Biodisel Apenas!

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
darude
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta jul 23, 2008 6:13 pm

Biodisel Apenas!

Mensagem por darude »

pessoal, a minha ignorancia reporta-me a fazer-vos uma pergunta!
portanto, a minha questao é relacionada com o biodisel!
ja li alguns topicos relacionados com o assunto, e nenhum foi bastante esclarecedor, dai, axar que deveria fazer esta pergunta!
o diesel, normal, vindo do petroleo é igual ao biodiesel? no sentido de ter as mesmas caracteristicas na combustao, nos motores! embora saiba que em termos de poluiçao, o biodiesel supera qualquer poluente...
em relação a isso, queria saber s existe diferenças, ao aplicar nos veiculos ou em motores que normalmente "gastam" diesel!
obrigado desde ja a quem me possa ajudar!


Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm
Localização: Portimão

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por Eólibio »

olá darude
boa noite

o biodiesel não é igual ao diesel fossil, a principal diferença é que é mais espesso e é por isso que certas bombas
injectoras não gostam dele.


cumprimentos.
O vento é grátis e o óleo usado quase

Sócio nº. 40

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por escalavardo »

é mais espesso? humm.. não te estarás a referir a ovd? já viste bd ao menos?
3º sócio novaenergia


Autor do tópico
darude
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta jul 23, 2008 6:13 pm

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por darude »

a bom, mas de resto é td igual! tipo s juntar um pouco de diesel normal, ja deve de dar nao?


Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm
Localização: Portimão

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por Eólibio »

olá escalavardo
boa tarde

perguntas-me se eu já vi biodiesel,pois só te digo que hà mais de três anos que o faço.
e com respeito ao bio ser ou não mais denso que o fossíl é muito simples de se saber
basta usar um densímetro.
o peso específico do diesel fossíl é de 0,830 e normalmente o do bio é de 0,880, e se for superior
é sinal de que a conversão não foi completa.


cumprimentos.
O vento é grátis e o óleo usado quase

Sócio nº. 40

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por escalavardo »

bem, mas estás a falar de valores irrisórios, quase insignificantes. o que tinha entendido do teu primeiro post é que havia uma grande diferença entre bd e diesel.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por katzilla »

escalavardo Escreveu:bem, mas estás a falar de valores irrisórios, quase insignificantes. o que tinha entendido do teu primeiro post é que havia uma grande diferença entre bd e diesel.
escalavardo estás a menosprezar a questão, o eólibio tem razão nas suas preocupações.
a densidade de carburantes para motores a diesel e aquecimento ronda os 0,85g/cm3,
a densidade de oleo para motores geral e hidraulico ronda os 0,86-0,90g/cm3,
a densidade de oleo para engrenagens e lubrificantes ronda os 0,89-0,94g/cm3.
como vez a margem é muito curta!

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por escalavardo »

então, bd bem feito está dentro das margens..
3º sócio novaenergia


Autor do tópico
darude
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta jul 23, 2008 6:13 pm

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por darude »

afinal, pode ou nao levar um audi a3 tdi 130 cv biodisel? eis a kestao!!!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por jmal »

darude Escreveu:afinal, pode ou nao levar um audi a3 tdi 130 cv biodisel? eis a kestao!!!
biodiesel já ele leva à muito tempo, já que a galp também o incorpora no diesel comum, os fabricantes é que metem essa salvaguarda porque são muito amigos das gasolineiras, caso tenhas o carro em garantia e usares biodiesel, caso partas uma transmissão, a garantia vai dizer que foi do biodiesel, estás a perceber.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por mnunespt »

o meu mecanico está sempre a por as culpas de tudo no biodiesel.
no outro diz até em tom de brincadeira quando eu disse:
"ó alberto, tens de me por aqui umas escovas novas no parabrisas que estas já estão fanadas"
ele respondeu:
"opá olha que isso é do biodiesel, depois não digas que não te avisei".

o problema de usar biodiesel é que qualquer coisa que aconteça ao carro, o fabricante/revendedor vão sempre por as culpas no bd invalidando a garantia.


Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por Lois »

mnunespt Escreveu:o meu mecanico está sempre a por as culpas de tudo no biodiesel.
no outro diz até em tom de brincadeira quando eu disse:
"ó alberto, tens de me por aqui umas escovas novas no parabrisas que estas já estão fanadas"
ele respondeu:
"opá olha que isso é do biodiesel, depois não digas que não te avisei".

o problema de usar biodiesel é que qualquer coisa que aconteça ao carro, o fabricante/revendedor vão sempre por as culpas no bd invalidando a garantia.
nem a propósito... acabou de me cair aquela parte fininha que é maleável e limpa a água do vidro da minha escova de trás... já reparei que as da frente também não limpam a agua como deve ser... como desde que descobri este fórum tenho adicionado 10 a 20% de ov ao gasóleo deve ser disso então!!!



abracurcix
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 15, 2009 5:30 pm
Localização: PORTUGAL

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por abracurcix »

o diesel é produzido (vamos lá falar assim)... segundo a norma din 14214
o bd a ser feito indústrialmente falando é para obedecer á mesma norma
portanto os 2 produtos são "iguais" se esquecermos as origens
desminto já uma coisa ... o bd é muito mais bonito mesmo numa apreciação visual e isso de densidade .... bom ... se a unica coisa que viram parecia mais denso que diesel - de certeza que não era bio

se for bem feito ... se tier um teor de humidade inferior a 500 ppm uma acidez inferior a 0,5 tan uma densidade não superior a 0,9 e por fim uma viscosidade não superior a 5 cst

meu caro amigo ...isso entra a correr em qualquer depósito

agora passando para as experiências lá feitas em casa - eu já vi em filmes uma coisa mais parecida com leite e é aqui que reside o "besilis" da questão
o bd só é bom se apróximar o mais dessa norma din (há outras)
o feito em casa fica sempre longe disso e consuante a experiência do aprendiz de feiticeiro e do seu toque de "midas" assim vai sendo melhor ou pior com resultados que se poderam tornar amargos
para além disto temos de ter em conta que trabalhar lá em casa ou na garagem com produtos tòxicos - se der para o torto ...dá barraca ... e depois as consequências penais/judiciais decerto que seram graves
hà ... não se esquecam que também incorrem decerto em contra ordenações fiscais

por fim ... não será melhor guardar o carro na garagem ...heim??


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por Carlos Filho »

olá colegas, espero que esteja tudo bem. estive um pouco ausente por que sou professor e não tenho muito tempo disponível. gostaria muito da ajuda vocês.

comprei uma pequena quantidade de materias e reagentes para a produção de pequenas quantidades de biodiesel (fita de ph, álcool isopropilico, termômetro, balança de precisão) e consegui também etanol anidro, talco industrial (para limpeza de óleo vegetal) e areia diatomácea para lavagem a seco.

vamos aos processos.
1º:
- dissolvi 3 g de naoh em 100ml de etanol anidro
- aqueci 500 ml de óleo (novo) até 130 ºc
- transferi o óleo para um liquidificador velho e esperei a temperatura baixar para 70 ºc
- adicionei o etóxido (no momento da adição a mistura ficou escura)
- bati a mistura por 1 hora
- deixei decantar por 12 horas
no final apareceu uma fina quantidade de glicerina (como se fossem fios no óleo), quando o mais indicado seria no mínimo 20% não é?

2º:
- dissolvi 3 g da naoh em 200 ml de etanol anidro
- aqueci 500 ml de óleo (novo) até 130 ºc
- transferi o óleo para um liquidificador velho e esperei a temperatura baixar para 70 ºc
- adicionei o etóxido (no momento da adição a mistura ficou escura)
- bati a mistura por 2 horas (quando tinha uma hora, desliguei o liquificador e medi a temperatura do óleo: a mesma era de 94 ºc)
- deixei decantar por 12 horas
no final do processo não apareceu nada (a mistura ficou bem mais escura do que o óleo novo)

gostaria de um parecer técnico sobre o processo. o mais interessante é que em alguns vídeos na internet apenas mistura-se o óleo com metanol numa garrafa média de plástico e agita-se (manualmente) para que a reação se processe.
em outros vídeos não se faz sequer lavagem para retirar restos de álcool e catalizador! misturam e já dão o produto como pronto.
sei que o mais indicado é usar metanol e koh, mais pra mim é bem mais fácil a partir de etanol hidratado de posto (foi uma luta conseguir etanol anidro) e naoh.

aguardo resposta.
atenciosamente,
carlos filho.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas carlos

em nossos protocolos, vais ver que o processo que você fez, difere em muito daquilo que já fizemos e está relatado nessa secção.
a agitação está demasiada. um liquidificador é muito forte para o que é necessário.
não recordo as medidas exatas, mas lembro que o etanol é necessário maior quantidade para obter o mesmo efeito do metanol.
a temperatura tem que se manter constante durante a reação.
tem que fazer a titulação, para saber se as 3g são suficientes para fazer a transesterificação. no caso, está usando 6g/litro, quando os protocolos indicam para óleo novo, 3g de naoh/litro.
leia os tópicos já abertos. vais encontrar os erros e acertos.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por Carlos Filho »

olá luciano e demais colegas. qual seria o processo mais indicado para fazer agitação sem a mesma ser forte demais para poucos litros - 1 a 10 - (usar o motor de ventilador ou outro)? qual seria a rpm recomendada? como seria a montagem desse pequeno reator?
lembro que uma vez você relatou que usava um recipiente de plástico, como foi a montagem que fez?
tenho o esquema de um reator para aproximadamente 200 litros, mas preciso fazer o processo em pequena escala para ver se vai dar realmente certo!!!
abraço.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Biodisel Apenas!

Mensagem por Luciano Kaefer »

carlos

poupe seu trabalho e dinheiro. seguindo as recomendações do forum, vai dar certo.

no início pensava assim. queria fazer pequenas quantidades para ver se ia dar certo... e deu, sempre dá. basta usar o bom senso, ler bastante os erros e acertos relatados na seção experiencias e protocolos.

não se preocupe em comprar uma bomba especial. as de água serve tranquilamente. arrisquei e deu certo. a temperatura do óleo circulando por dentro dela não afetou nada. já tem mais de ano que a uso.

vai gastar os olhos lendo, mas não tem jeito. os detalhes que constam nos relatos são extremamente ricos e úteis. principalmente os erros.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “BioDiesel”