Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

RNM Escreveu:
hynek Escreveu:
meira78 Escreveu:hynek, só falta mesmo o painel solar durante o dia para tornar os consumos durante o dia mais baratos (qd o sol brilhar, claro)...
vamos lá analisar isso......

Para 200 lt de AQS precisava de um equipamento com painéis solares, investimento uns 1500 €, e só teria água se o sol brilhar o suficiente (8 meses/ano).

Com BC já instalada tenho 200 lt de AQS pelo valor de 10 €/mês (aquece em tarifa de vazio, durante noite). Assim gasto em AQS uns 120 €/ano. Painéis solares podiam evitar gastos de 80 €/ano (8 meses x 10 €). Rentabilidade do investimento (80/1500) é de 5.3%, período de retorno 18.75 anos (1500/80)»»» muiiiito mau investimento. Não obrigado.
Uma comparação justa seria solar térmico + backup (resistência por ex. e pode contar com 9 meses/ano só solar) com o investimento numa bomba de calor + os tais 10€/mês de electricidade.
este backup significa um investimento de uns 1.600 €, para produzir só 3 meses. Diria que não justifica. É preferível manter só solar térmico. O custo com aquecimento por resistência, nos dias sem sol, ronda uns 195 €/ano (1040 kWh) em tarifa simples ou 120 €/ano em tarifa de vazio (em cheia 237 €).

Nota:
Uma BC, Inverter, para AQS de 200 Lt, consome uns 185 €/ano em tarifa de vazio (1580 kWh). Uma outra BC que não seja Inverter, consome uns 210 €/ano em tarifa de vazio (1820 kWh) - eficiência mais baixa.

A minha BC, para AQS, tem o consumo real de 1250 kWh. Isso significa que não aquece 200 Lt todos os dias, por o consumo de AQS ser mais baixo.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por RNM »

hynek Escreveu:
RNM Escreveu:
hynek Escreveu:
vamos lá analisar isso......

Para 200 lt de AQS precisava de um equipamento com painéis solares, investimento uns 1500 €, e só teria água se o sol brilhar o suficiente (8 meses/ano).

Com BC já instalada tenho 200 lt de AQS pelo valor de 10 €/mês (aquece em tarifa de vazio, durante noite). Assim gasto em AQS uns 120 €/ano. Painéis solares podiam evitar gastos de 80 €/ano (8 meses x 10 €). Rentabilidade do investimento (80/1500) é de 5.3%, período de retorno 18.75 anos (1500/80)»»» muiiiito mau investimento. Não obrigado.
Uma comparação justa seria solar térmico + backup (resistência por ex. e pode contar com 9 meses/ano só solar) com o investimento numa bomba de calor + os tais 10€/mês de electricidade.
este backup significa um investimento de uns 1.600 €, para produzir só 3 meses. Diria que não justifica. É preferível manter só solar térmico. O custo com aquecimento por resistência, nos dias sem sol, ronda uns 195 €/ano (1040 kWh) em tarifa simples ou 120 €/ano em tarifa de vazio (em cheia 237 €).

Nota:
Uma BC, Inverter, para AQS de 200 Lt, consome uns 185 €/ano em tarifa de vazio (1580 kWh). Uma outra BC que não seja Inverter, consome uns 210 €/ano em tarifa de vazio (1820 kWh) - eficiência mais baixa.

A minha BC, para AQS, tem o consumo real de 1250 kWh. Isso significa que não aquece 200 Lt todos os dias, por o consumo de AQS ser mais baixo.
Backup com resistência Não são 1600€, talvez sejam 160€ (é só uma resistência dentro do depósito do painel)
E continuo sem saber o investimento numa BC para puder comparar
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

RNM Escreveu:
hynek Escreveu:
RNM Escreveu:
Uma comparação justa seria solar térmico + backup (resistência por ex. e pode contar com 9 meses/ano só solar) com o investimento numa bomba de calor + os tais 10€/mês de electricidade.
este backup significa um investimento de uns 1.600 €, para produzir só 3 meses. Diria que não justifica. É preferível manter só solar térmico. O custo com aquecimento por resistência, nos dias sem sol, ronda uns 195 €/ano (1040 kWh) em tarifa simples ou 120 €/ano em tarifa de vazio (em cheia 237 €).

Nota:
Uma BC, Inverter, para AQS de 200 Lt, consome uns 185 €/ano em tarifa de vazio (1580 kWh). Uma outra BC que não seja Inverter, consome uns 210 €/ano em tarifa de vazio (1820 kWh) - eficiência mais baixa.

A minha BC, para AQS, tem o consumo real de 1250 kWh. Isso significa que não aquece 200 Lt todos os dias, por o consumo de AQS ser mais baixo.
Backup com resistência Não são 1600€, talvez sejam 160€ (é só uma resistência dentro do depósito do painel)
E continuo sem saber o investimento numa BC para puder comparar
entendi mal, desculpa, uma resistência deve rondar uns 50 €. Os 1600 € era para uma BC com depósito de 200 lt.

As minhas BCs tem preços desde 1400 € até 4400 €, depende das funcionalidades e potência pretendida, conforme descrito aqui: http://iqenergy.ddns.net/faq.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por RNM »

Solar = 2000€ (já instalado) para 200l + 30€ * 3 meses * 10 anos = 2900€
BC = 1600 (incluí instalação?) + 185€/ano * 10 anos = 3450€

Prefiro o solar, metade de emissões de CO2
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por jmlflorencio »

Essas contas são apenas para AQS, certo?

Tenho pensado nesta hipótese mas para uma habitação na Guarda, onde durante 7 meses por ano se necessita de aquecimento central...


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: RE: Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por RNM »

jmlflorencio Escreveu:Essas contas são apenas para AQS, certo?

Tenho pensado nesta hipótese mas para uma habitação na Guarda, onde durante 7 meses por ano se necessita de aquecimento central...
Correcto, apenas para aqs.
Tendo em consideração o investimento, investiga a possibilidade de maior isolamento térmico da casa, já não precisas de tanto aquecimento central (ou se calhar nenhum aquecimento!)

E uma salamandra a pellets, compensará?
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por jmlflorencio »

Não, a casa em questão precisa de aquecimento disperso.
Para ser uma salamandra com ligação a aquecimento central, os valores já são mais altos...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

RNM Escreveu:Solar = 2000€ (já instalado) para 200l + 30€ * 3 meses * 10 anos = 2900€
BC = 1600 (incluí instalação?) + 185€/ano * 10 anos = 3450€

Prefiro o solar, metade de emissões de CO2
feitas contas desta maneira, parece razoável.

Realidade pode ser diferente. Tenho aqui perto um amigo, que tem o sistema solar térmico instalado. Com um medidor de consumo eléctrico, contabiliza os custos com recurso à resistência, em bi-horário, e está a gastar bem mais que esse cálculo simples apresenta. Aconselho fazer o mesmo.

Parece que o problema do solar é o grau da imprevisibilidade do sol brilhar. Isso é, se está contar com sol que depois não aparece, tem de recorrer à resistência durante tarifa de cheia.

Achei um desafio interessante tentar saber mais sobre assunto, por isso fiz as contas com base nos "Dados e séries para zonas climáticas SCE" para zona de Viseu. Para um sistema solar térmico com painéis de 4 m2.

O simulador calcula que sol aquece o depósito a:
- 100% durante 134 dias/ano, é quando não precisa apoio da resistência

Durante 231 dias precisa de apoio parcial da resistência (consumo 1041 kWh):
- 30 dias/ano 80% ou mais
- 87 dias/ano 60% ou mais
- 154 dias/ano 40% ou mais
- 196 dias/ano 20% ou mais....

Se os painéis tivessem 5 m2, durante 169 dias não precisa de nenhum apoio e 196 dias precisa (consumo 827 kWh).
Se os painéis tivessem 6 m2, durante 195 dias não precisa de nenhum apoio e 170 dias precisa (consumo 658 kWh).....

Para outras zonas climáticas é, naturalmente, diferente.

Quando comparado com BC, posso ter certeza, que tenho lá x litros da água quente todos os dias, sem qualquer imprevisto.
Última edição por hynek em terça dez 15, 2015 11:33 am, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

jmlflorencio Escreveu:Essas contas são apenas para AQS, certo?

Tenho pensado nesta hipótese mas para uma habitação na Guarda, onde durante 7 meses por ano se necessita de aquecimento central...
caso quiseres, posso ajudar na análise térmica da casa e procurar alternativas. Podes fazer alguma simulação no meu site:
http://iqenergy.ddns.net/calculos/calc/ ... ustos.html

também permite simular isolamentos.

Manda uma msg privada.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por RNM »

Com um painel de 4 m2 podemos ter água a 80ºC no verão e a 40 no inverno, se não chegar arranca o backup. Fixando a temperatura que se pretende atingir num valor elevado, dá esses valores altíssimos de energia de backup, desligados da realidade de quem usa solar térmico.

Um exemplo muito simples para quem toma banho pela manhã: se às 00h da cada dia a temperatura do depósito não estiver a 40ºC, a resistência arranca durante o horário económico, aquece e não há surpresas de água fria nem de tarifas caras.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

RNM Escreveu:Com um painel de 4 m2 podemos ter água a 80ºC no verão e a 40 no inverno, se não chegar arranca o backup. Fixando a temperatura que se pretende atingir num valor elevado, dá esses valores altíssimos de energia de backup, desligados da realidade de quem usa solar térmico.

Um exemplo muito simples para quem toma banho pela manhã: se às 00h da cada dia a temperatura do depósito não estiver a 40ºC, a resistência arranca durante o horário económico, aquece e não há surpresas de água fria nem de tarifas caras.
esses cálculos foram feitos para temperatura máxima de 50 ºC no depósito.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por RNM »

Um teste vale mil cálculos e simulações, fale com quem tem solar térmico
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

Bomba de Calor Low-cost está disponível nos classificados.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


MSilvaPT
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jan 07, 2016 1:39 pm
Localização: Aveiro

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por MSilvaPT »

Antes de mais, Hynek muitos parabéns pela excelente investigação e desenvolvimento deste fantástico projeto! Sem dúvida que foi dos melhores artigos explicativos sobre bombas de calor para AQC e AQS!

Neste momento estou a mudar de casa e tenho um dilema que me anda a atormentar durante as últimas semanas, que solução vou decidir para as AQS. De momento somos só 2 mas contamos que a família cresça nos próximos anos :-D

A casa para onde vou morar é uma apartamento T3 triplex onde tenho pré instalação de Ar-Condicionado, Aquecimento central (não tenho os radiadores), o recuperador de calor da sala tem uma serpentina para aquecimento de água e também já tenho as tubagens para o solar térmico instaladas. Em relação á climatização ambiente não estou muito preocupado porque o apartamento é relativamente bem isolado, sendo até um pouco quente no verão pelo que terei que ir para o AC para poder arrefecer a quando das temperaturas alturas (não será um problema porque os meus pais têm uma loja de electrodomésticos e consigo bons preços no AC).

O que me está a preocupar é a solução que vou colocar para o aquecimento das AQS, já falei com várias pessoas e li bastante informação sobre o assunto pelo que de momento tenho em cima da mesa os seguintes cenários:
- Termoacumulador c/ 2 serpentinas (Solar térmico + apoio recuperador) c/ resistencia de apoio para os dias em que não ligo o recuperador e não está sol.
- Termoacumulador c/ 3 serpentinas (Solar térmico + BC(circuito a agua) + Apoio Recuperador).
- Termoacumulador c/ 2 serpentinas (BC + Solar)
- Termoacumulador c/ 2 serpentinas (BC e AQC)

Após ler o teu artigo fiquei também na ideia, e já que tenho a pré instalação do AQC, instalar radiadores apenas nos locais onde não vou ter AC, por ex casa da banho, e aproveitar a BC para aquecer também estes locais, mas não sei se será possível instalar radiadores só em algumas divisões.

Não sei o que fazer, estou bastante confuso...

Obrigado a todos aqueles que puderem ajudar :-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

MSilvaPT Escreveu:Antes de mais, Hynek muitos parabéns pela excelente investigação e desenvolvimento deste fantástico projeto! Sem dúvida que foi dos melhores artigos explicativos sobre bombas de calor para AQC e AQS!

Neste momento estou a mudar de casa e tenho um dilema que me anda a atormentar durante as últimas semanas, que solução vou decidir para as AQS. De momento somos só 2 mas contamos que a família cresça nos próximos anos :-D

A casa para onde vou morar é uma apartamento T3 triplex onde tenho pré instalação de Ar-Condicionado, Aquecimento central (não tenho os radiadores), o recuperador de calor da sala tem uma serpentina para aquecimento de água e também já tenho as tubagens para o solar térmico instaladas. Em relação á climatização ambiente não estou muito preocupado porque o apartamento é relativamente bem isolado, sendo até um pouco quente no verão pelo que terei que ir para o AC para poder arrefecer a quando das temperaturas alturas (não será um problema porque os meus pais têm uma loja de electrodomésticos e consigo bons preços no AC).

O que me está a preocupar é a solução que vou colocar para o aquecimento das AQS, já falei com várias pessoas e li bastante informação sobre o assunto pelo que de momento tenho em cima da mesa os seguintes cenários:
- Termoacumulador c/ 2 serpentinas (Solar térmico + apoio recuperador) c/ resistencia de apoio para os dias em que não ligo o recuperador e não está sol.
- Termoacumulador c/ 3 serpentinas (Solar térmico + BC(circuito a agua) + Apoio Recuperador).
- Termoacumulador c/ 2 serpentinas (BC + Solar)
- Termoacumulador c/ 2 serpentinas (BC e AQC)

Após ler o teu artigo fiquei também na ideia, e já que tenho a pré instalação do AQC, instalar radiadores apenas nos locais onde não vou ter AC, por ex casa da banho, e aproveitar a BC para aquecer também estes locais, mas não sei se será possível instalar radiadores só em algumas divisões.

Não sei o que fazer, estou bastante confuso...

Obrigado a todos aqueles que puderem ajudar :-)
Agradeço as palavras de reconhecimento, trazem uma carga de energia muito positiva, que é estimulante.

A opção AC é, no teu caso, a melhor opção. O AC, hoje em dia, é bastante acessível e relação preço/qualidade é muito boa, sobretudo das máquinas chinesas de marca branca. Testei várias e não ficam muito atrás das marcas conhecidas (afinal das contas, muitas destas marcas são produzidas ou compram componentes na China, algumas até limitam-se colar um autocolante com sua marca).

Quanto aos custos de funcionamento, uma máquina Inverter, bem dimensionada, terá custos muito baixos. Tenho aqui uma comparação http://iqenergy.ddns.net/faq/6.html .

Eu não me preocupava com radiadores para casas de banho. Compra uns termoventiladores (por 10 a 15 €) para usar na hora de banho. Em meia hora de uso gasta muito pouco. Se a casa estiver aquecida por AC, as temperaturas nas casas de banho nunca estarão desagradáveis.

Quanto a AQS, depende da zona climática, mas penso que melhor solução seria o solar termodinâmico com apoio por resistência (depósito no interior da casa). Comparando com BC monobloco, o investimento é o mesmo (uns 1.500 € + montagem) e economia do solar termodinâmico é melhor, consome menos energia por ano (até podes aquecer de noite, em tarifa de vazio, quando previsão para dia seguinte indicar isso). Penso que não vale a pena instalar o solar termodinâmico e BC monobloco com serpentina para solar. Tenta ver os preços desta solução (penso que BC monobloco ronda uns 1.500 € + painéis solares uns ???€ + montagem). A BC irá trabalhar só uns 3 meses/ano, não compensa. Testei uma BC monobloco para medir COP do ciclo de aquecimento. Fiquei desiludido. Desmontei a cobertura e isolei bem o compressor e tubagens, já ficou com eficiência aceitável.

Quanto ao recuperador, se tiveres AC, normalmente o recuperador passa rapidamente em desuso. Comprar, armazenar e andar carregar a lenha torna-se aborrecido, já nem falo das limpezas. Ter esse trabalho todo para poupar 10 cêntimos não vale a pena. O AC é só carregar no botão.

Esta é minha opinião, espero que outros também opinem.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


MSilvaPT
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jan 07, 2016 1:39 pm
Localização: Aveiro

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por MSilvaPT »

Hynek muito obrigado pela tua opinião! Ajuda sempre a tentar alinhar as ideias...

Muitas pessoas me têm tentado orientar para o caminho do Solar Térmico c/ apoio por resistência mas a resistência fixa de 1.5kW ou 2kW é uma coisa muito pouco eficiente... Tudo bem que só vai ser por 4 meses (em teoria) mas nesses 4 meses gasto luz à brava pois o rendimento de aquecimento de uma resistência não é igual ao rendimento de uma serpentina dentro do depósito. Provavelmente os kWh que gasto nesses 4 meses dava para a BC durante o ano todo...

Em termos de custo penso que as coisas estejam mais ou menos alinhadas, para 200L de AQS a coisa anda por perto dos 2k€ já com montagem (como já tenho as tubagens quase todas).

Em relação a custos de manutenção na BC só temos os custos de manutenção do termo-acumulador (ânodo e limpeza) pois no split o máximo que se faz é uma limpeza ao evaporador (segundo li algures). No solar temos sempre os mesmos custos do termo-acumulador mais os custos com a verificação / acerto do nível de glicol no circuito, a limpeza dos painéis para maximizar a captação solar e a verificação de possíveis pontos de entrada de humidade para o telhado causados pelo movimento dos painéis com o vento (tenho um colega que já teve sérios problemas com humidade no telhado à conta dos painéis solares térmicos).

Se pensar em termos de CO2 o solar ganha... se pensar em termos de comodidade a BC ganha...

Vamos ver se mais alguém contribui para este assunto.

Obrigado!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por jmlflorencio »

hynek Escreveu:(...)
Quanto ao recuperador, se tiveres AC, normalmente o recuperador passa rapidamente em desuso. Comprar, armazenar e andar carregar a lenha torna-se aborrecido, já nem falo das limpezas. Ter esse trabalho todo para poupar 10 cêntimos não vale a pena. O AC é só carregar no botão.

Esta é minha opinião, espero que outros também opinem.
Também é a minha opinião!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por visitante1 »

Eu gasto cerca de 1000€/ano em aquecimento durante o inverno (AQS e AQC), tenho sempre a casa entre 16 a 19º
e os termoacumuladores (2x200L) com temperaturas a rondar os 50 a 60º
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 44&t=16743

tenho tubos de vacuo que servem para o restante ano, só gastei 100kw em apoio resistencia
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 47&t=17360

concordo que andar com lenha começa a ser chato, no entanto a limpeza não me da muito trabalho, está num sitio onde não me preocupam, a caldeira é enorme e dá mais de 8 horas de autonomia quando bem carregada, utilizo lenha de eucalipto

Tenho cerca de 10 kwp em solar fotovoltaico que está a disposição para fazer o que bem entender!
este ano produziu cerca de 8000kwh
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... &start=300

resumindo isto tudo, ando com a cabeca as voltas a pensar numa BC, até já pedi ao Esteves (que é teu vizinho) para ir aí fazer um pouco de espionagem industrial :D
que achas?
devo equacionar?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

visitante1 Escreveu:Eu gasto cerca de 1000€/ano em aquecimento durante o inverno (AQS e AQC), tenho sempre a casa entre 16 a 19º
e os termoacumuladores (2x200L) com temperaturas a rondar os 50 a 60º
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 44&t=16743

tenho tubos de vacuo que servem para o restante ano, só gastei 100kw em apoio resistencia
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 47&t=17360

concordo que andar com lenha começa a ser chato, no entanto a limpeza não me da muito trabalho, está num sitio onde não me preocupam, a caldeira é enorme e dá mais de 8 horas de autonomia quando bem carregada, utilizo lenha de eucalipto

Tenho cerca de 10 kwp em solar fotovoltaico que está a disposição para fazer o que bem entender!
este ano produziu cerca de 8000kwh
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... &start=300

resumindo isto tudo, ando com a cabeca as voltas a pensar numa BC, até já pedi ao Esteves (que é teu vizinho) para ir aí fazer um pouco de espionagem industrial :D
que achas?
devo equacionar?
parabéns pelo projecto desenvolvido, fartaste-te pensar e trabalhar..... mas sabe bem quando as coisas resultam, não é?....

terei muito gosto em dar algo para pensar a um espião....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por visitante1 »

Mas achas que com este conjunto que tenho ficaria a ganhar em substiyuir a lenha por uma BC? tenho que começar por algum lado e agrada-me ter a vida facilitada uma vez que com BC é trabalho limpo!
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”