Ligar niagara delta a painel solar?

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
kafky
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo mai 01, 2011 12:26 am

Ligar niagara delta a painel solar?

Mensagem por kafky »

Boas tarde!

A minha questão tem a ver com a maximização de aproveitamento aos menores custos. Tenho uma habitação com um sistema de aquecimento e aquecimento de águas a gás natural com depósito de dupla serpentina da Chafeateaux and Maury (30 lit, niagara delta). Uma das serpentinas de acordo com o diagrama é do aquecimento central.

A minha questão é: usar o circuito de aquecimento central, e a sua serpentina, e extender este circuito a um painel solar de aquecimento (bomba nova e aproveitamento do vaso de expansão já existente) funciona? Será rentável? Ou estou a levar longe de mais o DIY?

Aceitam-se e agradecem-se comentários.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Ligar niagara delta a painel solar?

Mensagem por serges »

Realmente não tenho conhecimentos na área mas parece me que precisa mesmo de uma "dica" de um profissional...

Alguém se acusa????
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

CarlosMartins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: segunda abr 04, 2011 12:40 am

Re: Ligar niagara delta a painel solar?

Mensagem por CarlosMartins »

Se percebi bem o que deseja efectuar, um sistema como o que deseja instalar terá que ter algum controlo, ou seja, se o calor contido no fluido térmico que chega aos painéis solares for superior ao que estes conseguem fornecer, os próprios paineis actuarão como dissipador de calor, tal poderá acontecer em dias nublados de inverno, os quais são frequentes.
Para evitar este problema o sistema deverá estar equipado com um bypass, electroválvulas e sensores de temperatura de modo a que seja possível controlar a velocidade da bomba e consequente controlo da temperatura.
Um sistema desses não sendo complicado de realizar, terá que ser efectuado por um técnico com experiência.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”