Isolamento de Moradia

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por serges »

Lol vai outra coisa antes... e nao vai ser salamandra.

Aos poucos vou fazendo...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por Quintas2 »

Eu faço aquecimento central e AQS de inverno a lenha de podas que produzo. Tenho o conforto de ter a casa quentinha todo o inverno a baixo custo, para além do conforto psicológico que a chama de uma lareira (neste caso recuperador) dá.

Mas para quem ainda não tem deixo alguns alertas, pois dá algum trabalho. No meu caso, desde logo cortar as podas para o tamanho certo, arrumar pilhas de lenha para o inverno, limpeza diária do recuperador e trazer lenha para o mesmo, a sala suja-se um pouco com as cinzas + finas (nada do outro mundo quando aprendermos a lidar com isso e se limparmos diariamente pela manhã quando ainda está quente, pois o calor que sobe chupa para a chaminé parte das cinzas que levantamos ao limpar), limpeza da varanda/pátio que circundam toda a casa e o vento empurra sempre para um lado e as cinzas que saem pela chaminé depositam logo a seguir, impossibilidade de estender roupa no exterior dependente da direção do vento e ter lareira acessa nessa altura.

Exige uma mudança de hábitos, mas dá um grande conforto, no meu caso a baixo custo.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por serges »

Esse será outro projecto...

mais para a frente conto o que quero e estou a implementar, obrigado quintas2 por essa informação pois estou com a mesma ideia mas "ventilado"
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


RuiCristina
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda nov 11, 2019 4:08 pm

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por RuiCristina »

Olá malta.
Sou novo aqui e estou a gostar imenso do grupo.
Com os vosso comentários da para ter uma boa ideia de como as coisas funcionam.
No entanto continuo com algumas dúvidas
É o seguinte,
Comprei casa no início do ano e estou a remodelar.
A minha prioridade neste momento é arranjar tempo (€) para fazer telhado novo.
Pensei em colocar telha sanduíche, tenho falado com algumas pessoas para fazer o trabalho, e neste momento estou inclinado para um empreiteiro/pedreiro que já colocou alguns e ao que parece essas pessoas não tiveram problemas. Mas estou com receio do pior.
A dúvida está em que o homem diz que é só aplicar as placas e que nem é preciso levar revestimento porque as placas são brancas por dentro. (????)
Falei-lhe de meter placas de pladur por dentro Para dar acabamento mais estético e diz que nem é preciso mas que mete se eu quiser.
Devo confiar???
Até porque já me falaram bastantes vezes de outras pessoas que tiveram montes de problemas com o infiltração ou condensação das placas e do pladur com água a escorrer pelo telhado para as paredes :////

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por serges »

RuiCristina Escreveu: segunda nov 11, 2019 4:17 pm Olá malta.
Sou novo aqui e estou a gostar imenso do grupo.
Com os vosso comentários da para ter uma boa ideia de como as coisas funcionam.
No entanto continuo com algumas dúvidas
É o seguinte,
Comprei casa no início do ano e estou a remodelar.
A minha prioridade neste momento é arranjar tempo (€) para fazer telhado novo.
Pensei em colocar telha sanduíche, tenho falado com algumas pessoas para fazer o trabalho, e neste momento estou inclinado para um empreiteiro/pedreiro que já colocou alguns e ao que parece essas pessoas não tiveram problemas. Mas estou com receio do pior.
A dúvida está em que o homem diz que é só aplicar as placas e que nem é preciso levar revestimento porque as placas são brancas por dentro. (????)
Falei-lhe de meter placas de pladur por dentro Para dar acabamento mais estético e diz que nem é preciso mas que mete se eu quiser.
Devo confiar???
Até porque já me falaram bastantes vezes de outras pessoas que tiveram montes de problemas com o infiltração ou condensação das placas e do pladur com água a escorrer pelo telhado para as paredes :////
Bem vindo antes de mais e convido o a passar na área das apresentações...

Quanto aos assuntos, tenho telhado sandwich e tenho parte do sótão com acabamento em pladure e outra parte sem...

Vamos aos prós compensa o telhado em questão ao tradicional pelo isolamento que proporciona, tenha atenção a espessura do mesmo que pretende o meu escolhi a Máxima e com a imitação de telha Lusa. Não recordo a espessura mas posso confirmar!
O acabamento em pladure sim vale a pena se for dormir por baixo do mesmo, no meu caso foi aproveitamento do sótão e não é para dormir pois aí teria uma problema com a chuva faz algum barulho. Com o Pladure e colocar Roofmate entre o telhado e o pladure ajuda a isolar som e mais de temperatura...

Eu honestamente no meu caso seria uma mais valia para tal mas como não temos quartos no sótão mas sim escritório e zona de lazer e arrumação, sendo que o escritório ficou isolado duplamente só é mesmo o trabalho de aplicar o pladure e colocar o isolamento extra e roubar um pouco de altura...

P.S.: Aproveitei e coloquei no pladure os focos leds e cabelagem escondida nesse espaço.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: terça nov 12, 2019 12:17 pm O acabamento em pladure sim vale a pena se for dormir por baixo do mesmo, no meu caso foi aproveitamento do sótão e não é para dormir pois aí teria uma problema com a chuva faz algum barulho. Com o Pladure e colocar Roofmate entre o telhado e o pladure ajuda a isolar som e mais de temperatura...
Sim, o sandwich com chuva vai-se notar... eu enquanto fazia obras tive uma fase que tinha o sandwich só e chuva notava-se MUITO... depois vieram uns euritos para acabar a obra e meti acho que lã de rocha e gesso cartonado (pladur). Acabamento interior do sandwich (se igual ao meu) tb é um branco tipo metal brilhante... não é muito bonito...depende para o que vai servir o local.

Se serviço for bem feito, não deve ter infiltrações de água... mas é como tudo, ter sorte na pessoa que se arranja para fazer o serviço.

Eu por acaso tenho uma situação.. pombos gostam muito do telhado e de quando em quando um dá lá o "badagaio"... é arrastado para a caleira normalmente entupindo-a... tenho ido ao telhado quase 1x por mês e tiro quase sempre 1 pombo e depois tenho de limpar tudo... Há muitos pombos na minha zona...

Minha mulher adora animais, mas eu já ponderei ter uma pressão de ar e disparar para o ar aí umas 2x por semana só para os assustar e não ficarem lá...chiça penico!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por serges »

Verdade os pombos gostam mas no verão com a temperatura que atinge o metal...

A chuva é como eu digo até embala mas para viver debaixo do mesmo aconselho roofmate ou lã de rocha...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


bnogueira
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda dez 29, 2014 4:08 pm

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por bnogueira »

serges Escreveu: quarta nov 13, 2019 2:37 pm A chuva é como eu digo até embala mas para viver debaixo do mesmo aconselho roofmate ou lã de rocha...
Boa tarde,

Acrescentado os meus 10 cêntimos... recomendo a instalação de pladur, deixando caixa de ar, preenchendo-a posteriormente com pasta de celulose.

A pasta de celulose, como é um material "contínuo, vai ocupar todo o espaço vazio - vantagem em relação ao roofmate;
este material tem uma baixa condutividade térmica; oferece um fantástico isolamento acústico; absorve alguma da humidade logo melhora o conforto;
é resistente ao fogo; e muito importante é não tóxico e não irritante.

Com recurso a este material, ainda temos o argumento de ser amigo do ambiente por ser um sub-produto da reciclagem de papel.

Eu gosto e recomendo!

Saudações

Bruno Nogueira

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento de Moradia

Mensagem por serges »

Desconhecia por completo...

Vou estudar pois ainda falta "isolar" o resto da área e realmente pode ser interessante pois a lã de rocha podia ser melhor e o wallmate tem de se fazer um trabalhinho engraçado de ourives... lol....

Obrigado pela dica.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”