INSUCESSO COM JOTROPHA

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
xiruzi
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sábado ago 25, 2007 10:21 pm
Localização: Santarem

INSUCESSO COM JOTROPHA

Mensagem por xiruzi »

boas.ja que se fala da jotropha,eu quero vos dizer que a minha experiencia com essas plantas foi um verdadeiro falhanço.adequiri 6 plantas dessas ja com 1mt de altura,muito bonitas,(eu ja a velas com sementes) so que eu,fiz o que nao devia,tireias dos seus vasos e metias na terra,deram rebentos e tal...duraram 2 meses.penso que foi a geada ou elas nao gostam la muito de agua.vou tentar novamente mas nao as tiro dos vasos.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

estavas à espera do quê ao colocar uma planta tropical a apanhar geada?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
xiruzi
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sábado ago 25, 2007 10:21 pm
Localização: Santarem

Mensagem por xiruzi »

orbis Escreveu:estavas à espera do quê ao colocar uma planta tropical a apanhar geada?
ok, mas onde as comprei tem as plantas nos vasos desabrigadas e continuam la vissosas.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

e lá forma-se geada?
não as abrigarão durante a noite?

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas xiruzi:

as tuas plantas morreram mesmo ou só lhe cairam as folhas com o frio.

se fossem minhas aguardava até à primavera, para ver se rebentam lá para março ou abril.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
xiruzi
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sábado ago 25, 2007 10:21 pm
Localização: Santarem

Mensagem por xiruzi »

eu novamente.as plantas morreram mesmo,mas tudo começou com as folhas a secarem,e ja nessa altura eu as tapava com plasticos. hoje ainda la estao mas ate o caule ja se esta a desfazer. vou mesmo comprar mais.darei novidades.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Mensagem por klinzter »

entao queres tu dizer, que não fizes-te uma estufa?
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

quando visitei a região nordeste do brasil, ví muitas espécimes de plantas que gostaria de ter na fazenda.
com climas totalmente diferentes, resolvi trazer umas mudas de cacau, caju e outras. minha maria alertou-me da diferença de temperaturas.
mas quem dá bola para o que diz a maria. trouxe assim mesmo.
hoje, sempre que falo sobre uma muda, ela dá um largo sorriso e diz: vai trazer de novo

e fico quieto mordendo os lábios...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
xiruzi
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sábado ago 25, 2007 10:21 pm
Localização: Santarem

Mensagem por xiruzi »

klinzter Escreveu:entao queres tu dizer, que não fizes-te uma estufa?
nao apenas as tapava com sacos plasticos nos dias mais frios.agora vou deixa-las em casa ate ha primavera, logo vejo o resultado.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola xiruzi
ao passar por este tópico achei que podia partilhar o que sei.
as plantas tropicais tem alguma dificuldade de adaptação ao clima.
mas vamos por partes, a muda das plantas (do vaso para a terra)deve ser feita entre março/abril ate la para o caso de as ter em casa usar uma varanda abrigada virada a sul de preferência.
ao fazer a plantação cuidado com os fertilizantes.
na época de maior calor administrar ureia de foliar para preparar a planta para o inverno.
durante o inverno fazer abrigos as plantas com plástico transparente que se devem manter ate ao fim do inverno.
no segundo ano no meu caso ja não fiz abrigos no inverno.
a experiência que tenho prende-se com algumas plantas tropicais que tenho plantadas na minha horta aqui na zona de torres vedras , entre estas existe uma feijoa ,manga ,goiaba ,açerola, pitanga,e mais outras.
a experiências que tenho também não e muita pois parte destas plantas nem conhecia e também farão plantadas a pouco tempo (primavera de 2006).
de momento e a ajuda que posso dar se precisares mais alguma coisa pergunta.



cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
xiruzi
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sábado ago 25, 2007 10:21 pm
Localização: Santarem

Mensagem por xiruzi »

ola electrico. .pelo q me apercebi, poderas ter como( hobi) a agricultura nao?bom eu nesse campo a minha experiencia,e pouca ou quase nenhuma,faço algumas plantaçoes sasonais e pouco mais, o tempo tambem e pouco, as maquinas ocupam-me bastante.tenho muita terra mas,enfim...vou seguiras tuas indicaçoes quando fizer as proximas plantaçoes, depois dou mais noticias,nao quero gastar$ e depois nao ver resultado.fico grato pela dica. ate breve.


cjribas
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda set 10, 2007 3:21 am
Localização: Aldeia da Piedade (Azeitão)

Re: INSUCESSO COM JOTROPHA

Mensagem por cjribas »

boa noite a todos.

desculpem a intromissão. mas muito recentemente li - não me lembro onde - que uma empresa portuguesa decidiu, a título experimental, encomendar sementes da dita e distribuí-las por agricultores da zona oeste. custa-me a acreditar que, para se produzir biodiesel, se vá investir em estufas para arbustos com um porte considerável. eu sei que moçambique é o pais ideal para plantar jotropha mas...

carlos ribas
Carlos Ribas


Murilo Oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: segunda fev 11, 2008 5:37 pm
Localização: Sao Carlos, Brasil

Re: INSUCESSO COM JOTROPHA

Mensagem por Murilo Oliveira »

ola a todos.

tenho conversado com algumas pessoas que plantaram jatropha e segundo eles o melhor no caso dessa planta é fazer a lavoura plantando diretamente as sementes nas covas (2/cova), e nao transplantar as mudas. essa é a opiniao de quem aprendeu pela pratica.
no inicio de sua vida, a jatropha é bem sensivel ao frio. isso sera um problema a ser pensado.
quanto a agua, a jatropha (das quais tirei algumas sementes) é uma planta bem adaptada de brejo (locais umidos perto de correntes d'agua).

sds,
murilo.


cjribas
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda set 10, 2007 3:21 am
Localização: Aldeia da Piedade (Azeitão)

Re: INSUCESSO COM JOTROPHA

Mensagem por cjribas »

bom dia.

e, já agora, alguém sabe onde posso obter algumas sementes de jotropha? gostava de efectuar algumas experiências. alguns meses atrás, comprei 12 sementes, pela internet, e não foram nada baratas. pior ainda, acho que elas (sementes) não sabem que é suposto germinarem...
Carlos Ribas

Avatar do Utilizador

rato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sábado abr 29, 2006 5:47 am
Localização: Fig. da Foz

Re: INSUCESSO COM JOTROPHA

Mensagem por rato »

boas pessoal tambem gostava de obter sementes de jotropha,se alguem puder indicar agradecia.

rato


greenpower
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta jul 04, 2008 11:34 pm

Re: INSUCESSO COM JOTROPHA

Mensagem por greenpower »

oi, eu germinei umas sementes que comprei aqui http://www.jardimdaceleste.com/product_ ... cts_id=684e já germinaram e estão aí com uns 35 cm. semeei-as doirectamente no solo abrigado de ventos e frios e a taxa de germinação foi bastante boa. nasceram quase todas.
eu axo que o essencial é não esquecer as necessidade sdeste tipo de plantas, pois desta forma consegue-se cultivá-las sem problemas.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: INSUCESSO COM JOTROPHA

Mensagem por RED BARON »

aproveito para contar o que se passou com a minha planta de jatropha.
um amigo meu dispensou-me uma planta das seis que comprou e ela estava muito bonita, isto foi em finais de setembro do ano passado. guardei-a no quintal durante um tempo, e quando o outono chegou, meti-a numa estufa para evitar que apanhasse muito frio e gelo mesmo, zona de santarém.
fiquei muito triste quando comecei a ver as folhas a amarelar e a caíram até ficar apenas uma haste com cerca de quarenta centímetros. não desisti e sempre tive esperança que ainda voltasse a viver.
em março deste ano retirei-a da estufa e trouxe-a para o meu quintal ainda sem qualquer sinal de vida. quase todos os dias passava algum tempo a mirar se haveria algum indicio de rebentar e nada.
surpreendentemente, em maio começou a surgir um rebento muito verdinho mesmo no cimo da haste, aqui chamamos de "olho" e começou a desenvolver, está muito linda, pena o vaso estar a ficar pequeno, mas tenho medo de a mudar para o terreno. penso que deverá ser mudada durante a época em que não tem folhas.
estou a pensar colocá-la num lugar ensolarado, junto a uma parede onde não apanhe tanto frio de inverno e goze de algum abrigo.
agora fiquei com uma dúvida, será que é normal a jatropha perder as folhas durante o tempo mais frio?
também me parece que começando a ganhar folhas só em maio/junho, não terá tempo de frutificar antes do frio do inverno onde voltará a perder as folhas.
faz-me lembrar as bananeiras que existem em alguns jardins que só dão bananas do tamanho de amendoins.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: INSUCESSO COM JOTROPHA

Mensagem por RED BARON »

aqui está uma foto da minha jatropha que parece estar muito bem de saude por agora.
Jatropha 02.JPG
Jatropha 02.JPG (0 Bytes) Visto 6832 vezes


ciclope
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça nov 27, 2007 4:28 pm

Re: INSUCESSO COM JOTROPHA

Mensagem por ciclope »

comprei 500 sementes no brasil.

aqui vai a minha experiencia:

raspar ligeiramente a parte branca da semente para que germine mais rapido.
colocar em covetes com terra e adubo. ( importante: colocar a semente com a parte branca para cima )

experiencias com as covetes:
na rua á sombra demora muito tempo para germinar e são poucas que germinam.

em estufa mas com pouco sol durante o dia germinaram menos de metade.

na rua ao sol germinaram quase todas.

concluo que a semente tem de atingir alguma temperatura para germinar, alem de colocar agua.

já tirei das covetes e coloquei na terra e todas elas estão bem de saude. apenas as primeiras 2 folhas estão
a amarelar mas o olho da planta está com boa cor e folhas a nascer.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: INSUCESSO COM JOTROPHA

Mensagem por lobão »

boas red, realmente o vaso é muito pequeno terás de transplantar para a terra (fazendo uma estufa no inverno como garantia) ou para um vaso bem maior e vamos ver como se comporta quando o inverno chegar!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Responder

Voltar para “BioDiesel”