O que fazer á glicerina ou subproduto

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas egasegas

vou pesquisar um pouco e depois posto por aqui, ok!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

no google, coloquei os termos "biodiesel sabonete", e abriu um leque de opções.
a primeira já dá uma orientação geral.

http://sbrtv1.ibict.br/upload/sbrt3617. ... ba1ece1337

comece por ali seus estudos. já que vais a fundo, poste aqui as informações que achares relevantes.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por egasegas »

luciano kaefer Escreveu:boas

no google, coloquei os termos "biodiesel sabonete", e abriu um leque de opções.
a primeira já dá uma orientação geral.

http://sbrtv1.ibict.br/upload/sbrt3617. ... ba1ece1337

comece por ali seus estudos. já que vais a fundo, poste aqui as informações que achares relevantes.
ok
mais uma vez obrigado.
quando souber fazer sabão de glicerina, vou de certeza passar toda a informação para que outros possam tambem aproveitar esta medida que afinal tambem é protectora do ambiente.
um abraço


biogal
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: terça abr 29, 2008 9:32 pm

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por biogal »

rui de carvalho Escreveu:bem, neste momento, as soluções que as fabricas de biodiesel que eu conheço utiliza, varia entre oferecerem a glicerina e venderem a preços marginais. assim tenho as minhas duvidas de haver alguma fabrica que a vá comprar. mas apesar disto, é sempre uma forma de verem-se livre da glicerina.
boa tarde,
eu ñ concordo com a parte das fabricas oferecerem ou venderem a preços marginais, as industrias de biodiesel vendem a glicerina a um preço bastante lucrativo. como é obvio sabem a pureza da glicerina que é feita no processo delas, no caso de aceitarem de pequenos produtores será mais complicado pois teriam de fazer o controlo de qualidade e proceder de forma a poderem comercializa-la. mas existem já outras alternativas, como por exemplo a queima em caldeiras, servindo assim como matéria-prima, se forem da zona centro têm por exemplo a empresa rosete em cantanhede. como é evidente tudo depende de tudo....qual a localização, quais as quantidades... e no fim qual o preço.

sabão
em relação à produção caseira de sabão, apesar de nunca ter feito na prática, do que li e ouvi tens vários sites que descrevem a receita, por exemplo

http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/exper ... sabao.html

a pasta que te vai resultar é sabão, a glicerina pode depois ser adicionada e dissolvida juntamente com água.

purificar a glicerina
a glicerina que colocares tem de estar o mais pura possivel, ou seja, evaporar o metanol e filtrar será o minimo.

se houver possibilidade de adicionares ácido fosfórico à glicerina, irás ficar com 3 fases.

1ª fase - fosfato de sódio um fertilizante (se o catalisador for koh)
2ª fase - glicerina com elevado grau de pureza
3ª fase - ácidos gordos livres e contaminantes que existam.


biogal
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: terça abr 29, 2008 9:32 pm

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por biogal »

o enderesso do site é http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/exper ... sabao.html

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por Rui de Carvalho »

biogal, só as fabrica de grande dimensões é que estam a vender a glicerina a preços dignos de se ver, devido a purificarem a glicerina após processo, e mesmo essa glicerina não é vendida a preços assim tão bons. as pequenas e médias não tem purificação da glicerina, e devido a isso o preço dela é marginal. mas se tu tens um comprador para a glicerina sem ser purificada a bons preços, posso desde já informar que temos negócio. tu tiras uma parte e eu outra e ficamos todos felizes.

em relação a queimar-lá em caldeiras, eu só aviso para terem cuidado. muitos das tentativas que eu conheço deram muito maus resultados. desde entupimentos, a acumulação de alcatrões, e já sem falar o grande problema dos gases tóxicos de escape.


biogal
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: terça abr 29, 2008 9:32 pm

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por biogal »

boa tarde, rui de carvalho

poderei ver o que arranjo de compradores, mas primeiro preciso de saber de que quantidades estamos a falar, a localização e qual a percentagem média de metanol que a glicerina possui.


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por HLopes »

permanganato de potássio.


murias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo out 08, 2006 4:34 am

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por murias »

se cá estamos todos com o mesmo intuito que é ajudar a natureza, não queimem a glicerina pois pode originar compostos muito toxicos... se quiserem depois posso me alongar sobre o assunto, mas evitem queima-la. sei do que falo pois fiz um trabalho sobre isso para a cadeira de quimica industrial organica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por Luciano Kaefer »

apreciaríamos que se alongasse nas informações.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


murias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo out 08, 2006 4:34 am

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por murias »

a queima de glicerina pode dar origem a acroleina, que é um composto tóxico, e está segundo vários estudos ligado a vários tipos de doenças. há quem diga que a acroleina pode ser queimada ou que pode ser evitada a sua formação recorrendo a uma queima da glicerina a temperaturas mais altas quanto a isto não posso teorizar pois não me foi dada a oportunidade de estudar. no entanto aqui tem um texto de um dos perigos da acroleina.

http://www.ff.up.pt/toxicologia/monogra ... scular.htm

mais textos em
http://www.ff.up.pt/toxicologia/monogra ... acroleina/

eu quando estive na prio em visita sabendo que o seu queimador para produção de vapor pode funcionar quer a gás quer a glicerina quer com uma mistura dos 2, perguntei o porque de não utilizarem a glicerina e a engenheira chefe respondeu logo por causa da formação da acroleina.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por Luciano Kaefer »

ok, sobre a acroleína já existem posts no forum indicando esse problema, quando da queima da glicerina.
achei que pudesse acrescer novas formas de utilização da glicerina que não a queima.
quem tiver sugestões, pode aqui postar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


murias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo out 08, 2006 4:34 am

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por murias »

perdão estava a pensar a nivel so da acroleina, sim ha muitas mais utilidades para a a glicerina, é so questão do pessoal procurar eu sei q tenho uma por um trabalho q fiz mas não tem protocolo experimental. vou procurar e logo posto algo sobre o assunto.

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por Rui de Carvalho »

uma solução para a glicerina, é a queima indirecta. nota, estou a teorizar. pois a glicerina serve para alimentar bactérias, que produzem metano, e depois queimar o metano.

para tal provavelmente a glicerina deveria de ser misturada com outros compostos, nomeadamente estrume de porco.

o problema deste resíduo, (estrume de porco) é ser muito acido, contudo a glicerina é básica, logo, neutralizaria o produto resultante, permitindo a degradação biológica por bactérias anaerobicas.

pessoalmente nunca tive a oportunidade de estudar esta ideia profundamente mas acredito que existe aqui uma possibilidade de resolver dois problemas, estrume de porco e glicerina. assim como obter um proveito energético significativo.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas rui

o estrume de porco, guardando em ambiente anaeróbico, já produz gas que, canalizado, vira combustível.

estás sugerindo que ao adicionar a glicerina irá proporcionar um melhor ambiente para as bactérias, produzindo ainda mais gás ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por Rui de Carvalho »

essa é a ideia luciano , deves saber que grande parte dos digestor anerobicos não se dão bem com a porcaria de porco, devido ao ph matar as bacterias.
a acidez deste resíduo é elevada e as bactérias não gostam nada. elas dão-se melhor em ambiente ligeiramente basicos, assim a utilização da glicerina não só lhe propulsiona uma grande fonte de açucares (óptimos para a produção de metano) como elimina a acidez, dando o ph óptimo para o seu crescimento e desenvolvimento.
a utilização apenas de glicerina, não deverá funcionar tão bem, visto que elas necessitam de outras coisas além de açucares.
assim esta combinação deverá ser muito eficiente.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas rui

tenho aqui algumas dezenas de litros de glicerina, tenho na fazenda um confinamento de suinos e um biodigestor. tens idéia de proporções a ser utilizado de glicerinaxestrume ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por Fry »

mas o luciano fazendeiro não utiliza biodigestor???????? tanta energia desperdiçada.....
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por Luciano Kaefer »

tenho. mas essa de colocar a glicerina no meio é novidade pra mim.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: O que fazer á glicerina ou subproduto

Mensagem por Rui de Carvalho »

bem em tempos eu vi um grafico com as percentagem de glicerina/estrume e produção de metano. e a relação era bastante complexa, muito de uma coisa e estragava tudo. ou seja se for muito de glicerina reduz a produção e pouco de glicerina também. vou tentar obter essa informação outra vez.

ela deve estar algures nos meus arquivos de projectos chumbados. este foi um que chumbou por falta de verbas e tempo para o desenvolver. uma pena pois os dados mostravam potencial.

Responder

Voltar para “BioDiesel”