Custos pré-instalação aquecimento em cobre e pex vantagens?

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
njcoliveira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta fev 02, 2011 12:23 pm

Custos pré-instalação aquecimento em cobre e pex vantagens?

Mensagem por njcoliveira »

bom dia,
sou novo no forum e desde já aproveito para dar parabens a todos, pelos excelentes esclarecimentos que tenho visto aqui.

ando para construir uma moradia e pedi orçamentos, num tem a pré instalação do aquecimento em cobre e o outro em pex, a minha dúvida é qual a diferença entre os dois sistemas em termos de preço. sei que varia por diversos factores mas queria ter uma noção, um valor de referência.
tambem não sei qual a técnica utilizada neste tipo de instalação(caixa e depois tubagens directas para cada radiador ou uma só tubagem a passar por todos os radiadores....

gostaria de saber quais as vantagens e inconvenientes de cada sistema pex ou cobre.

estou a pensar colocar painel solar com deposito de 300 litros e depois um recuperador de calor a lenha, o deposito será partilhado pelos dois sistemas. água para banhos e para o aquecimento. no inverno devo ter problemas quando gastar a àgua quente no banho vou ter de desligar temporariamente os radiadores....
obrigado,
oliveira


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Custos pré-instalação aquecimento em cobre e pex vantage

Mensagem por marcopns »

vem vindo ao forum

o que pretende fazer na sua moradia é exactamente o que eu instalei na minha. painéis circulação forçada, acumulador de 300l e recuperador de calor a agua. nada de gás ou outros sistemas de aquecimento eléctricos. a minha instalação tem cobre apenas na saida do recuperador, depois a ligação aos radiadores é feita em pex, 1 para cada radiador. no acumulador tenho um sensor que faz a comutação automática, quando a agua de aqs está fria, desliga os radiadores e liga a circulação para aquecer o acumulador, tem 2 bombas circuladoras independentes e trabalha apenas 1 de cada vez.

na pratica, em 30 minutos temos 200l(devido a posição da 2ª serpentina) de agua quente para tomar banho, que se nao for gasta na totalidade, continua quente no dia seguinte. é um sistema que dá trabalho a acender, e depois a atestar constantemente, mas para quem tem lenha gratuita, pode fica com o ac e aqs a custo 0.

na parte técnica, há por ai mais pessoas que o podem ajudar melhor que eu, mas nao me parece logico ligar os radiadores em serie, pois vamos ter as divisoes com diferentes temperaturas...


Autor do tópico
njcoliveira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta fev 02, 2011 12:23 pm

Re: Custos pré-instalação aquecimento em cobre e pex vantage

Mensagem por njcoliveira »

obrigado pela informação, pode dizer-me quem faz essa instalação com uma solução semelhante à sua?
eu ouvi falar nesta solução, agora esse sensor que fala parece-me fundamental para a operacionalidade deste sistema.
tinha pensado eventualmente numa solução em que substituía o depósito por um termoacumulador eléctrico:). desligado fazia de depósito e para desenrasque ligava à electricidade.
mas não conheço nenhuma solução destas, estava a inventar
a diferença de preço entre cobre e pex não faz a mínima ideia? deve ser bastante....

obrigado

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Custos pré-instalação aquecimento em cobre e pex vantage

Mensagem por mauri »

este tópico veio de apresentações e o assunto não pode ser discutido lá: fica por enquanto aqui.
pede-se que faça a sua apresentação, se o desejar, no local próprio, mas só a sua apresentação ao fórum.
bem vindo oliveira! que tenha respostas do seu agrado e participe também.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”