Lagos, Rãs e outros anfíbios

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Lagos, Rãs e outros anfíbios

Mensagem por visitante1 »

Tem que se arranjar uma solução urgente lol
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Lagos, Rãs e outros anfíbios

Mensagem por Quintas2 »

Estive a matutar e talvez possa fazer a separação das águas cinzentas das negras. Tenho fossa sética, mas infelizmente vai tudo junto para lá. Dará trabalho, abrir novas valas e gastos com tubagem mas, se eu separar as águas cinzentas e fizer-lhes uma decantação + arejamento pode ser que as possa utilizar para o charco. Um tratamento primário simples é suficiente para usar essas águas para rega, logo, pode ser que dê para as usar para encher o charco.

Aqui (http://www.bemtefiz.com.br/sustentabili ... as-cinzas/; http://www.plantevida.com.br/jardinsfiltrantes/) estão esquemas mais ou menos simples/completos de tratamento. No meu caso, o terceiro tanque seria o meu charco. Eu até já tenho um separador de gorduras incorporado no meu sistema de tratamento, à saída da cozinha/lavagens de roupa. Teria só que ter algum cuidado adicional com os detergentes que se usa na limpeza dos WC's, sendo mais criterioso na sua escolha.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Lagos, Rãs e outros anfíbios

Mensagem por visitante1 »

Olha que tenho um colega que tem um lago para peixes, colocou lá rãs e elas fugiram todas, nem entravam dentro de água , é bixo sensível. Nesse lago a água só era renovada de vez em quando, tinha uma filtragem, mas pelos vistos elas não gostavam.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Lagos, Rãs e outros anfíbios

Mensagem por Quintas2 »

Se calhar as rãs fugiram porque os peixes lhes papavam os ovitos.

Brincadeira à parte, obrigado pela info.. Vou ponderar melhor. A ideia neste momento é fazer o charco próximo do último tanque da fossa sética, para poder eventualmente testar o aproveitamento das águas cinzentas tratadas, ou até também das água negras (mas isso já implicaria tratamento secundário). Provavelmente o mais seguro e económico será contar com €50/ano para água da rede, tentando arranjar uns depósitos baratos para acumular alguma água da chuva dos algerozes da casa. O meu problema é que nunca precisei de melhor gerir a água e por isso fui esbanjador. Quando construí a casa, há 20 anos, o projetista da parte dos esgotos falou-me em separar as águas cinzentas mas eu, que tinha água que chegava, não o fiz pois eram mais 100m de tubagens sob a casa e até à fossa. Hoje arrependo-me, pois até para a rega do jardim ela seria útil, mas também não contava com uma série de casas novas a montante a usar cada vez mais água do ribeiro.

Vou andando devagar e amadurecer melhor as ideias.

Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Lagos, Rãs e outros anfíbios

Mensagem por rnlcarlov »

O meu micro-lago está no meu quintal, e é composto por um vaso grande e uma espécie de mini-piscina, com circulação de água entre os dois através de uma bomba solar.
É aqui que vive o Fred. Ainda não o ouvimos cantar novamente e esta ano ainda não o consegui ver no lago. Com o frio todo que se pôs deve ter pensado que era melhor ficar na cama mais um mês.

Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Lagos, Rãs e outros anfíbios

Mensagem por visitante1 »

Temos que lhe dar companhia
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Ambiente”