Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Quais os veiculos que podem usar Biodiesel?

Mensagem por serges »

acho que o titulo do topico é simplesmente claro pois exsitem diversos veiculos que não são "compativeis" com este tipo de combustivel gostaria de saber quais as vossas maquinas e que problemas tem tido!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

permite me discordar o meu ibiza 1.4tdi não é de forma alguma compativel basta falar na dita bomba da bosch...

o que perguntava era por exemplo uma toyota hiace 1994 é compativel???


e onde se vende além de fazer em casa!

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

serges Escreveu:e onde se vende além de fazer em casa!
aqui fica o site de uma empresa que vende (apenas quantidades minimas de 1000lts )

http://www.geocities.com/dieselbase/

e em breve penso que pode comprar a mim

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

assim que souber que é compativel com a carrinha em questão é com todo o gosto...

abraços e boa produção...


CJSR
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta abr 27, 2006 9:41 am

Mensagem por CJSR »

um toyota starlet 1.5d de finais de 1991 é compatível com biodiesel?


fruter
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta abr 26, 2006 5:25 pm

Mensagem por fruter »

esse mercedes já é bem velhinho, se for um 190d que deve ser o mercedes a seguir a esse tb é bom para misturas que podem chegar ao bd100?

o que falas de pre-aquecimento é um depósito que se pode fabricar só pra pré-aquecer o gasóleo para o carro ligar em dias frios?

porque penso que depois de ligado o carro já não tem problemas certo?pelo menos ao chegar á temperatura ideal...


fruter
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta abr 26, 2006 5:25 pm

Mensagem por fruter »

a minha intenção não era meter oleo do supermarket directo no 190d, mas sim meter bd100 directamente no deposito do 190d duraqnte todo o ano e no maximo arranjava.lhe uym pré aquecimento no inverno...

que achas fry?? assim andava a 0.20 centimos litro


fruter
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta abr 26, 2006 5:25 pm

Mensagem por fruter »

ainda não...mas tou a preparar.me para as 1ªa experiencias para o fazer

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

relativamente ao pré-aquecimento, encontras no ebay umas serpentinas para isso. não sei ao certo se funcionam, nem como se instalam..

http://cgi.ebay.com/biodiesel-wvo-coil- ... dzviewitem


j.azevedo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda mai 01, 2006 10:40 pm

Mensagem por j.azevedo »

olá,
estou a ter as primeiras impressões sobre o biodiesel, pensei que era algo super complicado, afinal vocês simplficaram...
a questão que quero por é a seguinte, já percebi que o biodiesel funciona com todos os carros a diesel posteriores a 93, o problema na percentagem de mistura tem a ver principalmente com a temperatura, gostava de saber qual a teperatura minima (aproximada ) para uso de bd100, é que vivo na madeira e a temperatura raramente vai abaixo dos 10º.
obrigado,

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

oi

a questão da mistura tem e não tem a ver com a temperatura..

não se pode misturar grandes percentagens de bd em carros que não estejam preparados, pois corrói as tubagens e juntas de cabeça (biodiesel que não esteja de acordo com a norma europeia, que tenha uma grande capacidade de oxidação..)

a razão para se dizer que carros antes de 93 não convém grandes percentagens é porque as tubagens normalmente eram de origem orgânica. a partir daí deixaram de ser (regra geral).

a questão da temperatura é mais porque a baixas temperaturas o bd torna-se mais denso, e congela (tal como a água), por isso também não convém grande percentagem de bd em climas frios.

a temperatura mínima não sei ao certo, mas pode fazer testes com um frigorifico e um termometro..


broxedo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça mai 02, 2006 8:36 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Mensagem por broxedo »

o que recomendam para:

golf 1.9 tdi 100cv de 2001?
nissan patrol gr 2.8td6 de 2000?
Ricardo

21-44-PatrolAventura

Avatar do Utilizador

vladdrac
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado mai 06, 2006 10:12 pm
Localização: a norte...

Mensagem por vladdrac »

boas, é o meu 1º post

tenho estes automóveis que andam com biodiesel feito por mim a partir de óleos usados

opel corsa van 1.7 di - 6000km b50
seat ibiza 1.9tdi 90 cv - 6000km b50
mercedes 200d (ano 1976) - 1000kkm b80
mercedes c200 diesel - 2000km b50

até agora não tive problemas.

no corsa só se nota o cheiro a partir de b60.

Avatar do Utilizador

vladdrac
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado mai 06, 2006 10:12 pm
Localização: a norte...

Mensagem por vladdrac »

até hoje não tive qualquer problema, como tenho 4 veículos a diesel o biodiesel que faço não chega para as encomendas.

alguém sabe onde posso comprar biodiesel na zona norte (distrito de braga)?
Opel Corsa Van 1.7 DI (2002)- 10000km B50

Avatar do Utilizador

João Santos
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça mai 09, 2006 2:30 pm
Localização: Lisboa

Mensagem por João Santos »

na minha opinião, quem pretender saber se a viatura que possui, pode ou não consumir biodisel e em que percentagem; o melhor que tem a fazer é contactar directamente o importador e dessa forma obter a informação mais correcta. o que pode acontecer é surpreenderem-se com a pergunta mas eles tem forma de o saber, por terem acesso a informação técnica normalmente não disponibilizada ao grande público.
a informação que consegui apurar até á data é a seguinte:
qualquer alfaia agricola (tractores, debulhadoras, ceifeiras), ou industrial diesel (maquinaria usada na const. civil, p.ex) pode consumir b100.
todos os motores dos fabricantes alemães (vag, mb, bmw) a partir de 1983 podem consumir até b100 (varia em função do ano de fabrico, e do modelo), os motores psa actuais (hdi) só podem consumir até b30, e os motores dos jeep (grupo dc) b5.
o único que é seguro de consumir em qualquer motor é o b20, pois é uma dissolução que não põe em risco a fiabilidade do motor, os valores indicados acima são para biodiesel de qualidade, logo se for de fabrico caseiro, e não se quer correr o risco de por em causa a fiabilidade mecânica o ideal será usar como máximo metade do aconselhado pelo fabricante, isto é válido também para os motores "common rail"

cumprimentos
smart city coupé cdi B20 2002


josemarques
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda mai 01, 2006 1:22 am
Localização: Maia / Portugal

Mensagem por josemarques »

joão santos Escreveu:todos os motores dos fabricantes alemães (vag, mb, bmw) a partir de 1983 podem consumir até b100 (varia em função do ano de fabrico, e do modelo), os motores psa actuais (hdi) só podem consumir até b30, e os motores dos jeep (grupo dc) b5.
o único que é seguro de consumir em qualquer motor é o b20, pois é uma dissolução que não põe em risco a fiabilidade do motor, os valores indicados acima são para biodiesel de qualidade, logo se for de fabrico caseiro, e não se quer correr o risco de por em causa a fiabilidade mecânica o ideal será usar como máximo metade do aconselhado pelo fabricante, isto é válido também para os motores "common rail"
joão, gostava que explicasses melhor esta situação...

os hdi do grupo psa só podem consumir até b30? isto é informação de uma marca que utiliza um motor do grupo?

um "common rail" actual só será seguro usar b20, mas se for caseiro, será b10? então o fry está a arriscar tudo ao usar b60 no seu fiat jtd 2003?

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

atenção quanto à percentagem usada em veículos que ainda estão dentro da garantia..

a maioria das marcas apenas recomenda b5 ou b10.. acima disso, normalmente o veículo perde a garantia.

por isso, antes de começar a usar bd, e se o veículo ainda está na garantia, devem informar-se junto da marca quais as percentagens que eles recomendam (normalmente é um requerimento feito na marca e que pode custar até 50 euros).

claro que uma coisa é o que eles permitem que os clientes usem, outra é o que na realidade se pode fazer.. b20 é o valor consensual, até onde a maioria das marcas pode ir, sem se registarem qualquer tipo de problemas.

claro que quando irem perguntar na marca quais as percentagens permitidas, ou quando vão fazer as revisões, de forma alguma podem dizer-lhes que usam por exemplo b20, quando a marca só recomenda b5, senão adeus garantia...
3º sócio novaenergia


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

de facto os carros veem preparados para usar algum tipo de mistura pois li algures que todo o gasoleo em frança tem bio (4%) epenso que a alemanha está a ir pelo mesmo caminho.

vi um video no your tube em que a audi pede cerca de 300€ pelo kit do biodiesel embora não tenham explicado muito bem o que isso é para alem da substituição do filtro do gasóleo.

barbas

Avatar do Utilizador

Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

quanto a necessitade de substituir a junta da cabeça alguem tem alguma informação?
não percebo nada de mecanica, mas penso que estas tambem sao feitas de borracha, o b100 não as acaba por disolver?

Avatar do Utilizador

pintas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quinta mai 11, 2006 1:13 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por pintas »

nao te preocupes com a junta da cabeça o bio até poder estragar a junta (que nao é de borracha) teria já que ter estragado os injectores ou até a propria bomba injectora.ao que já li o mais perigoso no bio de má qualidade é a formaçao de sabao dentro da bomba ou a corrosão excessiva dos componentes de injecção.

Responder

Voltar para “BioDiesel”