Estrada Verde...

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Estrada Verde...

Mensagem por mnunespt »

estrada verde terá pavimento que elimina poluentes emitidos pelos veículos

Imagem

redação do site inovação tecnológica
08/08/2008


estrada verde terá pavimento que elimina poluentes do ar
tijolo feito com o concreto purificador de ar, mostrando as reações que permitem que ele retire do ambiente os óxidos de nitrogênio emitidos pelos veículos.

partindo de um material desenvolvido por pesquisadores japoneses, engenheiros holandeses estão criando a primeira "estrada verde", capaz de eliminar da atmosfera a poluição emitida pelos veículos que trafegam por ela.

estrada verde

uma pequena estrada na cidade de hengelo, holanda, será pavimentada com um concreto especial contendo um aditivo capaz de capturar as partículas de óxidos de nitrogênio emitidas pelos escapamentos dos carros e caminhões.

mais conhecidos pela sigla nox, os óxidos de nitrogênio estão entre os mais danosos gases poluentes emitidos na atmosfera, sendo os principais responsáveis pela chamada chuva ácida.

concreto purificador de ar

o concreto purificador de ar recebe em sua formulação um aditivo à base de dióxido de titânio. quando exposto à luz do sol, o material reage com os óxidos de nitrogênio, transformando-os em nitratos, que são inofensivos ao meio ambiente. basta uma chuva para que todo o pó inerte seja lavado e a estrada fique limpa de novo.

a estrada de hengelo foi escolhida porque está sendo reconstruída e por causa da excelente qualidade do ar da região, que permitirá um acompanhamento preciso dos resultados obtidos com a pavimentação capaz de eliminar a poluição do ar. as obras deverão terminar até o final de 2008.


in:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... ntes-do-ar


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Estrada Verde...

Mensagem por Nuno Oliveira »

já tinha ouvido falar de blocos de betão que retiam co2 mas com uma função activa sobre este nunca- link muito interessante.

também é importante para o ambiente que os pavimentos sejam permeáveis água para manter a vitalidade do solo (para não falar de protecção ás cheias).

cumprimentos!


GreenHelloKitty
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo jan 10, 2010 9:36 pm

Re: Estrada Verde...

Mensagem por GreenHelloKitty »

muito interessante a estrada verde!!! acho que tudo o que se puder fazer no sentido de ajudar o ambiente, é de extrema importância.
confesso, que estou mais atenta a todas as questões ambientais, desde que frequento o curso efa (na escola secundária de cascais), pois através de algumas unidades somos alertados para todas estas questões, e ficamos mais conscientes da realidade.
sem dúvida que este projecto da estrada verde deveria avançar em todos os países, aquando a construção de novas estradas!


MissAmbiente
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo jan 10, 2010 9:34 pm

Re: Estrada Verde...

Mensagem por MissAmbiente »

concordo plenamente com este projecto, acho super inovador!!! acho que tudo o que possamos fazer para melhorar, é a opção mais inteligente.
a minha colega dos efa, (greenhellokitty) falou-me deste post e tive de vir ver; acho muito interessante e é reflexo de evolução, sem dúvida. ainda não tinha ouvido falar, confesso.

Responder

Voltar para “Ambiente”