Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;)

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;)

Mensagem por Roger a Jazz »

Boas.

Há anos que pesquiso sobre construção sustentável, tanto a nível ecológico como econômico.

Desde construção em terra; passando por fardos de palha; madeira; aço galvanizado; contentores; etc, já vi de tudo e recebi orçamentos às dezenas. Informações contraditórias nas câmaras, desânimos e entusiasmos, já vivi de tudo.

Aquilo que eu quero, é uma casa com custo abaixo do normal, com elevado indíce de eficiência térmico e acústico que não esteja ao abrigo das exigências camarárias e que a possa levar para onde quiser, pois a segurança laboral de há umas décadas atrás, terminou. Conclusão: Quero aquilo que parece ser impossível :)
Descobri recentemente uma empresa, também ela no seu inicio que me parece conceder todos estes desejos como se de uma lamparina do aladino se tratasse :) Tem apenas um se não: ainda não tem clientes consideráveis que me possam transmitir um feedback.

Trata-se da UCHI (uchi.pt). Já estive no local, conversei com o arquiteto e sócio (pessoas 5*) e até me deram uma boa ajuda com a câmara :) Se alguém pudesse dar uma olhadela no site e comentasse, agradecia se fizerem favor.

Obrigado.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por serges »

Vou observar pois procuro a mesma coisa...
Obrigado pela partilha
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm
Localização: Margem Sul (terra dos sonhos)

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por Romi »

Boas

Já viste este conceito? Vê os 2 videos do site até ao fim.
No meu caso já moro em moradia, mas para mim era uma ideia muito válida para uma casa de férias (ou de fim de semana).

http://www.fazatuacasa.com

PS: Atenção que não tenho nada haver com a empresa referida no url, foi algo que descobri a pouco tempo e penso que se enquadra perfeitamente no tópico em questão.
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por O_volt »

Basicamente é um contentor de 5*.
Tenho amigo smeus que vivem em cenas dessas na Noruega, enquanto trabalhadores.
Mas é um conceito diferente!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por Roger a Jazz »

Romi, nem sei como agradecer.
Nada como os fóruns para discutir estas questões.
Muito muito interessante esta empresa. Para já agrada-me. Vai ao encontro daquilo que procuro.
Se souberes de mais algumas empresas deste gênero, ou que conheças pessoas que possam aqui partilhar informações, agradeço.

Avatar do Utilizador

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm
Localização: Margem Sul (terra dos sonhos)

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por Romi »

Boas

Tens também a clickhouse.info que parece ser mais do mesmo (revendedor??), no entanto se consultares o facebook deles aparecem por lá também uns "caixotes" :D em madeira.

Tenho algum conhecimento que cada caso é um caso, mas podes proceder à partilha da informação que tens das Câmaras, licenças, burocracias, por aí adiante...

Cumprimentos
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por accoelho »

É uma boa hipótese ao não pagamento de IMI.....até ver


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por Roger a Jazz »

Sim, por enquanto! É como o imposto dos EVs.

Parece-me que esta empresa deve ser revendedora porque as casas são iguais.

Avatar do Utilizador

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm
Localização: Margem Sul (terra dos sonhos)

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por Romi »

Acho que o cerne da questão é mesmo se é possível por exemplo fazer um maciço e "plantar" uma casa destas num terreno rústico. Teóricamente sendo o terreno nosso poderíamos, na prática acho que não é bem assim...
Pelo que sei, cada municipio tem a sua "opinião".

Roger como mencionaste que tinhas tido ajuda na questão da Câmara, podes partilhar alguma particularidade?
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por Emanuel Couto »

De fato um tema muito interessante ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por Edu_Rod »

Aqui vai o meu pequeno contributo para este tema:

um conceito muito interessante: http://www.popup-house.com/

também temos a moby:http://www.cnll.pt/moby/indexpt.html

e também portugueses:http://www.mimahousing.com/#!mima-house/cktf

também já ando a algum tempo em pesquisas (para já é a unica coisa que posso fazer, lol)
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm
Localização: Alenquer

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por renalte »

Amigo Emanuel Couto, desculpe corrigi-lo mas em Portugal diz-se "De facto um tema muito interessante" mesmo com o novo acordo ortográfico, a não ser que o amigo seja brasileiro.


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por Roger a Jazz »

Renalte também escrevo fato sem c devido ao novo acordo!!!

Edu_rod conheço todas exceto a primeira. Pelo que percebi, é uma empresa que não exerce funções ainda. Está em fase protótipo e é francesa! Mas promete, sem dúvida.
A moby tem preços semelhantes à modular-system. Ainda assim preferia a modular-system pelo atendimento.
A mima-house ganhou um prêmio relacionado com o designe de construção (principalmente aproveitamento de espaços interiores), quanto à economia também deixa a desejar.

Alguém já deu uma olhadela na que sugeri? A UCHI?

Avatar do Utilizador

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm
Localização: Alenquer

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por renalte »

Se escreve sem "c" escreve mal o novo acordo diz que se o "c" se lê também se escreve, fato é para vestir.
Peço desculpa pelo off topic.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por Ferra »

Romi Escreveu:Acho que o cerne da questão é mesmo se é possível por exemplo fazer um maciço e "plantar" uma casa destas num terreno rústico. Teóricamente sendo o terreno nosso poderíamos, na prática acho que não é bem assim...
Pelo que sei, cada municipio tem a sua "opinião".

Roger como mencionaste que tinhas tido ajuda na questão da Câmara, podes partilhar alguma particularidade?
Sei de uma casa dessas "plantadas" e está num terreno agrícola. Tem água dum poço e luz elétrica, se a eletricidade foi posta para o motor de rega e aproveitaram para a casa ou se foi pedida mesmo para a casa desconheço, mas que está lá está! Possui fossa séptica pois não há rede de esgotos. Pertence à região da camara de Ourém. Tanto quanto sei foi obrigada a estar no "ar" em cima de cepos de cimento para poder ser considerada "móvel".
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por jmal »

Como funciona em termos de IMI ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por Roger a Jazz »

Sim Ferra, tem que ser assente em estacas. Desta forma o solo não fica impermealizado, podendo ser transportada para qualquer sítio, independentemente do terreno estar em RAN (reserva agrícola nacional) ou REN (reserva ecológica nacional). Assim é considerado um bem móvel.

Sendo considerado um bem móvel (jmal), não paga IMI (imposto municipal sobre "imóveis) porque é um bem móvel. Mas como também não é veículo, não paga ISV nem IA. (E mesmo que fosse, podia argumentar que é um veículo elétrico :DDD (LOL) )

Portanto, a minha ideia é não pagar impostos nenhuns, nem de casas nem carros (sendo elétrico) nem de elétricidade, nem de água, etc. Porque considero a habitação, mobilidade e energia (desde que limpa) um direito a qualquer ser humano. Descontar para a segurança social devido ao emprego tudo bem. Mais que isso é furtara as pessoas, é. E podíamos continuar por aqui fora, pela alimentação, saúde, educação, etc...


enea
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda abr 21, 2014 6:54 pm

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por enea »

Boa tarde!

Também gostei mto da casa Uchi, sempre a comprou? o que me diz sobre ela, está satisfeita?
obrigada.


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por Roger a Jazz »

OLá enea.
Ainda não comprei. Como neste tópico sugeriram a fazatuacasa.com, tenho investigado. Já trocamos algumas informações e apesar de ser eficiente e com preços competitivos, a UCHI consegue garantir a mesma eficiência, por um preço mais competitivo. Continua a agradar-me mais a UCHI. É que eles têm parecerias com muitas outras impresas, desde autonomia em energia, tratamento de águas cinzas, cobertura ajardinada, etc. E parecerias muito viradas para a sustentabilidade ecológica.


fazatuacasa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta mai 30, 2014 11:44 am

Re: Quero uma casa barata e muito eficiente. Acho possível ;

Mensagem por fazatuacasa »

Olá a todos,
Como membro da equipa FazatuaCasa depois de encontrar este tópico vi a necessidade de esclarecer algumas questões.
FazatuaCasa e ClickHouse são a mesma empresa, existem duas marcas por necessidade de separar a parte técnica da ClickHouse da parte mais simples e amigável da FazatuaCasa, podemos dizer que esta última é mais ligada à área comercial e de apoio técnico sendo a ClickHouse a parte de desenvolvimento.

Apesar dos nossos modelos apresentados no site podemos adaptar a sua planta aos nossos materiais, através do site http://fazatuacasa.com" onclick="window.open(this.href);return false; pode pedir um catálogo com preços sendo este enviado por email.
Também é possível agendar uma visita ao nosso Showroom para conhecer um T2 Essential ++ com alguns exemplos de acabamentos e desta forma obter esclarecimentos mais aprofundados acerca de todos os materiais.

Questões de Licenciamento e de mobilidade estão todas esclarecidas no nosso site no separador de "Questões" e também podem ler acerca da parte técnica das casas no separador de "Infos".

Apesar de recente o nosso projecto com cerca de 2 anos estamos a exportar para quase todos os países e estamos também a construir casas em todo o país.
O conceito está a ser muito bem recebido em Portugal e os nossos clientes encontrar imensas vantagens em optar pelas nossas casas.

Durabilidade entre 60 a 80 anos sem necessidade de manutenção específica dos nossos materiais.
Possibilidade de alterar e aumentar a casas a qualquer momento.
Construção entre 2 a 5 dias conforme o modelo da casa.
Todos os materiais são de elevada qualidade, o que faz os nossos preços serem competitivos é a optimização da casa e a pouca mão de obra necessária.

Qualquer questão não hesitem em contactar por telefone ou email, todos os contactos no nossos site.
http://fazatuacasa.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”