"Biblia"

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
incubus_666
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça mai 27, 2008 7:28 pm

"Biblia"

Mensagem por incubus_666 »

eu nao se isto ja existe

mas principalmente em jogos online e assim cria se muitas vezes este tipo de base de dados

porque nao fazer uma biblia do biodiesel? eu reparei que o problema da maioria dos novatos e comecar, ler muito e aprender devagar...as pessoas perdem rapidamente o interesse ao primeiro erro...porque nao fazer uma biblia, com tudo, erros e potenciais problemas...eu acho que era uma boa aposta...claro que eu nao consigo porque ainda nem comecei a fazer bd, mas era uma boa ferramenta para comecar...

claro esta que isto e so para tornar mais facil, porque ja esta tudo aqui no forum e so procurar! mas ja todos foram iniciantes e acho que percebem o que quero dizer!

cumps

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: "Biblia"

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

a seção biodiesel, especialmente a experiencias e protocolos é uma biblia para a produção de biodiesel.
tentar reunir tudo em poucas palavras seria um tanto difícil, pois o erro faz parte do aprendizado.

se você perceber, em cada tópico iniciado, estão lá, fotos, acertos, erros, formulas...

dá trabalho, mas não tem jeito. da forma didática como todos os users aqui expressam suas experiências, ela passa a ser quase como interativa. o protocolo para bio de gordura vegetal é praticamente o mesmo em todas as receitas. só no bio de gordura animal que possui diferenças importantes.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: "Biblia"

Mensagem por mnunespt »

o luciano já disse tudo.

eu só acrescento que este forum é um pack para todos os gostos:
biblia + alcorão + mahabharata + rig-veda (do biodiesel)

além disto tens uma vantagem nesta biblia electrónica que não tens nas biblias em papel: podes usar o botão de pesquisar para ir directo em determinado assunto. nas versões de papel tens de ir lendo e virando...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: "Biblia"

Mensagem por Njay »

eu descordo das 2 opiniões anteriores. a informação pode estar cá toda mas está muito fragmentada e o ruído é imenso (entre experiências falhadas, mensagens off-topic, discussões mais acaloradas e tópicos bloqueados). não era muito melhor se ela estivesse toda formatada e organizada?
sempre achei que a informação que um fórum acumula dá para fazer livros (não obrigatoriamente em formato palpável), e até já o propus noutros fóruns; não me lembro se neste também, mas sei que já referi esse assunto pessoalmente com 1 ou 2 pessoas, e até podia ser uma forma de financiar e publicitar a associação editando mais tarde versões em papel.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: "Biblia"

Mensagem por mnunespt »

njay Escreveu:eu descordo das 2 opiniões anteriores. a informação pode estar cá toda mas está muito fragmentada e o ruído é imenso (entre experiências falhadas, mensagens off-topic, discussões mais acaloradas e tópicos bloqueados). não era muito melhor se ela estivesse toda formatada e organizada?
sempre achei que a informação que um fórum acumula dá para fazer livros (não obrigatoriamente em formato palpável), e até já o propus noutros fóruns; não me lembro se neste também, mas sei que já referi esse assunto pessoalmente com 1 ou 2 pessoas, e até podia ser uma forma de financiar e publicitar a associação editando mais tarde versões em papel.
eu discordo e concordo ao mesmo tempo da opinião do njay.
vejamos:

é verdade que existem muita informação (muitissima) e talvez um pouco fragmentada ou espalhada, por isso são sempre criadas novas categorias de forma a poder catalogar toda a informação por categorias, tornando mais facil o acesso ao assunto especifico. o "repost" também é controlado de forma a não se criarem topicos repetidos.
penso que este forum não serve para quem vem com ideias de fazer bd com uma "leitura 5 minutos"
é um forum rico, com muita informação. existem várias maneira de fazer bio e estão cá todas ou quase todas. cada um poderá seguir a que entender. também estão cá as experiencias que não resultaram ou não produziram resultado prático. isto é extremamente enriquecedor para quem quer começar a fazer...
por isso digo que embora não seja em 5 minutos, este forum tem tudo o que é preciso. sebentas de biodiesel há por ai muitas, mas será que alguem lendo só isso conseguirá fazer biodiesel de qualidade e em segurança?

outro factor que conta num forum é o factor humano. existe a possibilidade de perguntar e obter resposta. se não entendemos, podemos sempre perguntar outra vez. num livro ou sebenta não temos esta possibilidade.

ainda há um outro factor a ter em conta: nesta questão do biodiesel, como no restante das biomassas. ainda não existe a ultima palavra. um livro ficaria logo desactualizado assim que fosse escrito. já num forum como este, existe um dinamismo que nos permite estar sempre a par das "ultimas", revendo protocolos e implementado melhoramentos.


xico norris
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: domingo set 24, 2006 7:18 pm

Re: "Biblia"

Mensagem por xico norris »

se quer uma biblia para biodiesel, este livro http://catalog.ebay.com/the-biodiesel-h ... 46qq_tabz1 seria um bom candidato.

biodiesel handbook

Responder

Voltar para “BioDiesel”