“Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

“Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Mensagem por Mónica »

boa tarde,

conheci recentemente este sistema de aquecimento: “radiadores de chão”/”mini canal”. são uma espécie de radiadores que são instalados no chão, perto de janelas (com uma grelha).
usa água quente, a baixa temperatura. o funcionamento é uma mistura de radiadores e piso radiante.
há sistemas passivos (mais tipo radiador) e alguns que tem também algum tipo de ventilação que “empurra” o calor que é emanado dos tubos, de água quente. penso que o calor subirá, naturalmente…
tanto quanto sei:
- funcionam a baixa temperatura e a eficiência é semelhante ao piso radiante
- o preço é mais aproximado aos radiadores normais
- são mais fáceis de instalar (é preciso abrir rasgos no chão, mas não levanta-lo todo).
http://www.classicradiators.co.uk/trench.html
gostava de saber se mais alguém conhece este sistema, se alguém tem instalado… enfim, opiniões, com ou sem experiência
e também pensei que pudesse interessar a mais alguém…

a jaga é a marca mais conhecida http://www.jaga.be/products.aspx?clid=806&imid=1&set=0

esta marca tem preços mais simpáticos: http://www.imp-klima.com/talnikonvektorji.asp

espero que esta informação possa ter interesse

mónica
Anexos
MiniCanal.jpg
MiniCanal.jpg (124.61 KiB) Visto 10181 vezes


JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Re: “Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Mensagem por JoelM »

pelo que percebi esse sistema não funciona da mesma maneira que o piso radiante uma vez que o piso radiante normalmente e quando bem aplicado é aquecido atraves do sol que incide pelas aberturas durante o dia libertando o calor durante a noite, ou seja, não necessita de energiar para o alimentar, ja esse sistema que mostra parece ser mais um sistema normal de radiadores apenas sao "escondidos" no pavimento. em termos de sustentabilidade é nula porque necessitam de energia para gerar calor.


Autor do tópico
Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: “Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Mensagem por Mónica »

bem... esse piso radiante que fala, desconheço.
o que conheço é o piso radiante hidráulico, citando:
"o aquecimento do ambiente por piso radiante hidráulico é efectuado através de um fluido aquecido numa caldeira ou bomba de calor, o qual circula a baixa temperatura, por intermédio de um electrocirculador, colocado entre gerador e o pavimento radiante, onde aqui é transferido o calor para o ar ambiente."

o que fala, acho que tem a ver com exposição solar, aquecimento passivo: tem a ver com as aberturas da casa, mas o chão não tem um papel especifico. pode acumular calor, mas também as paredes e o ar recebem esse calor, do sol.


cumprimentos,

mónica


JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Re: “Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Mensagem por JoelM »

mónica Escreveu:
o que fala, acho que tem a ver com exposição solar, aquecimento passivo: tem a ver com as aberturas da casa, mas o chão não tem um papel especifico. pode acumular calor, mas também as paredes e o ar recebem esse calor, do sol.


cumprimentos,

mónica
o piso a que me estou a referir é normalmente em madeira onde por de baixo das ripes é composto por uma serie de tubos com agua que acomula energia com o sol durante o dia e a liberta a noite. as paredes normalmente nao tem essa propriedade porque estao expostas ao sol pelo lado exterior logo como possuem isolamento o calor não passa até ao lado interior.


Autor do tópico
Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: “Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Mensagem por Mónica »

não sei se estou a perceber bem:tem a água no piso, e circula? aquece mesmo no piso, ou passa por um local exposto directamente ao sol, para que aqueça?


é que no meu caso, vou ter painéis solares, que irão dar apoio ao aquecimento da "água" que vai circular nos radiadores, mas com o dimensionamento que vou ter, esse calor não vai chegar, por isso é necessário ter mais um sistema, para suprir todas as necessidades.

tem alguma marca que comercialize esse sistema, para que eu possa tentar perceber melhor?

obrigada

mónica


JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Re: “Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Mensagem por JoelM »

mónica Escreveu:não sei se estou a perceber bem:tem a água no piso, e circula? aquece mesmo no piso, ou passa por um local exposto directamente ao sol, para que aqueça?


é que no meu caso, vou ter painéis solares, que irão dar apoio ao aquecimento da "água" que vai circular nos radiadores, mas com o dimensionamento que vou ter, esse calor não vai chegar, por isso é necessário ter mais um sistema, para suprir todas as necessidades.

tem alguma marca que comercialize esse sistema, para que eu possa tentar perceber melhor?

obrigada

mónica
o sistema que estou a falar é um sistema de circulação de agua no pavimento em que a agua normalmente é aquecida por varios sistemas, desde caldeira ate ao paineis solares, mas é possivel a quando da construção da casa ter em atenção a orientaçao solar e o tamanho dos vaos para que a incidencia solar atraves do vao permita o aquecimento da agua durante o dia para libertar esse calor durante a noite.

como referi para este sistema funcionar é necessario ser pensado a quando do projecto da casa que não sei se é o caso. estive a procura em varios sites mas so encontrei este sistema ligado a um painel solar para aquecimento da agua que circula nos tubos por baixo de pavimento, eu estudei este sistema na universidade, não sei se existem muitos casos aplicados mas vou pesquisar e espero postar novidades em breve.


Autor do tópico
Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: “Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Mensagem por Mónica »

ah! mas existem outros sistemas, também para ajudar a aquecer a água.

bem, estou em fase de projecto (mesmo final!), e acho que o piso radiante é um óptimo sistema... se não fosse o preço, seria o sistema escolhido.
apresentaram-me esta alternativa, que usa o mesmo princípio no aquecimento da água (no meu caso água pré-aquecida por sistema solar com ajuda de bomba de calor, para atingir a temperatura adequada), mas a instalação é muito mais barata. claro que sei que o piso transmitia o calor para a laje, e mesmo desligado a laje depois libertava.... e este sistema não tem essa vantagem.
esteticamente também é interessante (não ocupa parede).

em relação a aproveitar o calor do sol: sim, a minha casa foi pensada nesse sentido, tanto na parte de exposição como de circulação de ar. temos também uma parede de trombe, que acumula o calor do sol, durante o dia, e que ajuda a aquecer a zona da casa em que está inserida. ou seja, na minha futura casa o sol será armazenado não na água, mas em toda a estrutura (que será de betão).

este sistema de aquecimento, foi um “compromisso”: uma forma de ter algumas das vantagens do piso radiante, por menos de metade do preço.
como não conheço ninguém que o tenha instalado, estava a ver se alguém tinha essa experiência…. mas parece que não.

note que a nível de padrões de consumo de energia espero que a minha casa possa ser considerada uma casa passiva, e assim a necessidade de aquecimento será muito baixa… assim não fazia sentido gastar 8000€ no piso, que podiam ser usados de forma mais eficaz.
enfim, há muitas opções, e não é fácil de saber o que é realmente melhor.... vamos tentando!
obrigada pela sua resposta


miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: “Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Mensagem por miguelanjosousa »

mas será que não dá para juntar os dois sistemas? o solar térmico com este 1ª da imagem?

ms


Autor do tópico
Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: “Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Mensagem por Mónica »

sim, claro que dá, é o que vamos fazer lá em casa

a questão é que precisa de outro sistema (ou em alternativa gastar uma pipa de massa e ter um grande excesso de produção no verão).

mónica


JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Re: “Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Mensagem por JoelM »

mónica Escreveu:
em relação a aproveitar o calor do sol: sim, a minha casa foi pensada nesse sentido, tanto na parte de exposição como de circulação de ar. temos também uma parede de trombe, que acumula o calor do sol, durante o dia, e que ajuda a aquecer a zona da casa em que está inserida. ou seja, na minha futura casa o sol será armazenado não na água, mas em toda a estrutura (que será de betão).

a parede de trombe é também uma excelente opção para aproveitamento do sol para aquecimento dos compartimentos, desde ja os meus parabens ao arquitecto pelo utilização desses sistemas que raramente são (ou eram) utilizados e também demonstra grande coragem e interesse num sistema que apesar de muito eficiente pouca gente usa, muitas vezes o grande entrave é mesmo o cliente (o que não é o caso e ainda bem)!


Autor do tópico
Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
Localização: Porto

Re: “Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Mensagem por Mónica »

obrigada
é verdade que nós procuramos muitas soluções contribuíssem para que a casa fosse eficiente (se possível passiva).
neste caso pesou também o facto da parede com a orientação mais próximo de sul, pela proximidade com os vizinhos não poder ter grandes aberturas (devido à legislação que entrou em vigor no ano passado). assim era um grande desperdício de “boa exposição”. esta foi a forma encontrada de dar a volta ao problema, e é bem económica.

penso que um dos problemas principais é que a maior parte das pessoas que constrói uma casa, a desenham, e depois procuram um “desenhador” para formalizar o processo. por melhor vontade que tenham, não têm os conhecimentos dos arquitectos (tanto de técnicas como de materiais). penso que é um erro. poupa-se para gastar depois (na obra, e depois, em manutenção e custos correntes). a maior parte das pessoas com quem falo (mesmo de novas gerações) parece pensar assim. nós, mesmo os mais “curiosos”, não podemos ter a presunção de achar que sabemos o mesmo que uns tipos que demoram 6 anos a tirar um curso, que em alguns casos (caso da faculdade de arquitectura da universidade do porto, de onde são as pessoas que estão a trabalhar no meu projecto) têm médias superiores a medicina.
em relação às soluções “ecológicas”, penso que também há muito caminho a fazer, a maior parte das pessoas põem um painel solar e recuperação de águas e acham que são super-ecológicos. não estudam a orientação, aberturas, ventilação, materiais, etc, específicos para o projecto. gastando mais energia todos os anos, gastando até mais materiais, ou materiais pouco ecológicos (madeiras tropicais, materiais que vêm do outro lado do mundo, e que só em transportes poluem muito). enfim, ter uma casa ecológica, não é simplesmente aplicar uns apetrechos, é tentar que ela seja eficiente, logo a partir da estrutura, e ecológica, logo a partir da construção. este é pelo menos o meu ponto de vista…

a minha casa tem neste momento classificação a+ (em projecto). no gabinete de engenharia em que fizemos as especialidades (um grande gabinete, no porto), fomos o 1º caso de classificação a+, ninguém tinha exigido isso. isto ilustra o que ainda se pratica, por cá.

mónica


JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Re: “Radiadores de chão" - Alternativa ao piso radiante?

Mensagem por JoelM »

mónica Escreveu:obrigada
é verdade que nós procuramos muitas soluções contribuíssem para que a casa fosse eficiente (se possível passiva).
neste caso pesou também o facto da parede com a orientação mais próximo de sul, pela proximidade com os vizinhos não poder ter grandes aberturas (devido à legislação que entrou em vigor no ano passado). assim era um grande desperdício de “boa exposição”. esta foi a forma encontrada de dar a volta ao problema, e é bem económica.

penso que um dos problemas principais é que a maior parte das pessoas que constrói uma casa, a desenham, e depois procuram um “desenhador” para formalizar o processo. por melhor vontade que tenham, não têm os conhecimentos dos arquitectos (tanto de técnicas como de materiais). penso que é um erro. poupa-se para gastar depois (na obra, e depois, em manutenção e custos correntes). a maior parte das pessoas com quem falo (mesmo de novas gerações) parece pensar assim. nós, mesmo os mais “curiosos”, não podemos ter a presunção de achar que sabemos o mesmo que uns tipos que demoram 6 anos a tirar um curso, que em alguns casos (caso da faculdade de arquitectura da universidade do porto, de onde são as pessoas que estão a trabalhar no meu projecto) têm médias superiores a medicina.
em relação às soluções “ecológicas”, penso que também há muito caminho a fazer, a maior parte das pessoas põem um painel solar e recuperação de águas e acham que são super-ecológicos. não estudam a orientação, aberturas, ventilação, materiais, etc, específicos para o projecto. gastando mais energia todos os anos, gastando até mais materiais, ou materiais pouco ecológicos (madeiras tropicais, materiais que vêm do outro lado do mundo, e que só em transportes poluem muito). enfim, ter uma casa ecológica, não é simplesmente aplicar uns apetrechos, é tentar que ela seja eficiente, logo a partir da estrutura, e ecológica, logo a partir da construção. este é pelo menos o meu ponto de vista…

a minha casa tem neste momento classificação a+ (em projecto). no gabinete de engenharia em que fizemos as especialidades (um grande gabinete, no porto), fomos o 1º caso de classificação a+, ninguém tinha exigido isso. isto ilustra o que ainda se pratica, por cá.

mónica

esta é uma realidade que eu percebo bastante bem, sou estudante finalista do curso de arquitectura e também ja trabalhei no ramo antes de entrar para a universidade e essa é mesmo uma verdade, a maioria das pessoas faz um esquiço do projecto em casa e leva a um desenhador ou engenheiro para lhe assinar o projecto e meter a camara, as pessoas ainda pensam que um arquitecto só serve para fazer uns riscos. não é por acaso que um engenheiro apenas estuda 3 anos para o ser enquanto um arquitecto apesar das alterações de bolonha etc ainda tem de estudar na mesma os 5 anos e são 5 anos com cadeiras do mais variado tipo que vão desde noções de calculo de estruturas, a materiais até desenho de pormenor! enfim, fico contente por ver que existem pessoas a pensar de maneira diferente e direccionadas para o futuro!

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”