Isolamento de paredes exteriores

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Tó Miguel »

penso que essa solução foi boa.
o cappotto ou sistema etics apresenta vantagens no caso de edifícios com isolamento térmico insuficiente, infiltrações ou aspecto degradado. além disto, pode diminuir o risco de ocorrência de condensações, tratando de certo modo as pontes térmicas.
têm sido desenvolvidos diversos sistemas de isolamento térmico de fachadas pelo exterior que são de utilização corrente em diversos países europeus, quer na reabilitação de edifícios cuja envolvente vertical apresente índices de isolamento térmico insatisfatórios, infiltrações ou aspecto degradado, quer em novas construções. estes sistemas constituem uma óptima solução, tanto do ponto de vista energético como do ponto de vista construtivo.
de um modo geral, os sistemas de isolamento pelo exterior são constituídos por uma camada de isolamento térmico aplicada sobre o suporte e um paramento exterior para protecção, em particular, das solicitações climáticas e mecânicas.

vantagens do sistema etics

o isolamento térmico pelo exterior é hoje reconhecido, de forma incontestável, como uma solução técnica de alta qualidade, pois permite:

» redução das pontes térmicas, o que se traduz por uma espessura de isolamento térmico mais reduzido para a obtenção de um mesmo coeficiente de transmissão térmica global da envolvente;
» diminuição do risco de condensações;
» aumento da inércia térmica interior dos edifícios, dado que a maior parte da massa das paredes se encontra pelo interior do isolamento térmico. este facto traduz-se na melhoria do conforto térmico de inverno, por aumento dos ganhos solares úteis, e também de verão devido à capacidade de regulação da temperatura interior;
» economia de energia devido à redução das necessidades de aquecimento e de arrefecimento do ambiente interior;
» diminuição da espessura das paredes exteriores, aumentando a área habitável;
» redução do peso das paredes e das cargas permanentes sobre a estrutura;
» aumento da protecção conferida ao tosco das paredes face às solicitações dos agentes atmosféricos (choque térmico, água líquida, radiação solar, etc.);
» diminuição do gradiente de temperaturas a que são sujeitas as camadas interiores das paredes;
» melhoria da impermeabilidade das paredes;
» possibilidade de mutação do aspecto das fachadas e colocação em obra sem perturbar os ocupantes dos edifícios, o que torna esta técnica de isolamento particularmente adequada na reabilitação de fachadas degradadas;
» grande variedade de soluções de acabamento;
» poupança energética e conforto interior.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Tó Miguel »

aqui ficam imagens do sistema cappotto, optimo para aplicação em casas acabadas e habitadas.
Anexos
Cappotto 2.jpg
Cappotto 2.jpg (328.61 KiB) Visto 18275 vezes
Cappotto 1.jpg
Cappotto 1.jpg (27.11 KiB) Visto 18275 vezes
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por itisix »

e uma das grandes vantagens, isola tudo, ao invés dos isolamentos mais correntes que deixar (por exemplo) as colunas completamente por isolar.

temos aqui na empresa 2 edifícios (novos) revestidos assim e parece-me que têm um bom comportamento.

o preço também é relativamente acessível. tenho na ideia cerca de 30 euros / m2. é assim?


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Tó Miguel »

e para quem já tem parede dupla (15+11cm) e uma placa de wallmate, apostarmos no isolamento térmico pelo exterior, é sem dúvida a solução, para garantir um bom comportamento térmico da casa durante todo o ano e evitar a utilização excessiva dos sistemas de aquecimento/arrefecimento. outra das vantagens é o isolamento acústico da casa sair melhorado, já que bem perto de nós temos uma fonte de ruído considerável!
assim acaba-se com as condensações de vez
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por itisix »

eu já pensei foi aplicar isolamento acústico dentro de casa por causa dos vizinhos. a casa é geminada. o que vale é que eles só ca estão ao fim de semana e férias, mas ainda assim

Avatar do Utilizador

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Leinad1 »

o preço é os tais 30€/m2 aproximadamente?

a casa onde moro é tijolo simples, sem isolamento. para dar um exemplo, hoje as 2h (am) tinha 17º no meu quarto, e ao acordar já estavam 11º, sendo que a temperatura exterior são 10º.

como se pode imaginar, os gastos com os aquecedores são tremendos.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Tó Miguel »

leinad1 Escreveu:o preço é os tais 30€/m2 aproximadamente?

a casa onde moro é tijolo simples, sem isolamento. para dar um exemplo, hoje as 2h (am) tinha 17º no meu quarto, e ao acordar já estavam 11º, sendo que a temperatura exterior são 10º.

como se pode imaginar, os gastos com os aquecedores são tremendos.
pois este sistema pode ser a solução.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


koluirty
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: segunda fev 01, 2010 12:00 pm

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por koluirty »

tó miguel Escreveu:e para quem já tem parede dupla (15+11cm) e uma placa de wallmate, apostarmos no isolamento térmico pelo exterior, é sem dúvida a solução, para garantir um bom comportamento térmico da casa durante todo o ano e evitar a utilização excessiva dos sistemas de aquecimento/arrefecimento. outra das vantagens é o isolamento acústico da casa sair melhorado, já que bem perto de nós temos uma fonte de ruído considerável!
assim acaba-se com as condensações de vez

e esse isolamento térmico exterior de que falas permite manter o aspecto exterior do edifício ? pergunto porque no meu caso trata-se de um condomínio de moradias em banda, qualquer alteração é um problema.
Por agora de semi-electrico e assim:

Imagem

Em breve (espera-se) de Predator 90Ah


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Tó Miguel »

koluirty Escreveu:
tó miguel Escreveu:e para quem já tem parede dupla (15+11cm) e uma placa de wallmate, apostarmos no isolamento térmico pelo exterior, é sem dúvida a solução, para garantir um bom comportamento térmico da casa durante todo o ano e evitar a utilização excessiva dos sistemas de aquecimento/arrefecimento. outra das vantagens é o isolamento acústico da casa sair melhorado, já que bem perto de nós temos uma fonte de ruído considerável!
assim acaba-se com as condensações de vez

e esse isolamento térmico exterior de que falas permite manter o aspecto exterior do edifício ? pergunto porque no meu caso trata-se de um condomínio de moradias em banda, qualquer alteração é um problema.
pois nesse caso pode ser complicado pois a fachada irá avançar uns 5cm em relação ás outras.
no que diz respeito ao acabamento, é o que se quiser, pois isto onde está rebaixado continua rebaixado onde está mais alto continua mais alto só que terão ambos mais 5cm. a tinta a aplicar por cima é à escolha.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por itisix »

a minha casa é geminada numa urbanização em que são todas iguais (umas 20, duas a duas).

um vizinho meu fez isso e só se nota se formos ver ao perto.
inteligentemente, colocaram um tubo de queda na união das 2 casas.
repara-se é que o acabamento é diferente, mas isso é escolha. uma casa está branca e em casca de carvalho, a outra é creme e liso. mas nada de grave. aliás, o acabamento está muito bom. nessa casa (como na minha) existe uma moldura à volta das janelas e que foi mantida no acabamento final. até acho que ficou bem.

uma nota: convém que ao fazerem isso apliquem com fixação mecânica (parafusos). em obras novas por vezes é só colado, mas em paredes "antigas" não vale a pena preparar para colar. mete-se parafusos por cima e siga. vai tinta, vai tudo

os 30 euros de que falei, foi o preço que me deram informalmente. temos aqui uma obra e o valor do sistema cappotto é 27 euros / m2. arranjo +/- por esse preço. mas nada como pedir orçamentos para a obra em causa.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Tó Miguel »

essa do tubo de queda é boa , mas estou em querer, que quem lá for dar orçamento arranjará uma solução
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


koluirty
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: segunda fev 01, 2010 12:00 pm

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por koluirty »

tó miguel Escreveu:
koluirty Escreveu:
tó miguel Escreveu:e para quem já tem parede dupla (15+11cm) e uma placa de wallmate, apostarmos no isolamento térmico pelo exterior, é sem dúvida a solução, para garantir um bom comportamento térmico da casa durante todo o ano e evitar a utilização excessiva dos sistemas de aquecimento/arrefecimento. outra das vantagens é o isolamento acústico da casa sair melhorado, já que bem perto de nós temos uma fonte de ruído considerável!
assim acaba-se com as condensações de vez

e esse isolamento térmico exterior de que falas permite manter o aspecto exterior do edifício ? pergunto porque no meu caso trata-se de um condomínio de moradias em banda, qualquer alteração é um problema.
pois nesse caso pode ser complicado pois a fachada irá avançar uns 5cm em relação ás outras.
no que diz respeito ao acabamento, é o que se quiser, pois isto onde está rebaixado continua rebaixado onde está mais alto continua mais alto só que terão ambos mais 5cm. a tinta a aplicar por cima é à escolha.
os 5 cms não é problema, e segundo a tua opnião resolve o problema das pontes térmicas criadas pelos pilares, porque a humidade relativa não se pode resolver mas se se evitar a condensação nas paredes era optimo.
Por agora de semi-electrico e assim:

Imagem

Em breve (espera-se) de Predator 90Ah


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por itisix »

resolve.

estás a "forrar" os pilares por fora, logo ficam protegidos. logo, não arrefecem pelo exterior, nem o casa arrefece tanto no geral.
outro local a ter atenção é as soleiras de portas e janelas.


koluirty
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: segunda fev 01, 2010 12:00 pm

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por koluirty »

itisix Escreveu:resolve.

estás a "forrar" os pilares por fora, logo ficam protegidos. logo, não arrefecem pelo exterior, nem o casa arrefece tanto no geral.
outro local a ter atenção é as soleiras de portas e janelas.
as portas é só uma, a única solução para ela seria colocar uma com revestimento a madeira interno, e as janelas substituir a caixilharia por outra com corte térmico.


a questão que se segue é se alguém têm boas referências para dar de quem faz este tipo de trabalhos...
Por agora de semi-electrico e assim:

Imagem

Em breve (espera-se) de Predator 90Ah


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por itisix »

a empresa que andou aqui na rua foi a tecniface. acho que o trabalho deles foi muito bom, se bem que os donos da casa são gente cheia dele €€€.

não sei como é de preços.

a outra, não tenho aqui o contacto, mas eles andam lá na empresa a acabar uma obra e posso falar com eles, mas também é uma questão de localização. se forem de longe, os custos serão bem maiores.

a caixilharia, sim, uma com corte térmico é sempre melhor. foi isso que mandei meter cá em casa mas ficou do pior. ainda por cima fui na conversa dos meus pais que têm um conhecido que instala aluminios e tal... para não me chatear mais vou ter de mandar rectificar as janelas todas qualquer dia. isto de entregar a conhecidos dá sempre asneira e para não me chatear com os meus pais deixei ficar, mas... as janelas são com a parte de cima arredondada. para ficar com oscilobatente mandei colocar um pano arredondado em cima fixo e depois 2 partes de abrir em baixo. são janelas em aluminio com corte térmico (mas esqueceram-se da borracha de corte como sempre se esquecem estes tipos). além disso, a parte fixa é vidro simples porque "é muito estreita para levar vidro duplo". além de aldrabões são é burros. do pior mesmo.
outra solução é trocar as portadas. as minhas são em madeira e têm 20 anos. estão a ficar lixadas do lado sul. a minha ideia é colocar portadas "estanques". na prática funcionam como outra janela, melhorando substancialmente o comportamento térmico.
em casa dos meus pais as janelas eram de correr de madeira. queriam trocar mas eu falei-lhes em colocar outro jogo de janelas por fora das mesmas. levou janelas de correr com vidro duplo e melhorou e muito. nesse caso até nem precisam de ser janelas topo de gama, uma vez que o "corte térmico" até é feito (em parte) entre as janelas pois fica um vão de ar.

até agora as melhores janelas que vi são mesmo as de casa do meu sogro que são em pvc, vieram directamente da alemanha e montadas por um tipo que tinha estado lá a montar disso. aliás, as janelas foram feitas na alemanha e o tipo foi lá com uma carrinha buscar directo para a obra. são as melhores janelas que vi até hoje e já acompanhei muita obra aqui na empresa (não, não sou da área da construção, mas temos tido muitas obras). temos aluminios dos mais caros e é só treta. a ultima obra a ser concluida tem estrusal (a famosa e tal) com vidros cheios de argon (penso que é argon) e tal e coisa. andavam os tipos todos consolados a montar e mandamos abrir um perfil para ver por dentro... esqueceram-se das ditas borrachas. deve ser comum a estas empresas.

infelizmente é lixado encontrar quem ainda trabalhe bem. o carpinteiro que cá andou também só fez asneiras. até o vidro transparente que mandei por numa porta é transparente o de dentro (como ele diz). mas o de fora é fosco!!!
pelo menos pichelaria / aquecimento e trolha correu bem

bem, mas adiante.

a porta que falas, podes colocar em aluminio, pvc, madeira, etc... há umas muito bonitas mas caras como tudo que são em metal nos mecanismos e forradas a madeira (janelas também). há ainda aluminio e pcv com aspecto de madeira, mas normalmente foleiro como tudo. mais vale ser aluminio a cor mesmo.

há muito por onde escolher, e para todos os gostos e bolsas. só as minhas janelas foram cerca de 10.000 euros. o vidro duplo é caro como tudo (sem se perceber bem porque).
curioso, fui ali a uma vidraria pedir para me trocarem o dito vidro da cozinha (são 2 quase de cima a baixo) e não querem porque é muito longe (10 km).

estamos é entregue aos bichos...

Avatar do Utilizador

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Leinad1 »

itisix Escreveu:os 30 euros de que falei, foi o preço que me deram informalmente. temos aqui uma obra e o valor do sistema cappotto é 27 euros / m2. arranjo +/- por esse preço. mas nada como pedir orçamentos para a obra em causa.
isso é o preço só de material, não é? é que depois a mão de obra, upa upa...


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por itisix »

não. material e mão de obra. é o preço que estão a fazer numa obra que temos na empresa.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Tó Miguel »

itisix Escreveu:não. material e mão de obra. é o preço que estão a fazer numa obra que temos na empresa.
é claro, que a pintura não está incluida
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por itisix »

pois... mas a nossa obra não foi pintada. levou uma capa de argamassa de reboco com pigmento branco. já fazia parte.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Tó Miguel »

itisix Escreveu:pois... mas a nossa obra não foi pintada. levou uma capa de argamassa de reboco com pigmento branco. já fazia parte.
então foi um bom preço
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”