Tintas e vernizes...

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Tintas e vernizes...

Mensagem por Njay »

bom, tenho que dar uma pintura interior em toda a minha casa, e eventualmente re-envernizar o chão, e andei a vasculhar um bocado à procura de soluções biológicas/ecológicas. o que encontrei até agora de mais interessante foi:

biofa
http://www.biofa.pt/

biopin
http://www.biohabitat.pt/biopin

profitinta (estas parecem não ser 100% biológicas/ecológicas/naturais/whatever)
http://www.profitinta.pt/produtos.php

alguém já usou algum destes produtos? alguém tem noção de preços? o que recomendam? qual a vossa experiência? eu tenho uma casa para pintar (em principio tudo branco) e eventualmente bastante chão de madeira (aqueles quadradinhos de 5 ripas) para envernizar.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Tintas e vernizes...

Mensagem por Njay »

bom, continuei a minha pesquisa e ainda não encontrei mais dados ou experiências sobre a utilização dos productos naturais acima indicados, excepto os fornecidos pelos vendedores/marcas.

entretanto encontrei uma tinta que, não sendo completamente natural e só havendo em branco, tem um teor muito baixo de covs e dispensa primário:

cin aqua finish

o preço de tabela é bastante mais baixo (58%) do que uma tinta normal da mesma marca (como a vinyl silk) apesar de um rendimento um pouco menor, e estou bastante inclinado para usar esta tinta. o teor de covs é de apenas 6g/l face a cerca de 24g/l duma tinta normal da mesma marca, e face ao novo máximo europeu para 2010 de 30g/l (limite este que era de 75g/l em 2007).

de notar que as marcas de tintas naturais que indiquei acima têm tintas com 0g/l de covs.

tudo isto são dados dos fabricantes.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Pedreiro Aprendiz
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda fev 11, 2008 8:11 pm

Re: Tintas e vernizes...

Mensagem por Pedreiro Aprendiz »

boas

as tintas naturais além de nao conterem cov , nao tem na sua base outros petroquimicos que contaminam o ambiente da casa. nao interessa só olhar para o grau de cov mas também para o resto da base da tinta que podem conter produtos mais tóxicos e agressivos que os covs, prejudicando a saúde.
outro ponto a ver é a função da tinta natural e a tinta tipo cin. as tintas naturais nao isolam a parede e deixam-na respirar. importante no evitar do aparecimento de fungos e para um ambiente mais são dentro de casa, além de nao libertar materiais tóxicos que iremos respirar.
o rendimento destas tintas é maior bem como a sua diluição com água.

os vernizes para madeira tem a mesma filosofia, deixam respirar a madeira, nao formam pelicula isolante e tem um rendimento elevado. a madeira consegue absorver a humidade excessiva da casa no inverno. são compostos por óleos e resinas naturais.


até breve


Autor do tópico
Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Tintas e vernizes...

Mensagem por Njay »

vivas, obrigado pelas dicas. acabei por pintar a casa toda com a aquafinish.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”