Duvida sobre glicerina...

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Duvida sobre glicerina...

Mensagem por Garras »

boas tardes caros amigos.
tenho andado aquo com uma duvida em relacao a glicerina que sobra cada vez que fazemos o nosso precioso biodiesel...!
todos sabemos que com a gliceria se pode fazer sabonetes, bonecos, velas...e tudo mais que a cabeca imaginar, mas a grande duvida que me prende ainda nao me deixou comecar a fazer nada disso...
ora, depois do bd processado, a glicerina que sobra nao é pura.
aquilo tem praí 20% de metanol e soda caustica á mistura.... como é k eu tiro aquilo de la ????
fervo a glcerina (pra tirar o metanol) e depois lavo-a com agua pra tirar a soda caustica ?
ou ha algum processo que eu nao conheco ??
(desculpem estas perguntas todas mas procuro arranjar um metodo pra, pelo menos tentar, aproveitar a materia prima quase toda.)

ate ja e grande abraço a todos!!
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

fazes destilação. retiras o excedente de metanol e reciclas. posteriormente já podes fazer sabão etc etc....
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

ola fry e obrigado pela resposta.
em relacao ao metanor, pensei bem... realmente basta destilar.
agora em relacao asoda caustica a mais ?? isto se houver la alguma coisa a mais claro...!!
em principio nao esta a mais pois quando se que fazer sabao junta se um monte de soda com agua quente... axo k basta mesmo destilar pra sair o metanol.
muchas gracias fry.

grande abraco
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

o sabão é feito com soda caustica
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Flower power
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 26, 2006 12:38 pm

Comprador de Glicerina

Mensagem por Flower power »

olhem aqui este comprador de glicerina: [email protected]

parece mentira e deve impor muitas condicoes mas a primeira vista parece importante.


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

o site está fraquinho

mas a companhia pode ser interessante

barbas


Marco Araujo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo jan 28, 2007 5:26 pm

Fabricação de biodiesel

Mensagem por Marco Araujo »

olá, bom fim de dia.

estava interessado no fabrico de biodiesel, gostaria que me pudessem ajudar. obrigado


marco a.

Avatar do Utilizador

purify
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm

Mensagem por purify »

o sabão é feito com soda caustica, mas este não está presente no sabão!

muito cuidado, devemos retirar o excesso de metanol e de soda caustica, senão em vez de lavar as mãos, nem queiram saber o que estão a fazer.
o garras ao perguntar, sugeriu as respostas certas. para além de aquecer para remover o metanol, deve ser lavado para tirar a soda. quanto mais remover, melhor.. também é preferivel lavar mais que uma vez com pouca água do que uma vez com muita água..

eu tive a infelicidade de deitar fora a glicerina na minha primeira experiência, mas neste momento estou preocupado em arranjar uma forma de produzir pouco biod, mas de forma efeciente e segura.
(até porque tenho ~8lit de biod produzido e tenho um rover 213 (antigo) a gasolina a proxima aquisição é um chaço que goste de biod )

temos sempre de ter em conta em produzir menos residuos quanto possivel e electricidade (apesar de não ser mto cara, consome uma fonte fóssil.. e como alguns de nós faz isto para arranjar mais uma solução para o problema, e não só pelo desconto$$, há que produzir com cuidado e de for efeciente/sustentável)

cumprimentos


BLINDA BIODIESEL
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta nov 24, 2006 12:10 pm
Localização: Brasil

Glicerol

Mensagem por BLINDA BIODIESEL »

poderá utilizar o glicerol como nutriente para ração animal.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

glicerol deverá ser muito bem limpo e purificado antes de ter um fim desses..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

na minha opinião não me parece boa ideia lavar a glicerina para remover a soda caustica para já não falar nas impurezas que ficam na glicerina se usarmos oleo usado, uma vez que a glicerina é soluvel em agua.
acho que o unico processo eficiente é a destilação a baixa pressão e elevada temperatura já que a glicerina tem um ponto de ebulição de 290ºc.

Avatar do Utilizador

caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
Localização: Sintra - Ericeira

Mensagem por caracol »

como é que fazem a destilação do metanol para este sair puro??
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.

Avatar do Utilizador

purify
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm

Mensagem por purify »

red baron,

corrijo o que disse, não é possivel lavar para remover a soda, até porque o sabão precisa de mais soda!!! para quem quiser dar uso à glicerina (e para quem sabe o que está a fazer..) o melhor é fazê-lo a partir de óleo pouco usado, como o de casa..

quanto à destilação, não sei se te referes à vaporização da glicerina.. se assim for, não será possivel fazer isso em instalações caseiras. e mesmo que desse o gasto de energia seria elevado.
se fosse para remover a água, seria uma forma de a remover a uma temperatura abaixo de 100ºc.

cumprimentos
Rover 213 SE Gasolina! Shame on me...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

exacto.
o que eu quis dizer foi precisamente atingir o ponto de vaporização da glicerina.
concordo plenamente que esta operação não deve ser feita em casa.

fica bem mais barato ir ao mestre maco ou ao carrefour e comprar um frasco de glicerina no caso de precisar de pequenas quantidades (exº para fazer um creme hidratante- existem muitas receitas na internet) se for para fazer sabonetes só se for por curiosidade tipo hobby senão mais vale comprá-los.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Destilação do metanol.

Mensagem por RED BARON »

caracol Escreveu:como é que fazem a destilação do metanol para este sair puro??
a destilação do metanol para que saia "puro" não tem nada de especial.

supondo que se quer separar o metanol da dita glicerina resultante do processo do biodiesel.

1-quando dizemos puro devemos dizer: suficientemente puro para o fim a que se destina.

2-se for para utilizar novamente no processo do biodiesel a agua é a impureza mais problemática por varias razões:

-oleo imperfeitamente seco antes do processamento de bd.

-não utilização de metanol anidro (sem agua). o mais vulgar contem 0,5% de agua que é bom para o bd mas seria melhor se fosse metanol 100%.

-adição de agua para parar o processo de transesterificação e acelerar a separação da glicerina.

3- as restantes impurezas poderão ser apenas vestigios de soda caustica apenas algumas p.p.m. (partes por milhão) visto que a soda caustica é um sólido e não parece ser problema ser o metanol for para voltar para o processador, livre ou em metóxido.

ainda podem existir vestigios de glicerina oleo bd etc mas tudo em quantidades infimas e que tambem não representam problema.
Última edição por RED BARON em sexta mar 30, 2007 11:38 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

o problema da agua no metanol destilado pode ser resolvido da seguinte maneira:
tentar se possivel evitar adicionar os 5% de agua depois de completado o processo, esta agua fica presente na glicerina aumentando drasticamente a % de agua na glicerina e depois no metanol destilado, mas se este processo for de tal maneira vantajoso que tenha mesmo de acontecer não há problema.

depois de destilar todo o metanol faz-se uma nova destilação onde a temperatura acima do nivel do metanol e dentro da cuba destiladora não ultrapasse os 67ºc.

o residuo ainda é muito rico em metanol e convem guardar para juntar à proxima "tachada" de glicerina que vai ser destilada.
finalmente ter em atenção em utilizar um recipiente de destilação muito bem limpo.

outra dica que ajuda muito quando sefaz uma destilação é envolver toda a cuba de destilação com lã de vidro ou outro material isolante. desta maneira poupa-se energia, e evita-se o refluxo dentro da cuba diminuindo grandemente o tempo necessário da operação.

para controlar a temperura dá muito jeito um termometro inserido, por exemplo num tubo de cobre soldado no topo do recipiente.

espero ter ajudado.

Avatar do Utilizador

purify
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm

Mensagem por purify »

boas a todos,

quanto à pureza do metanol, deve-se ter em consideração pelo menos dois factores:

- se a temperatura for de 50-60ºc a evaporação da água é pequena e tanto menor quanto menor a temperatura. por isso os 5% de água no final não interfere muito.

- tanto o metanol como o etanol são hidrofilicos, são atraidos pela água.. assim, convém que o reservatório de recolha seja minimamente isolado! isto pode ser mais significativo caso o ambiente seja húmido.

não conheço valores de pureza desta 'destilação caseira' mas deve ser suficiente para reutilizar para produzir biod.. porque mesmo que este tenha 5% de agua suponha-se, será 1% na reacção.

à uns tempos vi um condensador (julgo que não foi a partir deste forum) em cobre com camisa de arrefecimento e tudo.. o tipo investiu bastante na recuperação do meoh. é uma questão de pesquisarem ou se quiserem posso procurar..
Rover 213 SE Gasolina! Shame on me...

Responder

Voltar para “BioDiesel”