Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por JoseMOliveira »

boas

registei a diversidade de opiniões sobre a associação.
a mim parece-me que grande parte dos ilegais o são para vender aos pequenos produtores de bd, e apenas o são ( ilegais) porque não têm dimensão para se legalizar, criar instalações proprias, investir nas infra estruturas e pedir o licenciamemnto.
os custos na minha opinião só se justificam lá para as 50 a 60t/mes.
a recioleo não é nem deixa de ser uma associação de grandes ou de interesses (escondidos) do que conheço o engº pereira nunes esteve na origem da dita associação quando se ligou à multirecolhas , sendo hoje talvez o maior accionista dessa empresa.
tambem defendo a ideia que se me juntar aos ricos pelo menos recebo umas gorgetas, se me juntar aos pobres corro o risco de ficar mais pobre do que eles.
compartilho a opinião de me não associar a malfeitores, candongueiros, ilegais, etc,pelo que perfilho a ideia de abrir delegações da associação recioleo em varias zonas do país e a partir daí começarmos a trabalhar no sentido defesa dos nossos interesses, e no seio da associação reivindicar o nosso espaço, digo os nossos interesses, juntos podemos por exemplo usufruir de instalações de filtragem e tratamento do oleo que recolhemos... deixariamos de ser ilegais!?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Luciano Kaefer »

caro josé:

creio que a ideia central é de que a recolha possa ser feita por pessoas interessadas no uso do ovu em suas próprias viaturas.
como sabemos, para usar o ovu nos carros, basta uma série de processos já mostrados aqui no forum.

o que move uma empresa de recolha é o seu lucro. e lucro se obtem deslocando um veículo até o restaurante e retirar de lá 400, ou mais litros de ovu.

existe um mercado que não interessa às recolhas: o mercado doméstico, pois esse não gera um volume que justifique a recolha individual. aí é que entra a recolha particular.

imagine que num condomínio, com 20 casas, onde cada uma gere 4 litros de ovu por mês. somente nesse condomínio são 80 litros ao mês.
um volume insignificante e que não justifica o deslocamento para ir buscar e bater de casa em casa pedindo óleo usado.

já para um particular, não custa nada, e tem naquele "condomínio" os seus amigos. quando ele lá chegar, vai conversar com as crianças e explicar para onde está levando o óleo, e a importância que tem não coloca-lo no esgoto.

vai explicar que na natureza nada se cria, tudo se transforma...

é um mercado que em portugal está vetado aos particulares e um mercado que não interessa às recolhas.

então, o que fazer: sensibilizar as pessoas que decidem a entenderem que se não liberarem essa recolha pessoal e pequena, aos particulares, esse óleo vai terminar nos rios, pelos fatos já explicados acima.

claro que particulares vão cometer excessos, mas basta uma pesada multa para quem for apanhado com uma quantidade superior ao permitido para que voltem à serenidade e ao objetivo da lei.

felizmente aqui no brasil essa restrição ainda não existe.

e não venham com as empresas de recolhas pra cá!

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por katzilla »

de facto a recolha nos particulares é pouco interessante para uma empresa de recolha, por outro lado interessa pela dimensão. esse tipo de recolha só é possivel com grandes investimentos e a nível local, o que afasta 99% dos recolhedores.
a recolha nesses moldes já foi tentada pela braval e será brevemente pela lipor. a primeira não conseguiu executar o projecto, vamos ver o desenvolver da lipor.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

lopes, falas muito bem apenas para um simples curioso ou fabricante de bd caseiro.. diz-nos lá o que te move, partilha connosco, não sejas tímido

a recióleo não funciona, nem defende os interesses dos pequenos recolhedores. e de facto é como dizes, para se chegar a um patamar de médio recolhedor, terá de se atingir obrigatoriamente as 50 ton/mês. e aí apenas se enquadram uma mão cheia de empresas, e essas já têm os seus interesses bem defendidos, não vale a pena mais associações.

mais uma vez volto a frisar, uma possível associação a criar será sempre para pequenas empresas de recolha, e não para pequenos recolhedores ovu/produtores de bd, pois para eles já existe a associação novaenergia..!
3º sócio novaenergia


JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por JoseMOliveira »

li com atenção as vossas posições, os pequenissimos recolhedores para uso domestico e que produzem podem e devem discutir e reivindicar o seu espaço,já não consigo ter tanto optimismo, quanto à recolha porta a porta, eu já fiz experiencias em edificios de apartamentos, fiz sensibilização e o resultado foi pessimo, pouco oleo, alguma sujidade e muita acidez.
penso mesmo que todos acabamos no restaurante do lado, e mesmo esse na maioria dos casos deixa 30l de dois em dois meses ou tres em tres ...
não haverá demasiado romantismo nas posições defendidas?
ainda não estopu convencido !


JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por JoseMOliveira »

escalavardo Escreveu:lopes, falas muito bem apenas para um simples curioso ou fabricante de bd caseiro.. diz-nos lá o que te move, partilha connosco, não sejas tímido

a recióleo não funciona, nem defende os interesses dos pequenos recolhedores. e de facto é como dizes, para se chegar a um patamar de médio recolhedor, terá de se atingir obrigatoriamente as 50 ton/mês. e aí apenas se enquadram uma mão cheia de empresas, e essas já têm os seus interesses bem defendidos, não vale a pena mais associações.

mais uma vez volto a frisar, uma possível associação a criar será sempre para pequenas empresas de recolha, e não para pequenos recolhedores ovu/produtores de bd, pois para eles já existe a associação novaenergia..!
se s~ºao pequenas empresas são recolhedores, só são pequenos +porque os outros já serão grandes... não fará sentido este reciocinio?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas josé:

posso lhe falar de minha experiência. aqui, em casa, toda a semana, a patroa libera uns 2 litros de ovu. na casa do empregado, mais 1 litro por semana.

de forma informal, fui à um restaurante que fica numa rodovia aqui perto da fazenda, e perguntei o que ele fazia com o óleo. a resposta foi clara: quando ninguém retira, boto fora no buraco que tenho lá no fundo do restaurante.

propus à ele que eu fosse semanalmente buscar o óleo. e isso fiz durante uns 2 meses. impressionante: cada vez que ia buscar, vinha uns 150 litros de óleo. nem acreditava.

como tudo que é bom acaba logo, uma vez apareci lá e o bidon estava vazio e limpo. fui falar com o dono do restaurante e ele falou: quem chega primeiro leva!

todas as familia tem fritos em casa. e todas, usam o óleo umas 3, 4 vezes e deitam fora na pia mesmo.

penso que a mudança só acontece por insistência e ensino. ir na casa, mostrar o que acontece com a natureza e o que acontece se ela guardar o óleo até o sábado, quando eu passaria para recolhe-lo.

se fizermos essas iniciativas em condomínios, ou edifícios, imagino que numa manhã de sábado, podemos recolher alguns litros de ovu.

e aí vai o marketing. no dia da recolha, leve junto uns bombons, pirulitos para as crianças... tudo funciona. é um marketing que as grandes empresas de recolha não podem fazer. isso só se faz à nivel pessoal.

e se, no sábado pela manhã, você recolher em 40 apartamentos, uns 60, 80 litros de ovu para a semana.

e se, organizarem as crianças do edifício, e dar uns belos chocolates à todas, para fazer essa recolha no sábado pela manhã. já pensou, chegar no prédio e a festa já estar pronta, com 80 litros de ovu já lhe esperando ?

80 na semana, são 320 litros no mês. quantos euros isso representa de economia ?

para uma empresa de recolha, nada. mas para a recolha particular, 320 litros ao mês.

e, falando em economia, quer dizer, em ecologia, serão 320 litros que não ficarão por décadas a boiar no rios e matar os peixes.

pode parecer ceticismo, mas prefiro sonhar nisso do que formar filas com os que acham que nada pode ser feito.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


DannyAlex
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quinta out 18, 2007 11:58 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por DannyAlex »

quando o homem sonha...

"a ideia não é nova" (escalavardo: onde é que já ouvi isto? ), mas necessita de uma grande disponibilidade de quem se propõe a recolher... e capacidade de encaixe para ouvir muita coisa...

mas é um sonho que se pode realizar... e, como todos os sonhos, começa com um simples passo! quando a palavra passar, o caminho fica aberto e mais facilitado...

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

ainda gostava que alguém, algum dia, me mostrasse o que o ovu faz na natureza..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

como você deve saber, o óleo fica em cima e a água embaixo. imagine todos os canais que despejam águas pluviais nos rios. à medida que os óleos se encontram, eles se juntam e formam um bloco cada vez maior.
o peixe que emerge nesse momento, no meio de uma mancha de óleo, embebe-se desse líquido precioso e não conseguem mais nadar, visto que as nadadeiras estão impregnadas de óleo.

e, como você deve saber, à cada canal que passa, mais óleo se junta e maiores ficam os blocos.

basta ver os derrames de petróleo no mar, o estrago ecológico que produz. mas a imprensa só dá destaque às calamidades. esses pequenos ( grandes ) desastres ecológicos que ocorrem quando uma pessoa deita 1 copo de óleo na pia, não são noticiados.

certamente vai ter gente mais qualificada para lhe responder essa questão. eu falo o que sei.

tratem com carinho essa questão. nossos filhos vão agradecer à vocês.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Luciano Kaefer »

para colaborar com as informações:
os manguezais são ambientes dos mais sensíveis à poluição por óleo (carlberg, 1980).
a presença de óleo em manguezais afeta as árvores pois impede a respiração seja através dos
pneumatóforos (avicennia schaureiana), seja através das lenticelas (rizophora mangle e
laguncularia racemosa). desta forma o óleo é capaz de matar rapidamente plantas adultas de
manguezal, suprimindo assim todo o balanço do ecossistema. segundo odum e johannes
(1975) o valor crítico de 200 ml por m2 é capaz de causar danos irreparáveis. a presença de
óleo também vai afetar outras comunidades intertidais, eliminando completamente algas,
caranguejos, moluscos e outros invertebrados, muitas vezes de interesse econômico. também
são afetadas populações de peixes e crustáceos que utilizam o manguezal exclusivamente
como criadouro de larvas. os efeitos da destruição dos manguezais podem ser detectados em
toda cadeia alimentar costeira. a tabela 1 indica os danos causados pelo derramamento de
óleo em um ecossistema de manguezal.
reportagem completa em http://www.uff.br/remadsuff/bibvirtual/guapimirim.pdf

o google é uma maravilha para essas pesquisas...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por katzilla »

isso é um estudo sobre oleo mineral, estamos aqui a discutir oleo vegetal que obviamente não tem metais pesados e outros poluentes. ao contrario do oleo mineral, o oleo vegetal está classificado como residuo não perigoso.
o poluente mais comum nos aquiferos são os nitratos e não o oleo. derivados de pesticidas, esgotos humanos e animais.
fala-se muito no oleo que se deita na pia porque quando chega á etar entope os filtros.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

apesar do problema do site com os acentos, foi a melhor matéria que consegui encontrar.
texto na íntegra em http://www.ct.ufrj.br/?secao=avisos&sub ... _biodiesel

do óleo de cozinha ao biodiesel
taisa gamboa, da agn/ct

todo mundo adora uma batata-frita e um salgadinho. mas o que fazer com o óleo utilizado na preparação desses alimentos? se você joga no ralo, está agindo errado. e se põe o resíduo no lixo comum, também. quando o descarte ocorre em uma região provida com rede de coleta de esgotos, parte do óleo adere ás paredes e absorve outras substâncias. essa mistura se solidifica e reduz o diâmetro das tubulações, prejudicando o transporte do esgoto, aumentando a pressão interna e os vazamentos, diminuindo a vida útil das bombas e, em casos extremos, provocando o completo entupimento da rede coletora.

as estações de tratamento também não estão preparadas para receber a enorme quantidade de óleo de cozinha despejado pela população (200 milhões de litros por ano). a gordura prejudica o desempenho de diversos dispositivos da mesma, entre eles os decantadores; os reatores aeróbios, que têm seu ph alterado; e os biodigestores anaeróbios, que acabam produzindo lodo difícil de transportar e com maior carga org?nica. as informações são do professor, pesquisador da coppe da ufrj, do cefet-rj, e engenheiro da cedae, a companhia estadual de águas e esgotos do rio de janeiro.

segundo marcos vinícios marques fagundes, professor e pesquisador do instituto alberto luiz coimbra de pós-graduação e pesquisa de engenharia (coppe/ufrj), se uma localidade conta apenas com uma galeria de aguas pluviais, alem do entupimento dos canos, o despejo de oleo reduz o oxigenio dissolvido no corpo hidrico, e pode atrair animais perigosos, alem de provocar mau cheiro. quando o oleo utilizado é lançado no lixo comum, ele acaba chegando aos lixões, onde muitas vezes é enterrado com os demais resíduos, podendo contaminar o lençol freático. nesse caso, os danos ao meio ambiente são enormes.

para se ter uma idéia, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água. isso acontece porque apesar de o óleo vegetal se dispersar em uma camada muito fina sobre a água, é suficiente para prejudicar a transferência de oxigênio na interfase ar-água. entretanto, devido a sua biodegradabilidade esse problema não é tão grave quando comparado aos óleos de origem fóssil, como o petróleo, que além de tudo é tóxico. é bom lembrar que a biodegradabilidade do óleo vegetal, que o torna muito menos danoso que os demais, não ocorre instantaneamente, sobretudo nas metrópoles, com grande adensamento urbano.
sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por Pmatos »

caros amigos,

quanto á recióleo, a opinião que dei, não passa disso mesmo, uma opinião. de facto não conheço suficientemente a associação, para poder afirmar que é isto ou aquilo. mas pelos elementos que recolhi, e por opiniões já aqui expressas no forum, a impressão que me deu foi a de que é efectivamente uma associação vocacionada para os grandes recolhedores, e sem grande visibilidade, para os restantes intervenientes na recolha de ovu. e acho também que, as taxas de adesão são pesadas para um pequeno/médio recolhedor. possivelmente, o facto do pouco conhecimento da associação, bem como a pouca vontade de muitos em legalizar-se tenham contribuido para isso.
quanto á questão dos ricos e pobres,não é essa a questão. a questão é que todos os que tenham interesse em legalizar-se, ou já estejam legais possam fazer ouvir a sua voz, e defender os seus interesses, independentemente da sua dimensão ou "riqueza". se para isso o caminho é criar uma nova associação ou aderir á recióleo, é o que estamos a tentar perceber e a debater. ou mesmo a hipótese de não fazer nada.
quanto á ideia de podermos , hipoteticamente, usufruir de instalações industriais de filtragem e tratamento do óleo recolhido, pertença de terceiros, a ideia até é interessante, desde que haja vontade dissso, e o regime de utilização dessas instalações seja relativamente "livre", senão corremos o risco de deixarmos de ser independentes, e passar a ser meros subcontratados de terceiros. e se é verdade que é isso que se passa actualmente, com muita gente no mercado, não é o meu caso, nem pretendo que venha a ser. não tenho nada contra as grandes empresas, todos têem o seu espaço. apenas prefiro ser independente. mesmo que me associe a outras empresas, pontualmente, ou regularmente.
e uma associação que se preze, irá exigir que os seus associados estejam legais, e irá incentivar, e ajudar outros a se legalizarem, para acabar com essa situação no mercado.
mas há aqui no forum quem conheça melhor essa realidade, e que pode auscultar do eventual interesse dos profissionais da área, do que eu.
aguardemos pois por novidades nesse campo.
Associado nº 41


JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por JoseMOliveira »

boas

o debate está e é interessante, pois todos os pontos de vista são validos!
eu continuo a defender que a união faz a força!
a recolha de ovu os grandes e os pequenos, é um falso problema, o que me parece é existir a necessidade de organizadamente defendermos uma posição de conjunto cujo objectivo seja a recolha de todo o ovu, e para isso precisamos de ser todos.
dividir para reinar é o lema de quem quer dominar....assim diz a historia em todas as actividades..
se já existe uma associação com sede em lisboa temos de abrir uma delegação aqui a norte e outra a sul, nesse forum estaremos melhor colocados para defender os nossos interesses...renegociaremos as quotas, os estatutos , tudo.. ou será que as 100 toneladas que recolhemos todos juntos valem menos que as 100t de um ou dois?? este é o cerne do problema

em relação ao amigo do brasil deixa-me dizer que falamos de realidades diferentes,habitos alimentares diferentes , em tese tambem concordo com ele , porém vivi uma realidade diferente e uma experiencia menos feliz

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

por mim volto a dizer que não me interessa associar à recióleo neste momento.. quem sabe num futuro próximo.. e desde já posso afirmar que não é a única associação de recolhedores já criada, existe pelo menos outra, que também está adormecida.

pmatos, de onde veio essa conversa de particulares aproveitarem as instalações das empresas para irem lá tratar o seu óleo? além disso continuam a insistir que esta nova associação serviria os particulares.. já referi inúmeras vezes que para esses já existe uma associação... intitula-se novaenergia..!!
3º sócio novaenergia


JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por JoseMOliveira »

luciano

o amigo brasileiro és tu! desculpa não ter posto o nome.
aqui na zona norte de portugal a gordura é maioritariamente consumida sob a forma de esturgidos ou refogados, maioritariamente come-se batata assada, culturalmente as classes medias almoçam em restaurantes (batata frita) à noite evitam este tipo de consumos ... i guest!


JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por JoseMOliveira »

escalavardo Escreveu:por mim volto a dizer que não me interessa associar à recióleo neste momento.. quem sabe num futuro próximo.. e desde já posso afirmar que não é a única associação de recolhedores já criada, existe pelo menos outra, que também está adormecida.

pmatos, de onde veio essa conversa de particulares aproveitarem as instalações das empresas para irem lá tratar o seu óleo? além disso continuam a insistir que esta nova associação serviria os particulares.. já referi inúmeras vezes que para esses já existe uma associação... intitula-se novaenergia..!!

qual é a outra associação? sabes nome e morada? isso partece-me importante!

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por escalavardo »

de momento não sei nem uma coisa nem outra.. mas estive a falar com o presidente dela há uns dias.. por acaso esqueçi de perguntar como se chama a associação .. heheh
3º sócio novaenergia


JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re: Empresas de Recolha de Óleos Alimentares

Mensagem por JoseMOliveira »

escalavardo Escreveu:por mim volto a dizer que não me interessa associar à recióleo neste momento.. quem sabe num futuro próximo.. e desde já posso afirmar que não é a única associação de recolhedores já criada, existe pelo menos outra, que também está adormecida.

pmatos, de onde veio essa conversa de particulares aproveitarem as instalações das empresas para irem lá tratar o seu óleo? além disso continuam a insistir que esta nova associação serviria os particulares.. já referi inúmeras vezes que para esses já existe uma associação... intitula-se novaenergia..!!
peço desculpa pela ignorancia! tem tido actividade junto dos organismos estatais para influenciar na defesa dos nossos interesses?

Responder

Voltar para “BioDiesel”