Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

VascoRibeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por VascoRibeiro »

rui de carvalho Escreveu:permita-me ajudar

querem um topico onde descreve um reactor bom

http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... f=6&t=6839
obrigado pela ajuda, postarei nesse topico a minha opinião desse reactor

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas vasco:

citação sua:
o reactor não deve ser muito grande - nem tão grande como o de alguns users deste forum - quero ter como produto final cerca de 30 l de biodiesel de cada vez.
depende de seu objetivo com o biodiesel que pretende usar.

os reatores, para produzir 30 ou 300 litros por batch, são os mesmos. diferem-se apenas em tamanho, quantidade de óleo e quantidade de metóxido. tempo de reação, reponsou para decantar a glicerina, é tudo igual.

falo isso porque quando comecei a "testar" biodiesel, consegui aproveitar um boiler com capacidade de 60 litros, e issoé muito pequeno para minha fazenda.

hoje, usei 400 litros de diesel. e mesmo que tivesse ovu, não poderia disponibilizar essa quantia para meus tratores, pois meu reator está limitado à 60 lts.

tudo tem que seguir uma escala de necessidade.

entendo que um bom reator, seja possível processar, durante um dia, o biodiesel suficiente para 4 dias de consumo. senão você fica escravo do reator.

se for para efeitos acadêmicos, de instrução, é outra coisa.

mas na prática, não podemos ficar diariamente fazendo biodiesel.
4 x 1. é a medida que quero alcançar.

e um aparte: não tenho nada contra o livro. toda a contribuição é bem vinda. mas sou extremamente radical quando um user aqui entra com objetivos comerciais. isso me deixa furioso

o eixo que nos move é a partilha. p a r t i l h a. e por partilha entendo ajuda, auxilio, colaboração entre quem está ensinando e quem está aprendendo.
usar o forum para vender livros, sem partilhar, contraria os meus princípios. e enquanto for moderador desse forum, não concordo com esse procedimento. e serei a pedra no sapato de quem aqui adentr com esses objetivos.

temos users empresários aqui no forum, que, mesmo sem nenhuma menção de suas atividades comerciais, orientam, auxiliam e ajudam quem está iniciando. sem nem mesmo , indicar seu site de trabalho.
a isso chamo de partilha, com ética.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


VascoRibeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por VascoRibeiro »

luciano,
que tipo de "boiler" com capacidade de 60l falas?
eu penso que um reactor de 60 litros já seria um pouco grande, mas de 50l seria ideal! ... alguma sugestão? e onde comprar?
o que quero fazer é uma "projecção", uma espécie de unidade piloto para uma pme de produção de biodiesel. o intuito é enaltecer o meu projecto sobre biodiesel e sensibilizar a comunidade escolar (academica) para a revalorização dos oleos usados.

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por Rui de Carvalho »

luciano kaefer Escreveu:boas vasco:

citação sua:

temos users empresários aqui no forum, que, mesmo sem nenhuma menção de suas atividades comerciais, orientam, auxiliam e ajudam quem está iniciando. sem nem mesmo , indicar seu site de trabalho.
a isso chamo de partilha, com ética.
o proveito directo de partilhar conhecimento, advem não só de promover um nome, actividade, assim como uma mentalidade.

assim no meu ver, é sempre proveitoso para, mesmo "um empresario" partilhar alguma informação.

por exemplo, o caso deste livro. o rui gomes teria muito mais sucesso, se tivesse exposto as suas ideias e advertindo que elas poderiam ser consultadas de forma sistemática no seu livro.
é como anunciar um filme sem mostrar nada dele. simplesmente não vende. o mesmo acontece com o livro.

por isso falar e ser falado sempre deram melhores resultados do que ficar caladinho no seu canto.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

nem mais!

ao agir dessa forma, imediatista, o empresário não consegue promover o seu livro. apenas divulga-lo.
com a promoção, vende muito mais. com a divulgação, ainda mais num forum em que a partilha é o eixo principal, causa revolta pela forma.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

vascoribeiro Escreveu:luciano,
que tipo de "boiler" com capacidade de 60l falas?
eu penso que um reactor de 60 litros já seria um pouco grande, mas de 50l seria ideal! ... alguma sugestão? e onde comprar?
o que quero fazer é uma "projecção", uma espécie de unidade piloto para uma pme de produção de biodiesel. o intuito é enaltecer o meu projecto sobre biodiesel e sensibilizar a comunidade escolar (academica) para a revalorização dos oleos usados.
existem boiler de várias capacidades. boiler é um aquecedor de água por acumulação. una o útil ao agradável. mostra um projeto e que você possa usar esse bio produzido.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


VascoRibeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por VascoRibeiro »

luciano kaefer Escreveu:
vascoribeiro Escreveu:luciano,
que tipo de "boiler" com capacidade de 60l falas?
eu penso que um reactor de 60 litros já seria um pouco grande, mas de 50l seria ideal! ... alguma sugestão? e onde comprar?
o que quero fazer é uma "projecção", uma espécie de unidade piloto para uma pme de produção de biodiesel. o intuito é enaltecer o meu projecto sobre biodiesel e sensibilizar a comunidade escolar (academica) para a revalorização dos oleos usados.
existem boiler de várias capacidades. boiler é um aquecedor de água por acumulação. una o útil ao agradável. mostra um projeto e que você possa usar esse bio produzido.
é suposto o bd sair "consumivel", e penso adquirir um pequeno gerador para testar os gases emitidos em comparação ao diesel normal.
então, se bem entendi, falas de um termoacumulador como este:
Imagem
?
se for, que tipo de requisitos deve ter esse termoacumulador e que modificações lhe devemos fazer para que esteja adaptado para a produção de bd?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

o modelo é bem parecido com esse. só não tão novo...

tens que fazer com que a resistencia fique na metade inferior do reator. precisa ter uma saída por baixo, que passa pela bomba e larga tudo lá em cima.
ligado à essa saída, tem a entrada de admissão de líquidos ( óleo e metóxido ). existem esquemas de reatores já publicados no forum. especialmente na seção experiencias e protocolos.


lembre que a resistência tem que ser em inox, e as tubulações não podem ser de plastico ( derretem ).
bem acima, você ainda pode fazer uma saída para a condensação dos vapores de metanol. ( leia sobre isso no forum ).

qualquer dúvida, avise.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


VascoRibeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por VascoRibeiro »

luciano kaefer Escreveu:boas

o modelo é bem parecido com esse. só não tão novo...

tens que fazer com que a resistencia fique na metade inferior do reator. precisa ter uma saída por baixo, que passa pela bomba e larga tudo lá em cima.
ligado à essa saída, tem a entrada de admissão de líquidos ( óleo e metóxido ). existem esquemas de reatores já publicados no forum. especialmente na seção experiencias e protocolos.


lembre que a resistência tem que ser em inox, e as tubulações não podem ser de plastico ( derretem ).
bem acima, você ainda pode fazer uma saída para a condensação dos vapores de metanol. ( leia sobre isso no forum ).

qualquer dúvida, avise.
já tinha lido isso no fórum, assim, com o que me explicou já consigo relacionar os conceitos que tenho apreendido por aqui.
só mais uma pequena duvida (sem querer ser muito chato ), quando diz: "precisa ter uma saída por baixo, que passa pela bomba e larga tudo lá em cima." - quer dizer, uma saída para fazer o oleo+metoxido circular enquanto se dá a reacção?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

na parte inferior do reator, onde o bio passa para a bomba e volta a circular dentro do reator, é colocado um t com registros, de forma que teremos um tanque auxiliar para o ingresso de líquidos ( óleo e metóxido ).
mantendo o registro fechado, mantem-se a circulação. abrindo, introduz-se os líquidos para dentro do reator.

se tiveres dificuldade em entender, me avise que eu procuro uma imagem de um reator que tem esse desenho.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


kapytura
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta out 28, 2009 11:24 pm

Re: Livro - MANUAL DO BIODIESEL

Mensagem por kapytura »

oi pessoal sou novo aq , mas tenho um monte de perguntas. posso obrigado
ha primeiro quero diser que tenho um progeto para produzir biodiesel para vender para anp tem alguem aq que ja faz isso?
o furun é rico em conhecimento achei muito interessante epecialmente a lavagem seca, muito bom parabens.
bom pessoal minha pergunta é por onde começar a formalizar uma empresa de biodiesel que ira produzir em media uns 50000 l acredito por mes, é possivel formalizar uma empresa dessas na anp ja que a produção não é muito grande.
ficarei por qualquer sugestão

Responder

Voltar para “BioDiesel”