Cabeça feita em água (não bio)

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda out 29, 2007 11:46 am
Localização: Ribatejo

Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por Angelo Lobo »

boas

vou explicar o que me tem acontecido na esperança que os "gurus" do bio me possam explicar o que tenho feito mal.

- á uns meses largos atrás inicie as primeiras experiencias no fabrico de bio, feito em garafão de água, sem aquecimento, muito artezanal no entanto ficou minimamente em condições e o resultado já foi consumido pela viatura lá de casa sem problemas.

- resolvi modernizar a coisa e investi num processador caseiro, capacidade total para 60 litros, já com bomba para a circulação, várias derivações para aproveitamento dessa mesma bomba etc, dois filtros um de 50 e outro de 1 micron, e paralelamente a isto um outro circuito de água que é aquecida num depósito à parte e atraves de uma serpentina de cobre dentro do processador aquece o conteudo deste.

resolvi iniciar a coisa logo com 20 litros de oleo usado.
coloquei os 20 litros dentro do processador, misturei á parte os 4,4 litros de metanol com as 140 gr de soda e depois juntei ao oleo (reparei que ficou alguma soda no fundo do garrafão), no entanto continuei, aqueci a mistura a 50 graus e misturei (através da bomba) durante duas horas. não adicionei os 5 % de agua no final (esquecimento). deixei repousar toda a noite e no dia seguinte tinha uma massa no deposito do processador, julguei que tinha corrido tudo bem, no entanto a referida massa era tão espessa que de modo algum esta saiu por gravidade , tive de desmontar o processador para libertar a massa. como houve muita agitação retirei o restante para um outro deposito a decantar.

- tentei tudo de novo, mais 20 litros. desta vez usei a propria bomba de circulação para diluir a soda(140gr) no metanol (4,4 litros), no final de estar tudo misturado, juntei o oleo à mistura e pus a misturar a 50 graus durante duas horas. depois adicionei 5% de agua e mais 15 minutos, deixei decantar a noite toda, parecei tudo bem, inicei a primeira lavagem com 50% de agua do volume total e mais duas horas a bombar, deixei decantar e pronto fiz leite, após 2 dias continua tudo branquinho e sem qualquer tipo e separação fisica.

já li e reli os meus manuais e apontamentos e estou com a cabeça feita em água porque é que artezanalmente funcionou e agora com um processador todo pipi nada. o que estou a fazer mal,,, já lá vão 40 litros mal empregues.

desde já obrigado

lobo

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por jmal »

angelo lobo Escreveu:boas

vou explicar o que me tem acontecido na esperança que os "gurus" do bio me possam explicar o que tenho feito mal.

- á uns meses largos atrás inicie as primeiras experiencias no fabrico de bio, feito em garafão de água, sem aquecimento, muito artezanal no entanto ficou minimamente em condições e o resultado já foi consumido pela viatura lá de casa sem problemas.

- resolvi modernizar a coisa e investi num processador caseiro, capacidade total para 60 litros, já com bomba para a circulação, várias derivações para aproveitamento dessa mesma bomba etc, dois filtros um de 50 e outro de 1 micron, e paralelamente a isto um outro circuito de água que é aquecida num depósito à parte e atraves de uma serpentina de cobre dentro do processador aquece o conteudo deste.

resolvi iniciar a coisa logo com 20 litros de oleo usado.
coloquei os 20 litros dentro do processador, misturei á parte os 4,4 litros de metanol com as 140 gr de soda e depois juntei ao oleo (reparei que ficou alguma soda no fundo do garrafão), no entanto continuei, aqueci a mistura a 50 graus e misturei (através da bomba) durante duas horas. não adicionei os 5 % de agua no final (esquecimento). deixei repousar toda a noite e no dia seguinte tinha uma massa no deposito do processador, julguei que tinha corrido tudo bem, no entanto a referida massa era tão espessa que de modo algum esta saiu por gravidade , tive de desmontar o processador para libertar a massa. como houve muita agitação retirei o restante para um outro deposito a decantar.

- tentei tudo de novo, mais 20 litros. desta vez usei a propria bomba de circulação para diluir a soda(140gr) no metanol (4,4 litros), no final de estar tudo misturado, juntei o oleo à mistura e pus a misturar a 50 graus durante duas horas. depois adicionei 5% de agua e mais 15 minutos, deixei decantar a noite toda, parecei tudo bem, inicei a primeira lavagem com 50% de agua do volume total e mais duas horas a bombar, deixei decantar e pronto fiz leite, após 2 dias continua tudo branquinho e sem qualquer tipo e separação fisica.

já li e reli os meus manuais e apontamentos e estou com a cabeça feita em água porque é que artezanalmente funcionou e agora com um processador todo pipi nada. o que estou a fazer mal,,, já lá vão 40 litros mal empregues.

desde já obrigado

lobo
então lê os protocolos aqui do fórum, como por exemplo;

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=6&t=1044

e dá uma volta por este fórum;

http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=6

logo de inicio penso que a quantidade de soda é um bocado exagerada, nas titulações que tenho feito nunca vou além de 5.5 - 6 gramas, claro que depende do óleo, mas mesmo com óleo bastante usado nunca fui além de 6 gramas por litro, depois a temperatura de 50 ºc parece-me pouco, aos 55 º c graus a reacção é melhor, os 50 % de água é muita água, deves usar 22 % de água por lavagem, e fazer tantas quanto forem necessárias até a água sair transparente, se tiveres medidor de ph, podes medir o ph da água quando entra no biodiesel e quando a tiras, se o ph da água que saí é maior, ou mais básico, deves fazer nova lavagem.

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por escalavardo »

há uma coisa que não entendi. quanto adicionas o metanol e a soda, o óleo já está quente, ou não?

e aconselho mais os 55ºc..

a massa que obtiveste da primeira vez era de que côr? e era toda uniforme?

a soda também me parece ser pouca. o metanol se fosse mais 1 litrinho também não fazia mal..
3º sócio novaenergia


Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm
Localização: Portimão

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por Eólibio »

olá angelo lobo
boa noite

esse leite branquinho é uma linda emulsão que tu fizeste.
e a causa disso é teres feito a primeira lavagem com a bomba, aliás a lavagem não se deve fazer assim.
há vários metodos é só pesquisar, mas como eu faço é assim:
depois de retirar a glicerina adicione suavemente mais ou menos 50% de água e depois misturo suavemente por
agitação mecânica durante um minuto, deixo repousar durante pelo menos umas oito horas, repito esta operação outra vez,
depois as lavagens seguintes já as faço com violência. é fundamental que as primeiras lavagens sejam muito suaves se não
vira uma bela maionese.
e a massa da primeira experiêcia deve ser sabão, provavelmante o óleo não estava bem seco pois é certo e sabido que se houver água sai sabão de certeza, também soda a mais pode causar o mesmo.

cumprimentos
O vento é grátis e o óleo usado quase

Sócio nº. 40

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por lobão »

angelo lobo Escreveu:e paralelamente a isto um outro circuito de água que é aquecida num depósito à parte e atraves de uma serpentina de cobre dentro do processador aquece o conteudo deste.
angelo lobo, concordo com o jmal que a soda pode ter sido um pouco a mais, a temperatura também poderia ser maior (até uns 70°c), e como disse o eólibio, fazer o bd com forte agitação e as lavagens com suavidade, com certeza essa maionese se formou pela agitação muito forte!

outro problema que vejo no teu reator é a serpentina de cobre que com o tempo o metóxido de sódio vai corroer o cobre, contaminando o bd, e ainda deixar vazar água para dentro do reator ( tem um relato do luciano que o aquecedor que ele colocou de cobre durou só duas ou três bateladas)!

um abraço!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda out 29, 2007 11:46 am
Localização: Ribatejo

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por Angelo Lobo »

boa tarde

desde já o meu agradecimentos a todos os que me ajudaram.

estive estes dias todos sem net e dai só hoje vi as vossas respostas, no entanto de tento tentar julgo que consegui.

1º já tinha reparado na cor diferente da serpentina de cobre e já esta fora.

2º diminui a distancia da descarga da mistura ao nivel desta, e assim eliminei a quantidade de espuma que fazia (além da primeira lavagem ser agressiva a altura ainda a torna-va mais agressiva.

3º não vai o diabo tecelas além da lavagem com agua ainda fiz uma lavagem com silicato de magnésio. ficou bom julgo eu, neste momento já circulam na via publica duas viaturas movidas com este liquido. espero não dar raia porque uma é a minha.

neste momento estou ainda a fazer alguns testes para melhorar o meu processo fisico de produção.

obrigado pela ajuda

lobo

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por mnunespt »

a primeira lavagem convem sempre ser com muito cuidado, com muita calma.
normalmente usa-se uma especia de chuvinha muito fina feita com uns aspersores daqueles tipo névoa.

então usaste agua e pó talco na lavagem? não virou tudo pápa? consigueste filtrar? relata lá melhor a experiencia.

abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda out 29, 2007 11:46 am
Localização: Ribatejo

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por Angelo Lobo »

calma foi feita uma depois da outra. primeiro lavei com água, separei e só depois lavei com pó talco, deixei decantar e depois filtrei a 1 micron.

tudo a funcionar bem até agora, e mais uma viatura a circular com este "preparado".

estou a pensar em fazer o aquecimento colocando directamente a resistencia dentro do depósito comandao por dois termoestatos, um a 55º c e o outro a 100º c, algum conselho em especial?

lobo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda out 29, 2007 11:46 am
Localização: Ribatejo

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por Angelo Lobo »

relendo as ajudas com mais atenção estou confuso:

o jmal diz que a soda é muita.... e o escalavardo diz que é pouca afinal em que ficamos é muita ou pouca, assim baralham quem nada percebe da coisa... obrigado.


lobo

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por mnunespt »

dizes que fizeste primeiro a lavagem com agua e só de pois com o pó talco.
mas fizeste secagem após a lavagem com agua?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas angelo lobo

considere a informação do jmal mais acertada. deves sempre fazer a titulação para saber quanto deverás usar de soda. tratando-se de banha de porco, ou ovu com muita gordura animal, os valores poderão ser muito maiores.

para ovu que seja pouco carregado de gordura animal ( fritos em costeletas de porco, ou frango, por ex. ), o normal é +- 5g/l naoh. 2 gramas/l pode parecer pouco, mas significa 40% à mais.

a lavagem ou você faz com água, ou com silicato. nunca coloque água e ligue a bomba. à menos que deseje saber como fazer maionese.

lavagem com água é feita com paciência, quando menor a gota, melhor.

não esqueça dos testes de qualidade antes de colocar na viatura. 3/27, teste da água e transparência.

se usar água é imprescindível a secagem. à menos que você tenha um amigo bombista.

qualquer dúvida, volte a postar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por mnunespt »

quanto à soda, ó jmal tem razão em dizer que foi demais. para 20 litros deveriam ser perto de 100gr, (ou um pouco mais dependendo da titulação)
mas o escalavardo também tem razão a dizer que foi de menos, uma vez que dizes que ficaram grãos de soda por dissolver. o metoxido que fizeste ficou fraco.
para misturar bem a soda com o metanol eu faço o seguinte.
coloco toda a soda no recipiente, vou misturando o metanol pouco a pouco e mexendo sempre até sentir que não absorve mais soda, depois mais metanol, mexer, etc.. até acabar o metanol. no fim ficas sem grãos no fundo.
repete os testes com os 55ºc e metoxido bem feito.

a soda em grão que não se dissolveu foi para dentro do processador? se sim, pode ser isso que tenha originado algum sabão dificultando a lavagem.

para evitar emulsões, faz a lavagem como te disse anteriormente.
já agora sobre os tempos das lavagens eu faço o seguinte:
1ª lavagem (muito suave em nevoa) tempo de decantação: 30 a 60 min.
2ª lavagem um pouco mais forte, tempo de decantação: 30 a 60 min.
3ª (e normalmente ultima) lavagem, tempo de decantação 3 horas.

espero ter ajudado.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por mnunespt »

só um off-topic:
sempre que eu estou a responder a alguem não tem resposta do luciano.
mas assim que clico em enviar e volto ao topico para ver a minha resposta, já lá está uma resposta do luciano logo antes da minha. ora vejam bem a data e hora da minha mensagem e da do luciano.
este luciano é agarrado no forum mesmo! eita luciano tu nem dorme.
isto é assim nos tópicos todos. quando clico em enviar o luciano tb clica. eu farto me de rir aqui sozinho quando vou para clicar em enviar, pois tenho a certeza que lá do outro lado do atlantico o luciano está a fazer a mesma coisa.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por Fry »

agarrou o virus mesmo
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por Luciano Kaefer »

coincidências, amigos. apenas coincidências.

é isso que dá o fry colocar tantos moderadores no forum. e os novos que colocou nos biocombustíveis são feras.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por escalavardo »

angelo lobo, retifico o meu post, a soda foi um pouco a mais. quando li os valores que deste (os 140gr) fiz as contas a correr e não sei como, pensei que estavas a usar uma base de 4gr.. mas foi mesmo lapso meu, devia ser da hora da noite.

uma base mais ou menos certa e que quase nunca falha são os tais 6gr/litro.. claro que a titulação ajuda em muito..

a temperatura deve ser sempre acima dos 55ºc. pode sem problema nenhum chegar perto dos 60ºc, pois assim que misturas o metóxido (se fôr todo de uma só vez) a temperatura irá baixar uns graus (pois o metóxido está à temperatura ambiente). claro que assim que a reacção começar, a temperatura subirá de novo. tens de ter sempre em atenção a temperatura, monitorizar constantemente, principalmente nos primeiros 15 minutos, que é onde poderá haver as maiores variações.

quanto à emulsão que obtiveste na primeira vez era perfeitamente recuperável, bastava aqueceres a 70ºc e começares a secar normalmente.

por vezes a melhor forma de lavar bd é mesmo forçar a emulsão, agitar tudo muito bem, e depois secar muito bem.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por CarlosPoças »

quanto à emulsão que obtiveste na primeira vez era perfeitamente recuperável, bastava aqueceres a 70ºc e começares a secar normalmente.

por vezes a melhor forma de lavar bd é mesmo forçar a emulsão, agitar tudo muito bem, e depois secar muito bem.[/quote]
-------------
olá escalavardo --
para 30 litros de bd emulsionado quanto tempo será preciso para o recuperar a 70º c.?

nesta fase o bd está a recircular ,sim ou não

para 30 litros de bd quantos minutos precisas para lavar recirculando

abraço carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por escalavardo »

olá carlos

bem, neste assunto só falo da minha experiência, concerteza que devem existir pessoas que são contra a emulsão e este processo.

quanto ao tempo necessário para separar uma emulsão, não há forma de dizer, terás de ir tirando amostras e deixar secar. assim que tenhas uma amostra com bd totalmente "cristalino", quer dizer que não existe mais água.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por CarlosPoças »

[quanto à emulsão que obtiveste na primeira vez era perfeitamente recuperável, bastava aqueceres a 70ºc e começares a secar normalmente.

-------olá escalavardo

vou insistir para compreender!

quando dizes bastava aqueceres a 70 ºc .è com recirculação ou não

obrigado carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Cabeça feita em água (não bio)

Mensagem por escalavardo »

com recirculação, de modo a fazer a mistura passar pelo aspersor, de modo a facilitar a evaporação da água.

mas nada como experimentares, vais ver que te vais surpreender..
3º sócio novaenergia

Responder

Voltar para “BioDiesel”