APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por Oinq »

sccf Escreveu:vamos comprar um tanque 10,000l vertical, de enterrar directamente ao produtor (em torres vedras). é geralmente usado para regas jardim e agricultura. custa 1700€ e vêm por aqui a casa.
acho estes depositos de metro cubico mais económicos... tipo metade
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por crazyscientist »

lá está o meu de 60.000 litros em cimento, que nesta situação é melhor, visto o contacto da água com o mesmo controlar a acidez da mesma, ficou em 10.000€ com tudo.
Imagem


Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por hugoriba »

sccf Escreveu:as tais empresas especializadas têm tudo altamente tecnologico, e com muito bom aspecto. muitas fazem os calculos da quantidade de água possivel recolher (pluviosidade anual x área de captação) e das necessidades de consumo (sanitas, lav roupa, jardim, etc...) no entanto, achei tudo carissimo. como nos vamos realmente so fazer regas, vamos optar por uma coisa muito mais economica.
geralmente para um tanque de enterrar de 10,000l estas empresas especializadas cobram mais que 3000€ + tranposrte e instalação só para o tanque! depois mais filtros (que querem sempre que sejam completissimos....) e bomba submersivel + instalação+ iva....... a brincadeira nunca fica por menos de 6000€
vamos comprar um tanque 10,000l vertical, de enterrar directamente ao produtor (em torres vedras). é geralmente usado para regas jardim e agricultura. custa 1700€ e vêm por aqui a casa.
falamos com o canalizador e não é dificil montar o resto.´
à medida que tiver + novidades, pormenores e custos vou avisando
acho 1700€ um pouco caro, já que vais ter de cavar um enorme buraco que tal ponderar fazer o mesmo em cimento (de maior capacidade, logo mais rentável) e isolar bem com tela asfáltica. fazendo as contas não ficará mais barato? tem de ser bem isolado para prevenir entrada de "bicharocos" mas podes até fazer uma entrada para futuras reparações ou limpezas (isto com uma saída para escoar a sujidade).
já se sabe que estas empresas cobram bem por um bom sistema que apesar de bom só vai ser rentável a muito longo prazo.
é quase como comprar um painel solar de 200 litros por 3000 euros ou por 1500 euros e fazer contas como tempo útil de vida, rentabilidade e amortização do custo...

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por sccf »

o problema com o cimento é sempre o mesmo... racha. já trabalhei num centro de jardinagem e nem imaginam quantos tanques (decorativos, com fontes) em cimento pasados poucos anos estão a perder toda a água por peq fendas. por algum motivo tb se deixou de fazer piscinas em cimento. acho que cimento é um mau investimento

já agora esses tanques de 1000l há maiores? mas esses têm de ficar à superficicie, certo? dentro da garagem, por ex. onde se compram?
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63


Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por hugoriba »

sccf Escreveu:o problema com o cimento é sempre o mesmo... racha. já trabalhei num centro de jardinagem e nem imaginam quantos tanques (decorativos, com fontes) em cimento pasados poucos anos estão a perder toda a água por peq fendas. por algum motivo tb se deixou de fazer piscinas em cimento. acho que cimento é um mau investimento

já agora esses tanques de 1000l há maiores? mas esses têm de ficar à superficicie, certo? dentro da garagem, por ex. onde se compram?
creio que no caso de um tanque enterrado a probabilidade de rachar será menor, e por isso disse para o impermeabilizar com tela asfaltica.
tanques de 1000 litros iguais ao meu não existem maiores (bem tentei arranjar maiores), só existem de 500 litros. compram-se em qualquer drogaria ou casa de materiais de construção e agrícola.

Avatar do Utilizador

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 501
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
Localização: Aveiro

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por renateves »

bom dia

tenho seguido este tópico com alguma atenção visto a importância que tem. desde já dou os parabéns para a poupança da água que cada vez é mais escassa!

deixo aqui um link que pode dar jeito (!): cisternas retangulares em polietileno - 1000 a 2500 litros

cumprimentos
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por Oinq »

prefiro enterrar 2 ou 3 ou 10 cisternas destas de metro cubico a menos de 100€ cada... acho que não há mais económico...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por crazyscientist »

existem vários produtos para adicionar ao cimento aquando da sua mistura na betoneira para impermeabilizar e dar a elasticidade necessária para não rachar, isso era antes que não existia nada disto, e nas fontes e afins penso que não queiram usar esses produtos que encarecem o produto final.
Imagem


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por Oinq »

Cumprimentos
Nuno Leitão


Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por hugoriba »

muito pequeno e caro, já encontrei por aí disso mais barato. são ideais para pequenas soluções como um terraço num apartamento, pequenas floreiras, etc....


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por Oinq »

é de marca
Cumprimentos
Nuno Leitão


cmatos02
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado fev 04, 2006 3:05 pm
Localização: S. Pedro do Sul - Viseu

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por cmatos02 »

este topico esta muito bom, tem muito interesse... espero poder instalar este sistema de aproveitamento de aguas em minha casa, ja tinha visto este sistema em frança em algumas habitações.


jfvf87
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta mai 07, 2009 9:01 am

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por jfvf87 »

bons dias,

recentemente adquiri uma moradia com cerca de 30 anos a qual estou a remodelar, gostaria de opiniões sobre o seguinte esquema. por exemplo alguma coisa que me esteja a esquecer.

Imagem

cumprimentos
joão faustino


Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por hugoriba »

podes aproveitar a água das chuvas para os autoclismos.
não sei até que ponto será higiénico usar essa água nas maquinas de lavar roupa e loiça, vai depender muito do tipo de filtragem que usares.
um conselho ao comprares a bomba, opta por uma com corpo de inox porque não vai lançar partículas de ferrugem para todo o circuito onde for usada essa água (no caso de usares nas máquinas pode prejudicar muito a lavagem e os próprios aparelhos). eu comprei uma com corpo em ferro fundido e estou arrependido, as primeiras águas após um período de tempo sem usar a bomba saem realmente castanhas!
usa preferencialmente tubagem em pvc. coloca um filtro antes ou depois da bomba (em local acessível para limpeza) daqueles usados na rega por aspersores.
de resto está muito bem pensado, força com esse projecto.


jfvf87
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta mai 07, 2009 9:01 am

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por jfvf87 »

bom dia,
já li algures que poderia ser usada no ferro de engomar, a chuva é muito próxima da agua destilada ou estarei errado. gostava de estar elucidado sobre isso, puder usar a agua da chuva nas maquinas de lavar loiça e lavar roupa com uma filtragem simples. ontem comecei a abrir os roços e gostava de deixar a instalação já pronta para aproveitar a agua da chuva.
cumprimentos
joão faustino

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por crazyscientist »

jfvf87 Escreveu:bom dia,
já li algures que poderia ser usada no ferro de engomar, a chuva é muito próxima da agua destilada ou estarei errado. gostava de estar elucidado sobre isso, puder usar a agua da chuva nas maquinas de lavar loiça e lavar roupa com uma filtragem simples. ontem comecei a abrir os roços e gostava de deixar a instalação já pronta para aproveitar a agua da chuva.
cumprimentos
joão faustino
errado, a chuva está cargada em minerais (a água destilada é isenta de minerais) e devido à poluição cada vez está mais ácida, o próprio facto de escorrer pelas telhas e caleiras vai aumentar a sua acidez e carga mineral.
Imagem


Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por hugoriba »

sim, julgo que a água da chuva é muito neutra, como a destilada e podes usar tanto nos ferros como nas máquinas, desde que convenientemente filtrada. mas a que escorre do telhado trará sempre impurezas e poeiras que se vão depositar no fundo do depósito.
se possível tenta que a captação da água seja o mais acima possível (creio que pode ser feito com recurso a uma bóia na extremidade do tubo de captação que vai descendo consoante o nível de água) para não recolher as pequenas "poeiras" acumuladas no fundo.
sugiro que coloques umas fotos do que está a ser feito para aprendermos e dar ideias mais precisas sobre o que podes ou não fazer!
algum material que necessites, tens aqui um site onde podes tirar ideias ou comprar algum equipamento (é caro ):
http://www.ecoagua.pt/index.php
abraço.

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por mix »

boas, na casa onde cresci não existia água da rede e toda a água consumida era da chuva excepto a que se bebe directamente que era comprada em garrafões, mas muitas vezes não apetecia muito estar a ir buscar o garrafão e ia logo da torneira(da chuva).
o sistema era semelhante ao representado no esquema pelo jfvf87, só não tinha o circuito da água da rede.
o sistema de filtragem consistia num pequeno reservatório junto à cisterna(tanque) onde se processava a deposição dos sedimentos e a água ao atingir determinado nível entrava na cisterna por um tubo que tinha umas redes que deveria ser para filtrar o que se encontrava em suspensão.
lembro-me de ir comprar uns peixes cinzentos que eram deitados na cisterna que segundo o meu pai servia para purificar a água.
a cidade mais próxima era a uns 3km de casa e não havia problemas com a poluição, todas as maquinas funcionavam normalmente (lavar a roupa, termo para a água do banho e esquentador para a cozinha) e eu depois de muitos litros bebidos dessa água ainda aqui estou

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


mad
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda jul 14, 2008 7:58 pm

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por mad »

boa noite. sr hugo, poderia me informar aonde comprou o material utilizado? é que tenho um sistema parecido com o seu, mas o meu depósito é de 350l ( e que paguei poir ele 100€ no aki) e a bomba que uso é daquelas de aguas sujas, porem como agora quero eter cá em casa rega por aspersão, preciso de outro tipo de bomba.
muito obrigado por qualquer ajuda que possa me dar.
cumprimentos, marcos coutinho


Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por hugoriba »

mad Escreveu:boa noite. sr hugo, poderia me informar aonde comprou o material utilizado? é que tenho um sistema parecido com o seu, mas o meu depósito é de 350l ( e que paguei poir ele 100€ no aki) e a bomba que uso é daquelas de aguas sujas, porem como agora quero eter cá em casa rega por aspersão, preciso de outro tipo de bomba.
muito obrigado por qualquer ajuda que possa me dar.
cumprimentos, marcos coutinho
boas!

esse sistema de recuperação de águas que comprou é óptimo para pequenos jardins ou floreiras apenas.
pode comprar um ou mais depósitos iguais ao meu por cerca de 75 euros em qualquer casa de materiais de construção ou drogaria, basta referir que quer um depósito de 1000 litros em plástico que trazem uma palete de madeira por baixo e um gradeamento em toda a volta.
o motor, para rega de asperção depende muito de quantos aspersores necessite mas tem de ter uma potência de saida no mínimo de 4 bares (ou 4 quilos como se costuma dizer), o meu tem 1,1kw de potência e no máximo dá 8 bares, assim uso apenas metade da potência sem esforçar o motor. isso é regulado num aparelho específico por cima dele, muito fácil de fazer.
a bomba vai ficar apoiada numa tábua colocada em cima do depósito (ou em outro local qualquer já que se pode colocar o tubo da maneira que se queira). essa de água suja que tem é insuficiente para rega de aspersão.
a rega por aspersão pode fazer voçe mesmo, existem uns manuais da marca claber disponíveis nos pontos de venda. eu guiei-me por eles e tenho no jardim 10 pontos de aspersores.
alguma coisa mais, disponha.
abraço.

Responder

Voltar para “Ambiente”