Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por jmal »

aqui.
de onde viria esta energia então? a hidroeléctrica está muito próxima do seu limite máximo, e as restantes energias renováveis apenas fornecem 9% da produção total. se* contarmos com as perdas de energia no carregamento e utilização da bateria (apenas 81% é aproveitada, o que é um problema bem menor nos veículos a combustíveis), então seria necessário multiplicar a produção de electricidade eólica/solar/ondas por 20 para fazer movimentar os automóveis eléctricos! alguém acha que isto é fazível?
interpretei mal os 9%, mas no fim é bem visível a segunda afirmação, já que era preciso multiplicar por 20 vezes essa energia, o que está severamente errado.

falo ironicamente no movimento por causa destes parágrafos.
nestas contas assumo que a utilização do automóvel se manteria constante. dado que o custo por km é menor num carro eléctrico face ao convencional (o preço de aquisição é que é maior), é de esperar que o número de quilómetros percorridos seja então maior, o que ainda agravará mais o problema.
de resto, a falta de cabimento dos argumentos do "em teoria", no que toca à mobilidade, pode ser vista ao pensarmos numa solução que poderia ser aplicada amanhã, sem qualquer investimento ou inovação tecnológica. uma solução que em teoria tornaria a mobilidade automóvel muito mais eficiente e menos inimiga do ambiente. bastaria que os carros levassem 5 pessoas em vez das 1,3 ou 1,4 actuais. seria um quarto (são fenómenos que crescem mais do que proporcionalmente com o número de veículos) da poluição, um quarto do congestionamento, um quarto de sinistralidade, um quarto de energia consumida. tudo ao alcance de todos, muito simples e bonito, só que... não funciona.
investimentos em quê, em pontos de carga, será assim tão caro espalhar por ai uma tomadas com contador.????? ou será melhor continuar a financiar os fabricantes que teimam em não cumprir as normas, ou seja, até cumprem, as normas é que ficam na prateleira à espera que os fabricantes se adaptem a elas para depois evitarem as multas. disto ninguém fala.
p.s. há ainda outro problema técnico, que é a inconstância da produção das fontes renováveis. só há energia eólica quando há vento, só há energia solar quando há sol. como os automobilistas não vão ficar à espera do vento/sol para poderem carregar as baterias, a ideia das "emissões zero" entra definitivamente no campo da ficção científica.
este é para rir, como se todos os veículos estivessem a abastecer ao mesmo tempo. parece que o carro eléctrico só pode vir quando realmente for verde, então e os outros transportes eléctricos, também só circulam quando à vento, já alguma vez tiveram parados por falta de energia, e porque são eléctricos em vez de a diesel.

além disto tudo parece que tudo isto é para ser uma volta directa para os eléctricos, ou seja, no dia x-x-x às tantas horas deixa-se de andar de motor de expulsões e passa a eléctricos. a coisa é gradual, e com isso a tecnologia evolui e verifica-se os problemas.

e para completar....
a ver: uma entrevista do guardian a fatih birol, presidente da agência internacional de energia, onde ele vai admitindo a algum custo que a aie considera agora que a extracção de petróleo irá cair muito mais rapidamente do que o esperado, e que chegaremos ao pico do petróleo daqui 10 anos. versão texto com mais informação aqui.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por tvcrabo »

só quem viu como eu vi os megawatts instalados nas refinarias pode dizer com toda a justiça que nao tem duvidas de que os combustiveis fosseis custam muito mais ao ambiente que aquilo que sai dos escapes dos veiculos.
se considerar-mos que cada vez mais se está a reduzir a produção de energia electrica com origem em carvao ou petroleo, preveligiando os parques eolicos e o gas natural...

diria que só alguem tendencioso consegue tentar dizer que os electricos sao mais poluentes que os de ci. deixemo-nos de aldrabices...


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por marcopns »

já alguém fez contas á energia consumida (perdida) para que 1 litro de gasolina venha do iraque ate ao nosso deposito? faz sentido comparar com as perdas do transporte das energias renovaveis e do carregamento das baterias?
uma solução que em teoria tornaria a mobilidade automóvel muito mais eficiente e menos inimiga do ambiente. bastaria que os carros levassem 5 pessoas em vez das 1,3 ou 1,4 actuais. seria um quarto (são fenómenos que crescem mais do que proporcionalmente com o número de veículos) da poluição, um quarto do congestionamento, um quarto de sinistralidade, um quarto de energia consumida. tudo ao alcance de todos, muito simples e bonito, só que... não funciona.
esta solução parece-me vinda do mundo dos sonhos onde toda a gente trabalha no mesmo local e tem o mesmo horário de trabalho. se assim fosse a solução mais lógica seria transportes públicos. a partilha de automovel é excelente mas só em sonhos atingiremos a reduções de carros na proporção de 1/4. è uma aspirina, porque o problema é apenas atenuado, a poluição continuará...

se eu for micro produtor e tiver um ve (que já é possível hoje) tenho a certeza que as minha emissões de co2 serao mais baixas que qualquer outra solução apresentada...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por jmal »

é isso mesmo marco, dai eu rotular alguns estudos desta maneira, utilizam o pior dos ve com baterias de chumbo com o melhor dos diesel em condições muito especiais, 45 % de eficiência num diesel só mesmo em situações irreais, ainda para agravar calculam todo o co2 emitido para produção de energia eléctrica com perdas e tudo, no caso dos veículos com ci calculam em base das emissões que os fabricantes indicam nos folhetos.

portanto cada 1 tire as conclusões que quiser, até agora não vi nenhum estudo credível em todos os aspectos, não precisa de dizer aquilo que já sabemos, mas convém que inclua as variareis de modo a ser o mais real possivel, e se o problema é a poluição das baterias então temos de acabar mesmo com os ci, porque utilizam baterias de chumbo.

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


migc
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda abr 20, 2009 1:46 am

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por migc »

caros,
como "causador" deste thread, respondo finalmente por aqui.
parece que há vários mal-entendidos do que escrevi, e peço a quem me criticou que releia o que escrevi. como exemplo, eu não disse nem dei a entender em lado nenhum que os ves eram piores que os cis! também fui acusado de ter um argumento do "mundo dos sonhos"... quando era isso mesmo que eu queria dizer. aquilo tipo de argumentos são do mundos dos sonhos.
gostei particularmente da acusação de estar ligado à indústria petrolífera. acho que basta ler dois posts ao calhas no blog para soltar uma gargalhada.

peço desculpa por começar logo a criticar, mas ouvir críticas de quem não leu o que escrevi não é uma forma salutar de discutir.

1) veiculos eléctricos são maus para o ambiente??
claro que sim. tal como um frigorífico e uma máquina de lavar, porque consome muita energia. não há volta a dar.
ser melhor que um ci não é razão para ser "bom" para ambiente, especialmente quando há soluções menos más.

2)
p.s. há ainda outro problema técnico, que é a inconstância da produção das fontes renováveis. só há energia eólica quando há vento, só há energia solar quando há sol. como os automobilistas não vão ficar à espera do vento/sol para poderem carregar as baterias, a ideia das "emissões zero" entra definitivamente no campo da ficção científica.
este é para rir, como se todos os veículos estivessem a abastecer ao mesmo tempo. parece que o carro eléctrico só pode vir quando realmente for verde, então e os outros transportes eléctricos, também só circulam quando à vento, já alguma vez tiveram parados por falta de energia, e porque são eléctricos em vez de a diesel.
não foi isso que escrevi. qualquer pessoa com conhecimentos sobre produção de energia eléctrica sabe que o armazenamento implica enormes desperdícios, e que as fontes renováveis não são fiáveis como fonte constante de energia. não é preciso ter todos os ves a carregar ao mesmo tempo. se não houver luz nem vento, basta haver um no país inteiro a querer carregar, para ir ter que ir buscar a outras fontes (claro que há as barragens, mas também não são tão constantes).

3) e repito o que escrevi no blogue, o que me escandaliza é haver uma tecnologia muito mais eficiente energeticamente - o autocarro a diesel, gasolina, gás, electricidade ou seja lá o que for - mas esta não merece qualquer atenção do estado. os carros eléctricos pelo seu lado já contam com 7 incentivos fiscais.
isto, é um absurdo.


cumps

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por serges »

boas,

bem vindo!

discordo da tua opinião!

que incentivos fiscais falas dos 796€ no irs ou da dupla tributação ia e iva não ser cobrado o primeiro?

se o ve não polui na sua locomoção e o seu dono tem paineis solares e carrega em casa com energia produzida por si qual o problema!

nem todos produzem a sua energia, certo mas comparado com o mal que o co2 causado pelos veiculos a combustão por favor sabes bem o mal que fazem, mais sabes bem os anos que têm esses mesmos veiculos!

por fim creio que a solução não é só uma mas várias e duvido massifiquem uma só solução como existe agora, pior que agora dificil!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
eddy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo nov 09, 2008 9:24 pm

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por eddy »

bem, os meus agradecimentos aos participantes deste tema. não pensei que teria tanta participação.

os veículos de transporte individual (eléctrico ou não) são mesmo uma necessidade hoje em dia e acho que continuarão a ser no futuro. vejo nos veículos eléctricos de 2 rodas grandes vantagens por ocupar pouco espaço nas cidades. nós aqui em portugal com um clima excepcional parece termos medo de apanhar um pouco de vento na cara. nos países mais a norte com temperatura mais baixas (frança, inglaterra, bélgica, holanda, alemanha, etc...) usam e abusam de scooters, motas e bicicletas nas cidades. e apesar de terem melhor qualidade de vida do que nós, não se vê tantos carros "caros"... as estações de caminhos de ferro têm parques de estacionamento para bicicletas e scooters. as cidades têm ciclo-vias e inclusive semáforos para estes.

a tecnologia de veículos eléctricos traz grandes vantagens porque não poluem "directamente" enquanto circulam. sou de opinião que se deva desenvolver cada vez mais. não sou de opinião que pelo facto de ainda não existir energia eléctrica 100% limpa que se deva parar com a produção deste tipo de veículos. há que desenvolver sim formas de produção de energia limpa, nem que seja com a instalação de painéis foto-voltaicos ou moinhos eólicos nos topos das nossas casa! quanto às baterias também é necessário evoluir e encontrar outras formas de acumular energia eléctrica. mas não concordo que se deva parar com a evolução e melhoramento destas tecnologias, nem promovendo discussões onde se subentende facilmente que é uma tecnologia para esquecer...


migc
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda abr 20, 2009 1:46 am

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por migc »

serges Escreveu: discordo da tua opinião!
ainda bem!
serges Escreveu: que incentivos fiscais falas dos 796€ no irs ou da dupla tributação ia e iva não ser cobrado o primeiro?
só isso? falo de irs, irc, ia, iuc e isp.

(o sétimo não era fiscal, era ajuda directa, peço desculpa)

serges Escreveu: se o ve não polui na sua locomoção e o seu dono tem paineis solares e carrega em casa com energia produzida por si qual o problema!
1. os custos não-ambientas/energéticos de um automóvel não deixam de ser enormes.
2. pq usar essa energia para o carro e não para o frigorífico? se não usasse o carro, poderia poupar energia gasta no frigorífico. e convenhamos, é impossível manter o actual gasto energético total do país baseado em renováveis. logo, reduzir um dos gastos, implica menos consumo de combustíveis fósseis.


migc
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda abr 20, 2009 1:46 am

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por migc »

eddy Escreveu:mas não concordo que se deva parar com a evolução e melhoramento destas tecnologias, nem promovendo discussões onde se subentende facilmente que é uma tecnologia para esquecer...
imagino que este comentário era dirigido a mim (mais ninguém pareceu ter uma posição destoante), mas já perdi a paciência de responder a críticas de quem não leu o que eu escrevi.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por marcopns »

[
migc Escreveu: 1. os custos não-ambientas/energéticos de um automóvel não deixam de ser enormes.
2. pq usar essa energia para o carro e não para o frigorífico? se não usasse o carro, poderia poupar energia gasta no frigorífico. e convenhamos, é impossível manter o actual gasto energético total do país baseado em renováveis. logo, reduzir um dos gastos, implica menos consumo de combustíveis fósseis.
a única forma de não teres qualquer custo ambiental é voltares a viver nas cavernas e andar a pé descalsos porque até os sapatos têm custo ambiental elevado...

o meu ve faz 30 km dia e consome o mesmo que um frigorifico. nao percebo o que quer dizer com o aumento exponencial de consumo electrico com a massificaçao de ves...


migc
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda abr 20, 2009 1:46 am

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por migc »

marcopns Escreveu:
a única forma de não teres qualquer custo ambiental é voltares a viver nas cavernas e andar a pé descalsos porque até os sapatos têm custo ambiental elevado...

o meu ve faz 30 km dia e consome o mesmo que um frigorifico. nao percebo o que quer dizer com o aumento exponencial de consumo electrico com a massificaçao de ves...
essa piada já é velhinha. e lá volto eu a repetir o que escrevi:
em todos estes aspectos (energia, ambiente e custos não-ambientais) um autocarro velhinho a diesel é muito melhor que um carro eléctrico. ao insisti-rse no carro eléctrico está a desviar-se a atenção do essencial.
e mais uma repetição:
segundo dados da dgeg referentes a 2006, o sector dos transportes consumiu 6900ktep de energia final, enquanto o consumo de electricidade se ficou pelos 4100ktep. dado que o automóvel privado leva uma fatia de leão do sector dos transportes (88% no transporte de passageiros que inclui a ferrovia, 98% do consumo total de gasolina, 84% do consumo total de gasóleo) parece-me justo concluir que a energia gasta em automóveis privados é maior do que todo o consumo final de electricidade no país.


migc
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda abr 20, 2009 1:46 am

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por migc »

nem notei numa coisa!
eu falo em custos não-ambientais e respondem-me com custos ambientais:
marcopns Escreveu:[
migc Escreveu: 1. os custos não-ambientas/energéticos de um automóvel não deixam de ser enormes.
a única forma de não teres qualquer custo ambiental é voltares a viver nas cavernas e andar a pé descalsos porque até os sapatos têm custo ambiental elevado...
eu participo em muitos blogues e fóruns, mas este tem um fenómeno paranormal qualquer. já perdi a conta à quantidade de comentários dirigidos a mim ou a algo que escrevi, onde é claríssimo que nem se leu o que eu escrevi. e foram vários os utilizadores. parecem estar todos tão de acordo uns com os outros, que algo que se desvie é para atacar a matar sem pensar primeiro.

não há paciência, da minha parte acaba aqui a discussão.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por jmal »

migc, entendo a sua posição, a sua luta é um pouco diferente da nossa, e no fim de alguns comentários seus estou plenamente de acordo consigo, claro que devemos lutar pelo transporte mais eficiente e claro que esse será aquele que gasta menos em função do numero de passageiros, dai dizer que o velhinho autocarro a diesel ser o mais eficiente, e tem razão nesse aspecto. no entanto devo salientar que a maioria destes utilizadores não têm possibilidade de utilizar transportes públicos, que é o meu caso, não vivo numa cidade, mas sim numa aldeia maravilhosa e trabalho numa pequena cidade na região oeste. para o meu local de trabalho não tenho mesmo possibilidade de me transportar por transportes publicos, por 2 razões;

1-incompatibilidade de horário, o transporte de manha passa ás 7:05, eu entro ás 9:30 e estou a 15 kms do trabalho, mesmo assim tinha de fazer 2 trocas de autocarro para chegar ao destino, e saio depois das 19horas, a partir dessa hora não tenho transporte publico.

2- economia, mesmo que a viagem de ida e volta fosse possivel, gastaria cerca de 3 euros por dia.

sou adepto da partilha de carro, mas infelizmente não tenho pessoas com quem possa partilhar, além disso o meu horário de trabalho não é certo, um técnico informático não tem horário de trabalho, os que referi acima são os que contam na folha de ordenado.


agora entendo as suas "lutas", lamento imenso não ter compreendido mais cedo, mas de facto e relendo os seus post's como fazemos normalmente, ou seja rapidamente, parece que os ve's são maus, mas compreendo que o que quer dizer é que todos são maus.

boa continuação....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por Bluesky »

quem diz um autocarro a diesel diz um autocarro electrico... com extensor solar.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por mix »

a "luta" do migc é a mesma que a nossa, maior eficiência energética e melhor ambiente, mas no meu ponto de vista mais radical.
é óbvio que os transportes públicos são mais eficientes que os ve's individuais e deve-se apoiar ao máximo a sua utilização e as empresas que exploram a área, mas infelizmente a realidade é que as pessoas estão demasiado habituadas ao transporte privado, por conforto. (já nem falo em situações como no caso do jmal, por não existir infraestruturas decentes que seriam combatidas com investimentos)
para alterar a situação para melhor e o mais rapidamente possivel, a meu ver, tem que passar pelos ve's privados, pois por muito boa rede publica que pudesse existir havia sempre muito boa gente a utilizar o transporte privado, isto enquanto a mentalidade não alterar, o que vai levar muitas gerações.
continuação de uma boa "luta"!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por visitante »

vivam ...

nenhum veículo eléctrico é mau para o ambiente..a forma de obtenção da energia que o faz mover é que poderá ser..

a questão de escolha do meio para mobilidade individual é por cá condicionada pela péssima (e cara em diversas vertentes..se considerarmos que tempo..stress tambem são dinheiro) rede de transportes públicos fora da area dos grandes centros urbanos..

mesmo nestes grandes centros urbanos não existe uma eficaz..antes pelo contrario..politica de desincentivação ao uso do veículo particular..aliás o seu uso (mais propriamente o seu estacionamento) até é importante fonte de receita..por via de tarifario ou de coima..

uma medida que creio devia ser interessantissima de ver por cá aplicada é a que já é aplicada na cidade de londres..onde para se entrar no nucleo alargado (e com projecto de extensão da abragencia) com veículo ci é aplicada uma taxa equivalente á utilização da eficientissima rede de transportes publicos..além de uma taxa de parqueamento nunca inferior a cerca de €5,00/hora..

temos assim uma forma penalizante de utilização de ci´s mas no reverso temos o incentivo/prémio a quem utilize outros tipos de viaturas..desde a isenção da taxa acima indicada até parqueamento a custo muito reduzido..

como resultado e a termo comparativo..o nivel de qualidade do ar melhorou de forma fantástica..até á uns quantos anos respirar em londres era quase um sacrificio..hoje é quase como estar nos arredores..
em lisboa ou porto a realidade é completamente diferente..basta passar poucas horas numa destas lusas cidades puxar por um lenço branco e assoar..cá fica negro..por lá nem por isso..e vá lá que no porto a maioria dos autocarros ci funcionam a gás natural..

para terminar..não cheguei a perceber como é que se concluí que os velhinhos autocarros a diesel..como os inumeros "double-deckers" que ainda circulam em londres..são mais eficientes em termos ambientais que um ve..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por Bluesky »

nenhum veículo eléctrico é mau para o ambiente..a forma de obtenção da energia que o faz mover é que poderá ser..
hmm, se um gajo qualquer do petroleo me pagar bem eu descubro muitas razoes: por exemplo, os veiculos electricos matam sem piedade por atropelamento as velhotas e os bichos devido ao seu silençio, logo sao maus para o ambiente ... a partir de agora só se me pagarem é que eu digo as outras... a minha conta bancaria é 00381999200034588822789200 do bcp

despeço-me com amizade até ao proximo programa de lavagem cerebral...perdao... informativo regional....
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

cax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda mar 03, 2008 11:16 pm

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por cax »

in topic:
creio que o fabrico de um ve ou de um ci terá o mesmo impacto ambiental, também na hora de irem para a sucata tudo dependerá do nível de reciclagem que potencialmente também será igual.

off topic:
a discussão sobre qual o meio de transporte mais eficiente=económico=ecológico é estéril.
o que está verdadeiramente em causa é o uso racional dos meios de transportes. se moras a menos de 2.000mts do trabalho o mais eficiente é ir a pé. para te deslocares de bicicleta depende de teres um percurso plano, condição física (idade), interfaces com transportes públicos. se moras numa zona bem servida de transportes públicos com horários adequados, etc, etc.
quanto a carros eléctricos vs. ci, para já os primeiros só são uma alternativa viável para deslocações curtas, continuo a não dispensar o meu diesel de 6l/100kms para grandes viagens pois não me estou a ver a parar 5 ou 6 vezes para reabastecer a ir de viana para o algarve.
o que não me passa pela cabeça, por razões económicas=ecológicas=bom senso é pegar no carro para andar em filas diárias ou ir ao café. para isso tenho os pés, a bicla e a bereco (40 kms/dia).

Responder

Voltar para “Ambiente”