venda de biodiesel ao consumidor final

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

venda de biodiesel ao consumidor final

Mensagem por Carlos Filho »

olá,
tenho acompanhado muitas discussões no fórum, acho que a maioria dos usuários produz bio para consumo próprio, más, já li alguns artigos relatando que a produção pode ser vendida ao consumidor final, desde que o bio esteja dentro dos padrões de qualidade e que se tenha registro na anp (pra o caso do brasil). é uma questão a ser considerada, mesmo por que não só o brasil, mas centenas de países no mundo tem potencial para produzir biodiesel.
colegas em geral (brasil, portugal e outros países) postem seus comentários, quanto mais dados tivermos sobre o assunto, melhor.
ainda acho que os pequenos produtores podem fazer a diferença e que a produção de biodiesel (para os pequenos) é realmente viável, basta escolher corretamente a melhor cultura (levando em conta o clima, quantidade de óleo por ha, custo da extração, etc) ou por óleos usados, banha animal, que são grandes potenciais. existe ainda bio feito com borra de café usada, até biodiesel com gordura humana!!! muitos cientistas fizeram grandes feitos isolados em seus quartos e porões.
se alguem tiver um cálculo relacionando o custo da produção com óleo usado e com banha animal, fico grato.
carlos filho.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: venda de biodiesel ao consumidor final

Mensagem por RED BARON »

viva carlos, em portugal o bio pode ser produzido pelo próprio consumidor desde que este adquira o estatuto de pequeno produtor, com equipamento e instalações certificadas e licenciadas.
para os particulares consumir biodiesel só comprando diesel com mistura de bio nos postos de abastecimento, o teor máximo de bio que já vi foi de 15% e é denominado de b15.

Responder

Voltar para “BioDiesel”