Duvida . Urgente...

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
jsm221
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: quarta dez 23, 2009 8:59 pm

Duvida . Urgente...

Mensagem por jsm221 »

boas pessoal.

não sei se vou fazer repost , e se o fizera as minhas desculpas.

mas tenho uma duvida que me esta a preocupar um pouco , a minha mãe já uns aninhos que guarda os óleos usados e azeites mas ele misturou óleos com azeite e agora eu estou a filtrar tudo para começar a fazer biodisel , o azeite nas faz mal estar misturado ? o azeite também da para fazer biodisel juntamente com o óleo?

agradecia as vossas respostas


cumprimentos
joão martins

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Duvida . Urgente...

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

quando é conhecida a procedência do óleo e ele provem de fritos vegetais, a qualidade do biodiesel será melhor.
quando não se conhece a procedência, é possível que ele esteja com um blend de óleo vegetal+gordura animal.
na titulação, vais descobrir a quantidade de naoh que precisarás.
se tiver presença de gordura animal junto, aconselho a ler a secção sobre biodiesel com gordura animal, pois é um pouco diferente.
dê uma boa vasculhada nos tópicos abertos. tem muita informação já compilada, com muitas fotos, explicações e opiniões.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
jsm221
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: quarta dez 23, 2009 8:59 pm

Re: Duvida . Urgente...

Mensagem por jsm221 »

boas

então o azeite não faz mal estar misturado com óleo certo?
faz mal fazer biodiel com oleos um pouco mais escuros?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Duvida . Urgente...

Mensagem por Luciano Kaefer »

é possível utilizar-se de vários tipos de óleos misturados para fazer biodiesel. depende essencialmente da qualidade deles. quando tu ver que um óleo é quase "podre", nem tente. mas se for óleos de várias origens, mas de aparência normal, não há problema, pois através da titulação, vais descobrir a quantidade de naoh para realizar a transesterificação.
cuide apenas se os óleo misturados, não possuem muita quantidade de gordura animal, pois aí, o protocolo é diferente.
tudo o que está perguntando, já está esclarecido em outros tópicos. convêm procurar, pois muitos usuários, que no passado deram valiosas contribuições, já não estão mais por aqui.
sei que procurar é chato e cansativo, mas a riqueza de informações será muito maior.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “BioDiesel”