essa do fornecedor que te garante energia eléctrica 100% limpa. Como ele garante isso? Tens um cabo directo da barragem?
2 - Este acho que depende da duvida anterior. Usas sempre energia eléctrica 100% no carro? De certeza? Já tens gerador solar como o visitante1?


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Racing Extinction

Mensagem por mafgod »

1. o meu contrato com a EDP energy2move garante que a energia cobrada é de origem 100% verde
https://energia.edp.pt/particulares/ser ... -eletrica/
Claro que os eletrões são todos iguais... mas pelo menos garantem que a energia que me cobram veio de fontes 100% verde.
No limite, se todos aderissem a este tarifário.... a energia produzida e cobrada por eles teria de ser toda obtida por fontes 100% verdes.

2. Qd carrego o carro em casa é 100% pela razão anterior.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Racing Extinction

Mensagem por CrOhN »

Pois, mas deves saber que não existem duas redes eléctricas nacionais. Portanto a energia "limpa" circula por onde circula a "suja". A não ser que o teu contador tenha algum tipo de filtro, vai entrar energia "suja".

Na minha opinião, este tipo de "garantias" estão perto do que eu poderia chamar de fraude.


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Racing Extinction

Mensagem por mafgod »

Como disse os electrões são todos iguais ... Independentemente de quem os cria.... Contudo.... O meu fornecedor garante que a energia que eu consumo vem de fontes verdes.
Ou seja, se ele tivesse apenas este tarifário, teria de obter a energia necessária de fontes verdes.
O que poderia fazer era que consumidores normais iriam ter um decréscimo na percentagem de fontes verdes.
No limite se todos tivessem estes tarifários verdes... Portugal teria de produzir sempre verde e nem sempre chegava...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Racing Extinction

Mensagem por jmlflorencio »

Se toda a gente quisesse esse tarifário...teriam que deixar de o disponibilizar.
Creio que será impossível em Portugal garantir que a sua energia é 100% verde.
O que eles saberão é a quota de energia verde que têm a ser produzida, e dizer a quem aderir 'a sua energia está a vir daqui'.

Mas isso é meramente simbólico, ou não?


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Racing Extinction

Mensagem por mafgod »

Este tarifário é simbólico como qualquer outra coisa que se faça...
É a gota do oceano.... É o startwith1thing.... É a tentativa de fazer algo para inverter a situação, as mentalidades...
Claro que se todos aderissem a este tarifário havia que fazer algo para garantir o 100%verde...
Mas essa mudança de hábitos e mentalidades globais não são nem para hoje nem para os meus filhos...
Se hoje posso contribuir para um mundo melhor, porque não?

Responder

Voltar para “Ambiente”