Ajuda

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
THUNDERACE
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta ago 24, 2006 12:27 pm

Ajuda

Mensagem por THUNDERACE »

boas pessoal, não consigo de jeito nenhum fazer algo que preste, acho que fiz algo de muito errado, tentei seguir os vossos paços minuciosamente....e nada, fiz uma coisa parecida " processador "a aqueles que tenho visto neste "maravilhoso forum" com pessoal super expert e eu, nepias mas creio que com um empurrãozão devo de lá chegar, quando? logo se vê....então é assim filtrei o ovu meti cerca de 90 lts dentro do processador elevei a temperatura a cerca de 80º c e liguei a bomba de vacúo mantive os 700 mmhg durante 30 min. á temperatura de 80ºc ao principio jartou-se de estalar tipo fritura...mas depois de algum tempo calou-se por completo aí parei a bomba de vacuo e desliguei as resistências que são 2 de 1500w em imersão (me parece que não é o mais indicado) depois de chegar a cerca de 60ºc meti a tal solução " 20 lit. de metanol dissolvido em 500gr de soda caustica" esta solução é feita á parte num reservatório de inox fechado isto é com varias valvulas ligadas ao processador para desgaseificação e descarga do tal catalizador, mas o grande mal foi de eu ter adicionado os tais 5% de agua não no fim do processo mas no inicio.....resultado o oleo se mantem oleo tirei um liquido castanho quase negro do fundo mas muito liquido mesmo aguado e por baixo do pouco oleo uma massa branca e por baixo uma agua branca leitosa.
depois tentei em lavar o tal de biodiesel, manteve-se a tal agua branca e massa branca, metia a agua por cima do oleo por um espessador rotativo e depois reciculava debaixo para cima.....
resumindo, oleo já resta pouco talvez uns 50% do inicial e biodiesel nada e me parece que sabão há muito!!!!
o que é a ti tulação? e como obter-la? a quantidade de metanol e soda é critica?
por favor podem-me ajudar? como faço para meter aqui as fotos da minha espécie de processador, já agora gostava de deixar á vossa apreciação ou de fazer algumas alterações que achem melhor....

abraços a todos vós e uma super petiscada na minha casa em santiago do cacém " monte alentejano" só falta combinar-mos

bem hajam


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

realmente complicas o que é tão fácil os 5% de água no inicio comprometeram todo o processo.

e titulação é o teste que se faz previamente para que se calcule a percentagem correcta de soda caustica.

manda fotos e vai ler bem a receita do fry.

abraços
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

estive a pensar com os meus botões: toda esta rapaziada que aparece por aqui, gastam balúrdios em processadores, em óleo, em metanol e soda, em electricidade...... e no fim fazem sabão. acho que muita gente antes de se meter em aventuras deveria fazer uma contas para ver se realmente compensa economica e ambientalmente tentar fazer biodiesel caseiro.


Autor do tópico
THUNDERACE
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta ago 24, 2006 12:27 pm

Mensagem por THUNDERACE »

e como eu insiro a imagem que eu tenho no meu disco...?[/img][/url]

Avatar do Utilizador

purify
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm

Mensagem por purify »

boas

o orbis tem toda a razão, para quem produz em grandes quantidades e pretende suntentar o carrito a biod, deve fazer contas.. mas para quem fizer disto mais um passatempo, custa sempre algum xilim!

thunderace,
se essa imagem é o teu procesador, eu digo: espero vir a ter um assim!
mas quanto à produção, aconcelho-te a fazer experiências mais pequenas.
se essas experiências correrem mal com 90l, é muito biod que vai pelo cano.. e uma grande contaminação das águas residuais!

pelo que tenho visto neste forum, uns têm dificuldade com a produção, outros com a montagem do processador.. ninguém sabe tudo!!
Rover 213 SE Gasolina! Shame on me...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas thunderace.

desculpa esta introdução mas tem que ser.



a ansiedade é a emoção mais dificil de controlar! e então zás...... 90l de oleo logo no primeira tachada.

não fiques a pensar que só te acontece a ti, se não for no bio há-de ser noutra coisa qualquer, é o que se chama de aprender à nossa custa da pior maneira. mas não de dês por vencido nem penses que és incompetente, penso que o que faltou aqui foi experiência.

no meu ponto de vista há várias coisas que fizeste mal:
1-ligaste uma bomba de vácuo ao processador para ajudar a secar o oleo. devo-te informar que a uma pressão de 700mmhg, o ponto de ebulição da agua passa para 98ºc ou seja não tem grande efeito no processo de secagem, podes verificar isso aqui.

http://www.trimen.pl/witek/calculators/wrzenie.html

é mais eficaz recircular o oleo num processador com tampa aberta e aspersor a 60.. 80 graus.

2-se não usas qualquer dispositivo separador, eficaz, do vapor sugado, a tua bomba de vacuo (se for do tipo usado para instalções de frio e ar condicionado) vai durar pouco tempo.

3-juntaste -por engano- agua no inicio da reacção e assim em vez de bio fizeste sabão até esgotar a soda caustica presente. no fim tens oleo e metanol emulsionado com o sabão produzido.

se queres aproveitar alguma coisa deves deixar separar o "composto" que se formou, aproveitar a camada superior que deve conter oleo e metanol, lavar com recirculação com agua -cerca de 50% do volume do oleo a lavar- a uma temperatura entre 40 e 50ºc. muda a agua até teres agua limpa nesta altura o metanol já foi arrastado pela agua das lavagens. faz o processo de secagem e guarda o oleo até teres confiança no fabrico do bio.
lê muito que está tudo aqui no forum.

um conselho;
na primeira vez faz só um litro de bio.

cumprimentos


Autor do tópico
THUNDERACE
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta ago 24, 2006 12:27 pm

Mensagem por THUNDERACE »

pois...quanto ao reactor foi o que me deram "deposito", depois tive que o artilhar todo, bombas, valvulas, termostatos, termometros, resistências, etc.
qanto á bomba de vacuo, são as bombas de reciculação do oleo e a do metanol que são reverciveis, isto é de rotor positivo, apenas mudando o sentido de rotação do motor elas invertem o sentido do fluxo ou sucção...e foram bem baratinhas 65€ cada em relação ás outras tudo acima dos 100€....
isto para mim está a ser uma grande odisseia...e já agora gostaria de a transpor, e sei que isso só será possivel com a vossa valiosa ajuda.
eu depois compensso com uma pescaria aqui no mar seguida de uma boa caldeirada aqui no monte....

Responder

Voltar para “BioDiesel”