O que estou fazendo de errado?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

valeu pela informação pedro.
grande abraço,
eron.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

alguém sabe como funciona a eletrólise do óleo antes da transesterificação, que segunda consta teria como resultado um bd de melhor qualidade. ouvi dizer que independe a qualidade da graxa, de sua acidez, presença de água e outros. (????)


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

olá a todos, volto a postar depois de algum tempo apesar de constantemente acessar o fórum para ver novidades. desta forma, quero fazer uma pergunta neste tópico e depois ver se é o caso de abrir outro. existe algum tópico específico sobre utilização direta do glicerol, resultante do biodiesel, como combustível? li a síntese de um trabalho acadêmico da universidade federal do rio de janeiro (ufrj) que trata da aplicação do glicerol em células de combustível. alguém sabe algo a respeito? talvez, alguém possa dizer algo sobre a utilização do glicerol como combustível. o que acham? é o caso de um novo tópico a respeito?
afinal, preciso dar um destino ao glicerol que vem acumulando dia-a-dia (antes vendia, mas não mais).
agradeço respostas.


PHenrique
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sábado mai 30, 2009 12:00 am

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por PHenrique »

eron, ate onde eu saiba com a tecnologia q temos hj o glicerol (glicerina) so deve ser usado como combustivel se for em caldeiras pra geracao de vapor, pois e´ um otimo comburente !!!
pode ser usado tbm como suplemento em racao animal !!! misturado com a racao em pequena quantidades !!!
alem disso so para industria mesmo !!!
alias gostaria de ver esse artigo, vc tem o link dele ai ???

abraco pedro


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

olá phenrique, bom dia.
desculpe a demora, mas são os diversos afazeres...
existe muito material de pesquisa a ser lido e pode ser acessado via google, mas creio que entre tantos que li, o que me referi anteriormente pode ser visto acessando a página do google, e na caixa citar "termodinâmica e simulação de sistemas de células a combustível". creio que irá direto à página.
achei interessante o assunto e como também fiz um gerador de hho, que ainda está merecendo maior atenção, estou buscando ajuda dos mais entendidos a respeito. quem sabe está aí uma outra solução.
abraços.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Geogalhano »

amigos, tenho assistido a esta discussão. ainda sou novo nisto. utilizo o biodiesl a 10 % num seat ibiza comercial com 1900 de cilindrada do ano de 1996. até hoje tudo bem.

comecei a tentar produzir algum biodiesl a partir de óleo usado. apenas uma produção laboratorial. a primeira vez foi um fiasco e não fiz mais.

foi um fiasco creio que por falta de experiência. fiz tudo direitinho com as doses certas, mas sem fazer nenhum teste ao óleo usado.

no final de 1 hora com uma agitação atravéz de agitador magnético, deixei a repousar num funil gigante com torneira em baixo. formou-se no fundo um óleo preto com muitas impurezas, quase tipo petróleo bruto.retirei esse óleo preto abrindo a torneira. depois usando água da torneira e já com o biodiesel à temperatura ambiente, pulverizei com enubilizador o biodiesel com a água, mexendo com uma vareta de vidro manualmente. começou de imediato a mudar de cor e a ficar maionese.a água ficou no fundo, mas o biodiesel ficou tipo água com leite, creio ser a tal maionese que vocês falam.

gostava de ver fotos dos aspectos da vossa experiência.

o colega neste post disse que ía colocar fotos mas nunca mais as colocou.
agradeço ajuda.

ps: usei 3 litros de ovu.

obrigado

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Luciano Kaefer »

ola. recomendo passar os olhos no tópico sobre biodiesel com banha de porco, em experiências e protocolos. tem muitas fotos, erros acertos e finalmente, o biodiesel tão esperado.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

bom dia geogalhano, realmente há necessidade de mais leitura. não desista e boas experiências.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Geogalhano »

eron Escreveu:bom dia geogalhano, realmente há necessidade de mais leitura. não desista e boas experiências.
eron, já li tudo, principalmente aquele tópico enorme sobre bd de óleo animal. mas vocês lá falam em sebo e banha, o que não é o meu caso, embora o meu óleo seja um mix de varios tipos de frituras.

desta vez fiz tudo certo, na lavagem, depois de 2 ou 3 lavagens a água sem cristalina, mas o bd não está transparente como vocês mostram nas vossas figuras, está mais tipo sumo de laranja. pode ser mesmo assim ou existe ainda alguma coisa mal.

em relação aos vossos protocolos, principalmente do tópico de óleo de banha e sebo, seria interessante alguém resumir aquele extenso tópico, num protocolo mesmo, pois acho que esse tópico foi abandonado prematuramente, ninguém mais falou nada da sua experiência, sempre conseguiram produzir em grande escala? colocaram nos veículos? o que aconteceu?

um abraço


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

geogalhano, bom dia.
o fórum sobre gordura animal, aberto pelo experiente luciano (que agradeço pelo muito que fez ao me ajudar a fazer um bom bd), chegou a um protocolo final, que pela experiência deles obtiveram um bd de boa qualidade, com algumas observações quanto aos períodos de frio.
as lavagens por meio de aspersão de água devem ter cuidado especial, pois se realizadas incorretamente podem produzir aquilo que ficou dito como "maionese". lembre-se dos comentários que ainda me vêem à memória: " bem de lento..." esse é o segredo.
quanto a cor, enquanto tiver água fica opaca, depois de retirada a água, fica translucido.
boa sorte e continue na pesquisa e post qualquer novidade para todos nós.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Geogalhano »

amigo eron:

volto a dizer que era interessante um pequeno protocolo daquilo que foi feito, embora fosse melhor o mesmo ser feito por quem já faz o biodiesel com sucesso.
é que na discussão deste tema, existem coisas contraditórias e que não fazem sentido.

por exemplo, no meu caso, relatado anteriormente, sobre o facto de ficar água misturada no biodiesel, ao que li aqui no fórum, é sugerido aquecer a 100ºc para evaporar a água. este procedimento torna o processo caríssimo e enviável, pois de certo que ficará mais dispendioso que o diesel normal.por outro lado o aumento da temperatura para 100ºc poderá evaporar o metanol, já sei que isto depende das misturas, mas é um risco uma incógnita, certo?

portanto pergunto, qual o melhor método para retirar a água, se é água que obtenho no meio do biodiesel, pois quando junto mesmo água limpa, esta cai logo de imediato para o fundo do funil, ficando límpida e cristalina, se assim é, como é possível ficar água no meio do biodiesel?

sugiro também que as fotos sejam colocadas num local só de fotos, pois a grande maioria que aparece no fórum estão desactivadas.

obrigado e agradeço a continuação da ajuda.

já agora arranjo metanol a 0,80 centimos, pergunto se é barato ou caro.

mais uma vez os meus parabéns aos criadores deste fórum.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

O BD tem como característica reter água, mesmo que do ambiente, assim como o diesel fóssil, portanto a presença de água é algo a ser considerado sempre. Quando se faz a limpeza do biodiesel por meio de aspersão de água, a maior parte vai ao fundo e outra permanece no BD. Efetivamente não há necessidade de se chegar a 100 ºC para evaporação d´água. Eu mesmo retiro a água com 60-75 ºC, estando o BD em circulação.
A limpeza tem como objetivo retirar restos de glicerina e catalizador.
Não confunda aquecer o BD para a reação de transesterificação, com aquecer o BD para secagem após limpeza.
Por fim, se vc agitar o BD com presença de água, vai virar "maionese", e quanto a custos, isso é regional, veja o que melhor lhe cabe.
Abs.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Geogalhano »

Eron Escreveu:O BD tem como característica reter água, mesmo que do ambiente, assim como o diesel fóssil, portanto a presença de água é algo a ser considerado sempre. Quando se faz a limpeza do biodiesel por meio de aspersão de água, a maior parte vai ao fundo e outra permanece no BD. Efetivamente não há necessidade de se chegar a 100 ºC para evaporação d´água. Eu mesmo retiro a água com 60-75 ºC, estando o BD em circulação.
A limpeza tem como objetivo retirar restos de glicerina e catalizador.
Não confunda aquecer o BD para a reação de transesterificação, com aquecer o BD para secagem após limpeza.
Por fim, se vc agitar o BD com presença de água, vai virar "maionese", e quanto a custos, isso é regional, veja o que melhor lhe cabe.
Abs.
Mas caro Eron, existe aqui uma contradição nas suas palavras, diz-me que aquece o BD a 60-75º para retirar a água com o BD em agitação, e logo abaixo diz que se agitar o BD com a presença de água, vira maionese, pois foi isso q me aconteceu. Então pergunto, é para agitar ou não?

Obrigado


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

Não há contradição e sim falta de informação talvez pela leitura rápida nos tópicos.
Jamais agite o BD com presença de água durante a limpeza. Após vc ter retirado a água que decantou da última lavagem, restará pouquíssima água ainda agregada ao BD, então, aqueça inicialmente a 50ºC e após inicie a agitação para evaporização mais rápida. Eu uso antes da primeira lavagem ácido clorídrico que ajuda a evitar a maionese. Leia mais sobre o assunto.
Abs.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

Se for utilizar o ácido clorídrico leia as mensagens anteriores e lembre-se dos cuidados necessários e dos equipamentos de proteção.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Geogalhano »

Eron Escreveu:Não há contradição e sim falta de informação talvez pela leitura rápida nos tópicos.
Jamais agite o BD com presença de água durante a limpeza. Após vc ter retirado a água que decantou da última lavagem, restará pouquíssima água ainda agregada ao BD, então, aqueça inicialmente a 50ºC e após inicie a agitação para evaporização mais rápida. Eu uso antes da primeira lavagem ácido clorídrico que ajuda a evitar a maionese. Leia mais sobre o assunto.
Abs.
Caro Eron, tudo bem, o meu procedimento foi mesmo esse. Fiz a lavagem com água em spray, bastante devagar, tipo aqueles sprays para aplicar nas plantas. Logo da primeira vez o BD ficou tipo sumo de laranja. Fiz várias vezes isso até que a água foi saindo transparente e limpa.Mas o BD continuou sumo de laranja. Apliquei ácido clorídrico a 10 % na água destilada, apliquei novamente em spray--a água saíu limpa e translúcida, mas o BD continuo sumo de laranja.

Aí retirei o BD e levei-o a 100ºC com agitação, e ficou tudo maionese, só aqui ficou tudo maionese, não antes.

Mesmo você nesta parte diz "aqueça inicialmente a 50ºC e após inicie a agitação para evaporização mais rápida", então volto a perguntar e desculpe a insistência, é para agitar aqui ou não?

Obrigado e desculpe, mas estou no inicio e isto não resulta.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Geogalhano »

Eron Escreveu:Se for utilizar o ácido clorídrico leia as mensagens anteriores e lembre-se dos cuidados necessários e dos equipamentos de proteção.
Obrigado pelo aviso, mas eu trabalho em laboratório e conheço os produtos, mas acho o aviso importante pois nunca sabemos quem está do outro lado.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

Olá.
Pelo seu texto, a água que está sendo lançada ao BD para lavagem deve estar muito forte. Vc deve usar nebulizador. A água deve ser lançada como se fosse uma névoa, extremamente fina, pois se for mais forte que uma névoa vc terá como resultado a "maionese".


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

Faça assim: Após a retirada do glicerol, adicione o ácido clorídrico (veja mol) ou o ácido fosfórico e misture junto ao BD por alguns minutos(agitação), depois inicie as lavagens com água por meio de névoa, tantas vezes quanto forem necessárias até vc observar que o BD está limpo e não mais sai restos de glicerol ou qualquer outra coisa, ou seja, sai somente o BD com uma cor opaca devido ainda a presença de micro partículas de água. Depois disso aqueça o BD a +- 50ºC e logo em seguida inicie a agitação ou recirculação do BD, mantendo a uma temperatura de 60-75ºC.


Autor do tópico
Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: O que estou fazendo de errado?

Mensagem por Eron »

O tempo de secagem varia, mas fica em torno de 2 horas. Depois de resfriado, retire cerca de 3 litros pela saída de baixo (funil) e guarde para ser recolocado quando de nova produção, durante a fase da lavagem. Esta retirada de 3 litros seria uma espécie de garantia de que foi retirado qualquer vestígio de impureza ou água que veio a decantar ao fundo.

Responder

Voltar para “BioDiesel”