Biodiesel e caldeira de aquecimento a Gasóleo.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Biodiesel e caldeira de aquecimento a Gasóleo.
alguem sabe me dizer se é possivel utilizar biodiesel em substituição do gasóleo nas caldeiras de aquecimento?
se sim, em que percentagens? é possivel utilizar bd 100 ?
grato,
marco.
se sim, em que percentagens? é possivel utilizar bd 100 ?
grato,
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por acaso já fiz essa experiência. o problema é que o ponto de inflamação do bd é mais alto, a caldeira tem dificuldades em arrancar. depois, quando aquecida, trabalha bem.
para melhorar o arranque e a queima, mesmo com o gasóleo de aquecimento, foi-me aconselhada a adição de 5% da gasolina bp ultimate (especificamente esta). por isso vou experimentar.
já experimentei o ov até 70%, aquecido e com 5% da gasolina 95. com maiores percentagens não arrancava.
julgo que bd pode ser misturado nestas percentagens também.
para melhorar o arranque e a queima, mesmo com o gasóleo de aquecimento, foi-me aconselhada a adição de 5% da gasolina bp ultimate (especificamente esta). por isso vou experimentar.
já experimentei o ov até 70%, aquecido e com 5% da gasolina 95. com maiores percentagens não arrancava.
julgo que bd pode ser misturado nestas percentagens também.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
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ola boa noite
mas vale a pena meter bio na caldeira de aquecimento !
ja comprei gasoleo de aquecimento a 0,50€ o litro. se era bom ou nao !! nao faço ideia..
já agora, e se pré aquecerem o bio antes de queimar na caldeira, provávelmente, na pulverização vamos ter gotinhas mais minusculas que ardem melhor.
abraço
mtavares
mas vale a pena meter bio na caldeira de aquecimento !
ja comprei gasoleo de aquecimento a 0,50€ o litro. se era bom ou nao !! nao faço ideia..
já agora, e se pré aquecerem o bio antes de queimar na caldeira, provávelmente, na pulverização vamos ter gotinhas mais minusculas que ardem melhor.
abraço
mtavares
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ao experimentar bd, também aqueci. o arranque não melhorou muito. tive de adicionar gasolina.mtavares Escreveu:ola boa noite
mas vale a pena meter bio na caldeira de aquecimento !
ja comprei gasoleo de aquecimento a 0,50€ o litro. se era bom ou nao !! nao faço ideia..
já agora, e se pré aquecerem o bio antes de queimar na caldeira, provávelmente, na pulverização vamos ter gotinhas mais minusculas que ardem melhor.
abraço
mtavares
Um abraço
Hynek
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boas.
como não conheço os sistemas usados nas caldeiras vou apenas sugerir uma ideia.
se como foi sugerido por outro user o que faz incendiar o gasoleo é o facto de este ser pulverizado sobre uma superficie quente (imagino que seja algo parecido com as velas de pré aquecimento de alguns carros a gasóleo) se calhar o mais simples seria subir a temperatura da mesma, claro que isto iria originar uma menor vida util da mesma. certo?
se como imagino o bd é basicamente ovd sem glicerina e como esta é depois posteriormente queimada (pacotes de leite vazios entre outras opções), que tal evitar todas as operações de produção de bd e queimar o ov directamente na caldeira no caso de se conseguir elevar a temperatura da fonte de ignição? ou a glicerina irá originar mts estragos? é que como o tipo de injecção e precisão do sistema de injecção é mt diferente dos carros, o facto de o ov ser mais "grosso" do que o gasóleo não irá fazer muita diferença, ou irá?
como não conheço os sistemas usados nas caldeiras vou apenas sugerir uma ideia.
se como foi sugerido por outro user o que faz incendiar o gasoleo é o facto de este ser pulverizado sobre uma superficie quente (imagino que seja algo parecido com as velas de pré aquecimento de alguns carros a gasóleo) se calhar o mais simples seria subir a temperatura da mesma, claro que isto iria originar uma menor vida util da mesma. certo?
se como imagino o bd é basicamente ovd sem glicerina e como esta é depois posteriormente queimada (pacotes de leite vazios entre outras opções), que tal evitar todas as operações de produção de bd e queimar o ov directamente na caldeira no caso de se conseguir elevar a temperatura da fonte de ignição? ou a glicerina irá originar mts estragos? é que como o tipo de injecção e precisão do sistema de injecção é mt diferente dos carros, o facto de o ov ser mais "grosso" do que o gasóleo não irá fazer muita diferença, ou irá?
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o chumbo (agora substituido por aditivos por causa da poluição) serve para permitir elevar-se a compressão sem que haja detonação e permite tambem alguma lubrificação das sede das valvulas. foi uma coisa mt debatida aquando da substituição do mesmo.
se o gáseole possui algum aditivo para arder melhor não sei...
se o gáseole possui algum aditivo para arder melhor não sei...
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o chumbo não foi substituído por causa da poluição mas porque lixava os catalisadores dos popós a gasosa ao reagir com os metais nobres que entram na sua composição. mas como os catalisadores existem por causa da poluição...indirectamente tens razão.
parece que os aditivos usados para substituir o chumbo são bem piores para o ambiente. felizmente que já muitos poucos carros usam isso.
parece que os aditivos usados para substituir o chumbo são bem piores para o ambiente. felizmente que já muitos poucos carros usam isso.
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o que serviu para substituir o chumbo na gasolina foi o mtb (methyl tert-butyl) e sem dúvida é muito pior para o ambiente, principalmente para a água, pois é extremamente solúvel. a sua remoção também é bastante dificil e dispendiosa.orbis Escreveu:parece que os aditivos usados para substituir o chumbo são bem piores para o ambiente. felizmente que já muitos poucos carros usam isso.
quanto a poucos carros usarem isso, não é verdade, pois o mtb ainda é bastante utilizado em todas as gasolinas, logo todos os carros a gasolina o usam.
3º sócio novaenergia
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1º post..
boas a todos!
queria começar por dizer que o mtbe e outros oxigenados como etbe (que é produzido actualmente na refinaria em sines) servem para aumentar o nº de octanas mas também aumentam a razão de oxigenio para melhorar a combustão.
apesar de se infiltrar no solo e ser dificil de remover da água (o mtbe é perceptivel na água de beber mesmo em quantidades muito pequenas), o mtbe é muito menos toxico que os aditivos com chumbo. porque será que o chumbo foi banido em praticamente todo o mundo e o mtbe/etbe/tame são usados por toda a europa?
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boas a todos!
queria começar por dizer que o mtbe e outros oxigenados como etbe (que é produzido actualmente na refinaria em sines) servem para aumentar o nº de octanas mas também aumentam a razão de oxigenio para melhorar a combustão.
apesar de se infiltrar no solo e ser dificil de remover da água (o mtbe é perceptivel na água de beber mesmo em quantidades muito pequenas), o mtbe é muito menos toxico que os aditivos com chumbo. porque será que o chumbo foi banido em praticamente todo o mundo e o mtbe/etbe/tame são usados por toda a europa?
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porque o mtbe é um aditivo que causa poluição que não é visivel, ou que afecta poucas pessoas de cada vez que se regista um acidente.. aliás, é muito dificil detectar uma fuga de mtbe.
já os aditivos de chumbo, quando eram usados, afectavam directamente muitas pessoas, e por isso foi banido.
é o velho ditado: "longe da vista, longe do coração"
já os aditivos de chumbo, quando eram usados, afectavam directamente muitas pessoas, e por isso foi banido.
é o velho ditado: "longe da vista, longe do coração"
3º sócio novaenergia
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- Membro Dedicado
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o mtbe é praticamente consumido na combustão.
só há perigo nos derrames de gasolina ou nos depositos que armazenam os aditivos.
os aditivos com chumbo permitem retardar a combustão até esta se dar de uma só vez.. mas não se transforma em co2 e h2o como os outros aditivos.. o chumbo pb é um metal e continua a sê-lo quando sai do motor e imagino o que é enalar um metal durante muito tempo!
não quero dizer que os novos aditivos não fazem mal, mas tenho a certeza que são melhores que os que tinham chumbo. se calhar andamos mais descansados que os eua porque este assunto não é tão estudado..
os novos aditivos também deviam ser banidos mas, mal por mal, fico pelo mal menor.
só há perigo nos derrames de gasolina ou nos depositos que armazenam os aditivos.
os aditivos com chumbo permitem retardar a combustão até esta se dar de uma só vez.. mas não se transforma em co2 e h2o como os outros aditivos.. o chumbo pb é um metal e continua a sê-lo quando sai do motor e imagino o que é enalar um metal durante muito tempo!
não quero dizer que os novos aditivos não fazem mal, mas tenho a certeza que são melhores que os que tinham chumbo. se calhar andamos mais descansados que os eua porque este assunto não é tão estudado..
os novos aditivos também deviam ser banidos mas, mal por mal, fico pelo mal menor.
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só é amigo de quem o produz $$
estes aditivos são como os aditivos alimentares, melhoram o produto mas não quer dizer que sejam perfeitos. o mtbe ao melhorar a combustão diminui a emissão de compostos que não foram queimados, que é uma boa caracteristica. se os carros andassem a 100%petrod a efeciência seria menor e as emissões seriam muito maiores. e ainda há muito que fazer para melhorar a efeciencia dos motores.
também já tenho lido coisas a falar mal do biodiesel, e aceito que este não é perfeito mas todos concordamos que são mais as vantagens.
estes aditivos são como os aditivos alimentares, melhoram o produto mas não quer dizer que sejam perfeitos. o mtbe ao melhorar a combustão diminui a emissão de compostos que não foram queimados, que é uma boa caracteristica. se os carros andassem a 100%petrod a efeciência seria menor e as emissões seriam muito maiores. e ainda há muito que fazer para melhorar a efeciencia dos motores.
também já tenho lido coisas a falar mal do biodiesel, e aceito que este não é perfeito mas todos concordamos que são mais as vantagens.
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- Membro Dedicado
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- Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm
pelos vistos é usado porque o querosene têm um nº de octanas muito baixo ~25 mas não é usado em todos os jetfuel! é também usado em corridas de automobilismo.
é mau saber que este chumbo está a ser espalhado pelo globo (em peguenas quantidades), mas também não queremos ver aviões a cair por falta de potência.
é mau saber que este chumbo está a ser espalhado pelo globo (em peguenas quantidades), mas também não queremos ver aviões a cair por falta de potência.