Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
nunomsp
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 11, 2017 4:46 pm

Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por nunomsp »

Viva.

Neste momento tenho uma caldeira de aquecimento central Roca P30 9 elementos a lenha, que serve para aquecimento central e águas sanitárias.
No entanto, estou a fartar-me da lenha, porque me obriga a ir de x em x horas à caldeira abastecer e isso implica passagem pela rua :( ao que se junta o inconveniente de não se acender sozinha, e como só estamos em casa das 19h às 8h, acaba por não ser muito funcional.

Assim, projetos para o futuro (antes do próximo inverno) passam por substituir a caldeira a lenha por uma caldeira a Pellets ou bomba de calor, e energia solar para aquecer a água que está no cilindro para banhos (para mais tarde). Este cilindro tem duas serpentinas, pelo que pode ser aquecido pela caldeira e por um sistema de aproveitamento de energia solar.

Tendo a caldeira atual uma capacidade de 37.2 KW, qual será a solução mais económica em termos de custos de funcionamento. Pellets ou bomba de calor?
Área a aquecer aprox 300 m2 (pé direito 2.40).
O aquecimento pode ser feito de forma alternada em duas zonas da casa (pretendo que ao fim da tarde esteja o piso inferior aquecido e durante a noite o superior).
No piso inferior também usamos o recuperador de calor, quanto mais não seja para conforto visual e desligamos os radiadores dessa divisão.

Agradeço desde já as vossas opiniões.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por CrOhN »

Custos funcionais... assim por alto, uma bomba de calor fica mais ou menos ao preço de pellets (horário fora vazio), em horas de vazio, fica a metade.


microbrain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda jun 04, 2012 12:23 pm

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por microbrain »

Não sei se será exactamente assim, eu fiz as minhas contas por alto e bomba de calor só me ficava mais barato se não precisa se de elevar muito a temperatura( piso radiante) como a minha casa ja tem canalização para radiadores vou meter pellets


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por jmlflorencio »

Uma opção para não ter que elevar a temperatura em demasia não pode ser a colocação de radiadores maiores?

Para 50° (ou até 60°) uma bomba de calor serve, e um radiador mais quente que isso já deve 'queimar' ao toque, não?

Digam de vossa justiça ;-)


microbrain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda jun 04, 2012 12:23 pm

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por microbrain »

Sim mas a diferença de preço de uma bomba de calor para alta temperatura em relacao a uma caldeira a pellets da para uns largos anos de combustivel


Autor do tópico
nunomsp
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 11, 2017 4:46 pm

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por nunomsp »

na caldeira a lenha, regulo o termostato para fazer circular a água aos 55º e dá-me uma bom ambiente na casa.

Julgo que com 50º também ficaria bem.

Tenho 162 elementos divididos por 13 radiadores.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por jmlflorencio »

Os radiadores já são grandinhos, sim...

162 elementos a 200W cada... 30KW de potência, é um sistema valente.

Não sei quanto custa uma caldeira a pellets para esse tipo de potência, nem a bomba de calor... Pela conveniência a bomba de calor leva vantagem, mas em termos de custos não sei...

Atenção que para uma potência dessas, mesmo para uma eficiência boa (como é costume), é capaz de ser necessária uma instalação eléctrica trifásica (ou certificada para mais que 6.9KVA, que é o máximo nas instalações 'normais')... Ou não?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por CrOhN »

microbrain Escreveu:Não sei se será exactamente assim, eu fiz as minhas contas por alto e bomba de calor só me ficava mais barato se não precisa se de elevar muito a temperatura( piso radiante) como a minha casa ja tem canalização para radiadores vou meter pellets
Não contesto. Se as tuas contas apontam para pellets, força!

Já consultaste o post do Hynek?


Autor do tópico
nunomsp
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 11, 2017 4:46 pm

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por nunomsp »

CrOhN Escreveu:
Já consultaste o post do Hynek?
Vou procurar... se soubesse +/- o título ajudava. :)

A minha ideia é: mesmo que o sistema de bomba de calor para aquecer a casa através de radiadores possa custar mais 1000€ ou 2000€ que o sistema a Pellets, mas que se esse custo for amortizável nos custos de utilização num período de 5 a 10 anos, julgo que é preferível.

Conheço algumas pessoas com aquecimento central a Pellets, mas com bomba de calor não. Por isso não tenho qualquer ideia do consumo de eletricidade desse sistema.

A instalação elétrica da minha casa está certificada para o máximo possível em BTN 20,7 kVA trifásica, embora atualmente esteja em 6,9 kVA monofásica.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por CrOhN »


Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por Emanuel Couto »

Este tópico fica melhor na secção "Arquitectura Bioclimática e Eco-construção"

Deve ser este link :arrow: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 31&t=16671
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


microbrain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda jun 04, 2012 12:23 pm

Re: RE: Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por microbrain »

CrOhN Escreveu:
microbrain Escreveu:Não sei se será exactamente assim, eu fiz as minhas contas por alto e bomba de calor só me ficava mais barato se não precisa se de elevar muito a temperatura( piso radiante) como a minha casa ja tem canalização para radiadores vou meter pellets
Não contesto. Se as tuas contas apontam para pellets, força!

Já consultaste o post do Hynek?
Sim já consultei e a solução dele esta muito boa, mas aumentar aos radiadores iria tornar esteticamente feio, eles estão centrados com as janelas, depois o simulador dele já me da mais barato os pellets e só com 45 graus nos radiadores, se quiseres 55 e com temperaturas exteriores como tenho nesta altura de 0 diariamente o cop de uma bomba cai abaixo de 2 o que inviabiliza a bomba de calor,

Bomba calor 11centimos cop 2 = 5.5c kw
Pellets 160€ /ton =16c kg = 4c kw
Se ligares durante o dia a bomba calor o custo é muito superior, mas o cop tb é melhor.

Atenção são contas de merceeiro, e a minha ideia, posso estar enganado...
Preço de pellets em big bag de tonelada aqui na zona.


Autor do tópico
nunomsp
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 11, 2017 4:46 pm

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por nunomsp »

Por acaso já tinha lido esse tópico que achei interessantíssimo. Mas como sou maçarico nisto, não apanhei grande coisa.

Sei que consegue ter a casa a 18º (que é confortável no inverno) com a adaptação de uma bomba de calor de um AC e um depósito de 220 lt.

Não sei é quantos radiadores/elementos é que aquece com esse sistema.

Também era porreiro se houvesse um tutorial dessa adaptação (vou vasculhar a net para ver se encontro).

Obrigado pelas vossas dicas.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por CrOhN »

Como já disse, não contesto as contas. Cada um que faça as suas.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Caldeira a Pellets ou Bomba de calor

Mensagem por serges »

Exactamente sua cabeça sua sentença mas atenção cada caso é um caso...

Pois as contas tem de ser feitas desde a instalação e a simular o consumo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”