Humidades

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Humidades

Mensagem por serges »

Ora um pedido de ajuda...

Calhoubme este ano administração do condomínio ao que detectei que a humidade apareceu me no quarto.

Ora passo a descrever vivo num R/c e que apareceu me bolor ou manchas na parede do quarto e alguns pontinhos bo tecto.
Falei com o vizinho de ckma e esse está pior ao que parece tem bolhas na parede pr cima do meu andar.

A zona onde acumula essas bolhas passa um cano das águas da chuva...
Será uma fuga... deixo as fotos para darem vossa opinião e se querem mais informações basta pedir...

Opiniões precisam se...

Vou comecar com orçamentos...



Sent from my MB526 using Tapatalk
Anexos
uploadfromtaptalk1363303396974.jpg
uploadfromtaptalk1363303396974.jpg (40.42 KiB) Visto 9456 vezes
uploadfromtaptalk1363303385508.jpg
uploadfromtaptalk1363303385508.jpg (29.38 KiB) Visto 9456 vezes
uploadfromtaptalk1363303371357.jpg
uploadfromtaptalk1363303371357.jpg (35.92 KiB) Visto 9456 vezes
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Humidades

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Eu que não sou profissional dessa área, só posso falar da minha experiência. Conheço o caso de um apartamento que durante 2 décadas, quase não apresentava sinais de humidade. Apenas apareciam pequenas manchas nos Invernos com humidade superior ao habitual.
Já alguns vizinhos no condomínio se queixavam anualmente à administração de que "tinha que haver" telhas partidas pois estavam com as paredes "cheias de bolor". E estavam, pois como participante da gestão do condomínio em vários anos, tive que ir lá ver.
O mesmo apartamento, que antes era bastante "seco", passou a ser habitado por outras pessoas. Passou a ter as paredes escuras como os vizinhos. Eu confirmei várias vezes, que os quartos estavam muito tempo ocupados, (tinham pessoas dentro quase 24h) e fechados.
Para mim era essa a principal razão. Mas chegou a haver infiltrações por via dos canos e por via das fissuras nas paredes. É verdade!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Humidades

Mensagem por ICEM4N »

Isso aconteceu.,me no meu apartamento serges.
Fiquei com a parede preta em cerca de 1 metro.
Nao fiz obras, apenas limpei e agora aluguei a casa, os inquilinos tem falta de ar e deixam as janelas abertas o dia todo mesmo no inverno, o que é certo é que nunca mais apareceu humidade.

Infelizmente nao estamos normalmente durante o dia em casa para podermos abrir as janelas com melhor temperatura ambiente, pois fazendo isso, metade dos problemas desaparecem.

Experimenta limpar e abusar em deixar as janelas abertas (RCH é complicado!!!) vais ver resultados!!!
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Humidades

Mensagem por marcopns »

Ola
Eu nao sou construtor, mas o meu pai é, isso da-me equivalência :)

Lembro-me de 5 causas de humidade...

-Telhas partidas
-Fissuras
-Varandas mal isoladas
-Canalização deficiente
-Falta de ventilação

As primeiras 4 são as mais graves porque ao fim de um Inverno infiltraram-se dezenas - centenas de litros de agua nas paredes da casa, o que provoca danos tanto na pintura como na própria parede. Por isso é necessária uma rápida reparação.
No teu caso parece-me mais a ultima, a falta de ventilação e resolve-se com uma simples lavagem. Normalmente a humidade condensa-se mais nas janelas e na parede que dá para o exterior, pois estas comportam-se quase como um desumidificador.

Antes de gastares dinheiro em obras devias descartar aquelas 4 primeiras causas.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Humidades

Mensagem por Esteves »

Eu também vou mais para a falta de ventilação, isto porque eu tinha e tenho o mesmo problema, a minha casa foi totalmente reconstruida há cerca de 2 anos, e um dos problemas graves sempre foi as umidades mais em 3 divisões, antes de fazer obras tomava a culpa as telhas as paredes mal isoladas etc... então lá vou eu fazer obras a serio na casa, desde paredes com caixa-de-ar, revestidas a capoto (6cm de esferovite) telhado com telha advance, por baixo da telha isolamento, dizia o empreiteiro que protegia o calor e até alguma agua que pudesse entrar.
Mas o que acontece é que continuo a ter a parede preta em 2 divisões, como eu disse eram 3 com o mesmo problema, mas uma atualmente deixou de ser quarto de dormida passou a ser um espaço que normalmente tem ventilação, nesse o problema da umidade fugiu, mas nos outros 2 a situação mantem-se, não tanto como antes devido agora terem ar-condicionado, mas como não se pode ter a toda a hora o AC ligado devido a custos €€€ a condensação vai aparecendo.
A melhor solução de facto é abrir as janelas, mas no meu caso não é fácil, são no primeiro andar, durante uma boa parte do dia não está ninguém em casa, logo a ventilação é muito pouca.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Humidades

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!

Bem ! Em questões de humidade, nós nos Açores estamos muito à frente!
E de inverno, a coisa piora, bastante....

Agora começar mesmo a fazer bolhas! Já é um caso para dar mais atenção!!

Mesmo neste inverno uma das paredes do quarto de cama, junto ao chão começou a ficar escura, e a tinta começou descascar.

Fui verificar no lado do vizinho! A calha de cimento, junto ao quarto estava com fisuras.
Dei algumas demãos de um produto isolante, e ok.. até hoje.

No seu caso pode ser infiltração, que é o mais grave! Ou simplesmente do quarto ficar mais arejado!

Era aconselhável antes de chamar um empreiteiro, verificar isto!

Tipo, ligar um desumidificador durante várias horas para retirar a humidade!

E depois ver se o problema persiste!

Que ao chamarmos um empreiteiro, ele faz logo filme, e acabamos por gastar muito dinheiro escusadamente!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Humidades

Mensagem por serges »

Bem...

Antes de mais o meu muito obrigado por tamanha participação, assim sim mostra se um fórum.

Vou seguir o vosso conselho e ligar um desumidificador e lá para este ou para o outeo verão vai tinta anti bolor e isolante.

Obrigado ja conto notícias depois de limpo.

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Humidades

Mensagem por itisix »

Eu sempre tive alguma humidade na cozinha que é virada a norte. A casa é mal isolada termicamente e, para ajudar à festa a zona é bastante húmida. Passei a ter um desumidificar ligado no inverno (com um temporizador para apenas tarifa mais barata) e tem resolvido bastante bem o problema.
Como já disseram, o grande mal é a falta de ventilação. Infelizmente também passo pouco tempo em casa para ventilar melhor.
Outro exemplo é a garagem dos meus sogros. Tinha um rafeiro portão de alumínio que era só frinchas... nunca teve humidade. O portão foi trocado por uns paineis e porta com corte térmico, vidro duplo, etc... humidade a dar com um pau. No ano passado pintei a sala dos meus sogros, no inverno (foi surpresa de natal). Deixei 2 desumidificadores ligados em continuo e sairam, em 2 dias, mais de 15 litros de água de cada um deles :shock:
Mas quando fui pintar, já estava sequinho ;)

No caso do serges, parece-me mesmo humidade interior e não infiltrações.
A tinta antifungos resolve bem o problema? Tenho o quarto da minha pequenita para pintar e se calhar ía apostar nisso.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Humidades

Mensagem por serges »

Pois é deram me essa ideia da tinta...

Mas realmente confirma se era humidade interior assim mais janelas abertas...

Mesmo com pouco tempo em casa deixo uma frestasinha nas janelas para a casa respirar...

Isto de viver no R/c e na Amadora não ajuda... Por isso resolvido. Falta é o teste a tinta.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Humidades

Mensagem por Jorge Rocha »

Este Inverno foi muito longo e propicio a esse tipo de humidades!

Aproveita bem esta semana, que pela previsão meteorológica, vais estar excelente para secar a casa toda!

Mesmo que já esteja a casa bem seca, antes das pinturas, não te esqueças de lavar paredes e tectos com lixívia, que deste modo fará que a tinta anti-fungos tenha maior eficácia (é bem barato este método, muito antigo, e eficiente)!

Relembro que duas casa exactamente iguais, podem ter comportamentos completamente diferentes (a esse nivel das humidades) bastando apenas serem geridas por pessoas diferentes!

Poderia até haver formações nessa área, mas conta muito mais o próprio interesse e a sensibilidade ás mais pequenas coisas (e então com alguns conhecimentos sobre os comportamentos dos materiais à mistura... ;) )

Boas aprendizagens!
Tudo por um mundo mais limpo!


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Humidades

Mensagem por itisix »

Já tive grandes chatices com uns clientes e a humidade na casa. Um 1º andar com muita humidade (generalizada) por baixo de um segundo andar sem humidade nenhuma é típico. A maluqueira de ter tudo fechado era tal que até as grelhas de ventilação junto à caldeira taparam. Eu alertei para o facto de a caldeira precisar de ventilação e de que podia haver uma fuga de gás ou CO e morrerem todos. A resposta foi "Eu tenho ali o pássaro e se acontecer alguma coisa ele vai primeiro e nós damos conta".

Enfim, pessoas assim não vale a pena.

Curiosamente, desde que o apartamento mudou de mãos, não tem tido humidades por aí além.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Humidades

Mensagem por serges »

Exactamente a esposa já me encheu os ouvidos que foi ela que limpou e com lixivia e doi lhe as costas depois de esfregar as paredes e um pouco do tecto!...

Conclusões... arejar mais a casa e evitar deixar a cara metade esfregar paredes...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Humidades

Mensagem por itisix »

serges Escreveu:evitar deixar a cara metade esfregar paredes...
Podia ser bem pior... podias ser tu :lol: :lol:


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Humidades

Mensagem por itisix »

Quanto ao lavar a parede, que sugerem: Pano, esponja, escova, etc.... ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Humidades

Mensagem por serges »

A Profissional informou me pano, mas nada de panos amarelos que fazem mais porcaria que limpeza... e aconselha o silit bang anti bolores resolve pois tem lixivia e outros quimicos amiguinhos do ambiente... e usar luvas pois dá cabo das unhas... principalmente as de gel!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Humidades

Mensagem por lopes »

itisix Escreveu:Quanto ao lavar a parede, que sugerem: Pano, esponja, escova, etc.... ?
Podes usar de tudo um pouco, tendo o cuidado de usar principalmente luvas... na minha casa também tenho desses problemas e também é hábito a "limpeza anual". Dependendo da zona (paredes, tectos, cantos), podem usar o que der mais geito.
A minha mulher costuma usar um produto proprio para a limpesa de paredes que é à base de lexivia, mas que não deixa aquele cheiro intenso a lexivia, e tem resultado muito bem... vou ver se ainda tenho alguma embalagem lá por casa para postar aqui o nome. ;)

EDITED: E como diz e muito bem o serges, dos panos, esponjas e etc, convém que seja material que não deixe residuos ;)


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Humidades

Mensagem por itisix »

Eu também tenho um limpa paredes lá em casa e até resulta bem. Cheira bem menos e nem é caro. É um garradão de 5 litros, mas não me lembra o nome. É óptimo para colocar numa garrafa de limpa vidros e spray, spray :lol:


richard32289
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: quinta jul 14, 2016 12:59 am

Re: Humidades

Mensagem por richard32289 »

Apesar do tópico já ser antigo.. Só pelas fotos tenho a certeza absoluta que o problema tem origem em condensações interiores.
As condenações interiores resultam de três factores: elevada humidade relativa no ar, temperatura elevada no interior e existência de diferenciais térmicos no elementos construtivos, vulgas pontes térmicas. Estes três factores são resultado de ineficiente/inexistente ventilação dos espaços e utilização dos espaços em níveis de conforto para o qual não foram projetados ou não têm características.
Não tem nada a ver com fugas em canos, fissuras em paredes, tinta de acabamento ou outra coisa qualquer.
Este é o meu trabalho, diagnóstico patológico de anomalias em edifícios. Podem procurar na net por Clinica de Edifícios :D
Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Humidades

Mensagem por serges »

richard32289 Escreveu:Apesar do tópico já ser antigo.. Só pelas fotos tenho a certeza absoluta que o problema tem origem em condensações interiores.
As condenações interiores resultam de três factores: elevada humidade relativa no ar, temperatura elevada no interior e existência de diferenciais térmicos no elementos construtivos, vulgas pontes térmicas. Estes três factores são resultado de ineficiente/inexistente ventilação dos espaços e utilização dos espaços em níveis de conforto para o qual não foram projetados ou não têm características.
Não tem nada a ver com fugas em canos, fissuras em paredes, tinta de acabamento ou outra coisa qualquer.
Este é o meu trabalho, diagnóstico patológico de anomalias em edifícios. Podem procurar na net por Clinica de Edifícios :D
Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Muito bem...

Realmente chegou se a essa conclusão realmente!

Ficou resolvido com porta e janela aberta durante o dia e no verão fazer uma limpeza as paredes, ainda bem que é tinta lavavel!

Já agora o meu obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


richard32289
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: quinta jul 14, 2016 12:59 am

Re: Humidades

Mensagem por richard32289 »



Mas existe uma melhor solução que não exige alteração de comportamento, difícil de implementar e verificar.

Implementar ventilação mecânica (ditas Ventax) com bateria para continuar a trabalhar pelo menos 30m após utilização das instalações sanitárias promovendo a renovação do ar e extracção da humidade do ar. As Ventax devem ter capacidade mínima de 3 a 5 renovações do volume por hora. Deverá ser garantida a desobstrução das entradas de ar.

Minimizar o uso de dispositivos de aquecimento no inverno e pude está resolvido.

Se possível pintar as superfícies afetadas com tinta lavável

Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”