Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por JoseMOliveira »

re escalavardo
os pequenos produtores de biodiesel terão de organizar-se ... algo me diz que a procura de oleo e o aumento do preço do mesmo tem a ver com a pressão sobre a procura , e que empurrou uma serie de gente para a recolha clandestina... que sentido faz isentar de isp o bio se a seguir os ilegais vão pagar oleo aos restaurantes... tenho a ideia que alimentamos demasiadom o mercado paralelo!

penso que nos deviamos organizar em associação nmacional , reivindicar oleo legal, e produzir com ou sem quotas... quem dá o primeiro passo para a associação?

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por katzilla »

pmatos Escreveu:no seguimento deste ´topico,fui visitar a incm, e informaram-me que as guias custam 0,41, e já estão disponiveis no site da incm, na secção formulários electrónicos. ou seja, realmente já estão desmaterializadas. podemos comprar, preenchemos os campos, pagamos por mbnet ou visa, e a guia já preenchida é enviada por e-mail(será um pdf, digo eu)! em alternativa, encomendamos as guias em papel, na loja virtual, e elas são expedidas para a nossa morada via ctt.
para quem anda na estrada a recolher a primeira opção está excluida logo á partida por necessitar um pc e impressora. ao levantar o oleo no cliente é obrigatorio deixar o original da guia no cliente. a segunda opção serve, mas um recolhedor que fica desprevenido sem guias não pode ficar uma semana ou mais á espera que elas cheguem.
pmatos Escreveu:no caso das guias desmaterializadas, vejam só o lucro, lol, nem teem custos de impressão, é tudo pro cofre.
homens do norte, e dos algarves já têem alternativa.
cumprimentos.
pois o lucro é do estado agora os que trabalham no duro além dos 0,41€, tem de pagar a copia a entregar no cliente, a copia para entregar no destinatario e a copia para o seu arquivo. isto porque a portaria 335 não deixa margem para duvidas, é pena de facto de a opção informatizada não estar enquadrada.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por katzilla »

josemoliveira Escreveu:re escalavardo
os pequenos produtores de biodiesel terão de organizar-se ... algo me diz que a procura de oleo e o aumento do preço do mesmo tem a ver com a pressão sobre a procura , e que empurrou uma serie de gente para a recolha clandestina... que sentido faz isentar de isp o bio se a seguir os ilegais vão pagar oleo aos restaurantes... tenho a ideia que alimentamos demasiadom o mercado paralelo!

penso que nos deviamos organizar em associação nmacional , reivindicar oleo legal, e produzir com ou sem quotas... quem dá o primeiro passo para a associação?
josemoliveira estás enganado em duas coisas.

a isenção do isp não é pensada para os pequenos produtores que possam produzir até 3000ton/ano mas sim para os grandes como a iberol que produzem dezenas de milhares de toneladas de biodiesel com ov e se estão a lixar para o ovu.

sei de alguns "ilegais" que pagam, mas também sei de alguns "legais" que o fazem.

sobre criação de uma associaçao nacional de produtores de biodiesel... penso que não funciona, mas força com isso eu apoio, mas só depois de criação de uma associação nacional de recolhedores
sei que já foi criada uma há alguns anos, mas são como o anuncio do pilhão: "toda a gente sabe que existe mas ninguem o viu".

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

josemoliveira Escreveu:re escalavardo
os pequenos produtores de biodiesel terão de organizar-se ... algo me diz que a procura de oleo e o aumento do preço do mesmo tem a ver com a pressão sobre a procura , e que empurrou uma serie de gente para a recolha clandestina... que sentido faz isentar de isp o bio se a seguir os ilegais vão pagar oleo aos restaurantes... tenho a ideia que alimentamos demasiadom o mercado paralelo!

penso que nos deviamos organizar em associação nmacional , reivindicar oleo legal, e produzir com ou sem quotas... quem dá o primeiro passo para a associação?
vamos lá colocar os pontos nos iii.. são as proprias empresas que produzem bd e algumas empresas maiores de recolha que criaram a situação dos recolhedores ilegais.. são essas empresas que aliciam as pessoas a iniciar uma actividade, sem lhes exigir nada, além de lhes entregarem o óleo. e para que possam iniciar a actividade, existem apoios, da parte a quem interessa o óleo.

mas josé, qual o seu real interesse na recolha, no bd, e numa hipotética associação de recolhedores?
3º sócio novaenergia


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

katzilla,
a associação de que falas, a recióleo, realmente existe. como tu, ao principio não a conseguia achar, mas após escavar muito, lá encontrei. entrei em contacto com eles, e fui atendido por um engº, do qual já não me recordo o nome, mas que me elucidou sobre algums pontos.
essa associação, bem como a dos produtores de biodiesel, que são as unicas associações reconhecidas como parceiros pela apamb (ex-inr), está sediada uma morada que, é também a sede de uma empresa de recolha e valorização de residuos , a revolta, s.a., os dados deles e da bdp, são os eguintes:
recioleo/bdp
urb. polo tecnologico lisboa, lote 3, sala 217 1600-546 lisboa
mail:[email protected]
web:http://www.recioleo.org.pt
esta morada é na estrada do paço do lumiar, do outro lado do ineti.
para ser menbro da recioleo há que estar devidamente licenciado, e tem que se pagar uma joia de entrada de € 50,00, mais uma quotização mensal fixa de € 40,00 e outra variavel de € 0,10/tonelada de óleo usado processado por mês, entre outros requesitos. vejam o site deles que está lá tudo.
a mim parece-me que esta associação foi criada pelos grandes produtores(iberol, torrejana, etc...) e está vocacionada para defender os interesses deles junta da administração. è de notar que neste momento são a unica estrutura acreditada como parceira junto da apamb, pois, fora as associações ligadas á hotelaria, são os unicos referenciados no sgoau.
sem prejuizo da recioleo, talvez não fosse má ideia criar uma associação autónoma virada para os pequenos/médios produtores, e que defendesse os seus legitimos interesses. ou então filiarem-se na recioleo e ser activos na defesa desses mesmos interesses. e´uma questão a ver, por mim estou disponivel para estudar o caso. alguém mais interessado?
quanto ás guias, se andas sempre na rua, realmente é complicado, mas se as encomendares em boa quantidade, e tas entregarem por correio, resolves o problema.
cumprimentos
Associado nº 41

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

esta associação já tinha falado, mas nem sabia que têm página na net. obrigado pmatos.

mas ao que vejo têm pouca visibilidade e de momento não tenho nenhum interesse em ser associado de uma coisa morta. além de que as taxas de sócio, vai lá vai..

a apamb é "parceiro" da recioleo porque eles tinham de se associar a alguém, e neste momento são os únicos com estatuto de associação.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por katzilla »

pmatos obrigada pela informação, agora entendi porqué que não encontrava nada procurando por "bdp".

é como dizes escalavardo é uma associação morta, pelo menos assim parece e as taxas de socio ao fim do ano dá para pagar um ordenado aqui no norte.

escalavardo já levantaste a questão de constituir uma associação de recolhedores há uns tempos atras, penso que agora é uma boa altura para pensar nisso de novo e pegar no que pmatos referiu de ser vocacionada para os pequenitos.

o ov tem ecotaxa? se tem, quem recebe, a sgoua ou a reciolio/bdp ou outra?

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

vamos lá com calma.. primeiro, antes de pensar em associações, temos de fazer um levantamento de possíveis sócios.. e ao que sei, existem muito poucos pequenos recolhedores, pelo menos declarados e com vontade de dar a cara, já que a maioria opta pela pirataria e clandestinidade.

mas obviamente podemos pensar nisso.

quanto à ecotaxa, o óleo alimentar não paga.. irá começar a pagar, talvez no final do ano, inicio do próximo, quando a nova entidade gestora fôr criada. e aí quero ver em que sentido é que o barco irá rumar..

outra questão interessante e que estou em pulgas para ficar a conhecer, é saber quem irá pagar a dita ecotaxa.. eu aposto que será o consumidor final.. mais alguns palpites? alguém?
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por katzilla »

escalavardo Escreveu:vamos lá com calma.. primeiro, antes de pensar em associações, temos de fazer um levantamento de possíveis sócios.. e ao que sei, existem muito poucos pequenos recolhedores, pelo menos declarados e com vontade de dar a cara, já que a maioria opta pela pirataria e clandestinidade.
ficarias surpreendido se fossem mais de 200 em todo o país? de fora da minha estimativa ficam os que começaram este ano que são em maior numero que os que desistiram.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

mas a questão é que uma associação tem que ser constituida por pessoas que dêem a cara. sei perfeitamente (não faço estimativas) que existem dezenas ou centenas de pequenos recolhedores. mas esses trabalham na clandestinidade, ou então apenas recolhem temporariamente, até conseguirem um trabalho melhor.

queres avançar, é uma questão de falarmos e ver objectivos.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

alguém chamou o luciano para dar opinião ? sim, sei que não ...

mas mesmo assim, queria ajudar a mandar idéias à 10.000 km daqui.

nenhuma associação surge do nada. surge da necessidade de vários usuários, que por não terem uma associação, agem na clandestinidade.
à partir do momento em que descobrem uma entidade que congregue seus interesses, correm para associar-se.
quando vejo essas taxas: 50 eur de joia e 480 eur anuais, lembro de nossa associação novaenergia: 5 eur anuais.

sei também que a legislação de recolha em portugal é bem diferente da lei brasileira. mas as leis se alteram por decisões de governantes ou por pressão popular.
acho que a base é criar os pilares de uma associação. não tenham dúvida que o objetivo de vocês serão os pequenos. as residencias, que derramam o óleo pelo esgoto, os pequenos restaurantes que não interessam a recolha e até o usuário doméstico, que possui 1 litros de óleo usado por semana. isso, são milhões de litros de óleos.

sozinhos somos pequenos. unidos, somos bem maiores.

a associação novaenergia também tem esse propósito. fortaleçam-na e organizem-se.

se o elefante soubesse a força que tem, ele seria o dono do circo.

te manda, luciano, que ninguém pediu a tua opinião...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

caros amigos,

se algums de vocês já pensam nisso, eu próprio acho uma boa ideia uma associação de recolhedores/produtores, direcionada para os mais pequenos, simples e com poucos custos para os associados. mas o escalavardo tem razão, há que ver se existe um numero suficiente de pessoas/empresas interessados neste assunto, e que estejam legais, ou tenham vontade de se legalizar, para ver se isto tem pernas para andar. eu estou interessado e posso ajudar
e fazer uma associação não é tão dificil nem tão custoso €€€ quanto isso.
quanto á futura sociedade gestora do sistema de óleos alimentares e respectivas ecotaxas, é claro que quem pagará a factura será o consumidor de forma indirecta. as empresas produtoras/emaladoras e importadoras de óleo alimentar terão que pagar essa taxa, e depois reflecti-la no preço final do produto. a questão é se isso será transparente para o consumidor (taxa discriminada na factura) ou se será imperceptivel. afinal se já é isso que acontece noutros produtos e respectivos sistemas de gestão de residuos, não me parece que seria agora que iriam modificar as coisas.
cumprimentos.

p.s: caros moderadores, uma vez que este tópico e respectiva discussão, está a ter um cariz algo comercial e de interesse para os recolhedores, se por acaso estivermos a ferir as regras do forum nesse sentido agradeço que nos avisem.
Associado nº 41

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

pmatos, é mesmo essa a minha questão.. será que existem assim tantos recolhedores pequenos, legalizados, ou com vontade de se legalizar?? é que não quero de forma alguma ser fundador de uma associação de piratas e clandestinos.

quanto a ferir as regras do fórum neste post, se assim fosse, acho que já estava feito ao bife.. eu e mais moderadores que colocaram os contactos de empresas..

luciano, mesmo a essa distância é como se estivesses cá. todos os teus conselhos e opiniões são benvindos (pelo menos para mim). o problema aqui nem passa pelas possíveis taxas que a associação iria cobrar. a questão principal é que os recolhedores, para estarem legais, têm que dispender de muito dinheiro em taxas, que têm que ser pagas ao estado, e ao mesmo tempo têm que investir em condições de armazenamento.. claro que isso tudo somado no final, fica abaixo do valor de possíveis multas que possam apanhar, por isso é preferível andar a arriscar.
3º sócio novaenergia


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por XavierMaluco »

pmatos Escreveu:caros amigos,

se algums de vocês já pensam nisso, eu próprio acho uma boa ideia uma associação de recolhedores/produtores, direcionada para os mais pequenos, simples e com poucos custos para os associados. mas o escalavardo tem razão, há que ver se existe um numero suficiente de pessoas/empresas interessados neste assunto, e que estejam legais, ou tenham vontade de se legalizar, para ver se isto tem pernas para andar. eu estou interessado e posso ajudar
e fazer uma associação não é tão dificil nem tão custoso €€€ quanto isso.
quanto á futura sociedade gestora do sistema de óleos alimentares e respectivas ecotaxas, é claro que quem pagará a factura será o consumidor de forma indirecta. as empresas produtoras/emaladoras e importadoras de óleo alimentar terão que pagar essa taxa, e depois reflecti-la no preço final do produto. a questão é se isso será transparente para o consumidor (taxa discriminada na factura) ou se será imperceptivel. afinal se já é isso que acontece noutros produtos e respectivos sistemas de gestão de residuos, não me parece que seria agora que iriam modificar as coisas.
cumprimentos.


p.s: caros moderadores, uma vez que este tópico e respectiva discussão, está a ter um cariz algo comercial e de interesse para os recolhedores, se por acaso estivermos a ferir as regras do forum nesse sentido agradeço que nos avisem.

infelizmente no que toca a resíduos as coisas não são assim tão fáceis, eu próprio já encontrei soluções para alguns resíduos que até hoje ninguém conseguiu reciclar e que estão a ser postos nas lixeiras aos milhares de toneladas. inventei uma máquina para a reciclagem dos mesmos porque o parecer (verbal) do ma foi positivo. disseram-me sim senhor pode avançar com a máquina que nós vamos dar parecer positivo. depois os entraves e exigências foram tantas que acabei por desistir. querem eles soluções ambientais, mas é só conversa.

x m


DannyAlex
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quinta out 18, 2007 11:58 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por DannyAlex »

eu volto a bater no ceguinho...

- a nossa associação (sócio nº 19 ) não pode ser ponto de partida?

- os moderadores podiam dar início a uma "consulta de interessados" (sugestão: inscrições/apresentações de elementos interessados num novo tópico?)

eu não faço questão de ser o primeiro a inscrever o meu nome... mas estará lá!

ps: o luciano não entra!

cumprimentos à "navegação"


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

dannyalex,

epá não batas mais no ceguinho...
mas é claro que a novaenergia é o ponto de partida, pois se é aqui que nos conhecemos, e usamos o forum para debater esta e outras ideias.
aliás, se bem que tenha, mais recentemente, um interesse também de cariz profissional/comercial, quando comecei a vir cá ver o forum, era um simples particular curioso, e interessado nestes assuntos.
e posso dizer que "conheci" muito boa gente, e aprendi muito com os "mestres", que amávelmente e desinteressadamente, se disponibilizam para ajudar a todos.
aliás, pretendo continuar a cá vir e participar, ajudando no que souber.
mas o que aqui se pretende é criar uma associação para um grupo um pouco mais "restrito" e com caracteristicas próprias, que são os recolhedores de ovu, e os pequenos produtores de bd. isto sem prejuizo da novaenergia, aliás até podemos colaborar, porque não? não me parece que os nossos interesses sejam antagónicos, podem é ter campos de acção diferentes. a novaenergia é mais universal e abrangente, por definição, nã é só bd e ovu.
escalavardo,

entendo perfeitamente as tuas reservas, e posso adiantar-te que também não me pretendo associar, ou fundar uma associação de piratas e malfeitores, pois tenho melhores coisas que fazer...
mas, se ninguém arriscar e fizer alguma coisa, nunca iremos a lado nenhum. e uma associação, pode ser o veiculo ideal para incentivar e ajudar muita gente a legalizar-se, não te parece?
claro que irá haver espinhos pelo caminho, mas é a vida...
mas os potenciais beneficios para todos parecem-me óbvios, termos representatividade perante a administração, nomeadamente a apamb, para defender os nossos interesses. é que se os grandes já o fizeram com a recióleo, e até pagam aquelas cotas monstruosas, não deve ser só para gastar dinheiro, é para acautelarem os seus interesses e serem ouvidos.
se nós também formos ouvidos, e pudermos dar pareceres na aplicação ou feitura de legislação para o sector, já será muito bom. claro que não será facil, mas ficar parado também não nos irá ajudar. iremos apenas ser o parente pobre do ovu, e resignarmo-nos ao que nos "atirarem".
quanto aos valores das coimas vs. custos da legalização isso e polémico, porque;
1 - não é linear que o valor das coimas seja sempre inferior ao custo de legalização
2 - muitas vezes, especialmente no caso de ofensas (contraordenações) repetidas o valor das coimas sobe em flecha
3 - se formos a pensar sempre assim, nem vale a pena termos esta discussão, é melhor mesmo ficarmos ilegais e "candongueiros"
o meu desafio está de pé, quem está interessado?
por ultimo uma abraço ao luciano, que embora esteja fora destas ´"guerras" sempre dá uma palavra amiga e encorajadora.
Associado nº 41

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

bem, não vamos misturar as coisas, embora estejam intimamente ligadas.. uma coisa são os recolhedores de óleo, outra coisa são os pequenos produtores de bd, onde se enquadram a maioria dos users deste fórum.. e para esses já existe a associação novaenergia.

para essa nova associação proposta só iriam fazer parte os recolhedores de ovu, que têm necessidades e problemas muito diferentes dos produtores de bd.

mas vamos deixar a ideia amadurecer mais, vou falar também com recolhedores, a ver se consigo encontrar algum interesse na matéria.
3º sócio novaenergia


DannyAlex
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quinta out 18, 2007 11:58 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por DannyAlex »

pmatos, só para clarificar a minha intervenção...
- quando falava em associação referia-me concretamente à associação novaenergia e não ao fórum

- em relação a essa hipotética nova "associação de recolhedores" eu estou interessado.

abraço

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

não pude deixar de achar muito divertido às citações ao meu nome.

é muito bom, mesmo estando à uma grande distância de vocês, por vezes saber que estou aí no meio, bem perto, com palpites, sugestões e as vezes com a faca entre os dentes...

não sei ainda qual o caminho chegar para atingir os objetivos dessa associação que está sendo gestada. mas sei que as autoridades não podem ser medíocres e ignorar o grave crime ambiental que está sendo praticado diariamente, por milhares de pessoas, que desavisadas, ou descompromissadas com a causa ambiental, deitam no esgoto os seus óleo vegetais usados, o famoso ovu.

a legislação que rege a recolha em portugal é federal, estadual ou municipal ? é em quem rege que deveria ser encaminhado as propostas de legalização. chegando-se à um parlamentar, através de um grupo de pessoas, ou através de organizações não governamentais (ongs), à fim de propor uma regra normatizadora da recolha de pequenas quantidades de ovu.

esse trabalho não concorre com os recolhedores já legalizados, pois esses pequenos litros não fazem diferença em seus volumes de trabalho e não justificam as suas altas despesas com a recolha.

porém, ao recolhedor particular, que estivesse protegido por uma norma, ou lei, poderia em redor de sua casa, recolher, os óleos de seus vizinhos. além claro, de no momento da recolha, dar uma verdadeira aula sobre os benefícios da doação de ovu.

com isso, resolveríamos problemas dos dois lados: os órgãos ambientais resolveriam essa verdadeira pedra no sapato, das residencias que colocam seus óleos no esgoto ( e todo mundo sabe ), cujas leis não conseguem atingir; e legalizariam a recolha dos pequenos recolhedores, que não precisariam andar na clandestinidade.

a associação novaenergia poderá, à curto prazo, ser a catalisadora desses anseios de seus sócios, mas por ora, ainda temos que fortalece-la como entidade, para depois, com representatividade, poder entrar num parlamento e falar de igual para igual com deputados, ou com dirigentes de órgãos ambientais.

ajudaria muito o incremento de sócios, pois quando chegarmos à um número expressivo, teremos mais força. muito mais força.

cito como exemplo o greenpeace, o wmf, que no início, eram apenas uma simples associação, mas por influencia de seus sócios e colaboradores, atingiram a importancia mundial que hoje existe.

e não adianta dizer que eu não sou convidado... eu vou de qualquer jeito... agora só de implicante...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por XavierMaluco »

infelizmente no que toca a resíduos as coisas não são assim tão fáceis, eu próprio já encontrei soluções para alguns resíduos que até hoje ninguém conseguiu reciclar e que estão a ser postos nas lixeiras aos milhares de toneladas. inventei uma máquina para a reciclagem dos mesmos porque o parecer (verbal) do ma foi positivo. disseram-me sim senhor pode avançar com a máquina que nós vamos dar parecer positivo. depois os entraves e exigências foram tantas que acabei por desistir. querem eles soluções ambientais, mas é só conversa.

x m



escalavardo

o problema não foi a licença para operar com resíduos, o problema surgiu a nivel de projecto e infra-estruturas que teriam custos enormes da forma que o ma exigia, para além de que só autorizavam dentro de zi com predominância em 50% no tratmento de resíduos, apesar de no caso em questão não se tratar de resíduos perigosos.


_______________________________________
tudo acaba, só o conhecimento é eterno "xavier maluco"

Responder

Voltar para “BioDiesel”