opinião sobre protocolo

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
hb_2011
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda dez 06, 2010 11:24 am

opinião sobre protocolo

Mensagem por hb_2011 »

olá a todos
já tenho o meu reactor quase finalizado, espero em breve colocar fotos.
entretanto queria a vossa opinião sobre como penso fazer o meu primeiro lote:

tenho um reactor de cuba de inox 75lts capacidade bruta com resistencia de inox com 1mt comprimento e 2000w de potencia, com bomba de circulação de uma maquina de lavar loiça, sai por baixo e entra por cima.tenho válvulas que permitem drenar a bomba e as tubagens para evitar retornos e o reactor por enquanto é aberto porque ainda não tenho recuperador de metanol feito e assim posso usar o reactor para secar o bio.

retirando ideias dos diversos posts que li vossos e de outros artigos estou a pensar fazer assim:

1º-decantar e coar o óleo usado que está em bidões já á alguns meses com coador de cozinha
2º-deitar dentro do reactor 50l de óleo usado decantado e coado, ligar a bomba e meter o termostato nos 70ºc e deixar por 2 horas para secar o óleo.
2º-deixar arrefecer um poucõ e regular o termostato para 55ºc
3º-misturar 200ml metanol por litro de oleo com 6,5gr de soda caustica por litro de óleo (para 50 litros de óleo dá 10 litros de metanol e 325gr de soda) por enquanto não tenho ainda o equipamento para fazer a titulação por isso queria experimentar com 6,5gr antes de gastar mais dinheiro em equipamento). misturar num bidon de plastico fechado, apertar o bidon antes e meter a rolha para permitir que o mesmo inche enquanto a soda dissolve, agitar o bidon e quando estiver tudo dissolvido adicionar ao óleo dentro do reactor através de uma bomba autoferrante (bomba de máquina de café).cerca de 1litro por minuto talvez.
4º- deixar o reactor ligado com aquecimento a 55ºc e a bomba ligada durante hora e meia.
5º-desligar a bomba e meter o termostato nos 30ºc e deixar assentar o glicerol por 12horas.
6º-retirar o glicerol abrindo a torneira de baixo da cuba, quando sair limpo fechar.
7º-com um chuveiro deitar cerca de 10litros de água e deixar repousar meia hora.retirar a água pela torneira de baixo.repetir isto mais duas vezes.
8º-ligar a bomba e meter o termostato nos 70ºc por duas horas para secar o bio.
9º-testar e filtrar com filtros de café

acham que vai sair bio bom ou estou a fazer algo muito mal?

Avatar do Utilizador

extyleer
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado mai 26, 2012 11:01 am
Localização: Câmara de Lobos, Ilha da Madeira

Re: opinião sobre protocolo

Mensagem por extyleer »

Pela pouca experiência que tenho, penso ser 6,5gr de soda caustica por litro de óleo muita soda!!!
Mas que falem os mais entendidos... Mas hb_2011 já fizeste assim e funcionou?
Em que te baseaste para colocar 6.5gr de Soda????
Quero Adquirir Uma Boa Viatura Para Andar com Óleo Directo, farto de ser Assaltado nos Postos de Combustível.

Responder

Voltar para “BioDiesel”