Produção laboratorial de Biodiesel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
Ignoto
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 18, 2009 1:55 pm

Produção laboratorial de Biodiesel

Mensagem por Ignoto »

carissimos:

após a leitura atenta de alguns posts do forum, fiquei com a impressão de que é possivel a produção de biodiesel de diversas formas (uso de quantidades de reagentes diferentes).
desta forma, gostaria de vos pedir, se não for abuso de minha parte, um procedimento com vista á produção de biodiesel em laboratorio, em pequena escala, de forma simples, usando metanol e naoh.

atentamente.
ignoto

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Produção laboratorial de Biodiesel

Mensagem por jmal »

olá, nesse caso continua a ler mais um pouco, existem por aqui muitas formulas e métodos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Ignoto
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 18, 2009 1:55 pm

Re: Produção laboratorial de Biodiesel

Mensagem por Ignoto »

boas.

usando oleo novo:

(segundo o user fry, espero que não se importe da referencia)

1l de oleo novo;
0.22l de metanol;
5g de naoh;

aquecer o oleo a 55ºc;
adicionar e misturar o naoh com o metanol;
adicionar esta mistura ao oleo e agitar frenéticamente durante pelo menos 20 minutos;
adicionar 50ml de agua à mistura, agitando mais 2 minutos;
deixar em repouso;

ao fim de 30 minutos, retirar a glicerina (aqui a minha dúvida: ficando a glicerina no fundo do recipiente, como proceder? recurso a decantação? );
adicionar 220ml de agua e agitar com cuidado;
remover a agua, que deve estar turva;
repetir as vezes necessárias, agitando de forma mais intensa, até que a agua fique transparente.

a 1ª parte irei realiza-la um gobelé (copo), sendo que aquando da decantação irei usar uma ampola de decantação, para extracção liquido-liquido.

se pretender usar apenas 250ml de oleo, basta-me apenas diminuir proporcionalmente os restante reagentes, ou haverá alguma excepção?

atentamente.
ignoto

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Produção laboratorial de Biodiesel

Mensagem por Luciano Kaefer »

além dessa receita básica do fry, tem muitas outras que foram incluidas depois. convém ler, vai encontrar dicas preciosas que não serão reunidas numa só resposta.

quanto à decantação, você tem que usar um recepiente cônico, com uma abertura na parte inferior, para extrair a glicerina, depois de decantada.

como exemplo, uma garrafa pet de cabeça para baixo. pode adaptar uma torneira na parte inferior, ou para testes, basta afrouxar a tampa que a glicerina sai.

tem muito material já produzido nessa secção. inclusive para bio de origem na gordura animal.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “BioDiesel”