Dúvida bomba de calor edp e AC

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
nunoslb83
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 15, 2016 12:52 am

Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por nunoslb83 »

Boa noite, antes de mais peço desculpa se este post não está no devido lugar ou não conforme. A dúvida é a seguinte: tenho um termoacumulador para aquecer a água cá em casa e AC no quarto principal, na sala uso um aquecedor a gás, sendo a sala o local onde passamos maior parte do tempo acabo por gastar muito gás, uma botija das pequenas não chega para um mês...uma dessas botijas de butano custa 23,5€
Em termos de água, tou satisfeito com o termoacumulador, mas em termos de electricidade não, pois consome muito, chego a pagar por mês à volta de 100€ de electricidade, numa casa onde somos dois adultos, um menino de 5 anos e um bebé de 1 mês e tudo cá é electrónico, à exepçao do aquecedor, mesmo assim axo que pago muito de electricidade. Numa pesquisa encontrei as bombas de calor da edp que estão em promoção e vi alguns relatos a falar bem delas, a própria edp diz que ao trocar o termoacumulador por uma bomba de calor poupo 37€ mensais na fatura, gostaria de saber se realmente vale a pena, caso alguém possua uma, gostaria de saber os prós e contras. Em relação ao aquecedor a gás queria acabar com ele e procurar uma solução economica para aquecer a sala, já vi emissores térmicos parecidos com radiadores que me pareceram bons, mas não quero poupar de um lado e gastar mais no outro, em pesquisas encontrei que a solução mais economica seria colocar um AC inverter na sala, mas novamente gostaria de ler opiniões mais experientes. NO total espero investir no máximo 1000€ para ter a casa mais eficiente e económica, sendo que a bomba de calor da edp esta em 720€ já com montagem, sobram-me 280€ para investir no aquecimento da sala, que me aconselham? Este dinheiro de investimento espero ir buscar ao reembolso do irs :P


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por jmlflorencio »

Boas.
720 eur só para substituir o termoacumulador? Isso vai demorar uma eternidade a amortizar, e o aquecimento que meter na sala vai gastar muita electricidade também...

Eu deixava ficar o termoacumulador (de quantos litros é??), e gastava esses 1000eur (ou até menos) num sistema de AC para a sala.

O AC vai dar muito melhor resultado, gastando até menos que um aquecimento convencional.

Para minimizar o gasto do termoacumulador, poderia eventualmente passar alguns dos duches para o final do dia, de modo a que ele ficasse a funcionar no período bi-horário...


Autor do tópico
nunoslb83
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 15, 2016 12:52 am

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por nunoslb83 »

Boas o termoacumulador é de 80l e a bomba de calor da edp que o viria substituir é de 110l. Pela conversa da edp, que também deve querer é vender, mas também tem de ter alguma lógica, a bomba de calor iria reduzir a despesa mensal de electricidade em torno dos 29€ (e nao os 37 que falei anteriormente) logo ficaria pago em aproximadamente 2 anos. Na sala tou inclinado para o AC mas também por um emissor termico mas desconheço se gasta muita ou pouca energia, a minba salá me de uns 6x10m. A minha ideia é reduzir a fatura mensal da edp pois tou a pagar mensalmente à volta de 100€


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por CrOhN »

Sabemos o que consomes no aquecimento da sala. Tens noção de quanto gasta o acumulador? Podes colocar um medidor na ficha e fazer uma estimativa. Colocar a bomba de calor permitirá reduzires o custo para cerca de 1/3.

Substituir o aquecimento a gás. Vai-te ficar ligeiramente mais caro sendo eléctrico. Só mesmo com ar condicionado.


Autor do tópico
nunoslb83
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 15, 2016 12:52 am

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por nunoslb83 »

Sim, já testei com o medidor e o termoacumulador por dia gasta 8kwh isto sem estar a aquecer a água ao máximo. Fiz o teste em 2 dias, num deixei a água a aquecer numa posição que diz ser a ideal e no outro desliguei o aquecimento da água e a temperatura manteve-se. No dia em que aqueceu gastou 8kwh, no dia em que desliguei o aquecimento não gastou nada. Como é possível manter a temperatura durante um dia sem gastar electricidade? Os 8kwh por dia pelas minhas contas a 0.1634 cêntimos cada kwh dá cerca de 1.30€/dia. Logo por mês dá cerca de 40€ mas como vou fazer um dia ligado outro desligado pois agora com o frio não se toma banho todos os dias, o custo baixa para metade, ou seja 20€ mensais. No verão provavelmente vou consumir os 40€ pois é uma altura em que tomamos banho todos os dias. Por esses valores axam que vale a pena a troca por uma bomba de calor? Tenho também a dizer que no meu contador de electricidade tem não um, mas 2 termoacumulador pois, num anexo tenho uma senhora a pagar renda e paga-me 12.5€ de electricidade por mês. O proprietário da casa é o meu sogro e a tal senhora já vivia aqui à muitos anos a pagar renda, quando fizemos obras e viemos para cá morar o sistema eléctrico ficou todo no mesmo quadro, porque um dia a casa sera toda minha. Na sala o assunto tá arrumado, vou meter um AC, apesar de só precisar dele para aquecer pois no verão a minha casa é muito fresca.


Autor do tópico
nunoslb83
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 15, 2016 12:52 am

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por nunoslb83 »

Também pelo motivo de ter a senhora a ocupar parte da casa, tou sem chaminé senão até tinha facilidade de colocar um recuperador a custo zero na sala, pois o meu cunhado fábrica recuperadores de calor a ar e aquecimento central.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por CrOhN »

O acumulador aguenta algum tempo a água quente. Mas não indefinidamente. Normalmente, perdem mais de 1kWh/dia. O que deves ter é o termostato muito alto, e não notas a descida da temperatura. Neste cenário 2 inconvenientes: água muito quente, pode causar acidentes na torneira, quanto mais quente estiver o acumulador, mas perde pelo isolamento.

Os 8kWh consumidos são suficientes para aquecer 200L de água 15-50º. Se gastas 8kWh num acumulador de 80L, e depois dá-te para 2 dias, é porque tens pouco consumo e a temperatura regulada muito alta.

A senhora paga-te só 12.5eur? Com um acumulador eléctrico? Duvido que os 12.5eur paguem o que o acumulador consome.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por rocker_pt »

Se quiseres pagar metade da energia gasta no termoacumulador, vai à torneira geral da casa e reduz ao máximo a a abertura (sem a fechar). Sentirás menos pressão no jato da agua do chuveiro, o que quer dizer que gastarás menos agua quente (e menos energia ao aquecer).
E ainda...compra um telefone/chuveiro com caudal reduzido.
E ainda... coloca um interruptor horário de tomada para apenas ligar durante a noite
A ainda... diminue a temperatura da agua do termoacumulador de 80 graus para 60 graus (desde que seja suficiente para no final do dia ainda exista água quente para os banhos). Sendo que a agua aquecida terá de ser suficiente para os banhos durante todo o dia.
E ainda... Combina como pessoal da casa para tomar banho sequencialmente a uma determinada hora (uns a seguir aos outros) assim a agua fria inicial que se desperdiça antes de chegar a agua quente só ocorre uma vez ..he he he
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por CrOhN »

A acrescentar ao que o rocker_pt disse. Podes adicionar uma valvula termostatica à saída do acumulador. Assim a água já sai temperada, evitando acidentes na torneira e minimizando percas pela tubagem.


Autor do tópico
nunoslb83
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 15, 2016 12:52 am

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por nunoslb83 »

Então mas sé eu seguir todas essas indicações e poupar, já não compensa trocar por uma bomba de calor?
Em relação à senhora pagar o que paga é que isto tudo ainda tá em nome do meu sogro e ela dizer que os 12.5€ era o que ela já pagava de electricidade antes de eu vir para cá morar. Também não me quero aproveitar delá, mas acho que 12.5€ de electricidade com termoacumulador é muito pouco. Até porque pela minha conta só termoacumulador ligado dia sim dia não, gasta quase 20€

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por rocker_pt »

100€ afinal é a o gasto de eletricidade consumida em casa + anexo = 2 habitações. Afinal até nem é muito e em média dará 50€/ lar.
Para saber o consumo de eletricidade do anexo, terá de colocar 1 contador de energia de tomada no termoacumulador do anexo + 1 contador de energia no cabo de eletricidade que vai para o anexo. Só somando estes 2 contadores é que se saberá o gasto energético do Anexo.

Se mediu 8kwh num gasto para 2 dias no cilindro do anexo, isso dá num mês 4x30=240kwh. 120kwh x 0.15€/kwh = 18€
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por Emanuel Couto »

Exelente entreajuda que há por aqui... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
nunoslb83
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 15, 2016 12:52 am

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por nunoslb83 »

Emanuel Couto Escreveu:Exelente entreajuda que há por aqui... ;)
Sim, concordo :)


Autor do tópico
nunoslb83
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 15, 2016 12:52 am

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por nunoslb83 »

Esta semana fiz um teste com o aparelho de medir o consumo e deixei o cilindro a semana toda ligado, na posição recomenda como a mais economica, aquilo tem ali uma fita cola numa posição onde diz isso. Então experimentei para testar e numa semana normal gastou 29.8 kwh isto a tomar banhos mais pro fim do dia, dia sim dia não, as vezes dia sim dia sim. Não possuo tarifa bi-horário (ainda). Agora vou experimentar numa semana também ligar o cilindro apenas quando precisar de aquecer agua para tomar banhos e afins. Isto para ver em qual das duas situações consome menos, pois tou farto de ouvir algumas pessoas dizerem que o cilindro consome menos se tiver sempre ligado bla bla bla...
Dentro de uma semana posto o resultado.


Autor do tópico
nunoslb83
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 15, 2016 12:52 am

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por nunoslb83 »

Estou de volta, esta semana estive a controlar o consumo do cilindro ligando apenas o cilindro antes umas horas de tomar banhos e desligando o cilindro quando cheio de água quente, isto a trabalhar na máxima energia. Para aqueles que diziam que gasta menos se estiver sempre ligado, cá está a prova que estão errados, esta semana o consumo foi de 19kw certinhos...menos 10.8kw que na semana anterior. Os banhos tal como na semana anterior não foram controlados e o uso do cilindro foi praticamente para isso...ou seja ao fim de 4 semanas é fazer as contas. Eu não sei ao certo o preço do kw mas penso ser 0.1634


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por Quintas2 »

A diferença é grande (um terço), pelo que poderá reforçar a tua conclusão, mas deves ter a certeza que as condições de utilização nas duas semanas foram similares.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por rocker_pt »

Basta a temperatura media da agua dos banhos ser inferior para a máquina de gerar calor apresentar menos consumo.
Basta a temperatura media da agua ser inferior para haver menos perdas calorificas nos canos
Basta o facto de abrir a torneira da banca da cozinha e sair agua morna/fria em vez de quente para a maquina gastar menos
Etc...
Desde que a perca de conforto com a menor temperatura da agua for despresavel face à vantagem da poupança.....força aí! O ambiente e a tua carteira agradece
Parece-me, pelas tuas conclusões. que mesmo não tendo bi-horaria compensa ter um relógio de tomada para ligar apenas 2 horas antes dos banhos
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por jmlflorencio »

Eu gostaria de ver este estudo feito com mais rigor... É que há mesmo muitas variáveis não controladas...

Hei-de fazer também uma experiência, com o medidor de tomada e o termo acumulador cá de casa ;-)


Autor do tópico
nunoslb83
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 15, 2016 12:52 am

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por nunoslb83 »

Bem, isto não é nenhuma experiência científica 100% correcta mas as minhas actividades numa e noutra semana foram as mesmas, não tive cuidado nenhum com nada para tentar não viciar um ou outro resultado. A temperatura da água axo até que na semana que o cilindro esteve sempre ligado foi mais baixa porque como tinha aquilo no sitio da fita cola onde diz que era ideal para consumir menos, a temperatura não chegava ao máximo e na semana em que só ligava o cilindro para aquecer a água metia aquilo no máximo e só desligava quando tinha a água na temperatura máximo e inclusive notei que no 3o banho a agua ainda tava quentinha enquanto que na outra semana a água ao fim de 2 duches já começava a virar pro frio. Portanto se algumá semana saiu prejudicada em relação a temperatura de água foi na primeira semana, onde o cilindro esteve sempre ligado e inclusive gastou mais, com temperaturas mais baixas...


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Dúvida bomba de calor edp e AC

Mensagem por mcarneiro »

nunoslb83 Escreveu:Estou de volta, esta semana estive a controlar o consumo do cilindro ligando apenas o cilindro antes umas horas de tomar banhos e desligando o cilindro quando cheio de água quente, isto a trabalhar na máxima energia. Para aqueles que diziam que gasta menos se estiver sempre ligado, cá está a prova que estão errados, esta semana o consumo foi de 19kw certinhos...menos 10.8kw que na semana anterior. Os banhos tal como na semana anterior não foram controlados e o uso do cilindro foi praticamente para isso...ou seja ao fim de 4 semanas é fazer as contas. Eu não sei ao certo o preço do kw mas penso ser 0.1634

Boas,

claro que estão errados! para dar uma ideia , um cilindro de 200L com uma resistência de 2000w precisa de estar ligado 1 a 1h30 para colocar a temperatura da agua a 80º C, de for por exemplo para tomar banho de manha , basta ter um temporizador para ligar a resistência , 1 hora antes de nos levantar-mos, poupa uma barbaridade de energia , se tiver bi-horario ou tri-horario , e for na hora mais barata e a 0,09 centimos

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”