Recuperação do Metanol

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

Recuperação do Metanol

Mensagem por Captain »

olá a todos,
sou novo nisto, estou a construir um reactor para iniciar a produção de biodiesel até 25 litros de cada vez.
estou a fazer tudo muito atinadinho (penso eu) e daqui a dias vou fazer a primeira experiência com óleo novo.
andei pesquisando em:

http://journeytoforever.org/es/biodiesel_reactor5.html

práticamente tudo o que sei, vem daí.
tenho uma (só?) duvida. para fazer a recuperação do metanol através de um condensador, devo fazê-lo ainda com o biodiesel dentro do reactor ou depois de retirado este?
agradeço uma ajudinha.
captain

Avatar do Utilizador

loganx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mar 07, 2006 11:04 pm

Mensagem por loganx »

a recuperação do metanol é feita depois da separação do biodiesel, visto que a separação da glicerina do biodiesel sem a presença de metanol é muito complicada, quase impossivel!

abraço

loganx

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

Extracção do Metanol

Mensagem por Captain »

caro loganx,
grato pela ajuda,
quer então dizer que o biodiesel está por cima, e embaixo há uma mistura de glicerina com metanol mais a soda. correcto?
e após a extracção do metanol, a glicerina manuseia-se bem e não fica agarrada às paredes do reactor?
cumprimentos,

captain

Avatar do Utilizador

caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
Localização: Sintra - Ericeira

Mensagem por caracol »

boas,

alguém me consegue dar umas dicas práticas sobre a extração/decantação do metanol.

suponho que o sistema seja algo idêntico ao de um "alambique", mas gostava de ter um esquema mais simples e funcional.

abraços
caracol
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.


argon1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta out 12, 2006 11:50 pm
Localização: Portimao

Re: Extracção do Metanol

Mensagem por argon1 »

captain Escreveu:caro loganx,
grato pela ajuda,
quer então dizer que o biodiesel está por cima, e embaixo há uma mistura de glicerina com metanol mais a soda. correcto?
e após a extracção do metanol, a glicerina manuseia-se bem e não fica agarrada às paredes do reactor?
cumprimentos,

captain
olá captain
a glicerina sai bem principalmente se não a deixares arrefecer após a recuperação do metanol.
um abraço


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

se souberes como funciona um alambique... é facilimo após o processo concludido, abres a saída do recuperador "alambique" e aumentas a temperatura para 70º. quando já não sair nada, retiras a glicerina e ligas a vaporização por névoa e retiras o resto do metanol que se encontra no biodiesel. segues depois o precesso da lavagem e secagem.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

dbarata
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 13, 2007 2:40 am

Re: Recuperação do Metanol

Mensagem por dbarata »

captain Escreveu:olá a todos,
sou novo nisto, estou a construir um reactor para iniciar a produção de biodiesel até 25 litros de cada vez
....

captain
olá, podias dar uma ideia acerca de quanto vais gastar em todo o aparato que pretendes montar. e "cada vez" dura quanto tempo?

cumps,
d.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

Recuperação do Metanol

Mensagem por Captain »

o primeiro processador foi uma coisa experimental e funcionou sempre bem. comecei por fazer dez litros, depois fui aumentando gradualmente. nunca falhou nenhum.
era um processador feito a partir de um bidón de plástico, com uma purga no fundo e entrada de todas as utilidades pela tampa. em vez de bomba centrífuga tinha um agitador com hélice que variava de tamanho consoante a quantidade de óleo a processar. a resistência de 2kwatts era amovível. o metóxido era adicionado ao processo através de um buraco na tampa. a seguir era tudo tapado, aumentava a agitação e ao fim de uma hora, desligava tudo e ia dormir. no dia seguinte, destapava, retirava o glicerol pela purga inferior e começava a lavar o bio. uma duas, três, quatro vezes. no fim secava novamente com a resistência e deixava repousar por dois ou três dias, para ver se turvava. caso se mantivesse limpinho, zás...pópó com ele.
claro que fiz sempre titulações muito rigorosas, com materiais excelentes e segui escrupulosamente o que fui aprendendo por aqui e por ali...
depois fiz outro processador, com bomba e quase tudo em linha. uma máquina...
cumprimentos,
captain

Avatar do Utilizador

dbarata
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 13, 2007 2:40 am

Mensagem por dbarata »

hey captain, se se puderes mete aqui umas fotos, sou novo nisto e gostava de conhecer o sistema que montas-te. se já postas-te fotos noutro lado não reparei, arranja-me o link.

thanks,
d.


Alberto Maciel
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado fev 10, 2007 10:40 am

metanol recuperado

Mensagem por Alberto Maciel »

coro colega vc pode recuperar o metanol ja no reator. é só acoplar uma tubulação assima do reator e adaptar a entrada do ondençador.

abraço

alberto maciel.

goastaria de saber mais sobre seu progeto caseiro.

Responder

Voltar para “BioDiesel”