Combustiveis Prio

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por paulosga »

rui de carvalho Escreveu:...
e o pior de tudo os vedantes e o-ringes de bi não estarem apropriados a este combustivel ai adeus. o custo passa para os três e quatro digitos...... .
...
quatro digitos

essa e que eu não sabia

vou ter de passar no mecânico pra saber no meu caso os custos envolvidos nesta operação, já que o meu objectivo é usar b100 brevemente.
Sócio Nº46


Vipauer
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sexta jun 13, 2008 1:11 am
Localização: Nogueira do Cravo

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Vipauer »

fogo

e será que todos os mecânicos estão preparados para nos responderem a essas questões sobre o bd?
que alterações serão necessárias fazer...etc?

cumprs

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Rui de Carvalho »

meus caros colegas. esta informação é obtida da distribuição de biodiesel em frotas de clientes durante os últimos três anos.

carros onde bi e tubos foram a vida devido a utilização de biodiesel, apenas devido a propriedade de dissolução dos elastomeros (o-rings, retentores, tubos em borracha, etc)

1100 € - bi avariada devido a perda da integridade do retentor, consequências directas - acidente com o carro, o combustivel começou a mijar para a roda direita, e por sua vez, devido a chuva da altura provocou que a roda perdesse a aderência, e o carro começou a fazer piões na estrada. (felizmente não havia mais carros na estrada) (b100) (nota a bi. tinham sido visturiada a menos de 1 mês. e antes desta vistoria tinha andado sem problemas durante 2 anos.)

875€ - tubo de retorno do combustivel a bomba injectora cedeu, provocando a destruição da correias, esticadores, e depois do motor de arranque (mas este último foi mais devido a estupidez do mecanico que do biodiesel) (b100)

1500€ - dois carros de forta cliente ficaram com a bomba injectora destruida devido a a esta ter prendido quando o vedantes dilataram até sairem de sitio. (b100)

350€ - uns pequenos vedantes de dois injectores electrónico cederam provocando a necessidade de serem visturiados (b100)

2500€ - 6 injectores electronicos de camião foram a vida após a colocação de biodiesel, os vedantes internos não estavam apropriados. (b40)

1500€ - bi de uma carrinha ligeira foi a vida. (b40)

3000€ - bi...... (b50)

150€ - bomba manual foi a vida uma válvula de borracha dentro dela deformou-se (b100)

60€ - outra bomba manual (b50)

etc.. e estes são apenas aqueles que eu me lembro de cor. mas existem muitos mais, mas principalmente são detectados e reparados sem darem problemas, vedantes menores e outras coisas mais, como por exemplo:

10€ - substituição de um vendante dentro de uma bomba manual. (b50)
5 € - substituição dos tubos de retorno
20€ - substituição do suporte do tubo de escape, devido a ter acidentalemente apanhado com biodiesel e por sua vez dilatado ao ponto de se soltar.

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Rui de Carvalho »

bem pessoal, agora que esta tudo em pânico, tenham calma. tem de ver que estes casos são de uma amostragem de muitos carros, grande parte deles não deram problemas nenhuns. e grande parte dos problema, e custos deriva não da avaria directa da utilização do biodiesel mas sim das suas consequências, como é o caso do acidente com o carro, onde a bi avariou. outra coisa é que todos os carros estavam com niveis de biodiesel relativamente altas. e não foi ao primeiro deposito mas sim depois de alguns abastecimentos.

assim o que eu estou a dizer, e o que pessoalmente aconselho, é irem aumentando gradualmente o nível de biodiesel e manterem os olhos abertos ao que pode estar a acontecer com os tubos do carro, bombas manuais, e qualquer fuga ou perda de combustivel. pois é mais facil reparar no inicio que depois remediar os problemas resultantes.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por RED BARON »

viva, [***************].
confesso que fiquei alarmado com estes testemunhos.
neste momento não uso qualquer gota de biodisel, mas os meus popós já beberam até 40% nunca mais que isso e nunca tive qualquer fuga ou avaria, não estava consciente do risco que corria.
neste momento fiquei com algumas dúvidas que agradecia se me pudesse esclarecer.

1- penso que nem todas as bi´s resistem do mesmo modo ao biodiesel, será que se o meu vizinho tiver um carro igual ao meu, equipada com a mesma bi e que já usa por ex, b60 á mais de um ano, posso eu estar descansado que o meu carro também aguenta b60? poderia ser criada uma lista de compatibilidade para o bio com indicação da percentagem para cada modelo de carro bi etc. ainda que sempre à cautela essa informação seria preciosa estar disponível a todos.

2- em relação ao óleo vegetal, existe possibilidade de também serem amolecidos ou derretidos vedantes de modo a causar estragos desta monta? já houve reparações onerosas ou não cuja causa tivesse sido o ataque de material não metálico pelo óleo vegetal?
ficar-lhe-ia muito grato se pudesse disponibilizar essa informação aqui.
abraço.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por klinzter »

o biodiesel deverá cumprir as regras.

isso possivelmente aconteceu, porque o biodiesel é mal feito!
eu não acredito que bd é de qualidade.

isso acontece devido à presença do metanol e...

quero dizer que por outras palavras, esse biodiesel não têm qualidade nenhuma.

não acredito que a martifer esteja a a vender o biodiesel "rasco/má qualidade", visto que, é o único a vender o produto ao público b15.

por isso, façam testes ao bd antes de colocar no depósito.

aqui no fórum existem muita informação no que referem aos testes.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por klinzter »

red baron Escreveu:poderia ser criada uma lista de compatibilidade para o bio com indicação da percentagem para cada modelo de carro bi
não vale a pena...

isso acontece só pelo facto do bd ser má qualidade...

se fosse óleo.. ai justifica a lista, visto que existem incompatibilidades no que referem às bombas injectoras.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Rui de Carvalho »

klinzter, em nada tem a ver a qualidade do biodiesel nos casos apresentados,

sim a presença de metanol pode atacar alguns tipos de vedantes, mas posso te confirmar que existem materiais que com biodiesel desfaz e com metanol nada faz.

além disso o metanol é menos agressivo que o biodiesel, em muito dos casos.

e a principal razão que o biodiesel da prio, não me mete medo, é devido a baixa percentagem que é usado, 15% e com os aditivos do gasóleo para proteger as borrachas protegem do biodiesel adicionado. pois para quem não sabe o gasóleo actual também ataca os vedantes, tudo desde que foi retirado o enxofre. e quanto menor o teor de enxofre pior para as borrachas.


skeleton
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta jun 12, 2008 9:26 am

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por skeleton »

neste momento nao tenho nenhum panfleto pk ja o levaram

quando for atestar outra vez trago outro e meto aqui

no panfleto diz que qualquer carro pode usar e tambem diz que só traz beneficios e que tem a melhor qualidade possivel por isso para já não me mete medo.

trago o panfleto brevemente

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Bluesky »

e a principal razão que o biodiesel da prio, não me mete medo, é devido a baixa percentagem que é usado, 15% e com os aditivos do gasóleo para proteger as borrachas protegem do biodiesel adicionado. pois para quem não sabe o gasóleo actual também ataca os vedantes, tudo desde que foi retirado o enxofre. e quanto menor o teor de enxofre pior para as borrachas.
donde a leitura mais correcta seria o que há de errado com os vedantes e os b.i. nos nossos automoveis, nao o que há de errado com o biodiesel. desde que a industria inventou as peças-fusivel (vida util limitada a um factor x) mirando o lucro rápido (via manutenção) e a especialização no tipo de fuel admitido, nunca mais houve descanso para o consumidor #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Rui de Carvalho »

o que é estranho é que facilmente este problema era corrigido de fabrica sem custos adicionais significativos, pois o que sai caro na substituição posterior não é o vedantes, mas sim a mão de obra necessária para a sua substituição. principalmente se for dentro de componentes complexos como é a bi e a bomba manual.

mas desde que o gasóleo foi obrigado a baixar os níveis de enxofre isso tem vindo a mudar, devido a este gasóleo dar cabo também das borrachas, contudo o biodiesel é ainda pior que ele, e devido a isso leva a que mesmo alguns componentes que com gasóleo normal aguentem algum tempo, com biodiesel podem não aguentar.


Haagendazs
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta abr 26, 2006 8:22 pm
Localização: Porto

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Haagendazs »

pessoal abriu um posto da prio perto de minha casa.
alguem sabe se posso usar o b15 sem alterações nos carros? (é que poupo cerca de 15 centimos por litro)

os motores em causa são um 1.5 dci 70cv (4000/5000km mês)
e um 1.4 hdi 68cv (1000/1200km mês)

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Rui de Carvalho »

com b15 não deverá haver carro nenhum a gasólose, que tenha qualquer tipo de problemas. além do mais nestas percentagens nem devem notar grandes diferenças entre o b15 e o gasóleo.

só se começa a notar alteração do comportamento do carros quando se utiliza percentagens superiores, normalmente entre b30 e b50 é que grande parte dos carros começa a mudar de comportamento.

notem que "mudar de comportamento", não significa que é para pior, apenas alteração do som cheiro, fumo, etc.... e em alguns casos pode dar alguns problemas, mas esses casos são raros.


Vipauer
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sexta jun 13, 2008 1:11 am
Localização: Nogueira do Cravo

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Vipauer »

sendo assim com o b15 da prio não é preciso ter cuidado nenhum ao usá-lo?

pode-se abastecer como se trata-se de gasóleo normal?

é que eu neste momento tenho o meu depósito cheio de b15...

cumprs

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Rui de Carvalho »

vipauer, esta descansado, que por algum motivo eles apenas puseram a venda b15 e não b100, porque eles sabem que se for b15, os clientes podem comprar a vontade, ganham cota de mercado, ganham assim dinheiro e não se chateiam em nada.

no caso de b100 a coisa é outra, apesar de a grande maioria dos carros não darem problemas, existe alguns que vão dar e assim eles não vendem. para que se chatearem? o proveito não vale o trabalho.

e já agora estas a notar alguma diferença no carro?


Vipauer
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sexta jun 13, 2008 1:11 am
Localização: Nogueira do Cravo

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Vipauer »

ok então...só pergunto porque não quero entrar em despesas por causa de usar bd no meu bolide...

noto arranque mais fácil, ligeira redução do ruído do motor (atenção que o meu bólide é um clio ii 1.9d), como tenho o carro numa garagem fechada o cheiro do escape é mais ligeiro e em termos de consumos ainda só agora quando chegar ao fim este depósito é que posso dizer alguma coisa.

cumprs


Haagendazs
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta abr 26, 2006 8:22 pm
Localização: Porto

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Haagendazs »

vai dando noticias vipauer..
que eu quero aproveitar bem o facto de ter a bomba aqui perto de minha casa. ehehe


Vipauer
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: sexta jun 13, 2008 1:11 am
Localização: Nogueira do Cravo

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Vipauer »

aproveita... mesmo que os consumos sejam os mesmos vale sempre a pena poupar os 0.10€ de diferença face ao gasóleo das outras marcas.

e tens a vantagem de ajudares o ambiente e dizeres aos teus amigos que andas a bio-diesel.
eu no meu caso quando disse que andava a bio-diesel ficaram todos a olhar para mim com uma cara...
"ehhhh...e quanto é que gastaste para meter o teu carro a andar assim? ehhhh...será que vale a pena esse investimento? ehhhh..." lololololololololoolol

quando lhes disse que só me tinha de deslocar a vale de cambra, pegar na mangueira e toca a abastecer...eles ficaram a olhar para mim


cumprs

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Luciano Kaefer »

imagine o que diriam se você falasse que usa biodiesel proveniente de banha de porco e sebo bovino.

já temos tecnologia para isso. seção experiencias e protocolos.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Filipe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça mar 18, 2008 7:03 pm

Re: Combustiveis Prio

Mensagem por Filipe »

hoje operação em leiria com os senhores da alfandega de colete a fiscalizar os depositos.

Responder

Voltar para “BioDiesel”