licenciamento

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
Marta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça ago 12, 2008 4:11 pm

licenciamento

Mensagem por Marta »

tenho uma dúvida, não sei se alguém me poderá esclarecer.... é para um projecto

se houver uma empresa, que quer recolher os óleos alimentares em vários sitios e depois transformar em biodiesel, para uso proprio, alguem sabe se é necessário licenças tanto para o armazenamento como para transporte?


Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: licenciamento

Mensagem por MacSousa »

marta
uma vez que se trata de óleo alimentar usado temos de o tratar como um resíduo:
o dl 178/2006 de 5 de setembro, que estabelece o regime geral da gestão dos resíduos define resíduo como sendo "qualquer substância ou objecto de que o detentor se desfaz ou tem a obrigação de se desfazer nomeadamente os identificados na lista europeia de resíduos"
a lista europeia de resíduos foi aprovada pela portaria n.º 209/2004 de 3 de março e consta lá:
20 01 25 óleos e gorduras alimentares
assim sendo deverá ser consensual tratar-se de um resíduo.
no entanto as operações de recolha e transporte de resíduos com este novo diploma (dl 178/2006) ficou isenta de licenciamento (n.º 4 do art.º 23.º)
já a armazenagem fora do local de produção, que neste caso são os restaurantes, está dependente de licenciamento.
a transformação em biodiesel enquadra-se na definição de reciclagem e está sujeita a licenciamento.
assim, a empresa que apenas recolhe, transporta e entrega no reciclador não necessita de licenciamento ambiental para a actividade.
para melhor esclarecimento aconselho a ler bem o dl 178 e depois consultar o instituto dos resíduos.
cumprimentos


Autor do tópico
Marta
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça ago 12, 2008 4:11 pm

Re: licenciamento

Mensagem por Marta »

muito obrigado, pelo esclarecimneto eu já tinha lido o dl 178/2006, e era essa a ideia que tira retirado de lá, mas com algumas dúvidas, assim já me encontro esclarecida. e vou contacta a apa.


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: licenciamento

Mensagem por k__x »

e a nivel particular? ha alguma hipotese de transportar oleo vegetal usado? oq ue é necessário??

Responder

Voltar para “BioDiesel”