Notícias de carros a biodiesel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Notícias de carros a biodiesel

Mensagem por mauri »

Português vai percorrer 13.000 quilómetros para testar eficiência do biodiesel automóvel
12.07.2012

Um professor da Universidade do Minho começa nesta quinta-feira a percorrer 13.000 quilómetros, entre as cidades de Salvador da Baía, no Brasil, e Ilo, no Peru para testar a eficiência do biodiesel automóvel.

Imagem
No Peru vão ser percorridos 250 quilómetros diários

Jorge Martins, do departamento de Engenharia Mecânica na Universidade do Minho, está actualmente na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a fazer investigação sobre a utilização do biodiesel. O académico português vai participar na “I Travessia Interoceânica B100 Brasil-Peru”.

Nesta expedição vão ser utilizadas duas pick-ups para fins comparativos, uma abastecida com gasóleo e a outra com biodiesel puro (B100), “cem por cento natural” e produzido na Instalação Piloto de Produção de Biodiesel da UFBA, com óleo vegetal proveniente de hospitais, restaurantes e vendedores ambulantes de uma especialidade gastronómica da Baía, o acarajé.

Na viagem serão realizados testes de emissões poluentes e do desempenho das pick-ups para comparar o comportamento do biodiesel relativamente ao gasóleo. O percurso vai demorar 20 dias, com médias diárias de 700 quilómetros percorridos no Brasil e de apenas 250 quilómetros no Peru, devido às condições das estradas e à montanha.

Segundo a Universidade do Minho, a expedição “visa chamar a atenção para o potencial de expansão dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, (...) contribuindo para o desenvolvimento de técnicas e tecnologias sustentáveis, eficientes e inovadoras”.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1554556
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “BioDiesel”