Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Mensagem por Geogalhano »

tubarao30 Escreveu:boa tarde. eu comprei um depósito de 200litros na dieselbase em setúbal, empresa certificada, que passa além de factura, um contrato de fornecimento. segundo eles o biodiesel deles é b100, já testei no meu carro, citroen xsara 1.9 diesel e até agora o que tenho a dizer é que não se nota qualquer diferença no comportamento do carro, apenas um pouco mais ruidoso de manhã a frio, mas passa depressa. pelo que eles me disseram, praticamente todos os carros podem circular com biodiesel. atenção aos mais distraidos, estes biodiesel são feitos a partir de oleos usados, mas devidamente reciclados e aditivados outros produtos não prejudiciais aos motores, portanto podem ser usados como combustivel em substituição do gasóleo, sem necessidade de mais aditivos nem misturas. mais informações p.f. contactem com quem sabe e o vende. cumprimentos
já agora qual o preço dessa empresa.

só para informação, uso b10 caseiro no meu seat ibiza comercial 1900 do ano de 1996 e sem problema até hà data.

obrigado


dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Re: Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Mensagem por dieselPower »

Pelas trocas de experiências que tive até hoje com outras pessoas, o biodiesel só dá chatice, para além dos veículos mais antigos com borrachas incompatíveis, nos veículos modernos com sensores para medirem a qualidade do combustível. É óbvio que as medições desses sensores darão valores estranhos quando se trata de biodiesel, o que pode fazer com que o motor nem sequer trabalhe.
Já me falaram de casos em que sensores desses foram anulados - uma carrinha Mazda 6, por exemplo - ou enganados - um BMW 530d do último modelo - de modo a poderem usar B100. No caso do BMW, colocaram mesmo o sensor dentro de um copo com petro-diesel.

Também tenho sérias dúvidas do uso do biodiesel em carros com filtro de partículas que usem o combustível para se regenerarem - por exemplo, Opel Astra 1.7 CDTi 125cv. A queima de biodiesel nestes filtros pode originar a sua danificação, ou mesmo destruição.

Cumprimentos!


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Mensagem por Geogalhano »

Já agora o meu Seat Ibiza já com 1000 Km, os últimos dos quais a B50 começou a dar chatices no facto de a chave de ignição não desligar o motor. Noutro post da minha autoria que podem pesquisar, alguém me disse que deve ser da electroválvula do corte de combustível, que tem uma borracha e que pode ter danificado essa borracha.
Creio ser bastante provável, pois noutro dia coloquei o Biodiesel num jarricã de plástico com torneira de plástico no fundo, daqueles vendidos no IZY, e quando dei por mim tinha o Bio todo derramado no chão. Fui ver a causa, e fiquei admirado com o boraco que fez na torneira, derretendo o plástico da mesma. Isto alarmou-me em relação ao que pode fazer nas tubagens do motor. Vou descer para %s mais baixas de BIO.


dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Re: Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Mensagem por dieselPower »

Acho estranho a agressividade do teu biodiesel. Nunca notei que o que eu compro fosse assim tão agressivo.
Mas por acaso, em conversa com um dos trabalhadores da fábrica onde compro, mencionei o contra de o biodiesel ser mais agressivo para as tubagens e vedantes.
Ele afirmou que com o biodiesel que fabricam não havia esse problema, pois isso acontece quando se usa soda cáustica, e eles não usam soda cáustica, mas outro produto qualquer. Supostamente assim o biodiesel perde a agressividade para com os plásticos e borrachas... Falta saber se é verdade ou não.

Digo-te mais! Um amigo meu vai sempre comigo comprar biodiesel para usar num Seat Ibiza 1.9D de 1996. Anda a B100 já há bastantes kms e teve zero problemas.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Mensagem por Geogalhano »

dieselPower Escreveu:Acho estranho a agressividade do teu biodiesel. Nunca notei que o que eu compro fosse assim tão agressivo.
Mas por acaso, em conversa com um dos trabalhadores da fábrica onde compro, mencionei o contra de o biodiesel ser mais agressivo para as tubagens e vedantes.
Ele afirmou que com o biodiesel que fabricam não havia esse problema, pois isso acontece quando se usa soda cáustica, e eles não usam soda cáustica, mas outro produto qualquer. Supostamente assim o biodiesel perde a agressividade para com os plásticos e borrachas... Falta saber se é verdade ou não.

Digo-te mais! Um amigo meu vai sempre comigo comprar biodiesel para usar num Seat Ibiza 1.9D de 1996. Anda a B100 já há bastantes kms e teve zero problemas.
Pois realmente fiquei impressionado com o derreter do plástico do garrafão.Não sei se existe algum teste para verificar a agresividade do BD, talvez só vendo o PH e isso eu consigo.

Já agora, esse teu colega não teve mesmo nada no Seat Ibiza. Pois que a electroválvula de que falei é mesmo uma borracha fininha.

E já agora onde compram o BD? e a quanto?

Obrigado


dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Re: Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Mensagem por dieselPower »

Ele não teve que fazer rigorosamente nada. Apenas meter bio para dentro e andar.
Eu compro à Space de Vila Nova de Famalicão. O preço não é baixo, desde que mudou para esta nova gerência. Anda pelos 0.90€ + IVA. No entanto, com a antiga gerência, a qualidade não era satisfatória. Com esta, até agora, parece ser biodiesel de excelente qualidade.

Cumprimentos!


Falco
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda abr 06, 2009 12:22 pm

Re: Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Mensagem por Falco »

Deixo aqui o meu testemunho, desde meados de 2009 que uso B100 num golf3 1.9gtd e num landcruiser 2.5td (motor VM) ambos de 1992, e não tenho tido problemas nenhuns.
Ambos os carros consomem mais em litros (principalmente se abusar no pé), mas a performance é idêntica ao diesel aditivado coisa que só por aí vale a pena.
No inverno, a frio o toyota não pega á 1ª. Compro-o a duas empresas em Vila do Conde, Norgen e Bioergos.
Amigos meus usaram também durante uns meses B100 sem problemas num toyota 1.8van e num Jeep 3.1td (motor VM).
O único senão é o cheiro, que no landcruiser descapotável se torna menos agradável.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Mensagem por Geogalhano »

Falco Escreveu:Deixo aqui o meu testemunho, desde meados de 2009 que uso B100 num golf3 1.9gtd e num landcruiser 2.5td (motor VM) ambos de 1992, e não tenho tido problemas nenhuns.
Ambos os carros consomem mais em litros (principalmente se abusar no pé), mas a performance é idêntica ao diesel aditivado coisa que só por aí vale a pena.
No inverno, a frio o toyota não pega á 1ª. Compro-o a duas empresas em Vila do Conde, Norgen e Bioergos.
Amigos meus usaram também durante uns meses B100 sem problemas num toyota 1.8van e num Jeep 3.1td (motor VM).
O único senão é o cheiro, que no landcruiser descapotável se torna menos agradável.
Nenhum problema mesmo?
É que realmente o problema que reportei anteriormente é mesmo do biodiesel, que é bastante agressivo para plásticos mais fracos.Experimentem colocar qualquer coisa de plástico mergulhado no Bio e ele fica mole.
Realmente foi a electroválvula, que acabei por não mudar pois a do meu modelo de Seat Ibiza não dá para trocar, embora algumas dê para substituir.Infelizmente a minha faz parte da peça grande que é a bomba injectora. Mas ao diminuir a percentagem de bio o problema resolve-se pois o plástico não amolece e não prende.

Tive também um problema com a bóia de combustível, que com Bio 50 prende e o ponteiro do combustível não anda. O problema tb fica por vezes resolvido colocando apenas diesel no depósito.

Tirando isso não tem problemas. Tento não colocar mais de 10%, só isso.

Um dia deste irei medir o Ph do Bio e direi alguma coisa.

Cumprimentos


Falco
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda abr 06, 2009 12:22 pm

Re: Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Mensagem por Falco »

Tirando a mudança do filtro após uns 500-1000km no início, não surgiu nada. Mas há que ter em atenção que são motores antigos de injecção indirecta, portanto traçam (quase) tudo, então o golf até parece que trabalha mais regular.
Só começo a ficar descontente com os preços. Quando em 2009 comecei a usar bio comprava a 0,72€ e o gasóleo estava a 1.12€. Agora querem-me extorquir 1.10€ por litro de biodiesel.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Mensagem por Geogalhano »

Amigo, eu posso arranjar a 0,90 centimos, mas em quantidades limitadas. Aqui pela zona Sul de Lisboa.

Esse preço é uma chulice.


Falco
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda abr 06, 2009 12:22 pm

Re: Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Mensagem por Falco »

Pois que é uma chulice sei eu! Vêm com a desculpa que são os fornecedores do óleo usado que inflacionaram o preço.

Responder

Voltar para “BioDiesel”