Construção de Moradia.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Construção de Moradia.

Mensagem por serges »

Olá

Estou a começar dar origem ao meu sonho uma habitação fora dos ditos "gavetos", prédio, gostaria de partilhar connvosco a minha ideia mas preciso das vossas opiniões ao que esta area do forum é pouco usada mas deveras importante...

Tenho muitas ideias, mas na minha cabeça vejo um T3 ou o máximo dos máximos um T4 pois é já demais mas um escritorio era fantástico...

No entanto a construção da mesma é o principal problema!

LSF, Modular, madeira, ou a tradicional construção?

Qual a mais economica, infelizmente a economia é o principal factor pois sem € não se vai lá!!!

Digam vossas opiniões... O terreno será em Sintra, pois está em vias de... e tem perto de 600m2 e terá uma area de construção de 100M2, por isso apostar no T3, não creio que dará para ser terrea com o 2º piso só de quartos e Wc, claro está a garagem será a parte da Habitação!!!

Que acham digam vossa opinião pois é um confonto directo entreo tipico que existe em todo o país e alternativas...
Os preços podem variar imenso, mas digamos assim o valor máximo será pela contrução máxima sem as suas habituais derrapagens... 120.000€

Obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por vgomes »

Oi,

Boa sorte com o projecto :) é tudo o que se pode desejar.
Nós acabámos (quase pois nunca pára) a nossa o ano passado.

A nossa situa-se num bairro que seria todo ele bio climatico mas mts contructores optaram por nao respeitar as directrizes do projecto.
A nossa é bioclimatica, mais ou menos.

Tens a certeza que sao 100m de contruçao? ou de ocupação?
se for 100 de construção acho pouco. Para nós o mais dificil foi escolher o que deixar para trás devido aos euros. algumas coisas ficaram com pré instalação.

No nosso caso o que gostaríamos de ter e não temos é a recuperação de aguas da chuva, produção energética e aproveitamento geotermico.
A produção podemos por qd os preços forem mais convidativos. A geotermia já nao dá, mas podemos por uma bomba de calor ar-agua, haja euros, ou qq outra fonte de calor, está tudo independente da fonte de calor. A agua da chuva nao está descartada para aproveitamento no jardim. Isto porque as caleiras enviam para uma caixa antes do destino final. Tenho pena de nao ter posto logo um deposito enterrado, qd fizémos a escavação.

Tambem queriamos uma casa de madeira, mas optamos por este bairro.
Vê os preços...

QQ coisa pergunta.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por serges »

Muito bem um grande contributo!

Tens razão é de ocupação mas tenho ainda de verificar... Pois ainda está ser verificado tudo...

As pré instalações vão ser mais que muitas tens razão, pois de inicio queremos o nosso tecto depois aos poucos conforme vai se podendo!

Gostava de saber mais informações do que fizeste, não queres explicar como fizeste, contar a tua odisseia, abre um novo tópico e começa a contar!

pois a tua experiencia é importante para muitos, já que podemos estar preparados para vários aborrecimentos.

Quanto a tudo o que me dizes vai ser tudo estudado!
Queres dar opinião sobre os materias ou formas de construção!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por gryphus »

A minha ainda está em construção e se fosses do norte aconselhava-te o meu empreiteiro, nunca vi igual. Aconselho-te a pedir vários orçamentos e a ler muito bem os orçamentos, pois eu recebi alguns que no início até pareciam baratos mas depois de analisados via por exemplo 500€ para cada casa de banho, e só consegues esse preço se puseres tudo do mais barato que há no mercado...
Que estás a pensar para o aquecimento?
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por serges »

Para já só pré instalação... mas projeto é zero... ainda estou na fase de namoro...

Que aconselhas, irá ser na Zona de Sintra por isso será zona húmida e fria e já agora ventosa... com as eolicas por perto já diz algo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por gryphus »

Eu não sou a pessoa indicada para te aconselhar nada, mas posso-te dizer que no meu caso resolvi fazer só a pré-instalação do aquecimento central, instalar os painéis solares de circuito fechado com resistência eléctrica e o termoacumulador com dupla serpentina, pois assim vou ter tempo para avaliar as reais necessidades de aquecimento da casa e pensar melhor que tipo de aparelho quero comprar, embora neste momento esteja muito inclinado para a caldeira a pellets.
Ah, é verdade, não vou ter gáz em casa, tudo eléctrico.
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por Ferra »

Apenas posso dizer que o meu apartamento é T2 e tem 96m2. Quem o vê diz que tem boas áreas. Se fosse eu a construir optava na medida do possivel, pelo segundo piso pois desse modo consegue-se duplicar a área. Se não o fizer agora, mais tarde vai ser practicamente impossivel e como o terreno tem 600m2 não dá para se esticar muito pelo térreo.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por gryphus »

Eu tive de fazer a minha casa com dois andares pois o terreno não chega aos 400m2, mas com 600m2 dá bem para fazer uma casa térrea em "L" e elimina-se desse modo o inconveniente das escadas... temos de pensar no futuro... ;)
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por Ferra »

gryphus Escreveu:Eu tive de fazer a minha casa com dois andares pois o terreno não chega aos 400m2, mas com 600m2 dá bem para fazer uma casa térrea em "L" e elimina-se desse modo o inconveniente das escadas... temos de pensar no futuro... ;)
Eu sou dos primeiros a apoiar as casas térreas devido à genética da minha familia (reumatismos), mas como gosto de espaço verde tentava fazer a casa com cozinha, sala, wc e um quarto no rés do chão. Escritórios e resto dos quartos no primeiro andar. Todos os buraquinhos aproveitados para arrumos.
Uma garagem ou alpendre era bem vindo. O resto do terreno seria para árvores de fruto e uma poça para chapinharem os miudos pequenos e maiores também!
À cerca de um mês encontrei uma casa que era um sonho para mim. Cave, rés do chão com tudo o que era essencial e primeiro andar com salão, escritorio e WC. Acesso facil ás zonas do sotão. Cerca de 2000m de terreno. Valor do mercado de 260 000€. Estava à venda pelo banco por 170 000€. Simulação de 140 000€ ficava a 700€ por 40 anos. Quando vi o valor que ia ficar aos 15 anos (1215€ POR MÊS) tive de desistir pois infelizmente o meu salário não cresce a esse ritmo (muito pelo contrario, encolheu 200€).
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por serges »

Ferra temos as ideias bem alinhadas e sofremos do mesmo, adoro casas térreas sendo esse o meu sonho uma casa para mais tarde, pois não caminhamos para mais novos e mais tarde +pode fazer diferença...
Quanto a ordenados realmente ainda não senti cortes mas como trabalho nas vendas começa se a sentir a falta de dinheiro para comprar por isso vou ter de equacionar muito bem o orçamento para mais tarde!

Quanto a valores gostava de ter uma ideia mas uma coisa é certa vai ter muita pré instalação pois primeiro ergue se mas preparada para tudo e com o tempo vai se melhorando....
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por Ferra »

Olha serges, aquilo que eu penso sobre as pré instalações é que são bem vindas mas poucos as vão utilizar no futuro. Uns por continuarem a ter dificuldades a concluir o que ficou iniciado e a darem prioridade a outras coisas, outros porque surgiram no mercado outras opções e que estão na moda (pré instalação de aquecimento por radiadores e depois acabam por meter AC). Na minha opinião um piso técnico ou uma viga falsa se calhar era mais util, nas são opiniões.
Quanto a preços o mais recente que conheço e a fazer fé na palavra do dono ficou a 160 000€. Terreno oferecido, uma placa a 50cm do chão. Tem uma garagem para dois carros e na frente destes ficam o cilindro e o espaço para a futura caldeira. Cozinha, três quarto sendo um suite, uma sala com recuperador e um corredor. Por cima tem Três divisões sem serem definidos os usos e uma casa de banho. Aluminio de ruptura térmica no valor de 13 000€ e estores electricos. Penso que estão incluidas as grades em aluminio no valor, mas não tenho a certeza. Uma churrasqueira para os grelhados. Vendo os materiais que ele colocou conseguia-se baixar o preço final. Hàa, não tem painel solar porque o projecto foi metido muito antes da lei que o obriga. A casa foi concluida no verão passado.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por joseneves »

viva;

Ve este site: www.siturbandesign.com
São casa modulares em betão, no inicio do ano mandei para a empresa um email a solicitar preços, custando um t3..80 mil euros, um t4 120...euros. Pode ser construido em terrenos onde não se pode construir com fundações.

cumps
:mrgreen:

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por gryphus »

Como é o terreno? É mais para o rectangular ou triangular? Se for rectangular dá bem para fazer uma casa térrea T3 com 200m2 e ainda ficas com 400m2 para fazeres o que bem quiseres. Quanto a ti não sei, mas não tenho ideias de mudar de casa até ao fim dos meus dias, só não fiz térrea porque o terreno é triangular e não dava para fazer como eu queria, além de que tenho caminhos em dois dos três lados do terreno e tive de fazer passeios com 2,25mt...
Só fiz pré-instalação do AQC, não pretendo ter ar condicionado.
Só mais um conselho, primeiro faz uma triagem dos empreiteiros pelo preço e pela personalidade, e depois pede para ver casas construídas por ele, a mim ajudou-me muito a definir o que acabei por escolher, e não estou nada arrependido, já o aconselhei a mais dois amigos meus que entretanto também começaram a querer fazer casa.
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por serges »

Parece me muito bem Joseneves... Vou averiguar mas no entanto desconfio que estou a sonhar muito alto!
Vou tirar as medidas do terreno assim como toda a informação da possibilidade de construção!

As medidas são mais parecidas com um quadrado mas um pouco trapezoidal...

Quando conseguir as plantas vou postar ou foto aerea!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por joseneves »

viva:
Se der para uma piscina...existem as piscinas biologicas, que não precisam de manutenção.
http://www.biopiscinas.pt/

:mrgreen:cumps

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por gryphus »

De piscinas já posso aconselhar-te... visto que trabalhei 3 anos numa empresa de construção de piscinas... se não tens dinheiro para fazer uma coisa como deve de ser, nem vale a pena pensar nisso... mais vale comprares daquelas que se montam no verão e desmontam mal acabe o mesmo, tem é de ter alguma coisa que desinfecte a água... é que, por exemplo, uma piscina de 3mt de largura, 4mt de comprimento e 1mt de altura já são necessários 12.000lt de água para a encher, tás a ver o que seria teres de mudar a água de 2 em 2 dias, não estás?

Ah, é verdade, é muito importante manter sempre o ph da água no nível aconselhado.
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por Ferra »

Completando o meu post após mais perguntas ao rapaz que trabalha comigo disse que a área é de 200m2 de implantação e 280 de construção (penso que é assim que se diz). Não tem a certeza mas pensa que no caderno de encargos estava a 180€ m2 até ao telhado. E no rés do chão são dois quartos (um em suite) e uma casa de banho "publica", e não os tres quartos como tinha referido.

Quanto ao teu sonho bom se calhar está a acontecer-te o mesmo que a mim, eles não estão a facilitar em nada, spreed de 3% com previsões de 5% e só emprestam 80% do valor da obra com previsões de ir para 50%. Euribor vai subir até aos 2% dito pelo meu contabilista, e ele raramente se engana nestas matérias.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por mauri »

Bem, Serges vim ver a tua possível moradia e desejo-te muita sorte.
Sintra é linda mas é muito húmida: cuidado com o reumático mais tarde.
O terreno já é ou será?
Cuidado a ter com o arvoredo. De verão é muito perigoso por causa dos fogos que agora estão na moda.
A moradia térrea é boa mas com muito bom acesso aos amigos do alheio em especial quando não está ninguém (estão sempre a espreitar).

A mim a escolha está entre ficar onde estou (mal), ou uma vivenda com muitas à volta (faz falta a companhia de mais vivendas) e com muito comércio ou, quem sabe, em Porto Seguro ou Belo Horizonte (é sonhar mas ainda pode ser realidade).
Sonha e realiza o teu sonho!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por serges »

Bem depois de analisar bem a coisa aconselho a todos antes de comprar ir as Finanças e camara saber o estado do tal terreno, este terreno em questão está penhorado de uma empresa de construção mas que descobri que o dito está em vias de ser urbano ou seja é um terreno rural e que está em planos de ser urbano com os ditos planos a ultrapassarem os 5 anos...

Assim lá ficou em aguas de bacalhau, pois preciso de analisar bem as coisas antes de me atirar no entanto deixo a questão no ar que area seria necessária para um T3 com o tipo de construção indicado pelo joseneves!

A Piscina seria simpática mas para já a construção da casa depois o espaço para a pescina nos anos seguintes e outras coisas...
Ferra Escreveu:Completando o meu post após mais perguntas ao rapaz que trabalha comigo disse que a área é de 200m2 de implantação e 280 de construção (penso que é assim que se diz). Não tem a certeza mas pensa que no caderno de encargos estava a 180€ m2 até ao telhado. E no rés do chão são dois quartos (um em suite) e uma casa de banho "publica", e não os tres quartos como tinha referido.

Quanto ao teu sonho bom se calhar está a acontecer-te o mesmo que a mim, eles não estão a facilitar em nada, spreed de 3% com previsões de 5% e só emprestam 80% do valor da obra com previsões de ir para 50%. Euribor vai subir até aos 2% dito pelo meu contabilista, e ele raramente se engana nestas matérias.
Ferra tens toda a razão temos a Euribor baixa agora mas realmente daqui a uns anos, ou menos vai ter de subir... o Spread do que tenho agora tenho abaixo dos 0.5% o que é muito bom mas realmente o que podemos fazer com o nosso dinheiro, pouco muito pouco, precisamos para o inicio dos nossos sonhos um empurrão dos bancos com os seus empréstimos e não de um puxão e tirar o tapete debaixo dos pés... enfim sonhar, viver e com o tempo vou continuando a manter este tópico activo, pois criou se aqui questões importantes... Como a construir o que utilizar na sua construção, qual a área de terreno e outras questões que ainda vão aqui ser feitas...

Vou continuar a investigar pois tenho algum dinheiro mas não tenho o suficiente para sozinho arrancar um projecto destes, vou aguardar e juntar um pouco mais enquanto isso vou pagando a que tenho e quem sabe mais tarde!

Ah um aparte os bancos não gostam destas casas, construções enumeradas no primeiro post, mesmo nada, pois puseram em risco o empréstimo de tal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: Construção de Moradia.

Mensagem por joseneves »

viva;
vou colocar aqui as propostas enviadas pela sitmodular.
Anexos
HOMES_T4V1_AIR.pdf
(77.5 KiB) Transferido 2536 vezes
HOMES_T3V1_AIR.pdf
(77.83 KiB) Transferido 2508 vezes

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”