NOVOS EDIFÍCIOS LEGISLAÇÃO PORTUGUESA

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

NOVOS EDIFÍCIOS LEGISLAÇÃO PORTUGUESA

Mensagem por Tó Miguel »

a transposição para portugal

a 26 de janeiro de 2006 foi aprovado em conselho de ministros o decreto-lei que regula o sistema nacional de certificação energética e da qualidade do ar interior nos edifícios, sendo uma transposição da directiva comunitária nº 2002/91/ce, de 16 de dezembro de 2002.

o diploma começará a ser aplicado em 2007, abrangendo os grandes edifícios residenciais e de serviços a construir. a partir de 2009 serão abrangidos os edifícos existentes.

a transposição passou pela reformulação, dos regulamento das características do comportamento térmico dos edifícios (rccte) e regulamento dos sistemas energéticos de climatização de edifícios (rsece).

o decreto-lei prevê o aumento do nível de qualificação e formação profissional de técnicos e auditores, responsáveis pela verificação e cumprimento do diploma.


parâmetros abrangidos pelo rccte

limitar as necessidades de aquecimento e arrefecimento;
limita a energia para o aquecimento de águas quentes sanitárias (aqs);
limita as necessidades de energia primária;
obrigatoriedade da instalação de colectores solares térmicos.

parâmetros abrangidos pelo rsece

pretende implementar uma perspectiva de consumos energéticos em deterimento da actual concepção em termos de potência instalada.

a implementação do rsece é feita em duas fases.


projecto

esta fase consiste na optimzação do dimensionamento, na implementação de medidas de utilização racional de recursos e na previsão de consumos.

utilização do edifício

esta fase vai consistir na monitorização e registo efectivo dos registos. a reabilitação energética será obrigatória para os edifícios com maiores níveis de consumo.

http://www.4eolic.com/servicos_ed_lp.htm
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SECTOR RESIDENCIAL

Mensagem por Tó Miguel »

serviços para consumidores
reduzir o consumo de electricidade


eficiência energética no sector residencial


introdução

ao nível particular o consumo de energia doméstico é a maior fonte de emissão de gases de efeito estufa, seguida dos veículos particulares e dos resíduos.

nos países industrializados as emissões médias por residência são de oito toneladas por ano.

através da utilização consciente dos recursos energéticos podemos reduzir significativamente os consumos, bastando para tal a adopção de procedimentos adequados para o efeito.

utilização racional dos recursos energéticos

o conhecimento dos nossos consumos, mais precisamente quais as situações reponsáveis pelos maiores consumos, é essencial para ter-mos uma abordagem eficaz desta problemática.


no sector doméstico a climatização dos espaços e o aquecimento da água representam 70% do consumo de energia e 1/3 das emissões, se a este adicionar-mos a refrigeração (frigoríficos e arcas congeladoras) os valores serão de 80% no consumo e mais de 50% nas emissões.

conselhos prácticos

aquecimento de água: o cilindro eléctrico é a solução menos eficaz. a melhor solução é o aquecimento solar da água, esta é uma tecnologia eficaz que garante uma redução considerável nos consumos;


climatização de espaços: ao falar de climatização, mais importante que o sistema utilizado para o efeito, é a concepção e construção do espaço. normalmente o mais importante destes parâmetros é o isolamento térmico. baixo nível de isolamento resulta em perdas directas elevadas e em consumos indirectos desnecessários, como o aquecimento de ar húmido que representa um consumo de energia acrescido;


cozinhar: em termos gerais os fogões a gás são os mais eficientes, produzindo metade das emissões de um equivalente eléctrico,


os fornos a gás também são os mais eficientes, no entanto devemos ter em atenção outros aspectos como o isolamento térmico da porta do forno ou o sistema de ventilação interna;

electrodomésticos: actualmente a maioria dos aparelhos têm um certificado de eficiência energética. a utilização desta referência é bastante eficaz;
iluminação: nos espaços mais frequentados devem ser utilizadas lâmpadas fluorescentes e nos espaços amplos e/ou de elevado pé direito podem ser usados reflectores, estes duplicam em média a luminosidade;
aparelhos em modo de repouso (stand-by): são vários os equipamentos que consomem energia sem estarem em utilização. exemplo disto são os mostradores dos micro-ondas e leitores de dvd’s, aparelhos que quando desligados mantêm acesa uma luz de presença (stand-by) e os tranformadores como os carregadores de telemóvel.

http://www.4eolic.com/reduzir_c_ee.htm
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

ENERGIA SOLAR TÉRMICA

Mensagem por Tó Miguel »

energia solar térmica

o aquecimento da água representa, em média, cerca de 30% das emissões de gases de efeito de estufa de um lar. com níveis de insolação adequados um sistema solar térmico poderá cobrir, na totalidade as necessidades de aquecimento de água. existe mais do que um tipo de colector solar, sendo o painel solar o mais comum.

um painel solar é constituido por três componentes uma caixa heremética transparente, uma placa negra de absorção com tubos de cobre, para álem de isolamento térmico para reduzir ao máximo as perdas de calor.



a aquisição e instalação de um painel solar térmico é mais cara do que um sistema de aquecimento a gás ou eléctrico, no entanto a poupança na energia rentabiliza o investimento em pouco tempo.


tipos de painel solar térmico

circuito aberto: aqui a água flui directamente através do colector solar para o interior de um tanque de armazenamento;
circuito fechado: o líquido de aquecimento flui nos colectores, sendo a água aquecida por permutação de calor. os colectores de circuito fechado têm a vantagem de estarem preparados para geadas pois o fluido utilizado tem uma temperatura de solidificação inferior à da água.



sistemas solares térmicos

sistema passivo

no sistema passivo o tanque de armazenamento está situado acima do painel, por forma que a água fria desça para o interior do painel que por sua vez é aquecida pelo sol, subindo de seguida até ao tanque, devido às forção de convecção.


sistema activo

no sistema activo o painel solar não está adjacente ao tanque de armazenamento, este estará situado onde mais for conveniente. a água é bombeada através do painel por um compressor eléctrico.



os sistemas activos têm a vantagem de ter pequeno impacto visual, no entanto são mais caros e envolvem algum consumo de energia pois a água tem de ser bombeada pelo sistema.



posicionamento do painel solar

a orientação e inclinação dos paineis influencia muito a eficiência dos aparelhos. a orientação preferencial é sul. a inclinação é variável conforme a estação do ano, sendo maior durante o inverno e menor no verão.

http://www.4eolic.com/fontes_r_st.htm
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

REDUZIR O CONSUMO DE ELECTRICIDADE

Mensagem por Tó Miguel »

reduzir o consumo de electricidade

antes de instalar o sistema produtor de energia a partir de energias renováveis é conveniente calcular com rigor o consumo energético actual e futuro.

investir na eficácia do consumo de energia evitará custos desnecessários no investimento da capacidade dos sistemas a instalar. após uma correcta auditoria energética, conseguimos reduzir consumos e minorar os investimentos e despesas em energia.


isto é particularmente importante para sistemas que necessitam de ser auto-suficientes. os seus sistemas de backup não têm acesso à rede eléctrica nacional e consequentemente é necessário recorrer a recursos que implicam um maior investimento, tais como diesel.
para os sistemas ligados à rede, quanto menos dependermos da energia eléctrica para garantirmos o consumo energético pretendido, mais benefícios temos. primeiro porque reduzimos a quantidade de energia comprada à edp/ren e depois porque aumentamos a quantidade de energia que poderá ser fornecida/vendida à rede. isto obviamente resulta na redução dos seus custos!


eficiencia energética no sector residencial

a utilização eficiente da energia é a forma mais eficaz para reduzirmos a conta eléctrica e consequentemente a emissão de gases de efeito estufa. naturalmente a redução dos consumos nunca será feita em deterimento dos nivéis de conforto existentes.
muitas das soluções passam simplesmente por uma maior consciencialização e pela alteração de hábitos de consumo.

as soluções de ordem estrutural envolvem custos, no entanto estes custos são amortizados no médio prazo através da poupança acumulada na factura energética, um exemplo disto é a implementação de sistemas de energias renováveis.

[+] mais informações


regras gerais

utilize sempre que possível fontes de energia renovável para o abastecimento de energia. por exemplo: energia solar para obter água quente ou, caso não seja possível, sistemas eficientes de bomba de calor.

limite o uso de equipamentos que exijam elevado consumo energético, tais como fornos micro-ondas, cafeteiras eléctricas, máquinas de secar a roupa, aquecimentos a óleo, ar condicionado, aspiradores e secadores de cabelo.

compre equipamentos com consume energético mais eficiente, tais como frigoríficos e arcas congeladoras.

utilize equipamentos exteriores para aquecimento da água, tais como sistemas solares para máquinas de lavar a roupa e a loiça. não deixem que sejam as máquinas a aquecer a água que utilizam.

use princípios passivos na construção de projectos de modo a reduzir as necessidades de aquecimento e arrefecimento.

utilize luz natural e lâmpadas de menor consumo energético (fluorescentes).

tenha em consideração que muitos equipamentos domésticos consomem energia quando não desligados, i.e., quando se encontram em “stand-by”. as televisões, vídeos, relógios, computadores, faxes, carregadores de bateria, etc. são casos destes. estas pequenas necessidades de fornecimento de energia poderão ser suficientes para ligar o inversor e estes são muitas vezes pouco eficazes quando a necessidade de fornecimento de energia é muita baixa.

http://www.4eolic.com/servicos_c_rc.htm
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SECTOR RESIDENCIAL

Mensagem por orbis »

tó miguel Escreveu:serviços para consumidores
reduzir o consumo de electricidade


eficiência energética no sector residencial



cozinhar: em termos gerais os fogões a gás são os mais eficientes, produzindo metade das emissões de um equivalente eléctrico,


http://www.4eolic.com/reduzir_c_ee.htm
isso é muito discutível. as placas vitrocerâmicas fazem uma gestão e aproveitamento energético mais eficaz. qundo se liga um fogão a gás provoca-se imediatamente uma coluna térmica de ar e gases de combustão cuja energia não se aproveita porque sai pela exaustão. se juntarmos a isso o facto de muita gente cozinhar em panelas de mau alumínio sem fundo térmico e que deixam sair a chama para fora do fundo da panela, está tudo dito. as placas de vitrocerâmica têm termostasto pelo que não estão constantemente a gastar energia e não são muito compatíveis com alumínios, sendo o mais adequado o aço inoxidável com fundo térmico.
a única desvantagem em termos de eficiência são as perdas através do efeito de joule nas linhas de transporte da electridicade.


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

pois mas temos que medir o que foi necessário despender e queimar, para produzir a energia que a placa está a consumir.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

podemos dizer o mesmo para o gás. este não se apanha nas árvores. a verdade é que o fogão a gás não é a coisa mais eficiente e já li isso em vários sítios e percebe-se porquê...mas enfim.


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

orbis Escreveu:podemos dizer o mesmo para o gás. este não se apanha nas árvores. a verdade é que o fogão a gás não é a coisa mais eficiente e já li isso em vários sítios e percebe-se porquê...mas enfim.
eu não defendo o gás, mas a eléctricidade como nos aparece em casa também mais de 80% deixa muito a dever à ecologia, mas se essa placa funcionar a energia solar então dou-te toda a razão e parece que a energia, para as habitações vais nesse sentido.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

orbis Escreveu:podemos dizer o mesmo para o gás. este não se apanha nas árvores. a verdade é que o fogão a gás não é a coisa mais eficiente e já li isso em vários sítios e percebe-se porquê...mas enfim.
foi exactamente o que pensei .

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

a única desvantagem em termos de eficiência são as perdas através do efeito de joule nas linhas de transporte da electridicade
existem mais desvantagens a começar pelo próprio preço da electricidade e quanto esta estiver realmente liberalizada veremos o real custo da electricidade.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

a questão era a eficiência energética, não a económica.
uma coisa é termos uma máquina energeticamente eficaz, outra a eficiência dos processos que nos fornecem a energia. não devemos ser culpabilizados se temos em casa uma máquina eficiente e as empresas que produzem a energia que essa máquina consome não são eficientes no processo da sua obtenção.
a questão é que um fogão a gás nos moldes em que é usado representa um brutal desperdício de energia e não percebo como se pode defender o seu uso. uma placa vitrocerâmica além da sua eficiência não produz emissões de co2, quem as produz são as produtoras de electricidade e têm de resolver o problema. além disso a placa pode beneficiar da electricidade obtida a partir de fontes renováveis coisa que um fogão nunca vai fazer, a não ser que seja a lenha.
ps: já usei e dois sistemas e falo por experiência própria.

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

a questão era a eficiência energética, não a económica.
tinha percebido mas regra geral andam as duas de "maõs dadas"

ps: já usei e dois sistemas e falo por experiência própria.
igualmente mas a conjuntura económica é favorável ao uso do gpl.

ora vejamos:

"de acordo com dados da direcção-geral de geologia e energia, o consumo de gpl em portugal aumentou acima de 11% no ano passado."

in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

sem te querer tirar razão, dou por encerrado o assunto uma vez que o aspecto em questão parece-me esclarecido. não é preciso divergir só para manter a conversa.


karlitos
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado mai 06, 2006 12:14 am

Mensagem por karlitos »

pessoal, gostava de tirar uma duvida.

comprei um apartamento novo. como estou no algarve, estava a pensar aproveitar o sol e utilizar paineis solares...

no entanto, fui falar com a engenheira responsavel, e disse-me que nao era possivel por paineis solares no telhado do predio...

ora, o que eu queria saber é se isto pode ser assim, ou eu posso exigir a colocaçao de paineis no telhado, uma vez que depois apenas necessitaria de um cabo electrico desde os paineis ate casa, e como a casa ainda esta em construçao, seria viavel a colocaçao...

agradecia que se alguem me conseguir elucidar sobre o assunto o fizesse.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

e ela disse-lhe porque não era possível por painéis no telhado?
como é um apartamento e o telhado é do futuro condomínio, se calhar tem a ver com isso.


karlitos
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado mai 06, 2006 12:14 am

Mensagem por karlitos »

orbis Escreveu:e ela disse-lhe porque não era possível por painéis no telhado?
como é um apartamento e o telhado é do futuro condomínio, se calhar tem a ver com isso.
mas essa seria a unica implicaçao certo?

ela so disse nao e prontos, mas noi foi a mim, amanha queria ir la tirar isso a limpo, por isso é que tava a ver se me informava antes.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”