duvidas ajuda aquecimento central

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
xixo22
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta abr 06, 2018 1:27 am

duvidas ajuda aquecimento central

Mensagem por xixo22 »

boas sou novo por aqui e procuro ajuda, para aplicar um sistema de aquecimento central la em casa, tenho um fogão a lenha ligado a um termoacumulador para AQS, mas queria saber como posso fazer disto um AQC+AQS tudo ligado ao mesmo
queria algo simples mas eficaz e não sei bem o material necessário
obrigado..


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: duvidas ajuda aquecimento central

Mensagem por Quintas2 »

Não sei ajudar-te, mas sugiro que googles "adaptar fogão a lenha para aquecimento central", também em inglês.
https://forumdacasa.com/discussion/2133 ... abitacao/+

Há aqui projectos no fórum de quem adaptou serpentinas em torno de uma conduta de exaustão de fumos, poderá passar por aí, mas é preciso ver se o fogão tem capacidade para o volume da casa a aquecer e ver eventuais problemas de condensação.

Também podes tentar ver como funciona um fogão desses que já incorpore aquec. central e tentar extrapolar.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
xixo22
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta abr 06, 2018 1:27 am

Re: duvidas ajuda aquecimento central

Mensagem por xixo22 »

ok obrigado. e uma casa antiga pequena não deve ter mais de 100 maximo 120mts quadrados, eu estava a pensar em aplicar radiadores pela casa toda toda, ligação em tubo de cobre ainda não sei bem que medida. válvulas anti retorno pois tenho que aplicar uma ou talvez 2 bombas de circulação, aquilo la em casa ainda tem deposito de agua que alimento o fogão de lenha que tem ligaçao ao termoacumulador para o AQS


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: duvidas ajuda aquecimento central

Mensagem por jmlflorencio »

Boas. Tambem nao sou entendido, mas em tempos estudei a possibilidade de me meter numa aventura dessas em modo 'faça você mesmo', e deu para aprender algumas coisas...

Para começar são necessários dois depósitos distintos, um para AQC e outro para AQS. O líquido de um circuito não se mistura com o outro, normalmente.

Depois, pelo menos uma bomba circuladora para o AQC, assim como um vaso de expansão e um controlador de temperatura (pode ser uma válvula termostática, ou algo mais complexo).

Válvulas de segurança e anti-retorno com fartura, uma válvula reguladora de pressão... Bom, e outras coisas mais que não me recordarei (ou mesmo que não sei, não sou expert)...

A fonte de aquecimento será apenas o fogão a lenha?

Há um website/blog interessante, chamado 'dicas e esquemas', onde em tempos aprendi muito sobre isso ;-)


Autor do tópico
xixo22
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta abr 06, 2018 1:27 am

Re: duvidas ajuda aquecimento central

Mensagem por xixo22 »

jmlflorencio obrigado pelas dicas sim em principio seria só o fogão a lenha. mas se for separado como disse terei que arranjar outro termoacumulador de pelo menos 50l certo? para poder ser liquido suficiente agora uma duvida mesmo com um termoacumulador e necessário o vaso de expansão? os tubos de cobre qual será o melhor medida para o AQC ?
obrigado desde já a todos os membros por toda ajuda


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: duvidas ajuda aquecimento central

Mensagem por jmlflorencio »

O vaso de expansão é um componente essencial... Vai absorver a dilatação da água durante (ou após) o aquecimento da mesma, e absorver quaisquer picos de pressão no circuito. Há quem monte até num termoaculador isolado...

Quanto ao depósito, depende muito do tipo de utilização que a casa (e o fogão) vai ter. Se o fogão ficar ligado 24h por dia, quase nem precisa de depósito e poderia ligar a bomba lá diretamente, que teria sempre água quente. Se só funcionar numa parte do dia, convém ter o maior depósito que for possível, para armazenar água quente para os períodos em que a fonte de calor está desligada.

Sobre as tubagens, é melhor consultar um entendido (e sobre o resto também). Creio que não é por aí que a coisa deixa de resultar, mas se é para fazer que fique bem à primeira ;-)

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”