Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

agora estás a referir-te a qual associação? se fôr à novaenergia, posso adiantar que é uma associação recém-criada (não terá mais de 2 meses), por isso ainda não tem muito trabalho feito, é natural. vamos dar tempo e aguardar
3º sócio novaenergia


JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por JoseMOliveira »

vou fazer um quote de uma citação apanhada num blog do sapo

"quanto aos restaurantes que inadvertidamente entreguemo (ovu) a estes operadores, incorrem no risco de multas desde 3740,00€ até aos 7500,00. conforme a sua propriedade seja em nome individual ou sociedade por quotas."

será isto verdade???????

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

depende que recolhedores estás a falar.. mas se forem os piratas (sem licenciamento, entenda-se), sim, é verdade.. está no dec-lei 178/2006, de 5 de setembro.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por katzilla »

escalavardo e todos os recolhedores de ovu chegou a hora de nos reunirmos e explorar a possibilidade de constituição de uma associação de recolhedores.
o mercado está impossível e há que tomar providencias.


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

katzilla,

acho bem, mas quem mais tem essa vontade?
não me importo de me deslocar, seja ao norte, ou seja ao sul, mas terá que haver um minimo de pessoas/empresas interessadas, para isto ter pernas para andar. e do que me apercebo aqui no forum, talvez só tu e o escalavardo estarão em condições de conhecer bem os vários colegas e falar-lhes no assunto. eu pessoalmente sou apenas mais um no meio da multidão, e não conheço muita gente do meio...
quanto ao mercado....100 cães a um osso. licenciados.... o que é isso????
Associado nº 41

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

pmatos, tb és recolhedor?

katzilla, calma, tudo será tratado a seu tempo.
3º sócio novaenergia


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

também sou recolhedor sim, mas recente na actividade, e em pequena escala, mas a progredir.
neste momento, o que recolho (sim estou licenciado) é para consumo próprio, e não chega.
mas a ideia é ir alargando a área geográfica de cobertura.
provavelmente por ser recente e muito pequeno, por enquanto não tive dissabores nem problemas com outros colegas do ramo, piratas ou não...
Associado nº 41


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Fry »

olá pmatos.

explica lá essa do consumo próprio, podes?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

posso pois fry.
sou recolhedor na medida em que, efectivamente, recolho o óleo vegetal usado de restaurantes, pastelarias, etc. etc.
e para consumo próprio na medida em que trato(filtro, etc) o oleo e o uso para produzir bd no regime pequeno produtor dedicado.
talvez não possa ser considerado recolhedor,como outros, apenas porque não entrego (vendo) o óleo recolhido a uma entidade terceira, que por sua vez o transforma (valoriza) em bd?
Associado nº 41


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Fry »

grato. fiquei esclarecido

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Fry »

já agora... e em nome da associação novaenergia.net, que gere este forum, não há aí uma ajuda para o nosso lés a lés ecológico?

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

fry,

uma pergunta, o esclarecimento que dei não foi claro? pareceu-me irónica a tua resposta
quanto ao bd, vamos falar nisso em pm. terei que ver a questão da utilização bd sem contrato. também sou muito novo nisto, e tenho que ver bem as coisas.
já agora, nib da novaenergia? tenho que pagar a minha inscrição na associação, a nivel particular.

cumprimentos.
Associado nº 41


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Fry »

olá

se te pareceu ironia da minha parte, não foi essa a intenção. peço desculpa se fui mal interpretado.

a pagina da associação tem alguma informação util para associados. http://novaenergia.net/page/

brevemente falaremos sobre patrocínios, caso estejam disponíveis.

abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

pmatos, sem querer duvidar de ti, apenas estou espantado com o trabalho e com o dinheiro que gastaste em licenciamentos, apenas para consumo particular.. ou tens um grande consumo de combustível, ou então és uma pessoa mesmo muito certinha e respeitadora da lei.
3º sócio novaenergia


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

fry,
obrigado pela informação. se calhar fui eu que interpretei mal os smileys.

escalavardo,

não sou um anjinho, não. mas, se possivel, e em especial neste caso, quero ter tudo certinho. já uma vez tive uma má experiência com a alfândega no passado, por causa de isenção de isp, mas naquele caso, tinha a ver com solventes industriais, usados como matérias primas, tais como xilenos, toluenos, white spirits, hexanas, etc etc.
para ficarem logo todos esclarecidos, a história é assim:
estou integrado num pequeno (muito) grupo de pme, dos quais 2 são da área quimica. logo tenho alguma facilidade em obter matérias primas, tais como a soda, o etanol, etc. o nosso projecto está em fase de arranque, e aproveita algum know-how, em lidar com produtos quimicos perigosos, bem como instalações industriais já existentes, licenciadas, um laboratório equipado, bem como a mão de obra existente é aproveitada no processo do bd.
neste momento apenas estamos a fornecer a pequena frota das empresas, que no entanto, já representa um consumo razoável(algums milhares lt/mês), logo já dá alguma viabilidade ao projecto.
a ideia é ir expandindo a produção, bem como a recolha de óleo, e ir fornecendo entidades exteriores, tais como frotas de outras empresas, frotas municipais, etc, etc.
mas nesta fase, estamos a ganhar experiência, a validar o modelo de negócio, e a aprender muito. numa fase posterior, e conforme o resultado da 1ª fase, poderemos equacionar mais investimentos, logo mais capacidade. o enquadramento legal presente e futuro também é um factor que estamos a ter em conta.
este projecto nasceu da ideia do dono das empresas, por pura carolice, já que neste momento é só torrar dinheiro, sem certezas de retorno. a ver vamos. e mais não digo.
cumprimentos a todos.
Associado nº 41


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

só para desejar uma boa páscoa a todos os forenses e moderadores.
Associado nº 41


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Biod »

http://site.norgen.pt/

e pelos vistos alem da recolha de oleo usado tambem vendem biodiesel


Manuelo
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta abr 16, 2008 7:36 pm
Localização: Portugal Aqui e Ali

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Manuelo »

boas

como novo membro e apenas curioso estive a ler topico do pricipio ao fim
no meu caso que apenas pretendo produzir bd para conssumo proprio acho que a linha de penssamento do luciano é a mias apropriado para pessoas como eu, mas com a legislaçao portuguesa é dificil arranjar ovu porque pelo que me aprecebi é proibido transportar ovu numa viatura particular.
o que devo fazer para para não infrigir a lei
poso comprar ovu às empresas de recolha
é poribido transportar biodisel
é poribido usar biodisel caseiro

obrigado
Litro a litro enche o carro a deposito


Filipe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça mar 18, 2008 7:03 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Filipe »

acabei de ler o topico de uma ponta a outra e fiquei com uma dúvida. muitos de vós recolhem oleo, sendo "ilegalmente" ou possuindo uma empresa de recolha. pelo que o pesquisei na internet, algumas empresas de recolha têm vindo a fechar e só as com maior rede se conseguem manter. se as empresas recolhem para vender aos pequenos produtores dedicados, que têm de reciclar 50% de oleo usado na produção, não era mais viável, ás empresas de recolha virarem-se em simultaneo para a produção de biodiesel?? do ponto de vista economico é mais viável aos pequenos produtores dedicados comprarem o oleo usado aos recolhedores ou os produtores tambem adquirirem a licença para a recolha de oleo??!!!


Filipe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça mar 18, 2008 7:03 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Filipe »

visto que a maioria de vós é produtor particular, são considerados pequeno produtor dedicado??? pelo que li, para pequeno produtor dedicado é necessário recorrer à ccdr da zona, mas a maioria de vós faz a apartir de casa, logo foram à camara municipal da zona em que residem obter a licença para produzirem para consumo proprio certo???


obrigado.

Responder

Voltar para “BioDiesel”