Renovação de aquecimento central

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Renovação de aquecimento central

Mensagem por itisix »

boas,

queria lançar uma discussão aqui no forum

tenho uma moradia com aquecimento central feito com caldeira a gasóleo. as aqs são aquecidas com um esquentador a gás propano de botija.

os radiadores contém um total de 87 elementos, sendo que 14 são "metade" do tamanho. na cozinha (12) raramente é ligado e na despensa (10) nunca é ligado, portanto até fazia as contas a 60 / 70 elementos.

a casa no r/c tem 2 salas abertas, caixa da escada e corredor (abertos para as sala), 1 wc, cozinha e despensa.
no primeiro andar tem a caixa da escada, hall aberto para escada, 1 wc e 2 quartos.

não tenho depósito acumulador de água.

com o preço do gasóleo, preciso de repensar o sistema todo, mas tenho medo que me saia outra vez prego, pois instalei a caldeira há 5 ou 6 anos, pouco tempo antes da lei que alterou o imposto.

a caldeira é roca e está nova. o depósito de gasóleo já não sai... só cortando.

não há gás natural nem canalizado de qualquer espécie, nem tão cedo haverá.

opções consideradas:

- caldeira nova a pellets na casa das máquinas
- estufa a pellets na sala com ligação ao aquecimento central
- estufa a pellets / salamandra a lenha ventilada a ar na sala e a/c nos quartos (2)
- conversão da actual caldeira para pellets (não consigo arranjar queimador)
- conversão da caldeira para propano e instalação de um depósito (não quero)
- painéis solares de apoio
- painéis solares / bomba de calor
- ar condicionado
- atacar no isolamento (isolar o sótão, isolar pelo exterior, etc...)
- outras...

quanto às soluções eléctricas, apenas tenho 6,9 kva de potência em monofásico, logo
e curto, penso. além disso, moro perto da praia o que me faz ter medo de um sistema de ar condicionado apodrecer todo em pouco tempo.

a ideia é investir pouco (nenhum era o ideal). as aqs não me preocupam muito pois gasto apenas 4 botijas de gás por ano. mesmo assim, é de considerar se o investimento for pequeno. também queria uma solução que não esteja ultrapassada daqui a 5 anos (já ouvi rumores de um imposto nos pellets... além do iva a 23%, claro ).

a casa é perto de aveiro, tem boa orientação solar e não tem árvores a tapar.

tem janelas em vidro duplo, as portas é que podiam ser melhores.

estou aberto às vossas sugestões.

obrigado


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por flag21 »

talvez converter a caldeira para propano e por um deposito de gás propano.
a granel é significativamente mais barato e só se paga o que consome pois com as garrafas há sempre uma parte que vai de volta.


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por flag21 »

a bp colocava os depósito de 1 tonelada gratuitamente .
o proprietário só tinha de efectuar a parte necessária para a passagem de tubagem e buraco para o depósito
agora não sei se ainda é assim mas acho que sim.
o abastecimento é feito pelo autotanque deles.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por O_volt »

e que tal mudar o queimador...para um que queime oleo vegetal....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por itisix »

obrigado pelo feedback.

quanto ao óleo vegetal, não tenho facilidade de o arranjar usado, mas se alguém souber de fornecedores a granel e de quem possa fazer a adaptação, até penso nisso.
arranjava biodiesel, mas tinha de o ir buscar, e sem guias... não arrisco, até porque nem tenho transporte para grandes quantidades.

o depósito de propano é a evitar. não tenho muito espaço no jardim, a não ser que seja enterrado. no entanto, o nível freático no inverno é quase o solo.

não sei até que ponto o preço do propano compensa em relação ao gasóleo. não deve haver grande diferença. o último preçário que tenho é de abril e estava a 1.111 € a tonelada, 0,80 € / kw/h + iva.
agora deve estar bem mais.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por Ferra »

itisix Escreveu:opções consideradas:

1- caldeira nova a pellets na casa das máquinas
2- estufa a pellets na sala com ligação ao aquecimento central
3- estufa a pellets / salamandra a lenha ventilada a ar na sala e a/c nos quartos (2)
4- conversão da actual caldeira para pellets (não consigo arranjar queimador)
5- conversão da caldeira para propano e instalação de um depósito (não quero)
6- painéis solares de apoio
7- painéis solares / bomba de calor
8- ar condicionado
9- atacar no isolamento (isolar o sótão, isolar pelo exterior, etc...)
- outras...

quanto às soluções eléctricas, apenas tenho 6,9 kva de potência em monofásico, logo
e curto, penso. além disso, moro perto da praia o que me faz ter medo de um sistema de ar condicionado apodrecer todo em pouco tempo.

a ideia é investir pouco (nenhum era o ideal). as aqs não me preocupam muito pois gasto apenas 4 botijas de gás por ano. mesmo assim, é de considerar se o investimento for pequeno. também queria uma solução que não esteja ultrapassada daqui a 5 anos (já ouvi rumores de um imposto nos pellets... além do iva a 23%, claro ).

quanto ao óleo vegetal, não tenho facilidade de o arranjar usado, mas se alguém souber de fornecedores a granel e de quem possa fazer a adaptação, até penso nisso.
arranjava biodiesel, mas tinha de o ir buscar, e sem guias... não arrisco, até porque nem tenho transporte para grandes quantidades.

o depósito de propano é a evitar. não tenho muito espaço no jardim, a não ser que seja enterrado. no entanto, o nível freático no inverno é quase o solo.

não sei até que ponto o preço do propano compensa em relação ao gasóleo. não deve haver grande diferença. o último preçário que tenho é de abril e estava a 1.111 € a tonelada, 0,80 € / kw/h + iva.
boas, pelos vistos está difícil uma opção...
se conseguir o óleo vegetal pode adiar o problema, mas é uma questão de tempo pois também envolve transporte e guias e dificuldade em obte-lo, (5) o propano exige um deposito e uma caldeira nova e a tendência é subir o preço dos combustíveis, (6) os painéis solares não chegam para todos os dias de inverno, (8) o ar condicionado dura pouco à maresia, (1,2,3,4) pellets é um produto industrial e se já ouviu sobre mais um imposto,… (7) os painéis solares e bomba de calor exigem um reforço da potencia contratada só resta mesmo o (9) reforço do isolamento mas este não fornece calor…
como procura uma solução que não seja facilmente ultrapassada a coisa fica ainda mais difícil!!! a única coisa que é intemporal e protege do frio é uma boa manta!
bom, para mim estudava a lenha, as pellets (e parece que pode vir a usar com sucesso o caroço de azeitona) o ar condicionado, e os irradiadores a óleo. se a sua caldeira permite o uso da lenha nem pensava duas vezes pois não exige modificações no que está feito. o ar condicionado tem versatilidade e rendimento, os pellets ficam em conta (por agora) mas tem de comprar uma caldeira (cara) e os radiadores exigem uma potência contratada enorme mas duram e a electricidade não vai passar de moda.
se a sua caldeira permite a montagem do queimador de pellets é uma opção a considerar apesar de a ter descartado no início. ia ter uma caldeira e duas possibilidades de combustível gastando apenas no novo queimador. com um pouco de engenho também conseguia fazer um sendo a parte mais difícil a de a fazer acender automaticamente mas as caldeiras a lenha funcionam toda a noite, por isso era fazer esta funcionar toda a noite mas de forma parecida a das caldeiras a lenha. não tinha de mexer na instalação,… e já estou a divagar com as minhas ideias mirabolantes que dependem da versatilidade da sua caldeira…
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por itisix »



também já conjurei alterações e reformulações e algumas ideias malucas. até já me deu vontade de tentar fazer um queimador de pellets. a ignição inicial pode ser feita com um soprador de ar quente... em teoria. ainda não experimentei.

a minha caldeira não dá para lenha. e pellets, uns dizem que sim, outros que não. mas não arranjo queimador (mandaram-me preço para um que "talvez dê" por 1.500 euros ou lá o que era mais iva e instalação).

mas dá para mudar o queimador para gás, mas sinceramente o propano não é muito mais barato e ainda ter de arranjar sítio para a bilha, não me parece.

a solução que mais me atrai (em teoria) é o a/c, mas o raio do mar dá mesmo cabo de tudo.

eu acho que se isolar melhor a casa e mudar o recuperador de calor (que por acaso também morreu o que lá tenho... é tudo a ajudar) para uma salamandra a lenha ventilada, acho que consigo aquecer o bloco das salas, hall e escada (amplo), com um volume de +/- 180m3.
aliás, se houvesse uma que desse para lenha e pellets, aí é que era. é que mal ou bem, lenha não falta aqui para os meus lados.

só me falta os quartos, que ou fica um radiador a óleo comum quando for preciso, ou a/c como tinha pensado, até porque dá jeito no verão também, pois são no primeiro andar e por vezes quente. se bem que também vou isolar o sótão, nem que seja com manta de lã de rocha no chão.

será que estou a ser demasiado optimista para aquecer 180m3 com uma salamandra?

o raio do a/c é que me lixa. bem vejo lá pela zona tudo comido do mar.

ou seja, estou lixado


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por itisix »

para completar:

não vale a pena pensar num investimento muito avultado. se tiver de investir (por exemplo) 5 mil euros, prefiro gastar os meus 1000 litros de gasóleo por ano que dá-me para 5 anos. sinceramente, estou com medo que invista em algo que daqui a 2 ou 3 anos me lixem outra vez.
a lenha sempre é relativamente certa. pelo menos aqui é difícil o governo taxar, e arranjo com facilidade. dá mais trabalho, mas paciência. pode ser que o gás chegue cá depressa (ou vou sonhando)...


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por itisix »

ovd está fora de questão. nem o custo da conversão, nem o preço do óleo são atractivos relativamente ao gasóleo, por isso está de posto de lado.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por itisix »

e já agora, alguém tem experiência com lareiras a etanol?
custos de utilização e carga térmica, ou aquilo é mais estético que outra coisa?


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por Ferra »

se não quer gastar dinheiro opte por lenha. mesmo comprando uma caldeira (em segunda mão estão baratas) tem a lenha que pelos vistos para os seus lados é facil de arranjar. se quer que também funcione a pellets é mandar um saco lá para dentro e acender-lhe o lume...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por itisix »

a ideia nesse caso seria:

lenha = barato

pellets = dá para uns dias sem ter de andar lá de volta


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por O_volt »

eu já é o segundo invermo que só uso lenha, com um recuperador que serve tb de caldeira.
só este ano é que comprei um pouco de lenha, mas mandei vir 1 camião de cepo de oliveira com 24 ton do alentejo, que partilhei com outras 2 pessoas. fico-me a 50€ a tonelada, não confundir com m2!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por itisix »

muito bom preço.

tenho de pensar numa coisa dessas mesmo.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por itisix »

quantas vezes por dia tens de meter lenha?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por itisix »

e um recuperador a ar, ventilado, para aquecer a casa, ou mais propriamente o "bloco" de salas e escada, e a caldeira para as "faltas"?
será que um recuperador / salamandra a lenha me dá o rendimento necessário ou vai ser quentinho a 2 metros e frio no resto?

pelo menos para já.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por Ferra »

itisix Escreveu:e um recuperador a ar, ventilado, para aquecer a casa, ou mais propriamente o "bloco" de salas e escada, e a caldeira para as "faltas"?
será que um recuperador / salamandra a lenha me dá o rendimento necessário ou vai ser quentinho a 2 metros e frio no resto?

pelo menos para já.
tudo depende da lenha que quiser queimar...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por itisix »

acácia e eucalipto é o mais abundante aqui na zona. acácia aquece muito, arde relativamente depressa. eucalipto é mais duradouro.

e já agora, aquecimento de águas?
fui buscar uma garrafa de propano... 25 euros


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por Ferra »

se optar pelo recuperador eu queria um com serpentina para as águas... conheço varias pessoas que as têm no recuperador ou lareira (sim lareira!) ligadas a um acumulador e dizem maravilhas. para o verão é melhor outro sistema... eu fui buscar este fim de semana uma de butano e foram 23,80. em 23 dias subiu 1,80€...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Renovação de aquecimento central

Mensagem por itisix »

arranjo lenha de acácia a 30 € o m3, mas se procurar bem ainda devo arranjar mais barato.

acho que vou mesmo optar pela lenha para o geral, com caldeira de apoio.
tenho de chamar alguém la a casa para estudarem a solução.

o grande problema da lenha é o tempo que passamos em casa... pouco. logo, não está lá ninguém para meter umas achas

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”