Crise alimentar por culpa do biodissel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas pedro

estou desenvolvendo aqui na fazenda um projeto para produção de etanol à partir de cereais.

logo alguém vai pensar: pô, mas produzir milho, arroz, trigo, para transformar em alcool ?

antes de pensarem isso informo:

a saca de cereal, se vendida no mercado, gera 10 euros. transformando em etanol, vira 15 euros ( aumento de renda ), e da saca do cereal, sobra um resíduo, com alta carga de proteína, +- 30 kg de ração animal, que vai se transformar em carne e leite.

ora, se o cereal era vendido para transformar em rações para gerar alimentos, onde está o erro em transforma-lo em biocombustível e depois em ração para gerar alimentos ?

é uma pena vocês ainda não terem etanol nos postos de combustíveis. em apenas 1 ha, se produz 7.500 litros de etanol de cana, ou 2.000 litros de cereais.

façam as contas e pensem na cadeia produtiva que o biocombustível gera.

só está contra quem ganha algo com o sistema atual.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por Chemistry »

como já referi no outro tópico isto no meu ponto de vista é estratégia politico-económica para se poder avaliar danos possíveis e estabelecer condutas de forma a serem evitadas "estados de pânico". há que produzir. os biocombustíveis e as taxas de incorporação vão ter de ser cumpridas. e que ninguém pense que a china também está só a vêr. também já têm metas. e os eua também e estão em grande força. as questões actuais vão no sentido dos países emergentes estarem a consumir cada vez mais, na ordem dos 20% anuais e não é só a china, também polónia, russia, angola....outros países ásia,europa de leste e américa sul como o brasil. claro que os biocombustíveis têm o seu peso, em pouco mais de 10%.

por isso todos os países andam preocupados com as suas reservas...não é só do petróleo. portugal por exemplo importa mais de 60% de cereais!! no trigo importa mais de 90%!! e não é para produzir biocombustíveis. nem todos os países tem capacidade de produção deste tipo de culturas. agora pensem globalmente neste cenário.

há que escolher culturas sustentáveis, e de forma sustentada, não para receber fundos, e como já referido, não para ter uma estufa invisivel que dá jipes . as limitações estabelecidas pela comunidade europeia e suas estratégias irão ser revistas nalgum sentido, pois alguma coisa vai ter que mudar, porque não se pode parar para vêr no que vai dar numa altura destas em que a escassez comeca a prevalecer.

de facto na produção do bioetanol mais de 30% da matéria prima (ex: milho) é directamente convertida num subproduto chamado ddgs (distiller´s dried grains and solubles) obtido no decorrer do processo de fabrico. os restos dos nutrientes da pasta que sai da destilação são concentrados, resultando num subproduto com 32% de composição proteica e fundamentalmente utilizado como fonte de alimentação para animais. o ddgs é uma excelente fonte de fibras, minerais, proteínas e gorduras, apresenta também um alto extracto de teor de leveduras e vitaminas.


cumps

pedro


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por Chemistry »

luciano kaefer Escreveu:
é uma pena vocês ainda não terem etanol nos postos de combustíveis. em apenas 1 ha, se produz 7.500 litros de etanol de cana, ou 2.000 litros de cereais.
luciano estás a falar do milho?

os 2000 litros são de que cereais? para biodiesel!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por Luciano Kaefer »

pedro

estou a falar em etanol. a cana de açúcar, já possui o suco adocicado, é necessário apenas a fermentação para transformar açúcares em alcool, e depois a destilação.

no caso de cereais, milho, arroz e trigo, que possuem basicamente amido, é necessário uma enzima que quebre as cadeias moleculares, transformando o amido em açúcar, para depois então, em alcool.
essas enzimas são as alfa e gluco amilase.

a produção de alcool (etanol ) de cereais é basicamente 35% do seu peso. uns 30% vira gás carbônico quando da fermentação e 35% vira ração animal.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por Chemistry »

sim, claro. alfa-amilase, gluco-amilase e protease. a beterraba tb não precisa.

mas a minha questão era para a produção de biodiesel. que cultura o luciano utiliza? girassol 3,5 a 3 ton/hect ?


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por Chemistry »

e a levedura saccharomyces cerevisiae como responsável pelo processo de fermentação!


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por visitante »

vivam ...

kaefer... desculpa mas o argumento a saca de cereal, se vendida no mercado, gera 10 euros. transformando em etanol, vira 15 euros ( aumento de renda ), e da saca do cereal, sobra um resíduo, com alta carga de proteína, +- 30 kg de ração animal, que vai se transformar em carne e leite.não me convence satisfatoriamente..talvez seja falha minha..mas estou seguro que a alimentação humana não se circunscreve a carne e leite..já o mesmo não se pode aplicar á ganancia humana..e é a ganancia que me preocupa no aspecto de que a não haver regulamentação/fiscalização sobre o destino das produções de cereais viremos..seguramente..a ser confrontados com falta de cereais e outros produtos de lavoura por detrimento destes em favor de culturas dedicadas a biocombustiveis..

pessoalmente não estou para andar de forma ecologica e financeiramente favoravel no meu automovel á custa de subnutrições..há que encontrar o equilibrio do destino das produções agricolas..e evitar a todo o custo que a ganancia venha a predominar neste sector..e os ecos dessa ganancia já se vislumbram..caso do investimento de uma grande companhia para produção de cultivos com destino á produção de biocombustiveis em moçambique..país onde grande percentagem da população carece de alimentação adequada..

voltando ao pedaço da tua intervenção que sublinhei a vermelho..imagina que todos os agricultores a seguiriam com o fito..genuino..de maior obtenção de rendimento.."amanhã" de que te alimentarias ?..de carne e leite ?...

sou tão contra os petro-dolares como aos "bio-dolares"....

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas fernando

o setor primário é o que mais contribui para saciar a fome e o que menos renda possui. todos os "n" intermediários que passam a levar o alimento produzido pelo homem do campo, recebem muito mais do que aquele único homem que produziu o alimento.

e somente à esse homem é que é dada a responsabilidade de arcar com os prejuizos decorrentes de secas, vendavais, enchentes, insetos etc.

para produzir 1 kg de carne, um animal precisa comer diariamente 40 kg de pasto, visto que o valor nutritivo das gramíneas é muito baixo. algo em torno de 2 a 4 %.

no modelo que apresentei, o resíduo da produção de etanol, gera um "concentrado" com 28% de proteína bruta. uma "bomba" proteica que faz com que você ao colocar esse resíduo na ração animal, possa diminuir em 70% a quantidade de pasto a ser ingerido, liberando muito campo para outras culturas que não a pastagem. entendeu a minha linha de raciocínio ?

exemplo: um produtor de grãos e de carne, que possua 100 ha de campo. em 50 ha, produz milho grão, e nos outros 50 produz forragem para alimentação do gado.

se na produção dos 50 ha destinado ao grão, o produtor transformar em etanol + coprodutos, vai fazer com que ele tenha uma renda superior ao que teria vendendo o grão ao intermediário, proveniente do uso próprio do etanol. com o coproduto ( resíduo ), ele consegue obter a mesma produção de leite e carne, com uma área menor de pastagem.

dos 50 ha que o produtor tinha para produzir carne e leite, agora basta 15.( apenas 30% ) sobrando-lhe 35 ha para plantar outros alimentos.

isso faz com que exista uma valorização dos produtos e ganho de eficiência.

o produtor, fernando, possui a natureza em suas veias. até alguns "empresários" rurais, vão correr para a cultura que dá mais $$$. mas a maioria se contentaria em aumentar sua renda e diminuir sua área de pastagem, com a mesma eficiência, pois vai conseguir produzir ainda mais.

sou à favor de políticas que valorizem a produção, e não à intermediação.

aqui no brasil, fernando, 1 litro de leite rende para o produtor r$ 0,58. esse mesmo litro de leite, chega ao consumidor custando r$ 2,20. ele aumenta quase 300% por rodar nas mãos de quem não produz.

e esses r$ 0,58, são brutos. dalí tem que tirar a ração, medicamentos, pasto. resta uns r$ 0,15 em cada litro produzido. e tem que correr todos os riscos.

por isso que estou defendendo a idéia de transformar parte dos cereais produzidos em etanol, pois essa geração vai fazer criar novas formas de produção.

vamos adiante. o que não entenderes me pergunte, pois se souber a resposta, lhe darei.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por visitante »

vivam ....

kaefer..eu entendi perfeitamente a tua linha de raciocinio..apenas alertei que.. dada a propensão humana para a ganancia.. deverá ser implementada regulamentação/fiscalização..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por jmal »

[***************] Escreveu:vivam ...

kaefer... desculpa mas o argumento a saca de cereal, se vendida no mercado, gera 10 euros. transformando em etanol, vira 15 euros ( aumento de renda ), e da saca do cereal, sobra um resíduo, com alta carga de proteína, +- 30 kg de ração animal, que vai se transformar em carne e leite.não me convence satisfatoriamente..talvez seja falha minha..mas estou seguro que a alimentação humana não se circunscreve a carne e leite..já o mesmo não se pode aplicar á ganancia humana..e é a ganancia que me preocupa no aspecto de que a não haver regulamentação/fiscalização sobre o destino das produções de cereais viremos..seguramente..a ser confrontados com falta de cereais e outros produtos de lavoura por detrimento destes em favor de culturas dedicadas a biocombustiveis..

pessoalmente não estou para andar de forma ecologica e financeiramente favoravel no meu automovel á custa de subnutrições..há que encontrar o equilibrio do destino das produções agricolas..e evitar a todo o custo que a ganancia venha a predominar neste sector..e os ecos dessa ganancia já se vislumbram..caso do investimento de uma grande companhia para produção de cultivos com destino á produção de biocombustiveis em moçambique..país onde grande percentagem da população carece de alimentação adequada..

voltando ao pedaço da tua intervenção que sublinhei a vermelho..imagina que todos os agricultores a seguiriam com o fito..genuino..de maior obtenção de rendimento.."amanhã" de que te alimentarias ?..de carne e leite ?...

sou tão contra os petro-dolares como aos "bio-dolares"....

abraços
[***************]
entendo o que queres dizer, mas não entendo o que a agricultura tem a ver com subnutrição das populações, repara que os países que podiam ser mais ricos em agricultura e portanto em alimentos são aqueles que passam mais fome, nos países como o nosso onde a agricultura devia ser o ponto forte do pais, visto que faz parte do sector primário, os governos dedicaram-se a tentar extingui-la, e baseando naquilo que o luciano disse que é inteiramente verdade, os agricultores que dão o suor e a vida pela actividade são os que menos recebem, portanto acho que uma coisa não tem nada a ver com outro, sem falar das maiores da miséria que são os paises ricos em petróleo, são invadidos, roubados e tudo mais.
os politicos são os culpados, porque são exactamente iguais a nós, só querem ver dinheiro.

portanto acho que se houver fome, os biocombustiveis não fazem parte da lista de culpados, eu faço biodiesel para consumo próprio, e acho que estou a fazer um bem à sociedade e principalmente à natureza, visto que estou a evitar que óleos usados sejam directamente despejados para os esgotos, contaminando os rios, praias e mar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por visitante »

vivam ...

jmal..

não me deverei ter explicado bem..a observação que fiz foi exclusivamente em relação á frase do kaefer em que afirmou a saca de cereal, se vendida no mercado, gera 10 euros. transformando em etanol, vira 15 euros ( aumento de renda ), e da saca do cereal, sobra um resíduo, com alta carga de proteína, +- 30 kg de ração animal, que vai se transformar em carne e leite..

a interpretação que fiz da mesma foi que se os produtores de cereais existentes seguirem a ideia apontada na afirmação do kaefer viremos a ser confrontados com o que afirmei eu..não me referi a campos por cultivar..

do que afirmei não se poderá extrair que sou contra a utilização de biocombustiveis..muito antes pelo contrario..até sou um utilizador..e saúdo todos os que os utilizam..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por jmal »

[***************] Escreveu:vivam ...

jmal..

não me deverei ter explicado bem..a observação que fiz foi exclusivamente em relação á frase do kaefer em que afirmou a saca de cereal, se vendida no mercado, gera 10 euros. transformando em etanol, vira 15 euros ( aumento de renda ), e da saca do cereal, sobra um resíduo, com alta carga de proteína, +- 30 kg de ração animal, que vai se transformar em carne e leite..

a interpretação que fiz da mesma foi que se os produtores de cereais existentes seguirem a ideia apontada na afirmação do kaefer viremos a ser confrontados com o que afirmei eu..não me referi a campos por cultivar..

do que afirmei não se poderá extrair que sou contra a utilização de biocombustiveis..muito antes pelo contrario..até sou um utilizador..e saúdo todos os que os utilizam..

abraços
[***************]
ok, percebi, mas atenção que os agricultores não são nem devem de ser sensíveis a estas causas, eles devem seguir o caminho que lhes der mais lucro, tal como todas as outras pessoas e actividades, se os governos não deixam os agricultores ganhar dinheiro na sua actividade, é o que acontece cá em portugal, eu sou filho de um agricultor e sei as causas que levaram os meus pais a abandonar a agricultura, estes mesmos devem seguir o caminho para ter lucro, independentemente se vai provocar fome a alguém ou não. cada pessoa que pega no seu carro e vai às bombas abastecer, não está a pensar nos miseráveis que também passam fome, frio, terror e outras coisas mais, aqueles que estão nos países em guerra por causa da extracção do petróleo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por Luciano Kaefer »

um governo, que queira que seja incrementada a produção de milho, trigo, ou qualquer outro tipo de grão, pode, através de políticas públicas favorecer determinadas culturas, através de financiamento à juros menores para a cultura pretendida.

exemplo: conceder financiamento para compra de máquinário agrícola com prazos maiores e juros menores, condicionado à produção de "x" sacas do grão em necessidade no país.

a indústria florestal já está fazendo isso, objetivando o plantio de eucaliptos para celulose. fornecem mudas e todos os insumos, assistência técnica, garantia de compra da produção, com preços contratados. tem muita gente indo nessa onda. se os governos fizesem o mesmo com os cereais para alimentar seu povo...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
RDF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: quarta jan 23, 2008 2:48 pm
Localização: Amoreira

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por RDF »

hoje
ambiente
carros ecológicos sensibilizam para uso de biocombustíveis em desfile de 300 km
duas dezenas de carros movidos por uma percentagem de biodiesel ou óleo vegetal participam este fim-de-semana num desfile de 300 quilómetros, entre almeirim e quarteira, para sensibilizar a comunidade para a utilização de biocombustíveis


comente este artigo / 513 visitas
imprimir
enviar por mail

fritadeiras ambulantes, viaturas vegetarianas, carros ecológicos ou veículos não poluentes são algumas das frases que identificam os automóveis em que circulam os participantes na segunda edição da iniciativa portugal de lés a lés, organizada pela associação novaenergia.

a travessia ecológica, que o ano passado partiu de bragança, arranca sábado de almeirim, depois de uma concentração junto à câmara municipal, às 08:00, rumo ao parque de exposições de vila franca de xira.

alcácer do sal é o próximo destino, escolhido este ano para a pernoita dos 30 a 35 participantes. segue-se, no domingo, a partida para quarteira e a participação num evento organizado pela algarve renovável.

a passagem da caravana 'amiga do ambiente' está a «encantar» a autarquia alentejana de alcácer do sal, que o ano passado adquiriu um veículo com um motor híbrido, a pensar já na limitação da emissão de co2 para a atmosfera.

«é um ligeiro de passageiros, que nas pequenas deslocações desliga o motor de explosão, funcionando apenas com o eléctrico, e que pára quando está em ralenti para minimizar a produção de gases», explicou à lusa pedro paredes, presidente do município.

todos os carros do desfile, cerca de 20, vão «rolar com óleo vegetal ou biodiesel, recorrendo mesmo alguns 100 por cento a este segundo combustível», atesta josé maximiano, presidente da novaenergia.

a associação é apologista da utilização destas fontes de energia alternativa e quer 'espalhar' o conceito pelo país, através de um desfile em que todas as viaturas estarão identificadas com autocolantes alusivos à temática.

«queremos sensibilizar as pessoas para estas questões: em vez de jogarem o óleo alimentar usado pelo esgoto, porque não juntá-lo e gastá-lo no seu carro ou dá-lo a alguém que faça essa reciclagem?!».
josé maximiano defende o consumo do óleo usado, na sua opinião mais benéfico do que «ir buscar o óleo alimentar às prateleiras dos supermercados, onde, aliás, os preços já estão acima do custo do gasóleo».

«o óleo usado sai mais barato e, fazendo a sua reciclagem, já se está a ajudar o ambiente», realça.

apesar de considerar que o aumento do preço do óleo alimentar está ligado ao maior consumo de biocombustíveis, josé maximiano recusa-se porém a acreditar que a utilização deste recurso esteja relacionada com a crise mundial dos alimentos.

«o que se passa aqui tem a ver com outras causas e com a necessidade de incentivar os agricultores a produzir, apostando na plantação de cereais e oleaginosas», argumenta.

na sua opinião, a procura crescente de cereais para a produção de biocombustíveis «até traz vantagens desse ponto de vista, porque constitui uma oportunidade para gerar produtividade, já que a actividade do agricultor foi um bocado menosprezada no passado no que respeita a estas culturas».

a associação critica o aparecimento de «uma fileira de defensores» que apontam para os biocombustíveis como «culpados» da crise alimentar, quando a utilização deste recurso «contribui para que estejamos menos dependentes das energias fósseis».

«esquecem-se que o uso do petróleo está a provocar problemas muito mais graves, como as alterações do clima e as guerras provocadas por essa dependência», aponta o presidente da organização.lusa/sol

/ 513 visitas

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por lobão »

e o aquecimento global tão falado, e agora esquecido de repente, causa o que mesmo????
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Autor do tópico
RDF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: quarta jan 23, 2008 2:48 pm
Localização: Amoreira

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por RDF »

sol online

fao
produção de arroz vai bater recordes em 2008, mas o preço vai continuar alto
a organização das nações unidas para agricultura e alimentação (fao) prevê, para 2008, uma produção recorde de arroz mas advertiu que o preço do alimento vai continuar elevado



a produção de arroz na américa latina, ásia e áfrica pode alcançar um recorde este ano, mas os danos causados pelo ciclone na birmânia poderão ter um forte pose na distribuição do alimento.

«segundo as nossas primeiras previsões, a produção mundial de arroz em 2008 poderia aumentar em torno de 2,3%, alcançando um número recorde de 666 milhões de toneladas», afirmou concepción calpe, da fao.

«são esperados importantes aumentos em toda a região. o bangladesh, china, filipinas, tailândia e vietname esperam alcançar os maiores números», acrescentou concepción.

o aumento da produção poderá ser ainda maior se os incentivos recentes para cultivar arroz levarem a uma expansão das plantações, informou um comunicado do sector de acompanhamento do mercado de arroz.

caso o nível de chuvas permaneça normal nos próximos meses, a produção de arroz na áfrica aumentará 3,6%, chegando a 23,2 milhões de toneladas, com aumento principalmente no egipto, gana, costa do marfim e nigéria.

de acordo com o índice de preços do arroz da fao, os valores do produto cresceram em torno de 76% entre dezembro e abril de 2008.

chefes de estado e de governo irão reunir-se em roma de 3 a 5 de junho para discutir o impacto do aumento nos preços dos alimentos e como melhorar a segurança alimentar mundial.

sol com agências




perante uma noticia destas , so me resta fazer uma pergunta, a quem interessa colar os biocombustiveis á crise alimentar?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por jmal »

vai continuar alto porque se prevê que se comece a extrair óleo do arroz para fazer biocombustiveis.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
RDF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: quarta jan 23, 2008 2:48 pm
Localização: Amoreira

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por RDF »

mas segundo as justificaçoes no jornal da tarde seria porque os pesticidas e os combustiveis estam muito caros

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por lobão »

sem falar no preço do adubo, que dobrou de preço, do aço, etc.......
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Crise alimentar por culpa do biodissel

Mensagem por Rui de Carvalho »

e tudo porque apareceu o biodiesel. tudo esta a ficar muito mais caro e o culpado é o biodiesel, esta-se mesmo a ver.

Responder

Voltar para “BioDiesel”